Início

Questões de Concursos Soldado da Polícia Militar

Resolva questões de Soldado da Polícia Militar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1031Q49881 | Direito Constitucional, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

Sobre Nacionalidade, analise as seguintes afirmativas:

I. O Brasil adota com primazia o jus solis, admitindo, também, em certas circunstâncias, o jus sanguinis.
II. O sistema normativo brasileiro não admite a pluralidade de nacionalidades, sem exceção.
III. São brasileiros natos os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país.
IV. Será declarada a perda da nacionalidade de brasileiro em caso de cancelamento da sua naturalização por sentença judicial, em virtude de atividade nociva a interesse nacional. 

Está(ão) CORRETA(S) somente 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1032Q238853 | Legislação Estadual, Lei n13765, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com base no Estatuto dos Militares Estaduais do Ceará (EME-CE), que regula a situação, os direitos, as prerrogativas, os deveres e as obrigações dos militares estaduais, julgue os itens a seguir.

O militar estadual que, embora efetivo e classificado no quadro de organização e distribuição de uma organização policial militar ou de bombeiro militar, venha exercer atividade funcional em outra organização militar ficará na situação de adido.

  1. ✂️
  2. ✂️

1033Q41998 | Biologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AP, UNIFAP

O câncer é uma grave doença que afeta todos os seres humanos. É resultante de células que não respondem aos mecanismos de controle que fazem uma célula dividir-se e parar de se dividir de acordo com as necessidades do organismo.
 
Sobre o ciclo celular é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1034Q18200 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Rondônia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

Quanto as promoções é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1035Q240474 | História e Geografia de Estados e Municípios, Acre, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AC, FUNCAB

A atividade econômica que possui o maior número de unidades locais no estado do Acre, com a ocupação de 500 ou mais trabalhadores, segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE referentes a 2008, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1036Q238493 | Português, Interpretação de Textos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar BA, FCC

Texto associado.

       De um início atribulado a uma carreira de sucessos, assim se resume a crônica de Capitães da Areia, hoje uma das obras mais apreciadas peios leitores de Jorge Amado, tanto no Brasil como no exterior.
       Publicado em 1937, pouco depois de impiantado o Estado Novo, o livro teve a primeira edição apreendida e exemplares queimados em praça pública de Salvador por autoridades da ditadura. Mas, como nova Fênix, ressurgiu das cinzas quando nova edição, em 1944, marcou época na vida literária brasileira. A partir de então, sucederam-se as edições, nacionais e em nove idiomas estrangeiros, e as adaptações para rádio, teatro e cinema.
       Comovente documento sobre a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador, Jorge Amado a descreve em páginas carregadas de uma beleza, dramaticidade e lirismo poucas vezes igualados na literatura universat. Dividido em três partes, o livro atinge um clímax inesquecível no capítulo “Canção da Bahia, Canção da Liberdade”, em que é narrada a emocionante despedida de um dos personagens da história, que se afasta dos seus queridos Capitães da Areia “na noite misteriosa das macumbas, enquanto os atabaques ressoam como clarins de guerra".

                     (Adaptado de: Texto de apresentação. Jorge Amado. Capitães da Areia. 57. ed. Rio de Janeiro: Record, 1983

0 segmento do texto cujo sentido está adequadamente expresso em outras palavras é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1037Q389807 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

       Quando os portugueses aqui chegaram, encontraram um território — que mais tarde seria denominado Brasil — habitado por diversos povos, que passaram a ser chamados genericamente de indígenas. Ante a escassez de recursos e as inúmeras dificuldades, a colonização portuguesa, comandada pelo Estado, precisou contar com a iniciativa privada. Daí a distribuição de capitanias hereditárias, entre as quais a do Espírito Santo, seguida pela entrega de terras a quem se dispusesse a ocupá-las. Em geral, as bases da colonização assentaram-se no latifúndio, na escravidão e na monocultura, a partir da cana-de-açúcar. A exploração mineral, no século XVIII, fez que a colonização, até então quase que exclusivamente restrita às regiões próximas ao Atlântico, alcançasse áreas do interior. A independência do Brasil, proclamada em 1822, não alterou radicalmente as estruturas vigentes no período colonial. O café tornou-se a principal riqueza do país. Foi preciso que chegasse o século XX para que o Brasil promovesse a industrialização, ocorrida particularmente a partir da Era Vargas (1930-1945), contexto em que a urbanização se acelerou.

