Início

Questões de Concursos Serviço Social

Resolva questões de Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q1048553 | Serviço Social, Proteção Social à Criança, Serviço Social, TJ RR, FGV, 2024

Em 2008 foi promulgada a Lei nº 11.698/2008, que instituiu a obrigatoriedade da guarda compartilhada “sempre que possível” e mais adiante, a Lei nº 13.058/2014 instituiu a guarda compartilhada como “regra”, retirando a expressão “sempre que possível” da lei anterior. Embora seja considerada um avanço para as mulheres, liberando-as do encargo de cuidarem sozinhas dos filhos após o divórcio, há divergências quanto a esses avanços.
Segundo os estudiosos das relações de gênero, a guarda compartilhada não pode ser associada automaticamente à igualdade de gênero porque a guarda compartilhada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

662Q1087979 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social e O Código de Ética do Serviço Social, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, com base na Lei de Regulamentação da Profissão de Serviço Social (Lei n.º 8.662/1993) e acréscimos previstos na Lei n.º 12.317/2010.

Planejamento, organização e administração de serviços sociais e de unidades de serviço social são atribuições privativas do assistente social.
  1. ✂️
  2. ✂️

663Q1087984 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social e O Código de Ética do Serviço Social, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE

As resoluções do Conselho Federal de Serviço Social são importantes instrumentos de orientação e normatização do exercício profissional dos assistentes sociais. Com base nessas resoluções, julgue os itens seguintes.


É consentido ao assistente social depor na condição de testemunha quando intimado perante determinação ou solicitação de juiz.
  1. ✂️
  2. ✂️

664Q1087985 | Serviço Social, Políticas Sociais, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE

As sociedades pré-capitalistas apresentavam escassas atenções às necessidades sociais, sendo geridas por um Estado que via o desprovido como um perigo à ordem pública. Considerando o período histórico referido, julgue os próximos itens, relativos aos fundamentos e à história da política social.

O sistema Speenhamland, sem destaque e sobreposição aos demais sistemas, diferenciou-se ao instituir a ideia de direito do trabalhador, e não apenas do incapaz, à proteção social pública.
  1. ✂️
  2. ✂️

665Q1087986 | Serviço Social, Políticas Sociais, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE

As sociedades pré-capitalistas apresentavam escassas atenções às necessidades sociais, sendo geridas por um Estado que via o desprovido como um perigo à ordem pública. Considerando o período histórico referido, julgue os próximos itens, relativos aos fundamentos e à história da política social.

De modo geral, as leis dos pobres constituíram um conjunto de regulações sociais assumidas pelo Estado, advindas da constatação de que a caridade cristã não conseguia conter possíveis desordens que poderiam ocorrer da lenta substituição da ordem feudal pela capitalista.
  1. ✂️
  2. ✂️

666Q1086502 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Mário é pessoa com deficiência, tem 14 anos de idade e mora na cidade de São Paulo com seus pais e dois irmãos, José e Antônio, de 17 e 19 anos de idade, respectivamente. A renda mensal da família provém do emprego do pai e corresponde a um salário mínimo.
Considerando a situação hipotética apresentada e que Mário tem direito ao benefício de prestação continuada (BPC), julgue os item seguinte.
Caso Mário seja contratado por empresa na condição de aprendiz, haverá a suspensão do benefício, haja vista tratar-se de atividade remunerada concomitante.
  1. ✂️
  2. ✂️

667Q1086503 | Direito Processual Penal, Lei Maria da Penha, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Marina, com 70 anos de idade, e Marcos, com 81 anos de idade, são casados e residem com um de seus filhos, Luís. Marcos é servidor público federal aposentado e, Luís, após passar um período de quatro anos desempregado, foi admitido em uma empresa privada, com carteira de trabalho assinada há cinco meses.
Tendo a situação hipotética acima como referência, julgue o item subsequente.
No caso de a Sr.ª Marina ser vítima de violência familiar, o juiz poderá aplicar medidas protetivas à vítima e, em relação ao seu agressor, determinar o acompanhamento psicossocial e seu afastamento do domicílio.
  1. ✂️
  2. ✂️

