Início

Questões de Concursos Serviço Social

Resolva questões de Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q1087976 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE

O projeto ético-político do serviço social baseia-se na lei de regulamentação dessa profissão, no respectivo código de ética e nas diretrizes curriculares. Com relação ao exercício profissional do assistente social, julgue os itens a seguir.


A ideologia neoconservadora é fortalecida nas instituições sob formas de controle pautadas na racionalidade tecnocrática e sistêmica, em que o empregado é requisitado para executar um trabalho repetitivo e burocrático, pragmático e heterogêneo.
  1. ✂️
  2. ✂️

662Q1087979 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, com base na Lei de Regulamentação da Profissão de Serviço Social (Lei n.º 8.662/1993) e acréscimos previstos na Lei n.º 12.317/2010.

Planejamento, organização e administração de serviços sociais e de unidades de serviço social são atribuições privativas do assistente social.
  1. ✂️
  2. ✂️

663Q1034990 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

No que diz respeito aos fundamentos da ética profissional, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

664Q1034992 | Serviço Social, Políticas Sociais, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

A questão social, atualmente, se traduz pela “conservação, realização e aprofundamento da desigualdade”, ao fazer cumprir o receituário neoliberal.
Assinale a opção que apresenta o discurso que escamoteia o enfrentamento da “questão social” pelo Estado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

665Q1030132 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

Constitui infração ética cometida por assistente social:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

666Q1030137 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

Ruth foi obrigada a mudar de cidade devido aos vários episódios de violência física e psicológica praticados por seu marido. Na nova cidade, procurou a rede pública de educação para matricular seus filhos menores de idade. Entretanto, foi informada de que, por não haver mais vagas disponíveis, ela deveria se dirigir a outro município.
Ao procurar o Serviço Social, ela foi informada de que, de acordo com a Lei Maria da Penha:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

667Q960804 | Serviço Social, Serviço Social e Saúde do Trabalhador, Serviço Social, TRF 2a REGIÃO, CONSULPLAN

Sobre as concepções e a atenção à saúde do trabalhador no Brasil é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

668Q1086503 | Direito Processual Penal, Lei Maria da Penha, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Marina, com 70 anos de idade, e Marcos, com 81 anos de idade, são casados e residem com um de seus filhos, Luís. Marcos é servidor público federal aposentado e, Luís, após passar um período de quatro anos desempregado, foi admitido em uma empresa privada, com carteira de trabalho assinada há cinco meses.
Tendo a situação hipotética acima como referência, julgue o item subsequente.
No caso de a Sr.ª Marina ser vítima de violência familiar, o juiz poderá aplicar medidas protetivas à vítima e, em relação ao seu agressor, determinar o acompanhamento psicossocial e seu afastamento do domicílio.
  1. ✂️
  2. ✂️

669Q1055026 | Português, Interpretação de Textos, Serviço Social, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Texto associado.

Aprimorar diálogo ajuda a prevenir tiroteios em escolas

Pesquisas sugerem que atiradores são deprimidos e suicidas. Iniciativas centradas no diálogo e na saúde mental de estudantes e professores podem ajudar a evitar tragédias, dizem especialistas.


Em 1999, poucos dias depois dos ataques ao Colégio Columbine, nos Estados Unidos, um incidente semelhante atingiu a pequena cidade de Taber, em Alberta, no Canadá. Um garoto de 14 anos invadiu o colégio W. R. Myers, disparando a esmo. Matou um estudante e feriu outros dois.

Especialista em estresse pós-traumático, o psicólogo Kevin Cameron foi chamado de imediato, para prestar atendimento às vítimas e sobreviventes. Desde então, ele e seus colegas tentam se antecipar a esse tipo de tragédia: “É possível prevenir tiroteios em colégio. E temos nos aprimorado nessa tarefa”, me disse ele durante o final de semana.

Cameron comanda hoje o Centro Norte-Americano para Avaliação de Riscos e Resposta a Traumas. Seu trabalho envolve ensinar educadores, policiais e pais a identificar jovens em risco para cometer atos de violência extrema, de modo a ajudá-los. Segundo ele, há ao menos duas coisas importantes a saber sobre esses adolescentes: a maioria sofre de problemas psicológicos graves, está deprimida e tem comportamento suicida. Não raro, têm histórico de convívio conflituoso com a família ou de abuso doméstico; e a maioria fala sobre seus planos, com amigos, pais ou professores, antes de executá-los: “A questão é que a maior parte das pessoas não leva a sério. Ninguém acha que aquele garoto seria capaz de praticar algo tão horrendo”, me disse Cameron. [...]

