Questões de Concursos Soldado Bombeiro Militar

Resolva questões de Soldado Bombeiro Militar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

261Q16417 | Português, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

No futuro, todos ficarão surpresos ao constatar que, no início de 2014, cada criança brasileira nascia com um carimbo na testa, indicando se teria ou não escola de qualidade ao longo da vida. E se surpreenderão com o fato de que apenas entre 10% e 20% delas tinham o carimbo da perspectiva de qualidade na educação que as esperava. Ao aprofundarem os estudos sobre o século XXI, talvez identifiquem que a situação de 2014 teria sido superada por uma revolução educacional que oferecesse educação de qualidade para todos os brasileiros. Ou, em vez disso, os historiadores identificarão a continuidade dos dois carimbos como a causa do atraso brasileiro ao longo do século."

(Cristovam Buarque. Início do Futuro. O Globo, 11/01/2014 adaptado)

Assinale o item que apresenta corretamente as respectivas classes da partícula “se” nos trechos “indicando se teria ou não escola de qualidade...” e "E se surpreenderão com o fato...” (1.2-3)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

262Q16452 | Português, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

Infelizmente, são poucos os cidadãos e cidadas que utilizam esse meio direto de reivindicar e participar de forma a elevar os padrães de seguranca e conforto de nosso trânsito. Ja no Artigo 1o. do novo código fica caracterizada a responsabilidade objetiva das autoridades publicas que constituem o Sistema Nacional de Transito pela seguranca dos que transitam em nossas vias póblicas. ó bom lembrar que, na definiçao de via, fica claramente estabelecido que nela tambem se incluem as calcadas:” O emprego das duas vírgulas ocorrentes no período " ó bom lembrar que, na definicao de via, fica claramente estabelecido que nela tambem se incluem as calçadas” justifica-se porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q9038 | História, Soldado Bombeiro Militar, Polícia Militar PR, FAFIPA

A respeito da formação política e econômica do Estado do Paraná, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q9042 | História, Soldado Bombeiro Militar, Polícia Militar PR, FAFIPA

Assinale a alternativa correta sobre o tema “Constituição Brasileira”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q16506 | Português, Interpretação de Textos, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar GO, SOUSÂNDRADE

Texto associado.
TEXTO A

“Cada homem é uma raça.” A frase, título de um livro do escritor moçambicano Mia Couto, sintetiza a ideia de que cada indivíduo tem sua história, seu repertório cultural, seus desejos, suas preferências pessoais e, é claro, uma aparência física própria que, no conjunto, fazem dele um ser único. Rótulos raciais são, portanto, arbitrários e injustos. Mia Couto, com sua concepção universalista da humanidade, é citado algumas vezes em Uma Gota de Sangue - História do Pensamento Racial (Contexto; 400 páginas; 49,90 reais), do sociólogo paulistano Demétrio Magnoli, recém-chegado às livrarias. Trata-se de uma dessas obras ambiciosas, raras no Brasil, que partem de um esforço de pesquisa histórica monumental para elucidar um tema da atualidade. Magnoli estava intrigado com o avanço das cotas para negros no Brasil e resolveu investigar a raiz dessas medidas afirmativas. O resultado é uma análise meticulosa da evolução do conceito racial no mundo. Descobre-se em Uma Gota de Sangue que as atuais políticas de cotas derivam dos mesmos pressupostos clássicos sobre raça que embasaram, num passado não tão distante, a segregação oficial de negros e outros grupos. A diferença é que, agora, esse velho pensamento assume o nome de multiculturalismo - a ideia de que uma nação é uma colcha de retalhos de etnias que formam um conjunto, mas não se misturam. É o racismo com nova pele.
Em todos os povos ou períodos da história, a sensação de pertencimento a uma comunidade sempre foi construída com base nas diferenças em relação aos que estão de fora, “os outros”.

Diogo Schelp IN: Revista Veja, 2 set 2009.
Em relação às estruturas linguísticas empregadas no texto, examine os itens abaixo.

I. A supressão da preposição de em “sintetiza a ideia de que cada indivíduo tem...” não altera as regras da norma padrão da língua escrita.
II. A expressão “Cada homem” empregada na frase inicial, citada no texto, tem valor totalizante porque indica o conjunto de negros, de acordo com o contexto.
III. O uso da expressão “colcha de retalhos”, ao final do primeiro parágrafo, legitima a conotação como um recurso expressivo que institui um reforço a uma leitura mais provocativa.
IV. As formas verbais “derivam” e “embasaram”, no texto, têm sujeitos diferentes.

Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q36612 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PE, IPAD

O movimento de 1817 em Pernambuco foi um movimento separatista e teve influência das idéias revolucionárias francesas. Sobre este movimento, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

268Q9272 | Segurança e Transporte, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar GO, SOUSÂNDRADE

São sinais e sintomas de uma fratura de membros inferiores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q36617 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PE, IPAD

O golpe do Estado Novo fechou o Congresso Nacional e extinguiu os partidos políticos. Sobre este golpe de Estado que ocorreu em 1937, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q16151 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

No que se refere à República brasileira entre 1889 e 1964, julgue os próximos itens.

A Revolução de 1930 foi motivada pelo rompimento da política do café com leite, tendo sido eleito um presidente paulista em vez de um presidente mineiro. Em resposta, um grupo de militares depôs o presidente Washington Luis e transferiu o poder político a Getúlio Vargas.
  1. ✂️
  2. ✂️

271Q16464 | Segurança e Transporte, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

Sempre respeitando as normas de circulacao e conduta, assinale a alternativa que indica o veículo com maior responsabilidade pela seguranca dos demais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q16173 | Química, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Os fogos de artifício podem causar acidentes como incêndios, lesões corporais e até mesmo a morte de quem os usa ou observa. O principal componente desses artefatos é a pólvora negra, composta por enxofre, salitre e carvão em cuja combustão ocorre uma reação química que libera muita energia e que, por gerar grande quantidade de gases, é também expansiva e explosiva. A equação química não balanceada apresentada abaixo é uma representação simplificada dessa combustão.

KNO3(s) + S(s) + C(s) → K2S(s) + N2(g) + CO2(g)

Com base nas informações acima e na tabela periódica, incluída no final deste caderno de provas, julgue os itens a seguir.
O número de oxidação do nitrogênio no nitrato de potássio é maior que o do nitrogênio na molécula de N2.
  1. ✂️
  2. ✂️

273Q16312 | Português, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar SC, MS CONCURSOS

