Início

Questões de Concursos Soldado da Polícia Militar

Resolva questões de Soldado da Polícia Militar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1712Q17347 | Direito Penal, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IOBV

Imputar a alguém fato ofensivo à sua reputação constitui crime de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1713Q16869 | Direito Constitucional, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar DF, FUNIVERSA

A Constituição Federal define o Brasil como um Estado democrático de direito cujos fundamentos são a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, o pluralismo político. Relativamente aos direitos e garantias fundamentais, constitucionalmente assegurados e essenciais à plena cidadania, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1714Q16886 | Direito Penal, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar DF, FUNIVERSA

Sentença penal condenatória determinou a aplicação da sanção de pena privativa de liberdade ao réu e a decretação do perdimento de bens que, nos termos da lei, acabaram por afetar seus familiares, exatamente no montante do patrimônio transferido pelo réu.

Considerando essa situação hipotética e os princípios constitucionais que regem o Direito Penal, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1715Q240133 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação à história do Ceará, julgue os itens seguintes.

Ao longo do século XVIII, a principal atividade econômica cearense foi a pecuária, por meio da qual se desenvolveu o comércio do charque.

  1. ✂️
  2. ✂️

1716Q17480 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

Considerando que os tempos de serviço, em anos, de 3 servidores públicos estejam em progressão geométrica e tenham média aritmética igual a 7 anos, e sabendo que a média geométrica entre o menor e o maior tempo de serviço é 6 anos, julgue os itens seguintes.

O maior tempo de serviço é superior a 10 anos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1717Q239734 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IESES

Texto associado.

Texto II
Ao entrar para a Caserna, uma das primeiras lições que é ensinada ao soldado combatente é que "missão dada é missão cumprida". Lições, estas, que vêm educar o jovem soldado a vida na dura vida de quartel, regida pela hierarquia e disciplina.

extraído de http://nuncafalhara.blogspot.com/2008/06/soldado-qual-sua-misso.html

Considerando a concordância verbal, assinale a frase correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1718Q41933 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AP, UNIFAP

Duas coisas impressionam vivamente o viajante no alto Amazonas. Logo à primeira vista se percebe quanto é urgente a necessidade de uma população mais numerosa; em seguida se sente a necessidade de uma mais alta moralidade por parte dos brancos. Enquanto tais condições não forem satisfeitas, será bem difícil desenvolver os recursos desta região. (...). Não somente a população branca é muito escassa para suprir a tarefa que tem diante de si, como essa população não é menos pobre em qualidade do que reduzida em quantidade. Ela apresenta o singular fenômeno duma raça superior recebendo o cunho de uma raça inferior, de uma classe civilizada adotando os hábitos e rebaixando-se ao nível dos selvagens”.

Agassiz, L.; Agassiz, E.C. Viagem ao Brasil, 1865-1866. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2000, pp. 237-239.
(Texto adaptado)
 
O texto acima, uma passagem do relato de viagem dos naturalistas Luís e Elizabeth Agassiz, expõe uma das interpretações dos viajantes estrangeiros sobre a população amazônica no século XIX.
 
Considerando os conhecimentos sobre esse assunto e tomando o referido texto como ponto de partida, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1719Q238347 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Os irmãos Alan, Bruno, Caio e Danilo, estavam sentados à mesa para tomar o café da manhã, e eis que um deles derrubou leite na toalha. A mãe deles procurou saber quem derramou o leite na toalha, ao que Alan logo se prontificou a responder que não o fez. Bruno disse que foi Caio e Danilo disse que foi Bruno. Caio, por sua vez, disse que Danilo está mentindo. Sabendo que apenas um dos irmãos não diz a verdade, é correto afirmar que quem derrubou o leite na toalha da mesa foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1720Q62018 | Direito Penal, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MG, 2018

Marque a alternativa CORRETA. Com base na lei n. 7.716/89, que versa sobre os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, comete crime quem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1721Q18261 | Direito Constitucional, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar TO, CONSULPLAN

De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil NÃO são privativos de brasileiro nato os cargos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1722Q41819 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MS, MS CONCURSOS

Complete as lacunas com o uso adequado do porquê.

a) Avisei__________desejo o seu bem.
b) Todos sabem o ______________ de sua alegria.
c ) _____________ você não veio à aula ontem?
d) Desconheço o motivo_____________você não veio.
e) Você se atrasou_______________? 

