Início

Questões de Concursos Sociologia

Resolva questões de Sociologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q907650 | Sociologia, Etnocentrismo e diversidade cultural, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Analise o trecho a seguir.

Em qualquer sociedade e/ou cultura, é possível distinguir áreas ou domínios com um certo grau de especificidade. É importante, no entanto, para o antropólogo verificar como os próprios nativos, indivíduos do universo investigado, percebem e definem tais domínios para não cairmos na armadilha muito comum de impormos nossas classificações a culturas cujos critérios e crenças possam ser inteiramente diferentes dos nossos ou que possam parecer semelhantes em certos contextos para diferirem radicalmente em outros. Isso não significa, obviamente, que o pesquisador só possa analisar uma sociedade a partir do próprio sistema classificatório nativo.

VELHO, Gilberto. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. Zahar, 1987, p. 16-17.


Quanto ao sistema classificatório nativo, para compreendêlo, é necessário que se desenvolva
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q907652 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Analise o trecho a seguir.

"As condições sociais em que vivem as crianças são o principal fator de diversidade dentro do grupo geracional. As crianças são indivíduos com a sua especificidade biopsicológica: ao longo da sua infância percorrem diversos subgrupos etários e varia a sua capacidade de locomoção, de expressão, de autonomia de movimento e de ação etc. Mas as crianças são também seres sociais e, como tais, distribuem-se pelos diversos modos de estratificação social: a classe social, a etnia a que pertencem, a raça, o gênero, a região do globo onde vivem. Os diferentes espaços estruturais diferenciam profundamente as crianças."

SARMENTO, Manuel Jacinto. Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação & Sociedade, v. 26, p. 361-378, 2005, p. 370.


Considerando o trecho acima, a alteridade observada numa criança pode ser reconhecida em um
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

83Q679422 | Sociologia, Revolução e transformação social, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A Revolução Industrial gerou profundas transformações na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal mudança foi a introdução do trabalho assalariado e o uso de máquinas em substituição ao trabalho artesanal. No século XIX, surgiu a Sociologia como ciência.
A relação a entre o surgimento da Sociologia e a Revolução Industrial está corretamente indicada em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q907651 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Considerando o texto anterior, a imposição de classificações e critérios da cultura do pesquisador na análise de outra sociedade ou cultura revela uma prática
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q907653 | Sociologia, Sociedade civil, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

Analise o trecho a seguir.

"Extinction" significa extinção e, "rebellion", rebelião. Membros do grupo, que se identificam como "rebels" (rebeldes) dizem querer promover uma rebelião contra a extinção das espécies, inclusive a humana, algo que, afirmam, vai acontecer se nada for feito agora por nossos representantes políticos para impedir a mudança climática.

GRAGNANI, Julia. Extinction Rebellion, o movimento que quer parar Londres em mega protesto ambiental e já está presente no Brasil. Publicado em 7 de outubro de 2019. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional49717270>. Acesso em: jun. 2024.


O XR, Extinction Rebellion, é um grupo de ativistas de ações pacíficas, sem afiliação político-partidária, descentralizado e global. Grupos como o XR enquadram-se na definição dos Novíssimos Movimentos Sociais, porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q902348 | Sociologia, Desigualdades de raça, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Conforme Kergoat, “[...] essa forma é historicamente adaptada a cada sociedade. Tem por características a destinação prioritária dos homens à esfera produtiva e das mulheres à esfera reprodutiva e, simultaneamente, a ocupação pelos homens das funções de forte valor social agregado (políticas, religiosas, militares etc.)” (KERGOAT, D. Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In: HIRATA, H. et al. (orgs.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Unesp, 2009).


O trecho faz referência a qual conceito sociológico?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q903163 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, IFES, IF ES, 2024

