Início

Questões de Concursos Sociologia

Resolva questões de Sociologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q903170 | Sociologia, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

“Pelo fato de moldarem a investigação crítica da interseccionalidade, esses três pontos focais (adição, articulação e interdependência) mapeiam os modos como se usa a relacionalidade na interseccionalidade.”
(COLLINS, 2022. p. 360)

Com base nas ideias da autora, qual das alternativas abaixo representaCORRETAMENTE o modo de pensamento da Relacionalidade Mediante Adição?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q949620 | Sociologia, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Embora a força física seja condição necessária e exclusiva do Estado para o funcionamento da ordem na sociedade, não é condição suficiente para a manutenção do poder. Ele precisa ter legitimidade. Assinale a alternativa incorreta quanto aos princípios de legitimidade do poder.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q902351 | Sociologia, A Divisão Social do Trabalho, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

O trabalho autônomo é uma categoria que se diferencia do trabalho subordinado existente no emprego típico. Entretanto, a expansão do autoempreendedorismo no Brasil, nas últimas décadas, tem expressado linhas tênues na definição de uma autonomia genuína ou um assalariamento disfarçado. Como a literatura recente tem nomeado esse tipo de contratualização das relações de trabalho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q949461 | Sociologia, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Acerca da noção de cultura nas Ciências Sociais, é correto afirmar que,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q907648 | Sociologia, Etnocentrismo e diversidade cultural, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

O modelo narrativo de definição das identidades reconhece os sujeitos como seres ativos do processo de construção das identidades, no qual pode haver influência de múltiplas culturas, porque há a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q902342 | Sociologia, Noção antropológica de cultura, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Roque de Barros Laraia (2001) produziu uma obra de referência que buscou introduzir o leitor nos conceitos antropológicos de cultura. Em relação à perspectiva apresentada pelo autor, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O chamado determinismo geográfico é criticado pelo autor, pois está baseado na ideia de que as diferenças climáticas ou de ambiente físico determinam a diversidade cultural.


( ) Para Laraia, os limites do aparato biológico humano são determinantes para a compreensão das diferenças culturais entre os povos.


( ) As culturas têm lógicas próprias que somente são compreensíveis em seus códigos simbólicos específicos.


( ) A compreensão da dinâmica cultural favorece uma melhor convivência entre gerações e pode reduzir comportamentos discriminatórios.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q902344 | Sociologia, Sociologia como ciência, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Segundo Michael Löwy (2000), existem nas Ciências Sociais poucos conceitos tão enigmáticos e polissêmicos como este. Desde o seu surgimento, é objeto de ambiguidades, paradoxos, arbitrariedades e contrassensos. De modo genérico e sintético, já foi definido tanto como expressão de falsa consciência, correspondendo a interesses determinados, quanto como um conjunto de valores morais ou concepções de mundo. A qual conceito o autor se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q949455 | Sociologia, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

O desemprego provocado pelo surgimento de novos processos produtivos e tecnologias é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q903162 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

No livro Casa Grande & Senzala (2004), Gilberto Freyre, inspirado nos escritos de PittRivers, apresenta as influências deletérias decorrentes do sistema civilizador dos jesuítas, que mediou boa parte das relações entre portugueses e indígenas no Brasil. Sobre isso, qual das opções abaixo está CORRETA:

I. A concentração dos indígenas em grandes aldeias.
II. Segregação nas plantações.
III. Aumento da mortalidade infantil de indígenas devido às novas condições de vida.
IV. Aplicação de legislação penal europeia a supostos crimes de fornicação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q907628 | Sociologia, Cultura e sociedade, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

As identidades étnico-raciais e culturais que se formaram ao longo da história do Brasil, sofreram a influência de diversos grupos étnicos existentes na constituição da sociedade brasileira. As identidades étnico-raciais no Brasil
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q949621 | Química, Transformações Químicas, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

São caracteristicas dos regimes autoritários, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q907639 | Sociologia, Globalização, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

O processo de reestruturação produtiva possui várias faces. Uma dessas faces é o seu vínculo com o neoliberalismo. A origem destes dois fenômenos é simultânea. É nesse contexto que ocorre a precarização no processo de trabalho. Essa precarização ocorre através da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q907647 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Texto associado.
Texto 1


Eu gostaria de sugerir um modelo “narrativo” de subjetividade e constituição da identidade em lugar do modelo da “performatividade”. Meu ponto é que o modelo narrativo tem a virtude de explicar aquele “excedente de significado, criatividade e espontaneidade” que se diz acompanhar a iteração no modelo de performatividade, mas cujos mecanismos não podem ser efetivamente explicados pela performatividade.