Segundo Cameron, o programa vem se mostrando bem-sucedido. Baseia-se em criar, nas escolas, ambiente propício ao diálogo e de proximidade com as famílias dos estudantes. A ideia é conhecer o contexto em que vivem, que problemas enfrentam, de modo a oferecer ajuda se necessário. Em 2013, o jornal The New York Times escreveu a respeito da iniciativa.

Na esteira do atentado à Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na última quarta-feira, a questão se tornou fundamental também para o Brasil. Incidentes dessa natureza não são tão comuns no país quanto nos EUA ou no Canadá. Mas pesquisadores defendem que mudar a dinâmica do convívio escolar, de modo a estimular o diálogo e oferecer suporte psicológico a alunos e estudantes, pode reduzir índices de violência: “As escolas mais violentas são aquelas onde há pior comunicação”, me disse a professora Kathie Njaine, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz e especialista em violência em escolas.

Njaine me disse que observou isso em trabalhos desenvolvidos por orientandas suas em municípios da Baixada Fluminense: “Mesmo naquelas situações em que o entorno do colégio era violento, as escolas onde havia uma boa relação com os jovens e as famílias tinham menos conflitos”, afirmou.

Construir ambiente propício ao diálogo nem sempre é tarefa simples. Por vezes, esbarra em problemas relacionados à estrutura das escolas: com tantos alunos, nem sempre professores e funcionários conseguem prestar a devida atenção a todos. É um desafio, também, porque exige que, não raro, as escolas lidem com problemas surgidos fora de seus muros. Compreender os problemas dos jovens requer, por exemplo, estar atento ao contexto em que vivem. “É importante olhar para as relações com a família, para os projetos de vida desses adolescentes”, diz Njaine.

Se o projeto de Los Angeles serve de exemplo, esse esforço de comunicação traz resultados: “Quando tragédias como a de Suzano acontecem, muita gente passa a discutir segurança pública. Passa a falar sobre a necessidade de colocar policiais nas escolas. Isso não basta”, diz Njaine. “Isso não resolve se você não pensar na educação como um todo. É preciso criar, nas escolas, ambientes abertos ao diálogo”.

(Rafael Ciscati. Disponível em: https://epoca.globo.com/aprimorar-dialogo-ajuda-prevenir-tiroteios-em-escolas-23536751. 20/03/2019.Adaptado.)

Dentre os termos/expressões destacados a seguir, indique aquele cujo sentido, de acordo com o contexto, NÃO foi indicado corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

670Q972343 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Serviço Social, TJDFT, CIEE

De acordo com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), quanto aos programas de Assistência Social, analise as assertivas abaixo.

I. Os programas de Assistência Social compreendem ações integradas e complementares com objetivos, tempo e área de abrangência definidos para qualificar, incentivar e melhorar os benefícios e os serviços assistenciais.

II. Fica instituído o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), que integra a proteção social especial e consiste no apoio, na orientação e no acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, articulando os serviços socioassistenciais com as diversas políticas públicas e com órgãos do sistema de garantia de direitos.

III. Fica instituído o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), de caráter intersetorial, integrante da Política Nacional de Assistência Social, que, no âmbito do SUAS, compreende transferências de renda, trabalho social com famílias e oferta de serviços socioeducativos para crianças e adolescentes que se encontrem em situação de trabalho.

IV. As crianças e os adolescentes em situação de trabalho deverão ser identificados e ter os seus dados inseridos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com a devida identificação das situações de trabalho infantil.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

671Q1033290 | Serviço Social, Políticas Sociais, Serviço Social, UFG, IV UFG, 2024

Constitui marca indelével da formação sócio-histórica brasileira a ausência de compromisso com qualquer defesa mais contundente dos direitos do cidadão por parte das elites econômico-políticas, condição sine qua non para entender a configuração
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

