Início

Questões de Concursos Serviço Social

Resolva questões de Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q1004648 | Psiquiatria, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

No contexto da Reforma Psiquiátrica no Brasil, os CAPS “são mais que serviços substitutivos ao aparato manicomial, de base comunitária e territorial, com ações intersetoriais e em rede, eles são os carros-chefe da Reforma Psiquiátrica.” (DUARTE, 2024).
A partir dessa afirmativa, assinale a opção que indica os dois pilares que diferenciam os serviços dos CAPs dos realizados por instituições psiquiátricas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q1050473 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

O desempenho de atividade profissional de supervisão direta de estágio, suas condições, bem como a capacidade de estudantes a serem supervisionados, nos termos dos parâmetros técnicos e éticos do Serviço Social, é prerrogativa do profissional assistente social, na hipótese de não haver qualquer convenção ou acordo escrito que estabeleça tal obrigação em sua relação de trabalho.
A definição do número de estagiários a serem supervisionados, de acordo com a Resolução CFESS 533/2008 deve levar em conta a carga horária do supervisor de campo, as peculiaridades do campo de estágio e a complexidade das atividades profissionais, sendo que o limite máximo não deverá exceder
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

523Q1050474 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Serviço Social, TCE PA, FGV, 2024

O Estatuto da Pessoa com Deficiência trouxe mudanças significativas que atingem o modo de operar da sociedade brasileira, bem como o do Serviço Social.
No âmbito de atuação do Serviço Social, não se trata tão somente de assegurar o espaço de atuação do assistente social na temática, mas, fundamentalmente de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q1004650 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Lúcia, coordenadora do curso de graduação em Serviço Social, ao analisar a matriz curricular de seu curso, verificou que a proposta institucional não correspondia ao conjunto de habilidades e competências indicado pelas Diretrizes Curriculares da ABEPSS, porque o curso estava alinhado às do MEC.
Comprometida com uma formação profissional fundada no projeto ético-político, ela encaminhou à reitoria de ensino a proposta de alocação de disciplinas com centralidade nos fundamentos do trabalho profissional, a fim de contemplar as seguintes competências e habilidades suprimidas pelo MEC:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q972449 | Direito da Criança e do Adolescente ECA, Serviço Social, TJDFT, CIEE

Está previsto, no Estatuto da Criança e do Adolescente, que os pais, os integrantes da família ampliada, os responsáveis, os agentes públicos executores de medidas socioeducativas ou qualquer pessoa encarregada de cuidar de crianças e de adolescentes, tratá-los, educá-los ou protegê-los que utilizarem castigo físico ou tratamento cruel ou degradante como formas de correção, disciplina, educação ou qualquer outro pretexto estarão sujeitos, sem prejuízo de outras sanções cabíveis, às seguintes medidas, que serão aplicadas de acordo com a gravidade do caso:

I. encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família.

II. encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico.

III. encaminhamento a cursos ou a programas de orientação.

IV. obrigação de encaminhar a criança a tratamento especializado.

V. advertência.

As medidas previstas na lei estão contidas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

526Q959907 | Serviço Social, Código de Ética de 1993, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

O Código de Ética do Assistente Social em vigor, em seu Art. 9o , afirma que é vedado ao profissional

I. emprestar seu nome e registro profissional a firmas, organizações ou empresas para simulação do exercício efetivo do Serviço Social;

II. usar ou permitir o tráfico de influência a fim de obter emprego, desrespeitando concursos ou processos seletivos;

III. utilizar recursos institucionais (pessoal e/ou financeiro) para fins partidários, eleitorais e clientelistas.

Está correto o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q959929 | Serviço Social, Proteção à Mulher, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, FCC

O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que a formação técnico-profissional do adolescente obedecerá ao princípio

I. da garantia de acesso e frequência obrigatória ao ensino regular.

II. da atividade compatível com o desenvolvimento do adolescente.

III. do horário especial para o exercício das atividades.

Está correto o que consta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q1074883 | Informática, Sistema Operacional, Serviço Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Acerca de aplicativos para edição de textos e planilhas e do Windows 10, julgue o próximo item.

