Início

Questões de Concursos Soldado da Polícia Militar

Resolva questões de Soldado da Polícia Militar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


11Q17131 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, EXATUS PR

Dados um cilindro circular reto e um cone circular reto de mesma altura e mesmo raio, é correto afirmar que o volume do cone é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q17770 | Raciocínio Lógico, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PB, IBFC

Dentre os três primeiros colocados numa corrida sabe- se que: André não foi o primeiro colocado, Bernardo foi o primeiro ou terceiro colocado e Celso não foi o segundo colocado. Nessas circunstâncias, pode-se afirmar corretamente que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q7192 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Policia Militar SC, IESES

Sobre Macros, do Microsoft Office é correto afirmar que:

I. O objetivo de uma macro é automatizar as tarefas usadas com mais frequência.

II. Embora algumas macros sejam simplesmente uma gravação de pressionamentos de teclas ou de cliques do mouse, macros VBA mais potentes são criadas por desenvolvedores que utilizam um código capaz de executar vários comandos no computador.

III. Um usuário mal-intencionado poderá introduzir uma macro perigosa através de um documento que, se for aberto, permitirá que ela seja executada e possivelmente espalhe um Vírus.

IV. As macros VBA são consideradas um possível risco à segurança.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

14Q6082 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

Sobre o preço de uma moto importada incide um imposto de importação de 30%. Em função disso, o seu preço para o importador é de R$ 15.600,00. Supondo que tal imposto passe de 30% para 60%, qual será, em reais, o novo preço da moto, para o importador?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q17580 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PA, UEPA

Num curso de tiro de precisão, um soldado acertou o alvo 15 vezes e errou 5. A razão entre o número de acertos e o número de tiros dado por esse soldado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q5434 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IESES

Certo cometa foi visível da Terra por alguns dias nos anos de 1774, 1787, 1800, etc., tendo sempre mantido essa regularidade. A próxima aparição deste cometa ocorrerá novamente no ano de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q62001 | Português, Interpretação de Textos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MG, 2018

Texto associado.
Passeio noturno

Cheguei em casa carregando a pasta cheia de papéis, relatórios, estudos, pesquisas, propostas, contratos. Minha mulher, jogando paciência na cama, um copo de uísque na mesa de cabeceira, disse, sem tirar os olhos das cartas, você está com um ar cansado. Os sons da casa: minha filha no quarto dela treinando impostação de voz, a música quadrifônica do quarto do meu filho. Você não vai largar essa mala?, perguntou minha mulher, tira essa roupa, bebe um uisquinho, você precisa aprender a relaxar.
Fui para a biblioteca, o lugar da casa onde gostava de ficar isolado e como sempre não fiz nada. Abri o volume de pesquisas sobre a mesa, não via as letras e números, eu esperava apenas. Você não pára de trabalhar, aposto que os teus sócios não trabalham nem a metade e ganham a mesma coisa, entrou a minha mulher na sala com o copo na mão, já posso mandar servir o jantar? 
A copeira servia à francesa, meus filhos tinham crescido, eu e a minha mulher estávamos gordos. É aquele vinho que você gosta, ela estalou a língua com prazer. Meu filho me pediu dinheiro quando estávamos no cafezinho, minha filha me pediu dinheiro na hora do licor. Minha mulher nada pediu, nós tínhamos conta bancária conjunta. Vamos dar uma volta de carro?, convidei. Eu sabia que ela não ia, era hora da novela. Não sei que graça você acha em passear de carro todas as noites, também aquele carro custou uma fortuna, tem que ser usado, eu é que cada vez me apego menos aos bens materiais, minha mulher respondeu.
Os carros dos meninos bloqueavam a porta da garagem, impedindo que eu tirasse o meu. Tirei os carros dos dois, botei na rua, tirei o meu, botei na rua, coloquei os dois carros novamente na garagem, fechei a porta, essas manobras todas me deixaram levemente irritado, mas ao ver os pára-choques salientes do meu carro, o reforço especial duplo de aço cromado, senti o coração bater apressado de euforia. Enfiei a chave na ignição, era um motor poderoso que gerava a sua força em silêncio, escondido no capô aerodinâmico. Saí, como sempre sem saber para onde ir, tinha que ser uma rua deserta, nesta cidade que tem mais gente do que moscas. Na avenida Brasil, ali não podia ser, muito movimento. Cheguei numa rua mal iluminada, cheia de árvores escuras, o lugar ideal. Homem ou mulher? Realmente não fazia grande diferença, mas não aparecia ninguém em condições, comecei a ficar tenso, isso sempre acontecia, eu até gostava, o alívio era maior. Então vi a mulher, podia ser ela, ainda que mulher fosse menos emocionante, por ser mais fácil. Ela caminhava apressadamente, carregando um embrulho de papel ordinário, coisas de padaria ou de quitanda, estava de saia e blusa, andava depressa, havia árvores na calçada, de vinte em vinte metros, um interessante problema a exigir uma grande dose de perícia. Apaguei as luzes do carro e acelerei. Ela só percebeu que eu ia para cima dela quando ouviu o som da borracha dos pneus batendo no meio-fio. Peguei a mulher acima dos joelhos, bem no meio das duas pernas, um pouco mais sobre a esquerda, um golpe perfeito, ouvi o barulho do impacto partindo os dois ossões, dei uma guinada rápida para a esquerda, passei como um foguete rente a uma das árvores e deslizei com os pneus cantando, de volta para o asfalto. Motor bom, o meu, ia de zero a cem quilômetros em nove segundos. Ainda deu para ver que o corpo todo desengonçado da mulher havia ido parar, colorido de sangue, em cima de um muro, desses baixinhos de casa de subúrbio.
Examinei o carro na garagem. Corri orgulhosamente a mão de leve pelos pára-lamas, os pára-choques sem marca. Poucas pessoas, no mundo inteiro, igualavam a minha habilidade no uso daquelas máquinas.
A família estava vendo televisão. Deu a sua voltinha, agora está mais calmo?, perguntou minha mulher, deitada no sofá, olhando fixamente o vídeo. Vou dormir, boa noite para todos, respondi, amanhã vou ter um dia terrível na companhia. 

