Início

Questões de Concursos Serviço Social

Resolva questões de Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q1030124 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

Texto associado.
Texto 1


O III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), conhecido como o Congresso da Virada, teve impacto determinante na ruptura com o conservadorismo no Serviço Social (Boschetti, 2009). A partir dessa afirmação e refletindo sobre o sentido desse Congresso no processo de construção do Projeto Ético-Político, responda as questões a seguir.
Ao sustar o avanço do autoritarismo conservador no interior do Serviço Social, a “virada” provocada pela ocorrência do III CBAS, como citado no texto 1, buscou construir um projeto profissional:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

502Q1030128 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

A organização da categoria profissional que se tornou o epicentro das formulações mais críticas sobre a sociedade e o Serviço Social durante o Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina é o(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q1030129 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

Sobre a Resolução CFESS nº 845/2018, que dispõe sobre a atuação profissional do(a) assistente social em relação ao processo transexualizador, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

504Q960788 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Na transição das décadas de 1970 e 1980, a categoria profissional, por meio de suas organizações, inicia o processo de construção do projeto ético-político profissional hegemônico na contemporaneidade. Constituem elementos do projeto ético-político do Serviço Social, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

505Q975147 | Serviço Social, Políticas Sociais, Serviço Social, TJBA, FGV

A crise capitalista dos últimos 30 anos, somada à reestruturação produtiva, tem como resultado a exponenciação da “questão social” e o aumento da pobreza. Uma das consequ ncias, para o Serviço Social, do deslocamento da atenção à pobreza da esfera pública dos direitos para a dimensão privada do dever moral, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

506Q1055040 | Serviço Social, Políticas Sociais, Serviço Social, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Tendo como referência a análise histórico-crítica, no contexto neoliberal, as entidades de caráter filantrópico constituem alternativas para que, por meio das políticas e financiamentos estatais e da participação da sociedade civil, haja um processo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

507Q972354 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Serviço Social, TJDFT, CIEE

Lévi-Strauss (1976) demoliu definitivamente as fantasias sobre família enquanto fato substancialmente natural, fundado sobre uma essência biológica. Demonstrou, com seus estudos e pesquisas, que a “família biológica é uma abstração indeterminada, sem relação mais profunda com a realidade histórica”. Morgan (1976) classificou os diversos tipos de constituições familiares, colocando-os em uma escala evolutiva. Essa escala encontra-se na Coluna 1. Assim, correlacione-a com a Coluna 2, que traz suas definições e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Coluna 1

1. Família consanguínea.

2. Família punaluana.

3. Família sindiásmica.

4. Família patriarcal.

5. Família monogâmica.

Coluna 2

( ) Casais individuais, que tenham exclusividade na coabitação um com o outro.

( ) Os casais já são individuais, mas não há ainda exclusividade na coabitação. Nesse tipo de família, um homem pode chamar de “filho” tanto o seu próprio quanto o de seu irmão, mas a esposa deste não é mais considerada sua mulher, embora ainda pudesse se deitar com ele, quando lhes desse vontade.

( ) Família na qual o casamento se dá entre irmãos e irmãs. Nessas famílias, um homem chama de “filho” aos seus próprios filhos, aos filhos de seus irmãos (pois as mulheres de seus irmãos são também suas mulheres) e aos de suas irmãs (porque elas também são suas mulheres).

( ) Um só homem desposa várias mulheres.

( ) Família na qual várias irmãs desposam os maridos de cada uma das outras, ou vários irmãos desposam as esposas de cada um dos outros, ou seja, um grupo de homens é casado com um grupo de mulheres. Nessa família, um homem continua chamando de “filho” tanto seus próprios filhos quanto os de seus irmãos, pois continuavam compartilhando as esposas, mas não o de suas irmãs, que já estão proibidas para eles.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

508Q972355 | Serviço Social, Políticas Sociais antes da Constituição Federal de 1988, Serviço Social, TJDFT, CIEE

Sobre a história das políticas sociais, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) A política social brasileira, nas décadas de 1930 e 1980, teve seus grandes momentos de conformação e mudança. Com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, em 1930, teve início uma importante fase de expansão dos direitos sociais no país, ao mesmo tempo em que as classes assalariadas urbanas passaram a ter maior peso no cenário político e econômico.

( ) Na década de 1980, a Constituição Federal de 1988 representou um ponto de inflexão no sistema de proteção social brasileiro, pelo menos no que se refere à legislação vigente, pois reconheceu um conjunto amplo de direitos sociais – e, ao mesmo tempo, instituiu o conceito de seguridade social como conjunto integrado de ações destinadas a assegurar os direitos relativos à previdência, à assistência social e à saúde, com universalidade da cobertura e do atendimento. No caso da saúde, o sistema evoluiu de uma situação de acesso restrito a determinados grupos da sociedade, vinculados ao sistema previdenciário, para um sistema de acesso universal.

