Questões de Concursos Sociologia

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21Q907641 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Na perspectiva funcionalista durkheiminiana, a análise das sociedades industriais capitalistas aponta um processo de desintegração das normas sociais, que afetaria a estabilidade social, gerando a sensação de despropósito entre os indivíduos. Este processo é denominado como
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22Q907642 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

. Acesso em: jun. 2024. De acordo com o trecho, Marilyn Monroe, mesmo após a morte, continua exercendo fascínio sobre as pessoas. Na análise weberiana, qual tipo de vínculo pode descrever a fascinação popular por Monroe? "> Analise o trecho a seguir.

Como não se sentir intrigado por suas confissões íntimas, como não tentar decifrar sua caligrafia, ou olhar a evolução de sua pose nas dezenas de fotos que guardava de si mesma. [...]A posição de Marilyn Monroe como ícone global é indiscutível. “Se você perguntar a um menino de nove anos em Santiago, Barcelona ou em Nova York ele vai saber quem é”, afirma Nolan.

SANDOVAL, P. X. O fascínio inesgotável por Marilyn Monroe. El País. 16 de Novembro de 2014. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2014/11/14/estilo/1415991278_703028.html>. Acesso em: jun. 2024.


De acordo com o trecho, Marilyn Monroe, mesmo após a morte, continua exercendo fascínio sobre as pessoas. Na análise weberiana, qual tipo de vínculo pode descrever a fascinação popular por Monroe?
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23Q907643 | Sociologia, Teorias clássicas do Estado, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

No desenrolar da chamada Terceira Revolução Industrial, que insere a comunicação instantânea via internet no cotidiano das pessoas, interações sociais, política, economia, são esferas que passam a ser dominadas pela lógica instrumental e pela superficialização das relações. Interpretado por pensadores contemporâneos como Zygmund Bauman, como liquidez nas interações, o contexto de fragilização dos laços e perda de sentido das dinâmicas sociais foi descrito também por teóricos do pensamento clássico da Sociologia. De acordo com a teoria weberiana, a perda de significado e a racionalização das interações é descrita como
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24Q907644 | Sociologia, Desigualdades de raça, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Francisco Weffort é um dos expoentes do pensamento social brasileiro, cuja obra se orienta à interpretação da participação popular e da democracia nas configurações específicas do Estado no Brasil. De acordo com seu pensamento, as relações de poder estabelecidas neste Estado manifestam-se tanto na esfera pública quanto na privada, retomando e reinterpretando o conceito de
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25Q907645 | Sociologia, Revolução e transformação social, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

A obra "A Integração do Negro na Sociedade de Classes", de Florestan Fernandes, publicada em 1965, se torna um marco sociológico brasileiro ao apontar tensões e romper com a ideia de democracia racial. Nesta obra, a análise sociológica das relações históricas e de poder na formação da sociedade brasileira e que vincula as questões de raça à análise das relações de classe, considera
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26Q907646 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Texto 1


Eu gostaria de sugerir um modelo “narrativo” de subjetividade e constituição da identidade em lugar do modelo da “performatividade”. Meu ponto é que o modelo narrativo tem a virtude de explicar aquele “excedente de significado, criatividade e espontaneidade” que se diz acompanhar a iteração no modelo de performatividade, mas cujos mecanismos não podem ser efetivamente explicados pela performatividade.


BENHABIB, Seyla; SILVEIRA, Ana Claudia Lopes. Diferença sexual e
identidades coletivas: a nova constelação global. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, v. 22, n. 4, p. 151, 2017.
De acordo com Caio Prado Jr, a formação do Brasil contemporâneo se dá alicerçada em elementos como o latifúndio, a exploração do trabalho escravo, e a dependência dos países centrais para escoamento da produção de produtos primários e importação de manufaturados. Nesta análise, esses elementos tão característicos da formação do Brasil remontam ao contexto
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27Q907647 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Texto 1


Eu gostaria de sugerir um modelo “narrativo” de subjetividade e constituição da identidade em lugar do modelo da “performatividade”. Meu ponto é que o modelo narrativo tem a virtude de explicar aquele “excedente de significado, criatividade e espontaneidade” que se diz acompanhar a iteração no modelo de performatividade, mas cujos mecanismos não podem ser efetivamente explicados pela performatividade.


