Início

Questões de Concursos Sociologia

Resolva questões de Sociologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q902334 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

De acordo com a abordagem de Karl Marx, as sociedades se formam na dinâmica do intercâmbio entre sociedade e natureza por meio do trabalho (Bottomore, 2001). Para o autor, o processo histórico que caracteriza os distintos tipos de sociedade está marcado, fundamentalmente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q943024 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os agrupamentos definidos pela sua situação comum frente aos meios de produção e pelas relações antagônicas e complementares que estabelecem entre si.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q943035 | Sociologia, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Na atualidade, existe um processo amplo de mudanças que está deslocando as estruturas e os processos centrais das sociedades e abalando os quadros de referência que davam aos indivíduos uma ancoragem estável no mundo social. As nações modernas são, todas, híbridos culturais.
Com base nos conhecimentos socioantropológicos sobre cultura e identidade na contemporaneidade, considere as afirmativas a seguir.
I. A permanente construção de identidades individuais e sociais decorre da dinamicidade das estruturas culturais de referência. II. As motivações pessoais são responsáveis pela permanência e integração dos sistemas coletivos de referências culturais. III. Os diferentes grupos sociais apresentam identidades culturais unificadas, completas e coerentes. IV. Os sistemas de identificação, significação e representação cultural são múltiplos, provisórios e transitórios.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q949456 | Sociologia, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

“O sujeito previamente vivido como tendo uma identidade unificada e estável está se tornando fragmentado, composto não de uma única, mas de várias identidades, algumas vezes contraditórias, ou não resolvidas.” HALL, Stuart. Identidades culturais na Pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1997, p.12-13. Sobre a identidade cultural na sociedade contemporânea é correto afirmar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q903167 | Sociologia, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

“Como deveríamos identificar as descontinuidades que separam as instituições sociais modernas das ordens sociais tradicionais?”
(GIDDENS, 1991. p. 12)

Levando em conta a pergunta feita pelo autor, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q949619 | Sociologia, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

A doutrina, desenvolvida a partir da década de 1970, que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e ainda assim num grau mínimo, recebe o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q902336 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os trechos de obras clássicas da Sociologia aos seus respectivos autores.


Coluna 1


1. Karl Marx.

2. Émile Durkheim.

3. Max Weber.


Coluna 2


( ) “Sociologia (no sentido aqui entendido dessa palavra empregada com tantos significados diversos) significa: uma ciência que pretende compreender interpretativamente a ação social e, assim, explicá-la causalmente em seu curso e em seus efeitos”.


( ) “Nossa regra não implica, portanto, nenhuma concepção metafísica, nenhuma especulação sobre o âmago dos seres. O que ela reclama é que o sociólogo se coloque no mesmo estado de espírito dos físicos, químicos, fisiologistas, quando se lançam numa região ainda inexplorada de seu domínio científico. [...] é preciso que ele se sinta diante de fatos cujas leis são tão insuspeitas quanto podiam ser as da vida, quando a biologia não estava constituída”.


( ) “Se começasse, portanto, pela população, elaboraria uma representação caótica do todo e, por meio de uma determinação mais estrita, chegaria analiticamente, cada vez mais, a conceitos mais simples. [...] Chegado a esse ponto, teria que voltar a fazer a viagem de modo inverso, até dar de novo com a população, mas dessa vez não como uma representação caótica de um todo, porém como uma rica totalidade de determinações e relações diversas”.


( ) “[...] sem alterar o sentido dessa expressão, pode-se chamar ‘instituição’ todas as crenças e todos os modos de conduta instituídos pela coletividade; a Sociologia pode então ser definida como a ciência das instituições, de sua gênese e de seu funcionamento”.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q902349 | Pedagogia, Paulo Freire, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Leia o texto a seguir: “Reconhecê-lo como experiência fundamental [...] demanda que se incorpore, no âmbito da educação profissional, o entendimento de diálogo de Freire (2002), que o considera como uma práxis crítica, pois representa o esforço para unificar num patamar mais amplo, dialeticamente: reflexão e ação. [...] Imersos em diferenciadas situações relacionadas a ele, professor e aluno experimentam, de forma singular, as relações dele em nossos tempos, o que demanda que ambos superem a condição de alienação e fragmentação em que se encontram. Tal superação, no que diz respeito às ações educativas escolares, só pode acontecer na tensionada relação dialógica entre o polo da experiência desse, à ‘espera’ de conceitualização, e o polo dos conceitos. [...] Entre prescrição e realização dele, há um sujeito que renormatiza, pouco ou muito, as normas que o regem. Nesse espaço, faz e produz saberes. [...] Tais reflexões contribuem para problematizar as estratégias pedagógicas em execução no campo da educação profissional [...]” (FISCHER, M. C. B; FRANZOI, N. L. Formação Humana e Educação Profissional: diálogos possíveis. Educação, Sociedade & Culturas, n. 29, 2009) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