( ) As fragilidades históricas do sistema de proteção social brasileiro – desigualdades no acesso aos serviços públicos, falta de integração de programas e ações, desarticulação vertical (entre diferentes esferas de governo) e horizontal (entre diferentes setores que integram a política social), baixa disponibilidade de recursos etc. – tendem a se cristalizar, dificultando as possibilidades de instauração de um processo de desenvolvimento inclusivo e sustentável.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

509Q982602 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Serviço Social, MPE RS, AOCP, 2025

Salete engravidou aos 19 anos, porém se sentia despreparada para a maternidade e, por isso, procurou pela Justiça da Infância e da Juventude para manifestar interesse em entregar a criança para adoção. Na época, ela foi ouvida pela equipe interprofissional da Justiça da Infância e da Juventude, passou por todos os trâmites e teve seus direitos garantidos de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente. Após o nascimento da criança, Salete permaneceu decidida a realizar a entrega, inclusive manifestou isso em audiência e perante a equipe interprofissional. Frente à decisão da genitora e à ausência de indicação do genitor e de representante da família extensa apto a receber a guarda, a criança foi acolhida e, após 90 dias, colocada em família substituta. O processo de adoção foi conduzido de acordo com todos os trâmites legais estabelecidos, respeitando o direito da criança e os procedimentos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. Após a conclusão dos prazos e procedimentos necessários, a adoção foi finalizada com sucesso.

Hoje, após 05 anos, Salete procurou o Ministério público para reverter o processo de adoção e relatou que: arrependeu-se da decisão da entrega da criança, reestabeleceu-se financeiramente e, neste momento, sente-se preparada para exercer a maternidade. Frente ao cenário exposto, Salete foi corretamente orientada sobre o fato de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q972109 | Serviço Social, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2019

Os indicadores definem o sentido e o alcance de um projeto e medem o logro dos objetivos em cada uma das etapas. Os indicadores devem

I. ser confiáveis. Diferentes avaliadores devem obter os mesmos resultados ao medir um mesmo projeto com os indicadores propostos.

II. ser válidos e medir todas as mudanças possíveis, as atribuíveis ao projeto e outras variáveis.

III. explicar-se de forma técnica e científica.

Está correto o contido apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

511Q1008206 | Serviço Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

Júlio tem 13 anos de idade e se encontra em um programa de acolhimento institucional. Lá, ele conheceu Tamires, uma jovem senhora que se dispôs a proporcionar-lhe vínculos externos à instituição que viabilizassem convivência familiar e comunitária e colaboração com o seu desenvolvimento nos aspectos social, moral, físico, cognitivo, educacional e financeiro.
Esse conjunto de atitudes descreve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q972115 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2019

Sobre os benefícios eventuais, analise as proposições abaixo em conformidade com o disposto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).

I. Entendem-se por benefícios eventuais as provisões suplementares permanentes, que integram organicamente as garantias do SUAS e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.

II. A concessão e o valor desse benefício serão definidos pelos Estados, Distrito Federal e Municípios e previstos nas respectivas leis orçamentárias anuais, com base em critérios e prazos definidos pelos respectivos Conselhos de Assistência Social.

III. O CNAS, ouvidas as respectivas representações de Estados e Municípios dele participantes, poderá propor, na medida das disponibilidades orçamentárias das 3 (três) esferas de governo, a instituição de benefícios subsidiários no valor de até 25% (vinte e cinco por cento) do salário-mínimo para cada criança de até 6 (seis) anos de idade.

Está correto o contido apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

514Q972123 | Estatuto da Pessoa Idosa, Disposições Gerais do Atendimento à Pessoa Idosa, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2019

A política de atendimento ao idoso far-se-á por meio do conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. São linhas de ação da política de atendimento, dentre outras,

I. políticas e programas de assistência social, em caráter permanente e substitutivo, para a maioria daqueles que necessitarem.

II. serviços especiais de prevenção e atendimento às vítimas de negligência, maus-tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão.

III. serviço de identificação e localização de parentes ou responsáveis por idosos abandonados em hospitais e instituições de longa permanência.

IV. proteção jurídico-social por entidades de defesa dos direitos dos idosos.

Está correto o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

515Q1035371 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Serviço Social, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

À luz da NOB-RH/SUAS, a capacitação dos trabalhadores da área da Assistência Social tem como finalidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

516Q1060220 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

As categorias território, vulnerabilidade social e risco social são fundamentais para compreender os elementos diretamente relacionados às competências da política de assistência social e a organização do SUAS.
Nessa direção, o território é entendido como espaço
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

517Q1074883 | Informática, Sistema Operacional, Serviço Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Acerca de aplicativos para edição de textos e planilhas e do Windows 10, julgue o próximo item.

No explorador de arquivos do Windows 10, é possível fixar as pastas favoritas na funcionalidade acesso rápido, que lista, além das pastas fixadas, as usadas com frequência e também os arquivos usados recentemente.

  1. ✂️
  2. ✂️

518Q1025999 | Serviço Social, Serviço Social Na Educação, Serviço Social, SEDF, Quadrix, 2022

O conjunto Conselho Federal de Serviço Social – Conselho Regional de Serviço Social (CFESS–CRESS), com o objetivo de contribuir para a formação, o direcionamento e a materialização do projeto ético-político do serviço social na política de educação, lançou o documento intituladoSubsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação. Considerando esse assunto, julgue o item.

Pensar a qualidade na educação, na perspectiva emancipadora, significa diligenciar ações que promovam a pedagogia das competências, o empreendedorismo e o protagonismo, buscando-se alcançar a eficiência e a eficácia na gestão educacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

519Q1030123 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

Texto associado.
Texto 1


O III Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), conhecido como o Congresso da Virada, teve impacto determinante na ruptura com o conservadorismo no Serviço Social (Boschetti, 2009). A partir dessa afirmação e refletindo sobre o sentido desse Congresso no processo de construção do Projeto Ético-Político, responda as questões a seguir.
A recusa ao conservadorismo, conforme referido no texto 1, desborda no âmbito da formação profissional, uma vez que a revisão curricular de 1982 se propõe a romper com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

520Q960794 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Acerca dos fundamentos ontológicos que embasam o Código de Ética de 1993 é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.