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Questões de Concursos Serviço Social

Resolva questões de Serviço Social comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q1083788 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Acerca de questão social e direitos de cidadania, julgue o item a seguir.

A expressão questão social é estranha ao universo marxiano, no entanto, os processos sociais que ela traduz encontram-se no centro da análise de Marx sobre a sociedade capitalista.

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762Q1074879 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Serviço Social, INSS, CESPE CEBRASPE

No que se refere ao Estatuto da Pessoa com Deficiência, julgue o seguinte item.

A pessoa com deficiência tem o direito de receber cobranças de tributos de forma acessível, independentemente de solicitação.

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763Q1089991 | Serviço Social, Trabalho e Serviço Social, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à questão social e aos direitos de cidadania, julgue o item que se segue.

No que diz respeito à abordagem da questão social, o fenômeno conhecido como refilantropização está associado a iniciativas universais de atenção às necessidades básicas, desenvolvidas com o apoio de entidades sociais e estabelecedoras de direitos para os que por ela são beneficiados.

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764Q1081288 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Serviço Social, SMS de São Paulo SP, IADES, 2023

Em relação aos direitos fundamentais da pessoa com deficiência previstos no Estatuto da Pessoa com Deficiência, assinale a alternativa correta.
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765Q1038798 | Serviço Social, Assistência Social no Serviço Social, Serviço Social, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

O Pacto de Aprimoramento do SUAS consiste em:
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766Q1074902 | Serviço Social, Serviço Social e Equipe Multi e Interdisciplinar, Serviço Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Considerando que o parecer social no INSS tem como objetivo fornecer elementos para o reconhecimento de direitos, julgue o item subsequente.

No caso de a intervenção do assistente social ser feita em conjunto com outros profissionais, a avaliação da situação deve contemplar a opinião da equipe técnica emitida em um documento único assinado por um representante da equipe.

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767Q1074907 | Serviço Social, Previdência Social, Serviço Social, INSS, CESPE CEBRASPE

A respeito da trajetória histórica do serviço social e da legislação que dispõe sobre os planos de benefícios da previdência social, julgue o item que se segue.

Compete ao serviço social esclarecer aos beneficiários seus direitos sociais e os meios de exercê-los, assim como estabelecer conjuntamente com esses beneficiários o processo de solução dos problemas que emergirem de sua relação com a previdência social.

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768Q1074910 | Serviço Social, Profissão do Assistente Social, Serviço Social, INSS, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir à luz do Código de Ética Profissional e do projeto ético-político do serviço social.

A articulação com os movimentos de outras categorias profissionais constitui um dos princípios do Código de Ética do Assistente Social, devendo ultrapassar os limites do corporativismo.

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769Q1087970 | Serviço Social, Saúde, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE

De acordo com o Censo nos Estabelecimentos de Custódia e Tratamento Psiquiátrico 2011, pesquisa financiada pelo Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), há 3.989 homens e mulheres vivendo em regime de clausura para tratamento psiquiátrico compulsório, por determinações judiciais, nos hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico e em alas psiquiátricas de presídios em todo o Brasil. A partir dessas informações, julgue os itens subsequentes.

Entre as ações do Programa de Volta para Casa inclui-se o auxílio-reabilitação, recurso dado por seis meses a pessoas com transtornos mentais que passaram por internação psiquiátrica por período superior a cinco anos ininterruptos
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770Q1087971 | Serviço Social, Saúde, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE

De acordo com o Censo nos Estabelecimentos de Custódia e Tratamento Psiquiátrico 2011, pesquisa financiada pelo Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), há 3.989 homens e mulheres vivendo em regime de clausura para tratamento psiquiátrico compulsório, por determinações judiciais, nos hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico e em alas psiquiátricas de presídios em todo o Brasil. A partir dessas informações, julgue os itens subsequentes.

