Início

Questões de Concursos Serviço Social

Resolva questões de Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


701Q1001275 | Serviço Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Assinale a opção que apresenta, segundo o CFESS (2010), os quatro grandes eixos de atuação do Assistente Social.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

702Q1001279 | Serviço Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

A resposta social e coletiva dada à vida das pessoas com deficiência é de desvalorização, carregada de preconceitos, práticas discriminatórias, opressoras e reprodutoras de violências. Nas últimas décadas, o Estado brasileiro avançou na defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Quanto à terminologia e ao conceito de deficiência e de pessoa com deficiência, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

703Q982599 | Serviço Social, Serviço Social, MPE RS, AOCP, 2025

Conforme a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), as proteções sociais básica e especial serão ofertadas pela rede socioassistencial, de forma integrada, diretamente pelos entes públicos e/ou pelas entidades e organizações de assistência social vinculadas ao Sistema Único da Assistência Social (SUAS). O funcionamento dessas entidades e organizações depende
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

704Q1033301 | Serviço Social, Políticas Sociais, Serviço Social, UFG, IV UFG, 2024

O projeto ético político do Serviço Social e o projeto da reforma sanitária, mesmo distintos - o primeiro é uma corporação profissional e o outro um projeto de política social, encontram pautas convergentes como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

705Q1080411 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Serviço Social, SMS de São Paulo SP, IADES, 2022

O artigo 5o do Estatuto da Pessoa com Deficiência estabelece que: “a pessoa com deficiência será protegida de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante”. E para os fins da proteção mencionada, são considerados especialmente vulneráveis o (a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

706Q1004637 | Saúde Pública, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Leia o fragmento a seguir.
A existência de um prontuário único e o registro nele por todos os trabalhadores que atendem o usuário pode ser um elo na compreensão das diferentes dimensões que envolvem o processo saúde-doença enfrentado pelo usuário. (Matos, 2013, p. 130).
No fragmento, o autor destaca que o registro no prontuário único do usuário atende ao seguinte princípio do SUS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

707Q1004643 | Serviço Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Uma nova equipe de assistentes sociais foi contratada para atuar no projeto de atenção à saúde mental dos trabalhadores dos serviços socioassistenciais de um determinado município. Ao se reunir com o propositor do projeto, a equipe enfatizou a necessidade de realizar um estudo de situação antes da elaboração da proposta de intervenção profissional. O ponto de partida do estudo era obter determinada informação da realidade, o que permitiria a produção de sínteses parciais.
Partindo das competências, a equipe deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

708Q1035368 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Avalie se as atribuições privativas do Assistente Social incluem:

I. Planejar, organizar e administrar benefícios e Serviços Sociais.
II. Treinar, avaliar e supervisionar diretamente os estagiários de Serviço Social.
III. Fiscalizar o exercício profissional por intermédio dos Conselhos Federal e Regionais.

Está correto o que se apresenta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

709Q1089643 | Sem disciplina, Morfologia, Serviço Social, DEPEN, FUNRIO

Texto associado.
TEXTO I

População feminina em situação de prisão no Brasil triplica em menos de 10 anos

Hoje, a população feminina em situação de prisão no Brasil é formada por 27.762 mulheres, o que corresponde a 6,3% da população carcerária total de 440.013 pessoas presas no País. Em 2003, eram registradas mais de 9 mil detentas.
Crescimento da população feminina e da violação dos direitos humanos das mulheres em situação de prisão. Essa foi uma das constatações em comum apresentadas por representantes governamentais e da sociedade civil de Brasil, Argentina e Paraguai durante o seminário “Mulheres em Situação de Prisão: Diagnósticos e desafios na implementação de políticas integradas no âmbito do Mercosul”, evento que se encerra hoje (28/10), em Brasília.
“Até na mais terrível situação que é a perda da liberdade, homens e mulheres são desiguais”, disse a ministra Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) ao inaugurar o seminário, ontem (27/10) à tarde. Para a ministra, a desigualdade se manifesta de muitas formas como “na negação dos direitos sexuais e reprodutivos e às visitas íntimas”.
Para Nilcéa Freire, um grande momento para visibilizar a situação das mulheres em situação de prisão no Brasil será a realização do Mutirão de Revisão Processual, que será lançado na próxima semana, em 3 de novembro, em São Paulo. “Esse vai ser um passo importante, vamos mostrar para a sociedade o abandono das famílias, da advocacia e o comprometimento da vida de mulheres que poderiam estar em outro regime”, acrescentou a ministra da SPM.
A ministra Ana Cabral, diretora do Departamento de Direitos Humanos e Temas Sociais do Ministério de Relações Exteriores, considerou que “a questão das mulheres em situação de prisão precisa ganhar mais visibilidade” para pressionar as autoridades a criarem políticas públicas e combaterem as causas que levam as mulheres ao mundo do crime.

Crescimento vertiginoso

“Em menos de 10 anos, a população carcerária feminina triplicou. Eram pouco mais de 9 mil detentas. Hoje são 27.762 mulheres em situação de prisão. Passou de menos de 3% para 6,03%”, apontou André Luiz de Almeida e Cunha, diretor de Políticas Penitenciárias, do Ministério da Justiça. Na abertura do seminário, Cunha informou que as mulheres chegam às prisões por causa de um fenômeno social. “Quase metade das mulheres está presa por causa do tráfico de drogas. Boa parte por conta do tráfico passivo”. Ao comentar essa realidade, Cunha enfatizou que a situação das mulheres é muito diferente da dos homens. “A mulher carcerária é muito mais fragilizada, ela é abandonada pelo homem logo nos primeiros dias ou meses de cárcere. Já os homens presos são acompanhados por suas companheiras até o último dia da pena”, afirmou Cunha. O diretor de Políticas Penitenciárias do Ministério da Justiça classificou “essa área” como muito “difícil para a gestão pública” e pontuou: “O Depen quer reverter esse quadro. Começamos pela transparência do diagnóstico”.

