Início

Questões de Concursos Serviço Social

Resolva questões de Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q972344 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Serviço Social, TJDFT, CIEE

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), no que concerne ao Capítulo III – Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária, Subseção IV – Da Adoção, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

422Q972603 | Serviço Social, Serviço Social, TJDFT, CIEE

Com a responsabilidade social, intensificou-se a inserção do assistente social junto à área de Recursos humanos por ser ele o profissional responsável por gerir os programas e projetos de responsabilidade social, sendo o propulsor da conscientização social. Nesse sentido, o assistente social é chamado

I. em função de seu trabalho integrativo, proporcionando maior sociabilidade de maneira colaborativa para um comportamento produtivo e coerente com as exigências das empresas e com o que se espera do mercado.

II. por ser um profissional especializado e munido de competências que o habilita no trato das questões sociais e de negociação com a força de trabalho, contribuindo imensamente para o aperfeiçoamento da administração.

III. por ser um profissional que contribui para proporcionar um maior grau de satisfação e, consequentemente, produtividade aos colaboradores, sendo fundamental na otimização do clima organizacional.

É correto o que está contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

423Q972353 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Serviço Social, TJDFT, CIEE

Desde que nasce, o ser humano se desenvolve inserido em um grupo, quase sempre o grupo familiar, matriz básica que o constitui como sujeito. A partir deste, outros grupos de socialização são inseridos. Sobre este assunto, analise as assertivas abaixo.

I. Podem ser considerados grupos a serem inseridos após o grupo familiar, considerado matriz básica: grupos educativos, recreativos, afetivos e profissionais.

II. O grupo familiar pode ser considerado grupo primário ou de pertença, tendo como importante característica a função socializante com a interiorização de normas e valores que vão, ao longo do desenvolvimento, reforçar o processo de socialização por meio dos grupos de pertença secundária.

III. Os grupos de pertença secundária irão delimitar e definir as relações de espaço e tempo necessárias às cerimônias e rituais, que, por sua vez, são organizadores destes vínculos primários.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

424Q1033291 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, UFG, IV UFG, 2024

A transição do capitalismo competitivo ao monopolista no Brasil deu-se a partir de dinâmicas sociais e econômicas muito distintas da experiência europeia. Essa transição foi marcada por uma forma de dominação burguesa, qualificada de “democracia restrita”, “democracia dos oligarcas” e “democracia do grande capital”, com clara dissociação entre desenvolvimento capitalista e regime político democrático. Um dos traços mais característicos dessa transição é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

425Q972108 | Serviço Social, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2019

Sobre as peculiaridades do projeto social, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

426Q972111 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2019

No que se refere ao sigilo profissional, analise as assertivas abaixo, considerando V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

I. Em trabalho multidisciplinar, só poderão ser prestadas informações dentro dos limites do estritamente necessário.

II. A quebra do sigilo só é admissível quando se tratarem de situações cuja gravidade possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer prejuízo aos interesses do(a) usuário(a), de terceiros(as) e da coletividade.

III. Em caso de quebra do sigilo admissível, a revelação será feita dentro do estritamente necessário, quer em relação ao assunto revelado, quer ao grau e número de pessoas que dele devam tomar conhecimento.

Está correto o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

427Q1004636 | Psiquiatria, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

O Movimento Higienista da Psiquiatria contrapunha-se às teorias de Pinel, com base na teoria das degenerações, que, não obstante, justificava a supremacia dos europeus sobre os colonizados, segundo o viés
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q1035358 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Ao analisar os fundamentos do Serviço Social no Brasil, Iamamoto (2000) afirma que o alicerce sociopolítico que tornou socialmente possível o deslocamento do estrutural-funcionalismo do debate profissional, viabilizando a entrada das vertentes histórico-críticas, foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q972126 | Direito Processual Penal, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2019

Acerca da assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

430Q1050470 | Serviço Social, Instrumentos Técnicos Operativos do Serviço Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