672Q1008205 | Serviço Social, Serviço Social, MPU, FGV, 2025

As políticas urbanas implementadas nestas primeiras décadas do século XXI objetivam a aplicação de estratégias que fomentem a revalorização e a especulação imobiliária por meio de projetos de revitalização, de requalificação urbana, da urbanização de favelas e de programas habitacionais (Freire, 2024).
Nesse sentido, para a apreensão da forma como as políticas públicas urbanas vêm sendo materializadas, é fundamental a compreensão da categoria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q1004641 | Serviço Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Em um determinado município, foi implantado um programa-piloto de saúde. No término do período de execução do programa, o coordenador contratou uma equipe técnica, com a pretensão de comparar o padrão desejado com o que realmente ocorreu. Com essa avaliação, ele poderá decidir se aplicará esse programa em outras áreas do município.
Assinale a opção que indica a demanda solicitada pelo coordenador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

674Q1078370 | Informática, Internet, Serviço Social, SEOP PA, CETAP, 2024

Qual alternativa melhor exemplifica uma vantagem de utilizar uma lntranet Corporativa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

675Q1078371 | Informática, Internet, Serviço Social, SEOP PA, CETAP, 2024

Analise as três afirmativas seguintes e marque a alternativa correta:

I -Nuvem Híbrida é uma configuração de nuvem que integra ambientes de nuvem pública e privada, possibilitando que dados e aplicações sejam compartilhados entre essas duas infraestruturas.
lI- O modelo de nuvem híbrida permite que uma organização use a nuvem pública para tarefas que requerem escalabilidade e flexibilidade, enquanto mantém dados sensíveis e operações críticas em uma nuvem privada para maior controle e segurança.
III - O uso de nuvem híbrida aumenta a resiliência da implantação, pois a combinação de nuvens pública e privada pode melhorar a continuidade dos negócios, proporcionando redundância e recuperação em caso de falhas.

Está(ão) correta(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

676Q1004651 | Serviço Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Laura possui um filho com deficiência intelectual e há cerca de 5 anos tem o pedido de Benefício de Prestação Continuada (BPC) negado por quesito saúde. Segundo ela, o médico-perito não identifica a deficiência de seu filho.
O Assistente Social, ao ler as alegações inscritas no processo previdenciário, articulou com o médico-assistente a construção de um novo laudo em que se constatasse a invalidez do referido usuário.
Sobre as estruturas sociais de normatização referente às pessoas com deficiência, em consonância com o Código de Ética Profissional do/a Assistente Social, podemos afirmar que o(a) Assistente Social
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

677Q1004652 | Serviço Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

O gerente da USB situada na região de fronteira internacional, solicitou ao Serviço Social o quantitativo de atendimento realizado a imigrantes e apátridas.
No momento, o Serviço Social não dispunha dos dados, porque o formulário de entrevista social não tinha essa pergunta, ainda que a condição de imigrante seja um determinante social de saúde.
Assinale a opção que indica o resultado da análise automatizada dos aspectos que constituem os determinantes sociais de saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

679Q1037427 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Serviço Social, TJ RR, FGV, 2024

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária (PNCFC), no que concerne ao acolhimento institucional, destacam princípios que, por si só, representam ruptura com o modelo histórico de institucionalização no país, em que os cuidados de crianças e adolescentes em ambiente institucional poderiam estender-se por longos anos.
Ressalte-se que, com base no ECA, o plano afirma a relação entre reordenamento e mudança de paradigma de cuidados. Nesse sentido, na prática, as atividades ofertadas pelas unidades devem não apenas fornecer proteção a crianças e adolescentes com direitos violados, mas também garantir cuidados personalizados e individualizados, além de promover os direitos de cidadania dos acolhidos nessa fase peculiar de desenvolvimento.
Isto posto, o ECA e o PNCFC, no tocante ao acolhimento de crianças e adolescentes levados a termo pelo Serviço de Acolhimento Institucional se pautam pelos princípios de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

680Q1037431 | Serviço Social, Políticas Sociais, Serviço Social, TJ RR, FGV, 2024

A contrarreforma do Estado brasileiro teve como finalidade o fortalecimento do mercado e a redução do Estado no âmbito social, o que tem feito sem alterar as antigas relações de dominação tanto na Divisão Internacional no Trabalho, quanto na dominação de classe.
A contrapelo dos avanços constitucionais, as novas premissas da administração pública constrangem os mecanismos burocráticos potenciais para o desenvolvimento de uma gestão na perspectiva democrática, obstruindo as vias de concretização, ampliação e aprofundamento dos direitos universais, ao mesmo tempo que promove
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.