Os serviços residenciais terapêuticos, localizados essencialmente em áreas rurais, destinam-se exclusivamente aos moradores de rua com transtornos mentais severos egressos de hospitais de custódia
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771Q1087975 | Serviço Social, Instrumentos Técnicos Operativos do Serviço Social, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Acerca de estudo social, perícia social, laudo social e parecer social, julgue os itens a seguir.


No parecer social — um documento único, de caráter provisório, dependente de aprovação de instância superior —, é emitida a opinião conjunta sobre determinada situação do assistente social e dos demais profissionais que compõem a equipe multiprofissional.
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772Q1054708 | Serviço Social, Instrumentos Técnicos Operativos do Serviço Social, Serviço Social, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito da entrevista como instrumento técnico, julgue os
itens seguintes.
A entrevista devolutiva consiste em dar ciência ao entrevistado do que foi constatado no decorrer da interação socioprofissional. Contudo, esse tipo de entrevista não permite que, quando identificada uma dificuldade de cunho pessoal, seja sugerida a busca de profissionais que possam ajudar o entrevistado a lidar com suas questões.
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773Q1081589 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Legislação das Pessoas com Deficiência, Serviço Social, STM, CESPE CEBRASPE, 2018

À luz do Decreto n.º 3.298/1999, que institui a Política Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, julgue o subsequente.


Compõem o grupo de pessoas com deficiência aquelas que têm deficiência física, auditiva, visual, mental e(ou) múltipla.

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774Q1034998 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

O SUS possui pouco mais de 30 anos de existência, mas sua implantação ainda é considerada incompleta, principalmente no que tange à universalidade e à integralidade da atenção à saúde, à regionalização e à hierarquização dos serviços.
Assinale a opção que indica os três projetos para a saúde pública brasileira que marcaram esse período.
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775Q1088005 | Serviço Social, Saúde, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Conforme disposto na Lei n.º 8.080/1990, julgue os itens que se seguem, relativos à Política de Saúde no Brasil.


É um objetivo da vigilância sanitária a promoção de ações de prevenção de doenças e agravos, como tuberculose, hanseníase, diabetes, hipertensão e DST/AIDS, no ambiente dos presídios
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776Q1088006 | Serviço Social, Saúde, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Conforme disposto na Lei n.º 8.080/1990, julgue os itens que se seguem, relativos à Política de Saúde no Brasil.


São considerados fatores determinantes e condicionantes de saúde a alimentação, a moradia, a educação, o trabalho, mas não o lazer.
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777Q1086483 | Serviço Social, Pesquisa em Serviço Social, Serviço Social, DEPEN, CESPE CEBRASPE, 2021

Discutir atribuições privativas e competências profissionais de assistentes sociais é discutir a profissão. As atribuições privativas são aquelas exclusivas do serviço social; as competências são compartilhadas com outras profissões. Nesse sentido, são atribuições privativas do assistente social
realizar estudos socioeconômicos com os usuários para fins de benefícios e serviços sociais junto a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades.
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778Q1055028 | Português, Interpretação de Textos, Serviço Social, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Texto associado.

Aprimorar diálogo ajuda a prevenir tiroteios em escolas

Pesquisas sugerem que atiradores são deprimidos e suicidas. Iniciativas centradas no diálogo e na saúde mental de estudantes e professores podem ajudar a evitar tragédias, dizem especialistas.


Em 1999, poucos dias depois dos ataques ao Colégio Columbine, nos Estados Unidos, um incidente semelhante atingiu a pequena cidade de Taber, em Alberta, no Canadá. Um garoto de 14 anos invadiu o colégio W. R. Myers, disparando a esmo. Matou um estudante e feriu outros dois.

Especialista em estresse pós-traumático, o psicólogo Kevin Cameron foi chamado de imediato, para prestar atendimento às vítimas e sobreviventes. Desde então, ele e seus colegas tentam se antecipar a esse tipo de tragédia: “É possível prevenir tiroteios em colégio. E temos nos aprimorado nessa tarefa”, me disse ele durante o final de semana.