A alternativa que indica a sequência correta para o preenchimento das lacunas é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1723Q239973 | Informática, Navegadores, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar TO, CONSULPLAN

A barra de Menu é utilizada para prover o acesso a diversas funcionalidades de um aplicativo. Na ferramenta Internet Explorer 8, por padrão, esta barra vem ocultada.
O procedimento para exibir a barra de Menu deste aplicativo é clicar no botão ferramentas e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1724Q240292 | Português, Morfologia Verbos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar BA, FCC

Texto associado.

       Desde o desenvolvimento da linguagem, há 5.000 anos, a espécie humana passou a ter seu caminho evolutivo dire­cionado pela cultura, cujos impulsos foram superando a limitação da biologia e os açoites da natureza. Foi pela capacidade de pensar e de se comunicar que a humanidade obteve os meios para escapar da fome e da morte prematura.
       O atual empuxo tecnológico se acelerou de tal forma que alguns felizardos com acesso a todos os recursos disponíveis na vanguarda dos avanços médicos, biológicos, tecnológicos e metabólicos podem realisticamente pensar em viver em boa saúde mental e física bem mais do que 100 anos. O prolon­gamento da vida saudável, em razão de uma velhice sem doen­ ças, já foi só um exercício de visionários. Hoje é um campo de pesquisa dos mais sérios e respeitados.
       Robert Fogel, o principal formulador do conceito da evolução tecnofísica, e outros estudiosos estão projetando os limites dessa fabulosa caminhada cultural na qualidade de vida dos seres humanos. Quando se dedicam a essa tarefa, os estu­diosos esbarram, em primeiro lugar, nas desigualdades de ren­da e de acesso às inovações. Fazem parte das conjecturas dos estudiosos a questão ambiental e a necessidade urgente de obtenção e popularização de novas formas de energia menos agressivas ao planeta.


                     (Adaptado de Revista Veja, 25 de abril de 2012 p 141)

... que a humanidade obteve os meios ...

Transpondo-se a frase acima para a voz passiva, a forma verbal resultante será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1725Q17352 | Direito Processual Penal, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IOBV

A busca será domiciliar ou pessoal. O Código de Processo Penal não prevê a busca pessoal para:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1726Q240647 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS

Texto associado.

                             ANO NOVO, VIDA NOVA
                                                                                                               Moacyr Scliar

1º Vida é dor, e acordo com dor de dentes. O dia é  belíssimo, um sol de verão invade o barraco; quanto a  mim, choro de dor. Choro também por outras razões,  mas principalmente de dor. 

2º Vida é combate. De nada me adianta ficar  deitado. Levanto-me e começo a fazer ginástica. Ao  fletir o tronco, dou com o bilhete da Francisca, em cima  da cadeira.

3º Escrever é uma conquista recente de Francisca,  que frequenta, com muito sacrifício, um curso noturno  de alfabetização. A caligrafia melhora dia a dia,  constato, desdobrando a mensagem que, infelizmente,  não me dá outros motivos de satisfação: Francisca  acaba de me deixar, optando por um estivador – o que  afinal de contas está bem de acordo com a falta de  sensibilidade dela, mas me cria problemas: quem vai  cozinhar? Quem vai arrumar o barraco? Quem vai me  arranjar dinheiro para o cinema? Ai, vida é  preocupação. 

4º Mas a vida também é alegria. O Sol brilha, a  ginástica me faz bem, e, se Francisca me deixou, mulheres não me faltarão. Aliás, não guardo nenhum  rancor a Francisca. Ela nunca esteve à minha altura.  Porque, se hoje moro em barraco, é por opção: fui  criado por um tio rico, e nada me faltou a não ser o  tédio. Por causa deste me tornei hippie. Depois resolvi  profissionalizar-me e me tornei pobre de verdade. Foi  assim que vim morar neste barraco, a princípio sozinho;  mais tarde trouxe a Francisca, então uma simples  empregada doméstica, uma analfabeta. Agora ela me  deixou. Mas não tem nada, vamos em frente, amanhã  será outro dia. 

5º A dor de dentes, momentaneamente aliviada,  retorna feroz. Preciso ir ______ dentista, concluo. Cachaça com fumo não vai me adiantar, principalmente se a gente não tem – como é o meu caso – nem cachaça  nem fumo. Nestas horas me arrependo um pouco de ter deixado o lar do meu tio. Pelo menos, não deveria ter  jogado fora o cartão de crédito que ele me deu.