Considerando as informações acima e seus conhecimentos a respeito da História do Brasil, julgue os itens que se seguem.

Nos dois primeiros séculos, a colonização do Brasil foi essencialmente litorânea, situação modificada pela mineração.

  1. ✂️
  2. ✂️

1038Q389609 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

A partir de 1945, o Brasil viveu uma experiência democrática, ainda que limitada. As crises políticas se sucediam e o regime entrou em colapso em 1964, quando um golpe de estado derrubou o presidente João Goulart. Foram cerca de duas décadas de regime militar, cujo autoritarismo teve no Ato Institucional n.º 5 (AI 5) sua expressão máxima. Esgotado, o regime sai de cena em 1985, com o retorno do poder civil, simbolizado na eleição indireta de Tancredo Neves. Começava nova experiência democrática, agora bem mais ampliada e assentada nos princípios do respeito amplo à cidadania e à participação política mais incisiva da sociedade, realidade que a Constituição de 1988 sintetiza e traduz. O primeiro presidente civil eleito diretamente após a queda do regime militar não conseguiu concluir seu mandato, mas a ordem institucional não foi abalada. Depois de tentativas frustradas, a inflação foi contida e a economia estabilizada com o Plano Real.

Tendo as informações acima como referência inicial e considerando a história contemporânea do Brasil, julgue os itens seguintes.

A edição do AI 5 foi a tentativa dos militares de assegurar a abertura democrática ao regime político que eles comandavam

  1. ✂️
  2. ✂️

1039Q3822 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Leilão da usina de Belo Monte marca mais uma etapa numa
polêmica de três décadas; quem é contra acredita numa “virada”

(O Estado de S.Paulo, 25.04.2010)

A construção da usina de Belo Monte tem provocado grandes
discussões entre técnicos e ecologistas. Essa usina será
construída no rio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1040Q17184 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Texto associado.
   O mal-estar provocado por gripes e resfriados é o principal motivo que os brasileiros alegam para se ausentar do trabalho, apontou a PNS (Pesquisa Nacional de Saúde), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

   O levantamento mostrou que 17,8% dos brasileiros que faltaram ao trabalho pelo menos um dia alegaram ter tido gripe ou resfriado. A pesquisa foi feita em 2013, em 62,9 mil domicílios em todos os Estados da federação. O estudo é inédito e não tem, portanto, base de comparação.

   Ainda que virais, a gripe e o resfriado têm diferenças. Segundo o médico Drauzio Varela, o resfriado é menos intenso e caracteriza-se por coriza, cabeça pesada e irritação na garganta. Mais brando, pode provocar febres isoladas, que não ultrapassam 38,5 graus. A gripe pode derrubar a pessoa por alguns dias, requer repouso, boa hidratação e, com a orientação profissional, uso de analgésicos e antitérmicos.

(Lucas Vettorazzo. “Resfriado é principal motivo para falta no trabalho ou estudos, aponta IBGE”. www.folha.uol.com.br, 02.06.2015. Adaptado)
Conforme o texto, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1041Q17712 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RR, UERR

Texto associado.
TEXTO II

Neto do Nordeste

Eliakin Rufino

Eu tenho um pé no Ceará
O meu avô era de lá
Eu tenho um pé no Maranhão
Eu tenho mais eu tenho a mão

Eu tenho um pé no Piauí
Rio Grande do Norte passa por aqui
Eu tenho um pé em Pernambuco
Tenho uma perna no sertão

Eu tenho um braço na Bahia
Uma costela em Alagoas
Na Paraíba o coração

Quem é filho do Norte
É neto do Nordeste
Sou chuva na floresta
Sou mandacaru do agreste

Quem é filho do Norte
É neto do Nordeste
Sou farinha de caboclo
Eu sou cabra da peste