As características apresentadas no trecho acima definem o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q903156 | Sociologia, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

Leia o texto a seguir:
“O autor que desenvolveu a distinção entre as várias dimensões da cidadania, T. A. Marshall, sugeriu também que ela, a cidadania, se desenvolveu na Inglaterra com muita lentidão. Primeiro vieram os direitos civis, no século XVIII. Depois, no século XIX, surgiram os direitos políticos. Finalmente, os direitos sociais foram conquistados no século XX. Segundo ele, não se trata de sequência apenas cronológica: ela é também lógica. Foi com base no exercício dos direitos civis, nas liberdades civis, que os ingleses reivindicaram o direito de votar, de participar do governo de seu país. A participação permitiu a eleição de operários e a criação do Partido Trabalhista, que foram os responsáveis pela introdução dos direitos sociais.”
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 19. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2015. p. 10 e 11.

Sobre o trajeto histórico da cidadania no Brasil, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q943021 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

A sociologia não é obra de um único filósofo ou cientista, mas o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência inauguradas pelas transformações ocorridas nos séculos XVII, XVIII e XIX. Enquanto conhecimento científico, voltado para a explicação da evolução da natureza humana e progresso da sociedade, a sociologia aparece com Auguste Comte, em um contexto histórico que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.

(Adaptado de: MARTINS, C. R. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982. p.10-16.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o surgimento da Sociologia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q1074210 | Filosofia, A Política, Sociologia, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Na obra Um toque dos clássicos: Marx, Durkheim e Weber, Tânia Quintaneiro, Maria Lígia de O. Barbosa e Márcia Gardênia M. de Oliveira afirmam que: “Partindo da concepção de um estado de natureza onde não existiriam desigualdades, e tampouco moralidade, o genebrino Jean-Jacques Rousseau (1712–1778), ao mesmo tempo que prolonga a tradição contratualista do Seiscentos, modifica o conteúdo e o sentido do chamado ‘pacto social’, o qual, ao fazer surgir o poder da lei, legitimou a desigualdade, a injusta distribuição da propriedade e da riqueza, e também a submissão, a violência, os roubos, a usurpação e todo tipo de abusos”.
Enfatizam as autoras que, para Rousseau, o estado civil é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q903157 | Sociologia, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

“Como avaliar os 21 anos de governo militar sob o ponto de vista da construção da cidadania?” (CARVALHO, 2015, p. 190). Marque a única alternativa que NÃO responde à questão apresentada pelo autor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

133Q907655 | Veterinária, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

No século XXI, movimentos sociais globais, ou transnacionais, tornaram-se possíveis graças aos adventos tecnológicos, que permite a mobilização em rede de forma simultânea. As agendas tornaram-se partilhadas, gravitando os temas locais em torno de grandes abordagens globais, como por exemplo, o movimento #metoo gravita em torno do movimento feminista. No contexto dos movimentos sociais globais organizados em rede pela comunicação virtual instantânea, alteram-se algumas dinâmicas tradicionalmente atreladas aos movimentos sociais, tal como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q903159 | Sociologia, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

Conforme as ideias debatidas por Randall Collins, na obra Quatro Tradições Sociológicas (2009), qual a opção que caracteriza a tradição racional-utilitarista?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q902347 | Sociologia, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Fraser (2006) propôs “[...] distinguir analiticamente duas maneiras muito genéricas de compreender a injustiça. A primeira delas é a injustiça econômica, que se radica na estrutura econômico-política da sociedade [...]. A segunda maneira de compreender a injustiça é cultural ou simbólica. Aqui a injustiça se radica nos padrões sociais de representação, interpretação e comunicação” (FRASER, N. Da redistribuição ao reconhecimento? Dilemas da justiça numa era “pós-socialista”. Cadernos de Campo, n. 14/15, 2006).


Considerando o referencial teórico de Fraser, assinale alternativa que melhor sintetiza sua perspectiva.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q1070055 | Filosofia, A Política, Sociologia, UFF, COSEAC, 2022

Sobre a análise de Marx acerca do Modo de Produção Capitalista é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q902341 | Pedagogia, Educação, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

De acordo com a abordagem de Bernard Lahire, na obra “Sucesso escolar nos meios populares” (1997), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:


I. A despeito da ausência de capital cultural ou de uma ação voluntária de transmissão de um capital cultural existente, os conhecimentos escolares podem ser apropriados pelas crianças, e tal processo pode ser sociologicamente analisado.


PORQUE


II. Há casos específicos passíveis de compreensão pela Sociologia sem dispersar as razões ou disseminar as causas ao infinito.


A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q1070054 | Filosofia, O que É a Filosofia, Sociologia, UFF, COSEAC, 2022

Todas as afirmativas abaixo sobre o conhecimento CIENTÍFICO estão incorretas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.