BENHABIB, Seyla; SILVEIRA, Ana Claudia Lopes. Diferença sexual e
identidades coletivas: a nova constelação global. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, v. 22, n. 4, p. 151, 2017.
No trecho acima, observa-se a crítica ao modelo baseado na performatividade, de Judith Butler, na definição das identidades. Essa crítica tem como contraponto o modelo narrativo que
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28Q907648 | Sociologia, Etnocentrismo e diversidade cultural, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

O modelo narrativo de definição das identidades reconhece os sujeitos como seres ativos do processo de construção das identidades, no qual pode haver influência de múltiplas culturas, porque há a
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29Q907649 | Sociologia, Etnocentrismo e diversidade cultural, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Nem o imperialismo, nem o colonialismo é um simples ato de acumulação e aquisição. Ambos são sustentados e talvez impelidos por potentes formações ideológicas que incluem a noção de que certos territórios e povos precisam e imploram pela dominação, bem como formas de conhecimento filiadas à dominação: o vocabulário da cultura imperial oitocentista clássica está repleto de palavras e conceitos como “raças servis” ou “inferiores”, “povos subordinados”, “dependência”, “expansão” e “autoridade”.

SAID, Edward. Cultura e Imperialismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1998, p. 40.


O trecho acima destaca o papel das ideologias na legitimação do imperialismo do colonialismo. Considerando a leitura pós-colonialista presente no trecho acima, tais ideologias replicam:
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30Q907650 | Sociologia, Etnocentrismo e diversidade cultural, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Analise o trecho a seguir.

Em qualquer sociedade e/ou cultura, é possível distinguir áreas ou domínios com um certo grau de especificidade. É importante, no entanto, para o antropólogo verificar como os próprios nativos, indivíduos do universo investigado, percebem e definem tais domínios para não cairmos na armadilha muito comum de impormos nossas classificações a culturas cujos critérios e crenças possam ser inteiramente diferentes dos nossos ou que possam parecer semelhantes em certos contextos para diferirem radicalmente em outros. Isso não significa, obviamente, que o pesquisador só possa analisar uma sociedade a partir do próprio sistema classificatório nativo.

VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Zahar, 1987, p. 16-17.


Quanto ao sistema classificatório nativo, para compreendêlo, é necessário que se desenvolva
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31Q907651 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Considerando o texto anterior, a imposição de classificações e critérios da cultura do pesquisador na análise de outra sociedade ou cultura revela uma prática
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32Q907652 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Analise o trecho a seguir.

"As condições sociais em que vivem as crianças são o principal fator de diversidade dentro do grupo geracional. As crianças são indivíduos com a sua especificidade biopsicológica: ao longo da sua infância percorrem diversos subgrupos etários e varia a sua capacidade de locomoção, de expressão, de autonomia de movimento e de ação etc. Mas as crianças são também seres sociais e, como tais, distribuem-se pelos diversos modos de estratificação social: a classe social, a etnia a que pertencem, a raça, o gênero, a região do globo onde vivem. Os diferentes espaços estruturais diferenciam profundamente as crianças."

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade, v. 26, p. 361-378, 2005, p. 370.


Considerando o trecho acima, a alteridade observada numa criança pode ser reconhecida em um
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33Q907653 | Sociologia, Sociedade civil, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Analise o trecho a seguir.

"Extinction" significa extinção e, "rebellion", rebelião. Membros do grupo, que se identificam como "rebels" (rebeldes) dizem querer promover uma rebelião contra a extinção das espécies, inclusive a humana, algo que, afirmam, vai acontecer se nada for feito agora por nossos representantes políticos para impedir a mudança climática.

GRAGNANI, Julia. Extinction Rebellion, o movimento que quer parar Londres em mega protesto ambiental e já está presente no Brasil. Publicado em 7 de outubro de 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional49717270>. Acesso em: jun. 2024.


O XR, Extinction Rebellion, é um grupo de ativistas de ações pacíficas, sem afiliação político-partidária, descentralizado e global. Grupos como o XR enquadram-se na definição dos Novíssimos Movimentos Sociais, porque
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34Q907654 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Entre as características dos movimentos sociais contemporâneos, especialmente aqueles cujo apelo é por alterações de comportamento, destaca-se
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35Q907655 | Veterinária, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