Cameron comanda hoje o Centro Norte-Americano para Avaliação de Riscos e Resposta a Traumas. Seu trabalho envolve ensinar educadores, policiais e pais a identificar jovens em risco para cometer atos de violência extrema, de modo a ajudá-los. Segundo ele, há ao menos duas coisas importantes a saber sobre esses adolescentes: a maioria sofre de problemas psicológicos graves, está deprimida e tem comportamento suicida. Não raro, têm histórico de convívio conflituoso com a família ou de abuso doméstico; e a maioria fala sobre seus planos, com amigos, pais ou professores, antes de executá-los: “A questão é que a maior parte das pessoas não leva a sério. Ninguém acha que aquele garoto seria capaz de praticar algo tão horrendo”, me disse Cameron. [...]

Segundo Cameron, o programa vem se mostrando bem-sucedido. Baseia-se em criar, nas escolas, ambiente propício ao diálogo e de proximidade com as famílias dos estudantes. A ideia é conhecer o contexto em que vivem, que problemas enfrentam, de modo a oferecer ajuda se necessário. Em 2013, o jornal The New York Times escreveu a respeito da iniciativa.

Na esteira do atentado à Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na última quarta-feira, a questão se tornou fundamental também para o Brasil. Incidentes dessa natureza não são tão comuns no país quanto nos EUA ou no Canadá. Mas pesquisadores defendem que mudar a dinâmica do convívio escolar, de modo a estimular o diálogo e oferecer suporte psicológico a alunos e estudantes, pode reduzir índices de violência: “As escolas mais violentas são aquelas onde há pior comunicação”, me disse a professora Kathie Njaine, pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz e especialista em violência em escolas.

Njaine me disse que observou isso em trabalhos desenvolvidos por orientandas suas em municípios da Baixada Fluminense: “Mesmo naquelas situações em que o entorno do colégio era violento, as escolas onde havia uma boa relação com os jovens e as famílias tinham menos conflitos”, afirmou.

Construir ambiente propício ao diálogo nem sempre é tarefa simples. Por vezes, esbarra em problemas relacionados à estrutura das escolas: com tantos alunos, nem sempre professores e funcionários conseguem prestar a devida atenção a todos. É um desafio, também, porque exige que, não raro, as escolas lidem com problemas surgidos fora de seus muros. Compreender os problemas dos jovens requer, por exemplo, estar atento ao contexto em que vivem. “É importante olhar para as relações com a família, para os projetos de vida desses adolescentes”, diz Njaine.

Se o projeto de Los Angeles serve de exemplo, esse esforço de comunicação traz resultados: “Quando tragédias como a de Suzano acontecem, muita gente passa a discutir segurança pública. Passa a falar sobre a necessidade de colocar policiais nas escolas. Isso não basta”, diz Njaine. “Isso não resolve se você não pensar na educação como um todo. É preciso criar, nas escolas, ambientes abertos ao diálogo”.

(Rafael Ciscati. Disponível em: https://epoca.globo.com/aprimorar-dialogo-ajuda-prevenir-tiroteios-em-escolas-23536751. 20/03/2019.Adaptado.)

De acordo com as informações e ideias apresentadas no texto, assinale a afirmativa correta.
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779Q1001281 | Serviço Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Ao tratar do Serviço Social, o CFESS (2010) afirma que ao mesmo tempo em que a década de 1990 é marcada pela hegemonia da tendência à intenção de ruptura, não por acaso, é quando o Serviço Social atinge sua maioridade intelectual; é também, nessa mesma década, que se identifica a ofensiva conservadora a esta tendência.
Assinale a opção que apresenta um dos questionamentos à tendência de intenção de ruptura.
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780Q1001296 | Serviço Social, Serviço Social, EBSERH, FGV, 2024

Sobre o sigilo profissional, nos termos previstos no Código de Ética Profissional vigente, assinale a afirmativa correta.
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