Disponível em http://letras.mus.br/eliakin-rufino/neto-do-nordeste/
Assinale a alternativa FALSA, quanto ao uso dos pronomes de tratamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1042Q17736 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RR, UERR

De acordo com a Lei nº 194/12, as instituições militares serão compostas pelos Quadros de Oficiais e pelos Quadros de Praças. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um quadro de praças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1043Q52559 | Direito Penal Militar, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar DF, IADES, 2018

Com base em expressa previsão do Código Penal Militar, no Título II da Parte Geral - Do Crime, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1044Q704645 | Português, Interpretação de Textos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

De acordo com a norma-padrão, as passagens “os momentos de desconexão com a labuta que abririam as portas
para a criatividade” (2° parágrafo), “para De Masi, a única saída é reduzir a carga de trabalho individual” (3°
parágrafo) e “A lógica do mercado não ajuda a melhorar esses números.” (6° parágrafo) estão corretamente
reescritas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1046Q17605 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PA, UEPA

Nas últimas décadas as migrações tornaram-se mais intensas no território brasileiro sendo frequentes as levas migratórias de trabalhadores do campo em direção as áreas urbanas. Trata-se da migração conhecida como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1048Q17681 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

Seguindo o exemplo de outros países latino- americanos que passaram por experiências de governos ditatoriais, o Brasil criou uma comissão para investigar os crimes de tortura, prisão arbitrária e assassinatos ocorridos durante o Estado Novo e a Ditadura Militar brasileira. Sobre o poder de atuação e a natureza da Comissão da Verdade no Brasil, é correto afirmar que essa Comissão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1049Q16663 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar BA, FCC

Texto associado.
     “Se os cachorros correm livremente, por que eu não posso fazer isso também?”, pergunta Bob Dylan em “New Morning” . Bob Dylan verbaliza um anseio sentido por todos nós, humanos supersocializados: o anseio de nos livrarmos de todos os constrangimentos artificiais decorrentes do fato de vivermos em uma sociedade civilizada em que às vezes nos sentimos presos a uma correia. Um conjunto cultural de regras tácitas e inibições está sempre governando as nossas interações coti­dianas com os outros.
       Uma das razões pelas quais os cachorros nos atraem é o fato de eles serem tão desinibidos e livres. Parece que eles jogam com as suas próprias regras, com a sua própria lógica interna. Eles vivem em um universo paralelo e diferente do nosso - um universo que lhes concede liberdade de espírito e paixão pela vida enormemente atraentes para nós. Um cachorro latindo ao vento ou uivando durante a noite faz agitar-se dentro de nós alguma coisa que também quer se expressar.
       Os cachorros são uma constante fonte de diversão para nós porque não prestam atenção as nossas convenções so­ ciais. Metem o nariz onde não são convidados, pulam para cima do sofá, devoram alegremente a comida que cai da mesa. Os cachorros raramente se refreiam quando querem fazer alguma coisa. Eles não compartilham conosco as nossas inibições. Suas emoções estão ã flor da pele e eles as manifestam sempre que as sentem,

(Adaptado de Matt Weistein e Luke Barber. Cão que late não morde. Trad. de Cristina Cupertino. S.Paulo: Francis, 2005. p 250)
Bob Dylan verbaliza um anseio sentido por todos nós, hu­manos supersocializados...

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o verbo grifado acima está empregado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1050Q49885 | Direito Constitucional, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

Ainda sobre os direitos e deveres individuais e coletivos previstos na Constituição Federal, analise as afirmativas abaixo: 

I. “B” era assaltante de estabelecimentos bancários. Numa troca de tiros com a Polícia Militar, “B” falece, deixando uma herança avaliada em quinhentos mil reais, produto das atividades criminosas, e três herdeiros. Nessa situação, os herdeiros de “B” permanecem com o direito à herança.
II. Se o Brasil entrar oficialmente em guerra, esse fato permite a aplicação da pena de morte, excepcionalmente.
III. A Constituição assegura às presidiárias condições para que elas possam permanecer com seus filhos durante o período de amamentação.
IV. É possível a extradição de brasileiro naturalizado que comete o crime de tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins após a sua naturalização.

Está(ão) CORRETA(S) somente 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.