No século XXI, movimentos sociais globais, ou transnacionais, tornaram-se possíveis graças aos adventos tecnológicos, que permite a mobilização em rede de forma simultânea. As agendas tornaram-se partilhadas, gravitando os temas locais em torno de grandes abordagens globais, como por exemplo, o movimento #metoo gravita em torno do movimento feminista. No contexto dos movimentos sociais globais organizados em rede pela comunicação virtual instantânea, alteram-se algumas dinâmicas tradicionalmente atreladas aos movimentos sociais, tal como
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36Q902330 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Leia o trecho a seguir, de Connell: “Abra qualquer compêndio introdutório de Sociologia e provavelmente você vai achar [...] uma discussão sobre os pais fundadores focada em Marx, Durkheim e Weber. O primeiro capítulo também pode citar Comte, Spencer, Tönnies e Simmel, e talvez alguns poucos outros. Na visão normalmente apresentada a estudantes, esses homens criaram a Sociologia em resposta a mudanças dramáticas na sociedade europeia: a Revolução Industrial, o conflito de classes, a secularização, a alienação e o Estado Moderno. [...] A principal dificuldade com esta visão é que ela não se enquadra com a evidência mais relevante – o que os sociólogos do período estão escrevendo. Os compêndios mais gerais de Sociologia, até a Primeira Guerra Mundial, não se esmeravam na análise da modernização da sociedade na qual os autores viveram. [...] temos fortes razões para duvidar do retrato convencional da criação da Sociologia. Isso não apenas para questionar a influência de certos indivíduos. Nós precisamos examinar a história da Sociologia como um produto coletivo – as preocupações compartilhadas, suposições e práticas que construíram a disciplina em vários períodos e o formato dado que a história, pelas forças sociais transformadoras, construiu a nova ciência” (CONNELL, R. O Império e a criação de uma ciência social. Contemporânea, v. 2, n. 2, 2012) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


De acordo com a abordagem do trecho, analise as assertivas a seguir:


I. A autora indica ser importante explorar descrições diferentes do retrato convencional da construção da Sociologia.


II. Connell analisa criticamente a formação do cânone clássico da Sociologia e a primazia de seus objetos de estudo à época.


III. A socióloga critica a ausência de Comte, Spencer, Tönnies e Simmel entre os listados como pais fundadores da Sociologia em algumas obras.


Quais estão corretas?

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37Q902331 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Em relação a Émile Durkheim e seu arcabouço teórico, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Define “fato social” como objeto de estudo distintivo da Sociologia em relação a outras ciências.


II. Fatos sociais são reconhecíveis por serem capazes de exercer sobre as consciências particulares uma influência coercitiva.


III. Chamou de “espírito de adesão ao grupo” a disposição individual em aderir a uma sociedade.

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38Q902332 | Sociologia, Cultura de massa e indústria cultural, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Adorno e Horkheimer (1985) argumentam sobre a regressão moderna do esclarecimento à ideologia, que encontra nos meios de comunicação de massa a sua expressão mais influente. Para eles, a padronização de dispositivos culturais repercute na reprodução de valores hegemônicos na ordem social vigente. Nesse sentido, qual é o conceito mobilizado pelos autores para essa tese?
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39Q902333 | Sociologia, Sociologia como ciência, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

De acordo com Daflon e Sorj, “Qualquer pessoa familiarizada com os manuais e os cursos acadêmicos de sociologia clássica é capaz de recitar de cor os pensadores canônicos. Os mesmos autores são apontados como os pais fundadores das ciências sociais quase sem variações. Apesar das inúmeras diferenças que os separam, os autores que compõem esse cânone possuem uma característica comum: todos são homens. Em defesa dessa escolha, costuma-se dizer que a subordinação e a opressão das mulheres ao longo do período crítico para o desenvolvimento das ciências sociais foram tão profundas que isso impediu que elas se apoderassem dos meios necessários para produzir e difundir pensamento. [...] a despeito de imensas dificuldades, houve efetivamente uma produção intelectual significativa e impactante feita por mulheres no século XIX. Muitas delas se esgueiraram pela margem de sociedades patriarcais para escrever e se fazer ler; foram ‘marginais’ ou mesmo ‘malditas’ em seu tempo. Outras foram intelectuais influentes, amplamente lidas, difundidas e atuantes dentro dos mesmos círculos frequentados pelos autores tradicionais” (DAFLON, V. T.; SORJ, B. Clássicas do pensamento social: mulheres e feminismos no século XIX. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2021).


Em relação à perspectiva apresentada no trecho acima, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) As autoras buscam recuperar elos e genealogias do pensamento de mulheres invisibilizadas no campo da Sociologia.


( ) O argumento principal é de que acadêmicos de Sociologia não saberiam recitar de cor os pensadores canônicos, caso se tratassem de mulheres.


( ) O texto sugere que as intelectuais do período foram marginalizadas por não abordarem temas de interesse social à época.


( ) Questiona-se que a ausência de mulheres no cânone sociológico se explique exclusivamente pela subordinação feminina socialmente mais profunda no período de surgimento da disciplina.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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40Q902334 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

De acordo com a abordagem de Karl Marx, as sociedades se formam na dinâmica do intercâmbio entre sociedade e natureza por meio do trabalho (Bottomore, 2001). Para o autor, o processo histórico que caracteriza os distintos tipos de sociedade está marcado, fundamentalmente:
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