6º Decido ir ao dentista da associação beneficente  da vila, que trata os pobres de graça. O dentista é uma  bela pessoa, gordinho e simpático; examina-me  rapidamente e decide que o caso é de extração. Posso  escolher, informa-me; extração com anestesia (o que  me custará uma módica quantia), ou sem. Escolho sem,  e berro quando o dente é arrancado. O dentista pensa  que eu grito de dor, mas se engana; berro de satisfação  pelo dinheiro poupado. Gastar só para me tornar  insensível? Absurdo. Vida é sofrimento; sofrer é tragar  a vida a grandes goles, conforme explico ao dentista ao  me despedir, com a boca cheia de sangue. 

7º Cuspindo glóbulos pelos caminhos empoeirados  da vila, desço _____ cidade, com o propósito de
arranjar um café, senão o da manhã, pelo menos o da  tarde: são quase três horas. 

8º O movimento nas ruas do centro me surpreende. Uma quantidade enorme de pessoas, nas ruas, nas lojas. E aí me dou conta: é 31 de dezembro. O último dia do ano! 

9º Vida é emoção. Lembro-me de como eu e o tio  comemorávamos a passagem do ano: muito doce, muita  champanha. Meu tio, esqueci-me ______ dizer, era  importador de vinhos finos, de modo que o champanha  era sempre do melhor, embora eu custasse um pouco a  me embebedar com ele. A noite de 31 de dezembro era  de sonhos e esperanças. Lembrando-me disso sento na  sarjeta e choro, choro...

Em todas as alternativas o “que” exerce a mesma função, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1727Q18206 | Direito Penal, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

É circunstância agravante da pena:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1728Q238392 | Português, Pontuação, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar BA, FCC

Texto associado.

       A relação do baiano Dorival Caymmi com a música teve início quando, ainda menino, cantava no coro da igreja com voz de baixo-cantante. Esse pontapé inicial foi o estímulo necessá­rio para a construção, já em terras cariocas, entre reis e rainhas do rádio, de um estilo inconfundível quase sem seguidores na música popular brasileira.
       No Rio, em 1938, depois de pegar um lia (navios que faziam transporte de passageiros do norte do país em direção ao sul) em busca de meihores oportunidades de emprego, Dorival Caymmi chegou a pensar em ser jornalista e ilustrador. No entanto, para felicidade de seu amigo Jorge Amado, acabou sendo cooptado pelo mar de melodias e poesias que circulava em seu rico processo de criação.
       A obra de Caymmi é equilibrada peta qualidade: melodia e letra apresentam um grande poder de sintetizar o simples, eternizar o regional, declarar em música as tradições de sua amada Bahia, O mar, Itapoã, as festas do Bonfim e da Conceição da Praia, os fortes em ruínas, tudo sobrevive em Caymmi, que cresceu ouvindo histórias nas praias da Bahia, junto aos pescadores, convivendo com o drama das mulheres que esperam seus maridos voltarem (ou não) em saveiros e jangadas.


                     (André Diniz Almanaque do samba Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed , 2006 p 78

(navios que faziam transporte de passageiros do norte do país em direção ao sul)

O segmento colocado entre parênteses

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1729Q41786 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MS, MS CONCURSOS

Para preparar as instalações de campanha, pistas de obstáculos, pistas de navegação diurna e noturna etc., necessários às instruções de campo que serão ministradas durante um exercício de selva, um total de 10 homens, trabalhando 8 horas por dia, necessitam de 5 dias. Porém, dois homens que compunham a equipe baixaram à enfermaria, vítimas da gripe H1N1. Desfalcada a equipe, o restante dos homens resolve ampliar a jornada diária de trabalho em duas horas. Dessa forma, espera-se que a preparação das instalações de campo seja finalizada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1730Q16888 | Direito Penal, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar DF, FUNIVERSA

Uma pessoa maior de dezoito anos, com plena capacidade mental e psicológica, ao passar na rua por uma idosa, resolveu fazer uma brincadeira e soltou um rato domesticado perto dela, que se assustou com o animal e resolveu correr, momento em que tropeçou, bateu a cabeça e veio a óbito.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.