Considerando as ideias contidas na obra Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber (2002), assinale a alternativa CORRETA sobre o pensamento de Claude Henri de Rouvroy, conde de Saint-Simon:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q949607 | Sociologia, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Corrente de pensamento criada por Auguste Comte, filósofo francês, considerado um dos fundadores da Sociologia. Essa corrente defende o princípio de que a ciência é o caminho para o progresso da humanidade. Defende a aplicação dos métodos científicos na análise dos fenômenos sociais. Exerceu significativa influência no Brasil, que expressa em sua bandeira republicana o lema dessa corrente, “ordem e progresso”. A qual corrente sociológica o fragmento de texto se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q949613 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Considere as afirmativas abaixo sobre a noção de cultura.
I) A inevitabilidade do choque cultural é um fato, pois as culturas naturalmente possuem bases e estruturas diferentes, dando significação à vida de formas distintas. Prova disso estaria no papel social assumido pelas mulheres, que certamente não possuem os mesmos direitos enquanto pessoa humana em sociedades ocidentais e orientais. II) Tomar conhecimento do outro sem aceitar sua lógica de pensamento e de seus hábitos acaba por gerar uma visão etnocêntrica e preconceituosa, o que pode até mesmo se desdobrar em conflitos diretos. O etnocentrismo está, certamente, entre as principais causas da intolerância internacional e da xenofobia (preconceito contra estrangeiros ou pessoas oriundas de outras origens). III) Se a cultura no que tange aos valores e visões de mundo é fundamental para nossa constituição enquanto indivíduos (servindo-nos como parâmetro para nosso comportamento moral, por exemplo), limitar-se a ela, desconhecendo ou depreciando as demais culturas de povos ou grupos dos quais não fazemos parte, pode nos levar a uma visão estreita das dimensões da vida humana.
Está correto o contido em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q949618 | Sociologia, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Sobre o contexto histórico e social do movimento protestante, considere as afirmativas abaixo.
I) Muita convulsão política, social e religiosa havia no final da Idade Média, revoltas dos camponeses, guerras, epidemias, o declínio do Feudalismo e da liderança dos Papas e da Igreja. A população se ressentia dos abusos da Igreja e da sua falta de propósitos e corrupção. II) Muita violência, baixa expectativa de vida, contrastes e desigualdades sociais e econômicas às vésperas da Reforma, havia até mesmo certa revolta com a chamada “matemática da salvação” ou “religiosidade contábil” que tratava pecados como débitos e as boas obras como créditos e a venda de “indulgências” para perdão das penas temporais do pecado. III) Nos séculos XIV e XV, alguns movimentos esporádicos de protestos surgiram contra os ensinos e práticas da Igreja medieval e alguns líderes foram chamados de pré-reformadores: João Wycliff (1325-1384), João Huss (1372-1415) e Jerônimo Savonarola (1452-1498), por combaterem irregularidades e imoralidades do Clero, condenar superstições, peregrinações, veneração de santos, celibato e as pretensões papais.
Está correto o contido em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q943032 | Sociologia, Movimentos sociais no Brasil, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
A Sociologia, a partir da década de 1980, foi dominada pela temática dos novos sujeitos sociais e dos novos movimentos sociais (NMSs). Mesmo aqueles que não partilham da posição de que o objeto da Sociologia é o estudo dos movimentos sociais, reconhecem que essa temática, apesar de sua diversidade, nas últimas décadas emerge com uma força sem precedentes, a exemplo dos movimentos ecológicos e ambientais, feministas, pacifistas, antirracistas, de juventudes, de ocupações de terrenos nas cidades e de terras no meio rural, entre outros.
(Adaptado de: SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995. p.252-253.)
Com base no texto e nos conhecimentos sociológicos sobre os novos movimentos sociais (NMSs), considere as afirmativas a seguir.
I. As lutas dos NMSs extravasam as opressões das relações de produção e defendem um novo paradigma social, com base nos direitos e na identidade dos grupos sociais e das vítimas. II. No Brasil, os NMSs seguem os padrões das lutas dos sindicatos tradicionais, com a manutenção do protagonismo das classes sociais, a exemplo dos países capitalistas centrais. III. Os NMSs, ao definirem como marco de suas lutas o Estado, conseguem manter proximidade com a sociedade civil e responder às suas demandas concretas. IV. Os NMSs representam uma crítica tanto à regulação social capitalista e excessiva da modernidade, quanto à emancipação social socialista como definida pelo marxismo.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q943033 | Sociologia, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Singer (2002) afirma que, para alcançarmos uma sociedade mais justa, “seria preciso que a economia fosse solidária em vez de competitiva”.
(SINGER, P. Introdução à Economia Solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.)
Com base nos fundamentos da Economia Solidária, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A solidariedade na economia se realiza quando ela é organizada igualitariamente pelos que se associam para produzir, comerciar, consumir ou poupar. ( ) Na economia solidária, há competição entre os sócios, pois, se a sociedade econômica progredir e acumular capital, os ganhos e a repartição dos lucros serão desiguais. ( ) A economia solidária é um modo de produção cujos princípios básicos são a propriedade coletiva ou associada do capital e o direito à liberdade individual. ( ) O êxito da economia solidária, ou da associação em torno da propriedade coletiva, depende do pagamento de salários independentemente da receita obtida pelo empreendimento. ( ) A reprodução da economia solidária requer uma renda básica igual, entregue aos cidadãos pelo Estado, arrecadada por meio de imposto de renda progressivo.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q902345 | Sociologia, Cultura de massa e indústria cultural, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Conforme destacou Manuel Castells (2016), há mais de duas décadas, a comunicação mediada pela internet é ainda um fenômeno recente para que a pesquisa social tenha logrado conclusões sólidas sobre seu sentido social. Entretanto, considerando que a cultura é mediada e determinada pela comunicação, os seus conteúdos são transformados profundamente por esse novo sistema tecnológico. Como o autor conceituou essa nova cultura que teria emergido com o advento da internet e suas redes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q902353 | Sociologia, Socialização primária família, Sociologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