Retrato do sistema prisional brasileiro

Hoje, a população feminina em situação de prisão no Brasil é formada por 27.762 mulheres, o que corresponde a 6,3% da população carcerária total de 440.013 pessoas presas no País. O delito criminoso mais cometido pelas mulheres é o tráfico de drogas, causa de 43,75% das prisões. A maioria das mulheres está em regime fechado (47,37%), seguido pelo semi-aberto (35,40) e provisório (17,09%). Está na faixa de 18 a 24 anos (27,15) e de 25 a 29 anos (24,35). São elas pardas (44,07%), brancas (37,88%) e negras (16,41%).
Entre as estrangeiras, as bolivianas (22,7%) aparecem em primeiro lugar, sendo seguidas pelas sul-africanas (17,17%). Dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) também indicam que 2% das mulheres em situação de prisão no Brasil estão grávidas ou em período de lactação. A cobertura do sistema penitenciário no País possui 58 estabelecimentos prisionais femininos e 450 com espaços reservados para as mulheres.
fonte: Secretaria de Políticas para as Mulheres
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO (QUA, 29 DE OUTUBRO DE 2008 20H42MIN)

(Fórum de Promotoras Legais Populares do Distrito Federal. Sessão Justiça, 28/10/2008. Disponível em: http://www.forumplp.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=912:populacao-feminina-em- situacao-de-prisao-no-brasil-triplica-em-menos-de-10-anos&catid=137:dh2&Itemid=314)


A palavra cuja formação se dá pelo mesmo processo de “visibilizar” é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

711Q1083797 | Serviço Social, Serviço Social Na Educação, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Julgue o item que se segue, com relação ao Plano Nacional de Educação do Brasil.
Uma das metas da educação no Brasil é a universalização do ensino fundamental, inclusive no que diz respeito ao desenvolvimento de formas alternativas de ensino para abranger filhos de pessoas com atividade itinerante.
  1. ✂️
  2. ✂️

712Q1073569 | Direito Constitucional, Ordem Social, Serviço Social, INSS, FUNRIO

No tocante aos preceitos constitucionais pertinentes à saúde, é correto afirmar que:

I. as instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito privado ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

II. é vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

III. a lei disporá sobre as condições, os requisitos e a comercialização que facilitem a remoção de órgãos, tecidos e substâncias humanas para fins de transplante

IV. é vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

V. a lei estadual disporá sobre o regime jurídico e a regulamentação das atividades de agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

713Q1081289 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Serviço Social, SMS de São Paulo SP, IADES, 2023

De acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência, constitui-se direito fundamental da Pessoa com Deficiência о direito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

714Q1025998 | Serviço Social, Serviço Social Na Educação, Serviço Social, SEDF, Quadrix, 2022

O conjunto Conselho Federal de Serviço Social – Conselho Regional de Serviço Social (CFESS–CRESS), com o objetivo de contribuir para a formação, o direcionamento e a materialização do projeto ético-político do serviço social na política de educação, lançou o documento intituladoSubsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação. Considerando esse assunto, julgue o item.

O trabalho do assistente social na política de educação, na perspectiva do projeto ético-político, deve basear-se na concepção de uma educação emancipadora, que favoreça aos sujeitos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades como gênero humano.

  1. ✂️
  2. ✂️

715Q1038798 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Serviço Social, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

O Pacto de Aprimoramento do SUAS consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

716Q1074895 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Acerca do serviço social como profissão, julgue o item seguinte.

No trabalho do assistente social nos diferentes espaços sócio-ocupacionais em que ele se realiza, verifica-se uma situação de precarização, provocada por fatores tais como: precárias formas de contratação, insegurança do emprego, desvalorização dos salários e pressão pelo aumento da produtividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

717Q1081299 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Serviço Social, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

No que diz respeito à inclusão da pessoa com deficiência no trabalho, avalie se a colocação competitiva da pessoa com deficiência pode ocorrer por meio de trabalho com apoio, observadas as seguintes diretrizes:

I. prioridade no atendimento à pessoa com deficiência com maior dificuldade de inserção no campo de trabalho.
II. oferta de aconselhamento e de apoio aos empregadores, com vistas à definição de estratégias de inclusão e de superação de barreiras, inclusive atitudinais.
III. instituição de ações afirmativas por meio de cotas na seleção para emprego.

Está correto o que se apresenta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

718Q1086494 | Serviço Social, Saúde, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Julgue o item a seguir, em relação a políticas e programas sociais definidos para populações específicas.
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem reconhece os homens como sujeitos que necessitam de cuidados e a importância da facilitação do acesso aos serviços de saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️

719Q1086496 | Serviço Social, Saúde, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Julgue o item a seguir, em relação a políticas e programas sociais definidos para populações específicas.
A Política Nacional para a População em Situação de Rua tem por objetivo garantir o acesso a essa população às políticas públicas, estando entre elas os programas de transferência de renda.
  1. ✂️
  2. ✂️

720Q1086502 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Mário é pessoa com deficiência, tem 14 anos de idade e mora na cidade de São Paulo com seus pais e dois irmãos, José e Antônio, de 17 e 19 anos de idade, respectivamente. A renda mensal da família provém do emprego do pai e corresponde a um salário mínimo.
Considerando a situação hipotética apresentada e que Mário tem direito ao benefício de prestação continuada (BPC), julgue os item seguinte.
Caso Mário seja contratado por empresa na condição de aprendiz, haverá a suspensão do benefício, haja vista tratar-se de atividade remunerada concomitante.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.