No explorador de arquivos do Windows 10, é possível fixar as pastas favoritas na funcionalidade acesso rápido, que lista, além das pastas fixadas, as usadas com frequência e também os arquivos usados recentemente.

  1. ✂️
  2. ✂️

529Q1038801 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Ao analisar as três vertentes da renovação do Serviço Social no Brasil – modernização conservadora, reatualização do conservadorismo e intenção de ruptura –, Netto (1982) atribui expoentes intelectuais a cada uma delas.

Os referidos expoentes são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q1026009 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, SEDF, Quadrix, 2022

Julgue o item, referente ao fundamento histórico e teórico-metodológico do serviço social.

A apropriação do serviço social do referencial teórico fenomenológico possibilitou que os profissionais realizassem questionamentos sobre sua prática institucional e seus objetivos de adaptação social, iniciando-se uma vertente comprometida com a ruptura com o serviço social tradicional.

  1. ✂️
  2. ✂️

531Q1087978 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social e O Código de Ética do Serviço Social, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE

O projeto ético-político do serviço social baseia-se na lei de regulamentação dessa rofissão,no respectivo código de ética e nas diretrizes curriculares.Com relação ao xercício profissional do assistente social, julgue os itens a seguir.

No contexto atual, as entidades representativas dos assistentes sociais brasileiros vêm construindo sua organização política em uma perspectiva de defesa da centralidade da família na proteção social e militarização da vida cotidiana.
  1. ✂️
  2. ✂️

532Q1028330 | Serviço Social, Saúde, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

De acordo com o Sisnad, o tratamento do usuário ou dependente de drogas será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q1034989 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

De acordo com a ABESS (1997), o núcleo de fundamentos do trabalho profissional considera
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q1034997 | Serviço Social, Políticas Sociais, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

A constante redução no orçamento da saúde pública tem ocasionado serviços cada vez mais precários e escassos, os quais não correspondem, quantitativa e qualitativamente, à real necessidade da população.
A expansão dos serviços de atenção à saúde que ocorre por meio da terceirização da gestão da saúde, gera relações de trabalho marcadas por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

535Q960815 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN, 2017

O Estatuto do Idoso regula os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a sessenta anos. Sobre estes direitos previstos na Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

536Q1055027 | Português, Crase, Serviço Social, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Texto associado.

Aprimorar diálogo ajuda a prevenir tiroteios em escolas

Pesquisas sugerem que atiradores são deprimidos e suicidas. Iniciativas centradas no diálogo e na saúde mental de estudantes e professores podem ajudar a evitar tragédias, dizem especialistas.


Em 1999, poucos dias depois dos ataques ao Colégio Columbine, nos Estados Unidos, um incidente semelhante atingiu a pequena cidade de Taber, em Alberta, no Canadá. Um garoto de 14 anos invadiu o colégio W. R. Myers, disparando a esmo. Matou um estudante e feriu outros dois.

Especialista em estresse pós-traumático, o psicólogo Kevin Cameron foi chamado de imediato, para prestar atendimento às vítimas e sobreviventes. Desde então, ele e seus colegas tentam se antecipar a esse tipo de tragédia: “É possível prevenir tiroteios em colégio. E temos nos aprimorado nessa tarefa”, me disse ele durante o final de semana.

Cameron comanda hoje o Centro Norte-Americano para Avaliação de Riscos e Resposta a Traumas. Seu trabalho envolve ensinar educadores, policiais e pais a identificar jovens em risco para cometer atos de violência extrema, de modo a ajudá-los. Segundo ele, há ao menos duas coisas importantes a saber sobre esses adolescentes: a maioria sofre de problemas psicológicos graves, está deprimida e tem comportamento suicida. Não raro, têm histórico de convívio conflituoso com a família ou de abuso doméstico; e a maioria fala sobre seus planos, com amigos, pais ou professores, antes de executá-los: “A questão é que a maior parte das pessoas não leva a sério. Ninguém acha que aquele garoto seria capaz de praticar algo tão horrendo”, me disse Cameron. [...]