Texto associado.
Leia a carta a seguir para responder à questão.
Entendo que há um longo processo histórico-cultural sobre o qual muitos falam na superfície, mas poucos têm coragem de pensá-lo em profundidade: somos muito mal educados no sentido dos resultados efetivos aos quais chegam os processos de Ribeirão Preto, 16 de novembro de 2013.
Oi Maria,
Fico no regalo por nossa interlocução verdadeira, pois além do sentido dado pela fisiologia, a palavra sinapse indica, do latim synapsis, e do grego súnapsis, a ação de juntar, ligação, união. É o que temos a nos unir para fugir e nos manter longe das famigeradas e desagradáveis conversas fáticas apontadas por você. Você faz, em torno desse conteúdo, uma série de perguntas iniciais que expõem o nosso comportamento médio humano de uma forma dura e verdadeira, muito distante da hipocrisia que costuma cercar as relações que costumo denominar “de superfície”.
Não somos verdadeiros o tempo todo porque convivemos na quase totalidade desse mesmo tempo em “autoengano”, conforme diz o prof. Eduardo Gianetti em seu livro homônimo (1997), ou seja, mentindo excessivamente para nós mesmos! Veja o que ele diz sobre esse ato comum e corriqueiro: “se enganar outro ser humano é uma ação que pressupõe um descompasso de informação, enganar a si mesmo não seria uma impossibilidade lógica? Se posso enganar o outro, é pelo fato de ele não saber algo que conheço. [...] A aparente contradição é afastada quando percebemos que o fulcro do auto-engano está na capacidade que temos de sentir e de acreditar sinceramente que somos aquilo que não somos. [...] Abandonados a ele, perdemos a dimensão que nos reúne às outras pessoas e possibilita a convivência social”. E Gianetti conclui, incisivo: aí está a origem “dos sofrimentos que muitas vezes causamos a nós mesmos e às pessoas que nos cercam”.
Fui longo nessa citação, eu sei, mas entendo que ela se faz necessária quando reconhecemos no pensamento do outro aquilo que explica com fundamento o que já pensamos sobre o real, afinal, o conhecimento é uma construção coletiva. Respondo às suas quatro primeiras perguntas com tal menção, pois ela resume o que penso sobre a nossa falta de verdade individual e cotidiana! Mas ainda não respondi a outra pergunta central que você fez e a reproduzo agora: “Por que a sociedade impõe que usemos máscaras em diferentes contextos sociais?”
Essas tais “máscaras sociais” são verdadeiramente complexas, pois temos nelas internalizados, e em tempo interativo simultâneo, os três principais elementos que compõem a dinâmica central da vida cotidiana, quais sejam, indivíduo, sociedade e cultura. Na sociologia, denominamos essas “máscaras” de “face” em função dos estudos de um cientista social canadense, ErvingGoffman. Em seu texto “A elaboração da face: uma análise dos elementos rituais na interação social”, Goffman nos coloca em uma condição permanente: somos atores sociais em ação teatral constante no palco social. Em sua concepção, o nosso semblante (a “face”) expõe a representação que fazemos dos nossos personagens diante de um público, de forma que ele o define assim: é “o valor social positivo que uma pessoa efetivamente reclama para si mesma através daquilo que os outros presumem ser a linha por ela tomada durante um contato específico”.
Isso significa que a nossa “face” é uma imagem desenhada e construída por nós mesmos por muito tempo e nos mais diversos tipos de interação pública em função de atributos sociais previamente aprovados e, por isso, ela é partilhada por outros indivíduos. Daí ela conotar, para além dos seus significados usuais de palavra, dignidade, autorrespeito e prestígio. Em conclusão, a nossa “face social” define-se pelo que possuímos de mais pessoal que é, simultaneamente, para Goffman, um mero empréstimo que nos foi dado pela cultura e pela sociedade, de modo que é possível perdê-la no caso de não nos comportarmos para bem merecê-la, conforme a ótica social.
Por esse motivo, sinceramente, não sei se tenho ou uso menos máscaras do que você! Percebe a profundidade do problema? Se somarmos a ideia de “auto-engano” de Gianetti ao conceito de “face” de Goffman, teremos elementos de trabalho para uma discussão profunda sobre a condição do indivíduo humano, nós, na vida social complexa dos nossos dias... Quer dar seguimento a ela? Proponha...
[...]
Você perguntou por fruto de “observação empírica e indignada”: “O homem sempre foi ruim, egoísta, sem senso de coletividade e de amor ao próximo, ou hoje apenas temos a impressão de que esses sentimentos predominam devido à rápida transmissão de informação?” “Há mais maldade hoje do que antigamente?”
Ressalvo, apesar de resistir ao caminho da resposta afirmativa, também não quero ser meramente otimista! As leituras que tenho em Antonio Gramsi levam-me a insistir em pensar com os critérios do “pessimismo da razão e do otimismo da vontade”! 
socialização primária e secundária, isto é, família e escola não têm sido bem sucedidas nos seus atos diários de “fazer gente”. Isso significa que não nos educamos para a autonomia a partir dos paradigmas da prática da cooperação e do respeito ao indivíduo, mas sim para viver formas básicas de dependência familiar e pessoal ciumentas, possessivas e competitivas baseadas na máxima do provérbio da neurose individualista e insaciável da escassez, “A farinha tá pouca, no meu pirão primeiro!”.
Não acato a clássica ideia de Hobbes de que os homens são “maus por natureza”, lobos de si próprios por possuírem poder de violência ilimitado; mas também não entendo que o homem seja bom pela mesma natureza e que é a sociedade que o corrompe, como defendeu Rousseau. A meu ver, os filósofos do “contrato social” erraram na origem, mesmo que Rousseau tenha refletido muito sobre a educação, no ponto exato em que exaltaram o individualismo como princípio e base da condição existencial humana. Se nascemos presos a ele e focados apenas no leite do peito da mãe para sobreviver, e isso é um fato, essa condição concreta inicial não justifica que a nossa educação reproduza culturalmente essa condição humana primordial e primária. Por isso, educar vem, em sua etimologia, do latim, “educare”, que significa “educar, instruir” e “criar”. Essa palavra, composta por “ex”, “fora”, e “ducere”, “guiar, conduzir, liderar”, denota a ideia de que introduzir alguém ao mundo por meio da educação significa levar a pessoa para fora de si mesma, ou seja, construir com ela condições e pontes para que viva plenamente aquilo que mais existe para além dela mesma.
      Partindo dessa matriz, posso afirmar que não damos à educação a importância que ela tem para a
prática da cooperação no lugar da competição, essa é a verdade e o fenômeno não é apenas brasileiro! É isso que temos que transformar para que eu venha a discordar plenamente do que você reclama em queixa pertinente: “A honra importa? Já lhe respondo: Não! O que importa, infelizmente, é o carro que se tem, a casa que se tem, a roupa que se veste, o lugar (e não a comida) em que se come e a cultura que se ingere”. “Não importa o que fez para ter essa vida, não importa se passou por cima de pessoas para ganhar esse dinheiro; importa essa aparência...” Não sei se houve mesmo, Maria, esse tempo das “pessoas mais antigas” no qual “o nome valia a honra”, pois me parece que a única “honra” que lá valia era, e é, a dos que ocupavam, e ocupam, os andares de cima da sociedade, justamente os que menos valiam, e valem, por ter menos palavras e princípios éticos nos quais se confiar. [...]
Meu abraço é um convite!
João
FERREIRA, DELSON. “Condição humana e educação”. Ribeirão Preto, SP, nov. de 2013. (não publicado)
Analise as informações abaixo sobre o texto e assinale a alternativa correta:

I – O remetente da carta sente verdadeiro prazer em poder conversar com sua interlocutora.

II – O remetente da carta afirma que os diálogos com a destinatária são um elo de amizade e os afastam de conversas fáticas.

III – Da leitura atenta da carta, deduz-se que as “conversas fáticas" sejam vazias de significado podendo até serem falsas.

IV – O remetente da carta faz uma longa narração de episódios cotidianos da sociedade moderna.

V – Por meio dos argumentos usados pelo remetente, pode-se considerá-lo um homem culto e estudioso.

VI – O autor da carta limita-se apenas a parafrasear os teóricos por ele citados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

274Q16431 | Matemática, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

Um capital qualquer, aplicado a juros simples, com taxa mensal de 2%, levará para gerar um montante igual ao seu triplo, um tempo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q8194 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PI, UESPI

No período de consolidação da República no Brasil, diversos aspectos sociais, políticos e econômicos estruturaram as bases da política republicana. Sobre a Primeira República, analise as afirmativas abaixo.

1) Nesse período, o voto era aberto (não secreto) e facultativo (não obrigatório).
2) Apesar de haver uma abertura maior no direito ao voto, boa parte da sociedade estava excluída do sistema eleitoral, a exemplo das mulheres, dos analfabetos, dos mendigos, dos padres e dos soldados.
3) Uma prática comum nesse período é a influência do poder político local exercido geralmente por grandes fazendeiros. Essa prática ficou conhecida como coronelismo.

Está(ão) correta(s) :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q16135 | Informática, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

Acerca de segurança da informação e dos procedimentos de becape, julgue os próximos itens.

A instalação de antivírus no computador de um usuário que utiliza a máquina em ambiente organizacional é suficiente para impedir o acesso, por terceiros, a informações privativas do usuário.
  1. ✂️
  2. ✂️

277Q240030 | Informática, Windows, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao sistema operacional Windows e ao editor de texto Microsoft Word, julgue os itens que se seguem.

O ambiente Windows 8 possibilita a execução de dois aplicativos simultaneamente, ou seja, o usuário pode, por exemplo, assistir vídeos enquanto envia emails.

  1. ✂️
  2. ✂️

278Q16179 | Biologia, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

Com relação à fisiologia humana, julgue os itens de 114 a 117.

Os ossos longos, cuja largura e espessura excedem o comprimento, são formados de duas diáfises separadas por cartilagem, a qual é responsável pelo crescimento ósseo e pela produção do hormônio de crescimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

279Q36620 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar PE, IPAD

O fim do Estado de Bem–estar Social e o intenso desenvolvimento das comunicações caracterizam o fenômeno da globalização. A respeito da globalização, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q9052 | Informática, Soldado Bombeiro Militar, Polícia Militar PR, FAFIPA

Sobre a utilização do Windows Explorer, assinale a alternativa INCORRETA. (Obs.: O caractere + é utilizado apenas para interpretação.) Considere o Sistema Operacional Windows 7 Professional (instalação padrão Português – Brasil).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.