668Q1086506 | Direito Previdenciário, Benefícios em Espécie, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Marina, com 70 anos de idade, e Marcos, com 81 anos de idade, são casados e residem com um de seus filhos, Luís. Marcos é servidor público federal aposentado e, Luís, após passar um período de quatro anos desempregado, foi admitido em uma empresa privada, com carteira de trabalho assinada há cinco meses.
Tendo a situação hipotética acima como referência, julgue o item subsequente.
Em caso de Luís ficar incapacitado para o trabalho por sete dias, por motivo de doença, ele poderá recorrer ao auxílio-doença da previdência social, passando a receber integralmente seu salário para continuar assumindo suas despesas.
  1. ✂️
  2. ✂️

669Q1055026 | Português, Interpretação de Textos, Serviço Social, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Texto associado.

Aprimorar diálogo ajuda a prevenir tiroteios em escolas

Pesquisas sugerem que atiradores são deprimidos e suicidas. Iniciativas centradas no diálogo e na saúde mental de estudantes e professores podem ajudar a evitar tragédias, dizem especialistas.


Em 1999, poucos dias depois dos ataques ao Colégio Columbine, nos Estados Unidos, um incidente semelhante atingiu a pequena cidade de Taber, em Alberta, no Canadá. Um garoto de 14 anos invadiu o colégio W. R. Myers, disparando a esmo. Matou um estudante e feriu outros dois.

Especialista em estresse pós-traumático, o psicólogo Kevin Cameron foi chamado de imediato, para prestar atendimento às vítimas e sobreviventes. Desde então, ele e seus colegas tentam se antecipar a esse tipo de tragédia: “É possível prevenir tiroteios em colégio. E temos nos aprimorado nessa tarefa”, me disse ele durante o final de semana.

Cameron comanda hoje o Centro Norte-Americano para Avaliação de Riscos e Resposta a Traumas. Seu trabalho envolve ensinar educadores, policiais e pais a identificar jovens em risco para cometer atos de violência extrema, de modo a ajudá-los. Segundo ele, há ao menos duas coisas importantes a saber sobre esses adolescentes: a maioria sofre de problemas psicológicos graves, está deprimida e tem comportamento suicida. Não raro, têm histórico de convívio conflituoso com a família ou de abuso doméstico; e a maioria fala sobre seus planos, com amigos, pais ou professores, antes de executá-los: “A questão é que a maior parte das pessoas não leva a sério. Ninguém acha que aquele garoto seria capaz de praticar algo tão horrendo”, me disse Cameron. [...]

Segundo Cameron, o programa vem se mostrando bem-sucedido. Baseia-se em criar, nas escolas, ambiente propício ao diálogo e de proximidade com as famílias dos estudantes. A ideia é conhecer o contexto em que vivem, que problemas enfrentam, de modo a oferecer ajuda se necessário. Em 2013, o jornal The New York Times escreveu a respeito da iniciativa.

Na esteira do atentado à Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na última quarta-feira, a questão se tornou fundamental também para o Brasil. Incidentes dessa natureza não são tão comuns no país quanto nos EUA ou no Canadá. Mas pesquisadores defendem que mudar a dinâmica do convívio escolar, de modo a estimular o diálogo e oferecer suporte psicológico a alunos e estudantes, pode reduzir índices de violência: “As escolas mais violentas são aquelas onde há pior comunicação”, me disse a professora Kathie Njaine, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz e especialista em violência em escolas.

Njaine me disse que observou isso em trabalhos desenvolvidos por orientandas suas em municípios da Baixada Fluminense: “Mesmo naquelas situações em que o entorno do colégio era violento, as escolas onde havia uma boa relação com os jovens e as famílias tinham menos conflitos”, afirmou.

Construir ambiente propício ao diálogo nem sempre é tarefa simples. Por vezes, esbarra em problemas relacionados à estrutura das escolas: com tantos alunos, nem sempre professores e funcionários conseguem prestar a devida atenção a todos. É um desafio, também, porque exige que, não raro, as escolas lidem com problemas surgidos fora de seus muros. Compreender os problemas dos jovens requer, por exemplo, estar atento ao contexto em que vivem. “É importante olhar para as relações com a família, para os projetos de vida desses adolescentes”, diz Njaine.

