Início

Questões de Concursos Serviço Social

Resolva questões de Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q1035371 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Serviço Social, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

À luz da NOB-RH/SUAS, a capacitação dos trabalhadores da área da Assistência Social tem como finalidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q1044685 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Em relação aos entraves para o atendimento remoto pelo Assistente Social, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q973013 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, TJDFT, FGV, 2022

O assistente social atua em variados espaços ocupacionais, interagindo com diferentes profissionais e compartilhando saberes de outras áreas de conhecimento. Essa realidade, a depender do grau de organização ou institucionalização, pode vir a constituir trabalho interdisciplinar.
O Código de Ética Profissional de Serviço Social trata nos seguintes termos a relação do assistente social com outros profissionais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

484Q1026008 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referente ao fundamento histórico e teórico-metodológico do serviço social.

A noção de dignidade da pessoa humana, sua perfectibilidade e capacidade de desenvolver potencialidades e a compreensão da sociedade como união dos homens para realizar o bem comum são alguns dos princípios filosóficos tomistas que direcionaram o início do serviço social no Brasil.

  1. ✂️
  2. ✂️

485Q1048540 | Serviço Social, Políticas Sociais, Serviço Social, TJ RR, FGV, 2024

Somente com a redemocratização da sociedade brasileira seguida pela consolidação da Constituição Federal de 1988 é que se passa a estruturar o embrião da cidadania social no Brasil, processo que teve início já nos finais da década anterior com o fortalecimento da sociedade civil em oposição à ditadura militar (1964-1985). A despeito das disputas entre os distintos projetos societários que permearam aquela conjuntura, cabe sinalizar que a ala democrática angariou importantes conquistas, expressas na CF/1988.
Entre as conquistas, chamam a atenção as premissas que balizaram a ampliação formal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q973024 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Serviço Social, TJDFT, FGV, 2022

A violência doméstica contra crianças e adolescentes (VDCA) consiste de atos e/ou omissões praticados por pais, parentes ou responsável que, sendo capaz de causar à vítima dor ou dano de natureza física, sexual e/ou psicológica, implica, de um lado, uma transgressão do poder/dever de proteção do adulto e, de outro, uma coisificação da infância, isto é, uma negação do direito que crianças e adolescentes têm de serem tratados como sujeitos e pessoas em condição peculiar de desenvolvimento.
O fenômeno da VDCA assume as seguintes características, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

487Q1030124 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

Texto associado.
Texto 1


O III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), conhecido como o Congresso da Virada, teve impacto determinante na ruptura com o conservadorismo no Serviço Social (Boschetti, 2009). A partir dessa afirmação e refletindo sobre o sentido desse Congresso no processo de construção do Projeto Ético-Político, responda as questões a seguir.
Ao sustar o avanço do autoritarismo conservador no interior do Serviço Social, a “virada” provocada pela ocorrência do III CBAS, como citado no texto 1, buscou construir um projeto profissional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q1030128 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

A organização da categoria profissional que se tornou o epicentro das formulações mais críticas sobre a sociedade e o Serviço Social durante o Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina é o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q1030129 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

Sobre a Resolução CFESS nº 845/2018, que dispõe sobre a atuação profissional do(a) assistente social em relação ao processo transexualizador, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q972592 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Serviço Social, TJDFT, CIEE

No âmbito municipal, o assistente social, no exercício de sua profissão, atua em órgão de assistência social cuja função é proteção básica às famílias e a prestação de serviços articulados no território de abrangência com objetivo centrado na potencialização da proteção social. A unidade pública responsável pela prestação desses serviços é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

491Q982589 | Serviço Social, Serviço Social, MPE RS, AOCP, 2025

Um assistente social cometeu uma infração ética passível de advertência reservada. Ele não foi encontrado e, mesmo após duas convocações, ele não compareceu no prazo fixado para receber a penalidade. Nesse caso, a advertência reservada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q982595 | Serviço Social, Serviço Social, MPE RS, AOCP, 2025