Referência: FONSECA, Rubem. Passeio Noturno, in: Contos Reunidos. São Paulo: Companhia das Letras. 1994.
Com base no texto “Passeio noturno” responda as questões abaixo

Marque a alternativa CORRETA que corresponda ao perfil psicológico do personagem protagonista da história:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q6090 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ

Leia o texto a seguir.

"(...) estava o terreno coalhado de moribundos e feridos inimigos. Vários dos nosso soldados, ébrios da pólvora e do fogo, queriam acabá-los. Horrorizados, debalde esforçavam-se nossos oficiais em lhes arrancar as vítimas às mãos, exprobrando-lhes a indignidade de semelhante chacina."

TAUNAY, Alfredo d Escragnolle. A retirada da Laguna: episódio da Guerra do Paraguai. São Paulo: Melhoramentos, 1929, pp. 90-91.

No período de 1864 a 1870, o Brasil se envolveu num conflito que marcou a história latino-americana , a Guerra do Paraguai.

Com base no texto acima e nos seus conhecimentos, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q18238 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR

O lema dos bolcheviques a partir de abril de 1917 era “Paz, Pão e Terra”, conhecido também como Teses de Abril. Assinale a alternativa que identifica e justifica corretamente qual entre as palavras do lema tem correspondência direta com os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q238694 | Português, Crase, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IOBV

Assinale a alternativa que preenche com exatidão as lacunas. Estou aqui desde _____ 10 h, mas só poderei ficar até _____ 12h e 30min, porque _____ 13h e 30min assistirei _____ sessão solene de troca de comando da Polícia Militar, precisando, para isso, dirigir-me _____ Rua 7 de Setembro e ir _____ Academia Militar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

21Q18249 | Raciocínio Lógico, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar TO, CONSULPLAN

Numa escola existem 41 salas das quais 22 possuem ar condicionado, 20 possuem ventilador e 5 não possuem ar condicionado nem ventilador. Quantas salas dessa escola possuem os dois tipos de aparelho?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q52521 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2018

Em um depósito há um determinado número de caixas que deverão ser empilhadas, de modo que cada pilha tenha o mesmo número de caixas. Na realização da tarefa foi constatado que, se cada pilha tiver 5 caixas, ou 6 caixas ou 8 caixas, sempre restarão 2 caixas fora das pilhas. O menor número de caixas que deverão ser empilhadas nesse depósito é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q238538 | Matemática, Funções do 1grau, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IESES

Duas empresas A e B têm ônibus com 50 assentos. Em uma excursão para Balneário Camboriú, as duas empresas adotam os seguintes critérios de pagamento:
A empresa A cobra $25,00 por passageiro mais uma taxa fixa de $400,00.
A empresa B cobra $29,00 por passageiro mais uma taxa fixa de $250,00.
Pergunta-se: Qual é o número mínimo de excursionistas para que o contrato com a empresa A fique mais barato do que o contrato da empresa B?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q5447 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IESES

Texto associado.
Texto I
Se um dia, já homem feito e realizado, sentires que a terra cede a teus
pés, que tuas obras desmoronam, que não há ninguém à tua volta para te
estender a mão, esquece a tua maturidade, passa pela tua mocidade,
volta à tua infância e balbucia, entre lágrimas e esperanças, as últimas
palavras que sempre te restarão na alma: minha mãe, meu pai.
(Rui Barbosa)
Todas as alternativas apresentam a grafia correta das palavras, EXCETO uma, assinale-a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q41810 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MS, MS CONCURSOS

Em "Mariana não fala comigo, e eu sei que ela me escuta.”, o conectivo “e” pode ser substituído, sem prejuízo do sentido, por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q6081 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

Considerando o conjunto universo U = {2, 4, 6, 8, 10} e os conjuntos não-vazios A e B, subconjuntos de U, tais que B С A, A U B = {6, 8, 10} e A ∩ B = {8}, pode afirmar, CORRETAMENTE, que A é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q7191 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Policia Militar SC, IESES

Das alternativas abaixo, assinale aquela que descreve a funcionalidade da função =PROCV() do Microsoft Excel, aplicativo do Microsoft Office.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q3801 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Para fazer um churrasco para 40 funcionários de uma empresa, foram comprados 14 kg de carne, considerando-se que todos comeriam a mesma quantidade. Como no dia do churrasco faltaram 6 funcionários, ocorreu uma sobra de carne. Supondo que o consumo de carne por funcionário tenha se mantido, a carne restante representa, em relação ao total que foi comprado, uma porcentagem de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q17598 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PA, UEPA

 “Por ora, a cor do governo é puramente militar e deverá ser assim. O fato foi deles, deles só porque a colaboração do elemento civil foi quase nula. O povo assistiu àquilo tudo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada!"

O texto  faz parte de um artigo escrito pelo republicano Aristides Lobo em 18 de novembro de 1889 no jornal Diário Popular, de São Paulo. Nele, é possível inferir uma visão da Proclamação da República no Brasil, três dias após o evento, como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.