Se o projeto de Los Angeles serve de exemplo, esse esforço de comunicação traz resultados: “Quando tragédias como a de Suzano acontecem, muita gente passa a discutir segurança pública. Passa a falar sobre a necessidade de colocar policiais nas escolas. Isso não basta”, diz Njaine. “Isso não resolve se você não pensar na educação como um todo. É preciso criar, nas escolas, ambientes abertos ao diálogo”.

(Rafael Ciscati. Disponível em: https://epoca.globo.com/aprimorar-dialogo-ajuda-prevenir-tiroteios-em-escolas-23536751. 20/03/2019.Adaptado.)

Dentre os termos/expressões destacados a seguir, indique aquele cujo sentido, de acordo com o contexto, NÃO foi indicado corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

670Q1001272 | Serviço Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

O trabalho remoto é permeado pela intensificação do trabalho representada pela ampliação da jornada laboral. Assim, torna-se difícil para o trabalhador compreender qual é seu verdadeiro trabalho.
Assinale a opção que indica uma característica dessa modalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

671Q1066808 | Administração Pública, Gestão de Politicas Públicas, Serviço Social, HEG, IDCAP, 2024

As políticas sociais, além de sua dimensão econômico-política constituem-se também num conjunto de procedimentos técnico operativos, cuja componente instrumental põe a necessidade de profissionais que atuem em dois campos distintos. São esses dois campos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

672Q1001275 | Serviço Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Assinale a opção que apresenta, segundo o CFESS (2010), os quatro grandes eixos de atuação do Assistente Social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q1001279 | Serviço Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

A resposta social e coletiva dada à vida das pessoas com deficiência é de desvalorização, carregada de preconceitos, práticas discriminatórias, opressoras e reprodutoras de violências. Nas últimas décadas, o Estado brasileiro avançou na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Quanto à terminologia e ao conceito de deficiência e de pessoa com deficiência, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

674Q1001285 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Assinale a opção que apresenta a garantia que está prevista nos programas e serviços de habilitação e de reabilitação para a pessoa com deficiência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

675Q982599 | Serviço Social, Serviço Social, MPE RS, AOCP, 2025

Conforme a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), as proteções sociais básica e especial serão ofertadas pela rede socioassistencial, de forma integrada, diretamente pelos entes públicos e/ou pelas entidades e organizações de assistência social vinculadas ao Sistema Único da Assistência Social (SUAS). O funcionamento dessas entidades e organizações depende
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

676Q1001289 | Saúde Pública, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Sobre a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas (PNASPI), criada em 2002, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

677Q1033290 | Serviço Social, Políticas Sociais, Serviço Social, UFG, IV UFG, 2024

Constitui marca indelével da formação sócio-histórica brasileira a ausência de compromisso com qualquer defesa mais contundente dos direitos do cidadão por parte das elites econômico-políticas, condição sine qua non para entender a configuração
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

678Q1033295 | Serviço Social, Surgimento e Institucionalização do Serviço Social, Serviço Social, UFG, IV UFG, 2024

A produção do conhecimento no âmbito dos fundamentos históricos, teóricos, metodológicos do Serviço Social brasileiro tem uma profunda, rica e polêmica controvérsia sobre a natureza particular da profissão. A formulação da tese do sincretismo da prática indiferenciada é atribuída a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

679Q1033298 | Serviço Social, Políticas Sociais, Serviço Social, UFG, IV UFG, 2024

Desde a década de 1990, evidenciam-se mudanças na natureza interventiva do Estado, sobretudo na incorporação de novas personalidades jurídicas na gestão e execução de políticas sociais públicas. Na política de saúde é possível constatar uma ampliação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

680Q1033301 | Serviço Social, Políticas Sociais, Serviço Social, UFG, IV UFG, 2024

O projeto ético político do Serviço Social e o projeto da reforma sanitária, mesmo distintos - o primeiro é uma corporação profissional e o outro um projeto de política social, encontram pautas convergentes como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.