“[...] tradução em atos do princípio de solidariedade que se expressa pela referência a um bem comum, valorizando pertenças herdadas, no caso da solidariedade tradicional, ou pertenças construídas, no caso da solidariedade moderna filantrópica ou democrática. [...] é impulsionada pelo sentimento de que a defesa de um bem comum supõe a ação coletiva. Em sentido genérico, incluindo tanto as formas jurídicas [...], como as cooperativas e mutualistas, pode ser abordada sociologicamente como um espaço que opera a passagem, graças a um encontro interpessoal, entre redes de socialidades primária e secundária, entre esferas privada e pública” (CHANIAL, P.; LAVILLE, J., 2009) – trecho adaptado especialmente para esta prova.


As características apresentadas no trecho acima definem a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q949458 | Sociologia, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

O conceito de Theodor Adorno (1903-1969), que define a forma da produção cultural na sociedade capitalista e sua capacidade de transformar seres humanos em meros consumidores de seus produtos, é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q907636 | Sociologia, Relação entre Indivíduo e Sociedade, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

A mercantilização é um dos elementos básicos da sociabilidade moderna. O processo de mercantilização invade a vida cotidiana e o conjunto das relações sociais e pode ser explicado pelo fato de que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

97Q907643 | Sociologia, Teorias clássicas do Estado, Sociologia, IFSE, IV UFG, 2024

No desenrolar da chamada Terceira Revolução Industrial, que insere a comunicação instantânea via internet no cotidiano das pessoas, interações sociais, política, economia, são esferas que passam a ser dominadas pela lógica instrumental e pela superficialização das relações. Interpretado por pensadores contemporâneos como Zygmund Bauman, como liquidez nas interações, o contexto de fragilização dos laços e perda de sentido das dinâmicas sociais foi descrito também por teóricos do pensamento clássico da Sociologia. De acordo com a teoria weberiana, a perda de significado e a racionalização das interações é descrita como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q949454 | Sociologia, Globalização, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

No Brasil, segundo o IBGE, entre os anos 2001 e 2011, o nível de emprego formal cresceu em todas as regiões do país e em vários setores. São características do emprego formal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1072140 | Filosofia, O que É a Filosofia, Sociologia, UFF, COSEAC, 2023

A respeito do SENSO-COMUM, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q943028 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

As análises sociológicas de Émile Durkheim, ao mesmo tempo que demonstram a intenção em emancipar a sociologia das outras ciências, indicam a preocupação com as crises e problemas de sua época, ou o que esse autor denominou de estado de anomia da sociedade industrial. Em sua obra As Regras do Método Sociológico, Durkheim estabelece o método e o objeto de estudo da Sociologia. O domínio de toda a ciência deve corresponder ao universo empírico e se preocupar apenas com essa realidade, ou seja, o estudo metódico que conduz ao estabelecimento de leis explicativas dos fenômenos. A Sociologia seria uma ciência no meio de outras ciências positivas.

(Adaptado de: RODRIGUES, J. A. (Org.). Émile Durkheim: sociologia. São Paulo: Ática, 1978. p.19-21; MARTINS, C. B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982. p.50-51.)
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o método aplicado no estudo dos fatos sociais, por Durkheim.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.