BENHABIB, Seyla; SILVEIRA, Ana Claudia Lopes. Diferença sexual e
identidades coletivas: a nova constelação global. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, v. 22, n. 4, p. 151, 2017.
No trecho acima, observa-se a crítica ao modelo baseado na performatividade, de Judith Butler, na definição das identidades. Essa crítica tem como contraponto o modelo narrativo que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q902332 | Sociologia, Cultura de massa e indústria cultural, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Adorno e Horkheimer (1985) argumentam sobre a regressão moderna do esclarecimento à ideologia, que encontra nos meios de comunicação de massa a sua expressão mais influente. Para eles, a padronização de dispositivos culturais repercute na reprodução de valores hegemônicos na ordem social vigente. Nesse sentido, qual é o conceito mobilizado pelos autores para essa tese?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q907632 | Sociologia, Formas de estratificação social, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Uma das teses sociológicas sobre estratificação social afirma que um dos indicadores da posição de classe social são as valorizações verbais e que a linguagem está fortemente carregada de expressões valorativas. Essas expressões valorativas se manifestam em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q902354 | Sociologia, A Divisão Social do Trabalho, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Segundo Namorado (2009), “É importante não esquecer que a irradiação moderna do _______________, desencadeada no início do século XIX e que o tornou num fenômeno universal, sempre se processou como resistência à hegemonia do capitalismo, mesmo quando ele veio incorporar respostas compensatórias às sequelas mais gritantes das pulsões mais predatórias do capitalismo. Uma resistência que, não apagando a sua subalternidade perante a lógica dominante, não permitiu que se diluísse nela sem retorno e alimentou, de algum modo, também a sua alternatividade perante o capitalismo” (Namorado, R., 2009) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q902356 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as definições conceituais sintéticas de Estado aos seus respectivos autores.


Coluna 1


1. Émile Durkheim.

2. Karl Marx.

3. Max Weber.

4. Pierre Bourdieu.


Coluna 2


( ) Espaço de relações de força e de sentido, do monopólio da violência simbólica, produtor de princípios de classificação suscetíveis de serem aplicados ao mundo social.


( ) Instituição que pertence à dimensão da superestrutura social, tendo como finalidade primordial a defesa da propriedade privada e a reprodução da dominação de classe social.


( ) Comunidade humana que reivindica o monopólio legítimo do uso da violência física dentro de determinado território.


( ) Conjunto de corpos sociais que têm por qualidade falar e agir em nome da sociedade, órgão de reflexão e justiça que organiza a vida moral de um país.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q907629 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

A sociedade brasileira enfrenta diversos problemas raciais, incluindo o racismo e as várias formas de discriminação presentes no país e suas consequências para a população negra. Uma explicação para a manutenção do racismo após a abolição da escravidão é a de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

79Q907638 | Sociologia, Globalização, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

A partir do início dos anos 1980, começou a ocorrer um conjunto de transformações nas relações de trabalho, gerando o que ficou conhecido como “reestruturação produtiva” e instauração do toyotismo. O toyotismo se caracteriza por ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q907642 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

. Acesso em: jun. 2024. De acordo com o trecho, Marilyn Monroe, mesmo após a morte, continua exercendo fascínio sobre as pessoas. Na análise weberiana, qual tipo de vínculo pode descrever a fascinação popular por Monroe? "> Analise o trecho a seguir.

Como não se sentir intrigado por suas confissões íntimas, como não tentar decifrar sua caligrafia, ou olhar a evolução de sua pose nas dezenas de fotos que guardava de si mesma. [...]A posição de Marilyn Monroe como ícone global é indiscutível. “Se você perguntar a um menino de nove anos em Santiago, Barcelona ou em Nova York ele vai saber quem é”, afirma Nolan.

SANDOVAL, P. X. O fascínio inesgotável por Marilyn Monroe. El País. 16 de Novembro de 2014. Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2014/11/14/estilo/1415991278_703028.html>. Acesso em: jun. 2024.


De acordo com o trecho, Marilyn Monroe, mesmo após a morte, continua exercendo fascínio sobre as pessoas. Na análise weberiana, qual tipo de vínculo pode descrever a fascinação popular por Monroe?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.