Segundo Cameron, o programa vem se mostrando bem-sucedido. Baseia-se em criar, nas escolas, ambiente propício ao diálogo e de proximidade com as famílias dos estudantes. A ideia é conhecer o contexto em que vivem, que problemas enfrentam, de modo a oferecer ajuda se necessário. Em 2013, o jornal The New York Times escreveu a respeito da iniciativa.

Na esteira do atentado à Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na última quarta-feira, a questão se tornou fundamental também para o Brasil. Incidentes dessa natureza não são tão comuns no país quanto nos EUA ou no Canadá. Mas pesquisadores defendem que mudar a dinâmica do convívio escolar, de modo a estimular o diálogo e oferecer suporte psicológico a alunos e estudantes, pode reduzir índices de violência: “As escolas mais violentas são aquelas onde há pior comunicação”, me disse a professora Kathie Njaine, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz e especialista em violência em escolas.

Njaine me disse que observou isso em trabalhos desenvolvidos por orientandas suas em municípios da Baixada Fluminense: “Mesmo naquelas situações em que o entorno do colégio era violento, as escolas onde havia uma boa relação com os jovens e as famílias tinham menos conflitos”, afirmou.

Construir ambiente propício ao diálogo nem sempre é tarefa simples. Por vezes, esbarra em problemas relacionados à estrutura das escolas: com tantos alunos, nem sempre professores e funcionários conseguem prestar a devida atenção a todos. É um desafio, também, porque exige que, não raro, as escolas lidem com problemas surgidos fora de seus muros. Compreender os problemas dos jovens requer, por exemplo, estar atento ao contexto em que vivem. “É importante olhar para as relações com a família, para os projetos de vida desses adolescentes”, diz Njaine.

Se o projeto de Los Angeles serve de exemplo, esse esforço de comunicação traz resultados: “Quando tragédias como a de Suzano acontecem, muita gente passa a discutir segurança pública. Passa a falar sobre a necessidade de colocar policiais nas escolas. Isso não basta”, diz Njaine. “Isso não resolve se você não pensar na educação como um todo. É preciso criar, nas escolas, ambientes abertos ao diálogo”.

(Rafael Ciscati. Disponível em: https://epoca.globo.com/aprimorar-dialogo-ajuda-prevenir-tiroteios-em-escolas-23536751. 20/03/2019.Adaptado.)

Considerando os excertos: “atendimento às vítimas” (2º§), “se antecipar a esse tipo de tragédia” (2º§), “de modo a estimular o diálogo” (5º§), “relacionados à estrutura das escolas” (7º§) pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

537Q972341 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Serviço Social, TJDFT, CIEE, 2017

De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa correta.

( ) A Assistência Social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada por meio de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

( ) Para o enfrentamento da pobreza, a Assistência Social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, garantindo mínimos sociais e provimento de condições para atender contingências sociais e promovendo a universalização dos direitos sociais.

( ) Consideram-se entidades e organizações de Assistência Social aquelas sem fins lucrativos que, isoladamente, apenas, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos por esta Lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

538Q1001277 | Serviço Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

É consenso entre os autores vinculados à teoria social crítica, que sejam implementadas medidas de reparação à prática da violência contra a população negra.
Sobre o tema, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

539Q1055040 | Serviço Social, Políticas Sociais, Serviço Social, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Tendo como referência a análise histórico-crítica, no contexto neoliberal, as entidades de caráter filantrópico constituem alternativas para que, por meio das políticas e financiamentos estatais e da participação da sociedade civil, haja um processo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

540Q1001280 | Serviço Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Partindo da concepção de que a “questão social” é a base da requisição profissional do Serviço Social, Iamamoto (2002), no que se refere à análise da “questão social” no cotidiano profissional, chama a atenção para uma dupla armadilha.
Assinale a opção que a apresenta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.