Atualmente, as concepções de família em evidência no campo da proteção social estão situadas no arco do estrutural funcionalismo e da teoria social crítica. A concepção de família, construída no marco da teoria social crítica, assenta-se no entendimento de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q982598 | Serviço Social, Serviço Social, MPE RS, AOCP, 2025

De acordo com a Lei n° 8080/1990, as ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q1008201 | Serviço Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

De acordo com Iamamoto (2008), a relação que o assistente social estabelece com o seu objeto de trabalho – as múltiplas expressões da questão social – depende:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q972109 | Serviço Social, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2019

Os indicadores definem o sentido e o alcance de um projeto e medem o logro dos objetivos em cada uma das etapas. Os indicadores devem

I. ser confiáveis. Diferentes avaliadores devem obter os mesmos resultados ao medir um mesmo projeto com os indicadores propostos.

II. ser válidos e medir todas as mudanças possíveis, as atribuíveis ao projeto e outras variáveis.

III. explicar-se de forma técnica e científica.

Está correto o contido apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

496Q1050459 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

Ao analisar o trabalho com famílias, (Mioto, 2015) expressa que, particularmente no contexto do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), pós-2004, houve uma ratificação de concepção e definição de funções para a família e a proteção social. Ela, a família, além de ser o centro das atenções socioassistenciais, é concebida como a unidade primeira de proteção de seus membros e deve ter, portanto, centralidade para a concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos da política de assistência social.
No âmbito do Estado, em especial da política da de assistência social, a matricialidade sociofamiliar tem sido fundamentada nos valores burgueses que consideram a família como instituição social privada e a impregna de responsabilidades na proteção dos seus indivíduos.


Assim, ainda hoje, na família se reproduz o papel protetivo e essa responsabilidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q1050464 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

Abreu (2002, 2004) descreve a dimensão ético-política da atividade profissional do(a) assistente social como uma “função pedagógica” que se inscreve nos processos de organização da cultura em nossa realidade social. Essa função é determinada por meio das relações que se estabelecem entre a profissão e as classes sociais que compõem a nossa sociedade.

Ela se materializa nos resultados construídos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q1060204 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

A LOAS - Lei Orgânica da Assistência Social (Lei no 8.742, de 7 de dezembro de 1993) estabelece, em seu Art. 2º, os objetivos da Assistência Social. O primeiro objetivo é a proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos.
Avalie se esse objetivo materializa-se especialmente pelos seguintes itens:


I. A proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice.
II. O amparo às crianças e aos adolescentes carentes.
III. A promoção da integração ao mercado de trabalho.
IV. A habilitação e reabilitação das pessoas com deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária.
V. A garantia de 1 (um) salário-mínimo de benefício mensal à pessoa com deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção ou de tê-la provida por sua família.

Estão corretos os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q1060212 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), as instâncias deliberativas do Suas, de caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil, são as listadas nas opções a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q1060213 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

“O Serviço de Abordagem Social é realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas.
A abordagem é realizada em ruas, praças, estradas, fronteiras e espaços públicos em que ocorram atividades laborais (como feiras e mercados), locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô, prédios abandonados, lixões, praias, semáforos, entre outros locais.”

https://www.gov.br/mds/pt-br/acoes-e-programas/suas/servicos-e-programas/abordagem-social

Avalie se os objetivos desse serviço incluem

I. Identificar famílias e pessoas com direitos violados, natureza das violações, condições em que vivem, estratégias de sobrevivência, aspirações, desejos e relações estabelecidas com as instituições.
II. Construir o processo de saída das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais.
III. Promover ações para reintegrar o usuário do Serviço à família e à comunidade.
IV. Promover ações de sensibilização para divulgação do trabalho realizado, direitos e necessidades de inclusão social e estabelecimento de parcerias.

Estão corretos os objetivos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.