O relatório social é o documento no qual constam o registro do objeto de estudo, a identificação dos sujeitos envolvidos e um breve histórico da situação, a finalidade à qual se destina, os procedimentos utilizados, os aspectos significativos levantados na entrevista e a análise da situação.
De acordo com Fávero (2009), o profissional deve valer-se de suas competências teóricas, éticas e técnicas para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q1004647 | Serviço Social, Serviço Social e Minorias grupos étnicosraciais, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Durante o seu atendimento à usuária, a Assistente Social observou a seguinte fala: “ah! O papel da mulher é ajudar o homem, né? Ele sai para trabalhar e eu cuido da casa e das crianças.”
Para a profissional, partindo do entendimento sobre a forma de organização social das relações de gênero na divisão sociotécnica e sexual do trabalho na sociedade capitalista, o discurso da usuária oculta uma questão social estabelecida nas relações de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q1035373 | Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Fundamentais no Eca, Serviço Social, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a visitação da criança e do adolescente à mãe ou ao pai internados em instituição de saúde, nos termos das normas regulamentadoras, é um(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q1083798 | Serviço Social, Serviço Social Na Educação, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Julgue o item que se segue, com relação ao Plano Nacional de Educação do Brasil.

Esse plano ressalta a importância de aumentar a taxa de alfabetização funcional para a faixa etária do ensino fundamental e define o ente municipal como gestor da alfabetização dos adultos.

  1. ✂️
  2. ✂️

434Q959919 | Serviço Social, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

No final dos anos de 1970, a nova cidadania, ou cidadania ampliada, que começou a ser formulada pelos movimentos sociais, pode ser compreendida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q959928 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

Configura-se, dentre os direitos fundamentais da cidadania da criança e do adolescente, o direito à convivência familiar e comunitária. Em função desse princípio, o Estatuto da Criança e do Adolescente obriga que se assegure a preservação dos vínculos familiares e a integração em família substituta quando esgotados os recursos de manutenção na família de origem. É correto afirmar que a colocação em família substituta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q959931 | Serviço Social, Proteção Social ao Idoso, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

Um idoso atualmente não está no domínio de suas faculdades mentais e não possui condições de proceder à opção pelo tratamento de saúde que lhe é mais favorável. Nesse caso, a opção será feita acatando as definições do art. 17 do Estatuto do Idoso pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q972220 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2018

São atos vedados ao Assistente Social na prática profissional, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

438Q972222 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2018

O SUAS se desenvolve sob alguns princípios organizativos. Em relação a alguns destes princípios, analisar os itens abaixo:

I - Universalidade.

II - Parcialidade da proteção social.

III - Intersetorialidade.

Estão CORRETOS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

439Q1074885 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Serviço Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Uma população de 1.000 pessoas acima de 60 anos de idade foi dividida nos seguintes dois grupos:

A: aqueles que já sofreram infarto (totalizando 400 pessoas); e

B: aqueles que nunca sofreram infarto (totalizando 600 pessoas).

Cada uma das 400 pessoas do grupo A é ou diabética ou fumante ou ambos (diabética e fumante).

A população do grupo B é constituída por três conjuntos de indivíduos: fumantes, ex-fumantes e pessoas que nunca fumaram (não fumantes).

Com base nessas informações, julgue o item subsecutivo.

Se, no grupo B, a quantidade de fumantes for igual a 20% do total de pessoas do grupo e a quantidade de ex-fumantes for igual a 30% da quantidade de pessoas fumantes desse grupo, então, escolhendo-se aleatoriamente um indivíduo desse grupo, a probabilidade de ele não pertencer ao conjunto de fumantes nem ao de ex-fumantes será inferior a 70%.

  1. ✂️
  2. ✂️

440Q972231 | Direito Processual Penal, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2018

De acordo com a Lei nº 11.340/2006, analisar a sentença abaixo:

Toda mulher, independentemente de classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade e religião, goza dos direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhe asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social (1ª parte). O poder público desenvolverá políticas que visem garantir os direitos humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares no sentido de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão (2ª parte).

A sentença está:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.