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Questões de Concursos Soldado da Polícia Militar

Resolva questões de Soldado da Polícia Militar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


271Q238337 | Informática, Hardware, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, IESES

Sobre Hardware, Software e Peopleware é correto afirmar que:


I. Hardware é todo o equipamento do computador, ou seja, a impressora, o mouse, a placa Mãe e o Sistema Operacional.


II. Software são os programas que utilizamos em um computador.


III. A planilha eletrônica é um exemplo de Software Aplicativo.


IV. Peopleware é a parte humana que se utiliza das diversas funcionalidades dos sistemas computacionais, seja este usuário um Analista de sistema ou, até mesmo, um simples cliente que faz uma consulta em um caixa eletrônico.


A sequência correta é:

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272Q5096 | Conhecimentos Específicos, Legislação Extravagante, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar GO, UEG

José foi abordado em via pública pela Polícia Militar por portar ostensivamente um revólver calibre 38, sem registro e desmuniciado. Questionado pelos policiais, informou que pretendia praticar crimes com a arma. Preso em flagrante delito, a arma foi examinada e o laudo pericial constatou que o artefato não era apto a efetuar disparos. A conduta de José é
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273Q16762 | Matemática Financeira, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação a juros simples e compostos, julgue o item subseqüente.
No regime de juros simples, R$ 10.000,00 investidos durante 45 meses à taxa de 15% ao semestre produzirão um montante inferior a R$ 21.000,00.
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274Q6091 | Direitos Humanos, Noções de Direitos Humanos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ

A casa é asilo inviolável do indivíduo. De acordo com a Constituição Brasileira em vigor, uma pessoa só pode penetrar na casa de outra em algumas situações.

Assinale uma dessas situações.
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276Q3794 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Texto associado.
Presidente filipina nomeia manicure para posto-chave

A presidente filipina Gloria Arroyo designou a própria manicure para um cargo bem remunerado em uma agência governamental de Habitação, uma decisão criticada pelo candidato favorito às eleições presidenciais por considerá-la própria de uma política do "clientelismo".
Anita Carpon, manicure da presidente Arroyo e considerada estilista, foi nomeada no conselho de administração de uma agência responsável por financiar as casas dos funcionários, anunciou Gary Olivar, porta-voz da presidência.
Ela receberá um salário mensal equivalente a 2900 dólares, o dobro do que recebe a presidente Arroyo, segundo a imprensa.
A nomeação foi muito criticada pelo candidato favorito às eleições presidenciais de 10 de maio, Benigno Aquino, filho da ex-presidente Corazón Aquino.
"Acentua a cultura do clientelismo político no país ao nomear as pessoas que são leais para postos delicados sem preocupação com a qualificação", disse Butch Abad, diretor da campanha de Aquino.
(Gazeta do Povo, 22.04.2010)



Leia o texto para responder às questões de números 11 a 19.

A bomba-relógio dos lixões

A escola municipal infantil construída sobre um lixão desativado
em Vila Nova Cachoeirinha, São Paulo, e o deslizamento
do morro do Bumba, em Niterói (RJ), representam só a ponta de
um iceberg. Não se conhece ao certo a extensão dessa ameaça
ambiental subterrânea.
Em décadas passadas, não havia no país capacidade técnica
para administrar de forma adequada resíduos tóxicos de origem
industrial e doméstica. O usual era depositá-los a céu aberto, sem
impermeabilização do solo, em lixões desprovidos de limites
precisos. Aterrados, ficaram disponíveis para a expansão urbana
e terminaram ocupados por favelas, parques e até escolas.
A remediação do problema, no Estado de São Paulo, começou
para valer só no século 21. Em 2002, a Cetesb – Companhia Estadual
de Saneamento Ambiental – publicou a primeira relação de
áreas contaminadas, com 255 locais. Com a identificação paulatina
de mais e mais terrenos contaminados no passado, em seis anos a
lista saltava para 2 514 pontos de contaminação.
Na capital do Estado encontram-se 781 dessas áreas. A grande
maioria (657) são postos de combustíveis com vazamentos. Mas
há 21 depósitos de lixo relacionados e nada menos que 11 680
áreas potenciais de contaminação, cujo risco ainda carece de investigação
e avaliação – o que em geral ocorre quando se solicita
à prefeitura uma licença de mudança de uso, por exemplo para
construção de imóveis.
Não foi o caso da escola paulistana, inaugurada em 1988. Em
1999, a área foi oficialmente declarada como contaminada. Em
2006, medições constataram alta concentração do gás metano, com
risco de explosão. Em 2007, decidiu-se que a escola seria fechada,
e os alunos, transferidos, mas eles ainda estão lá.
Não basta, já se vê, fazer mapeamentos. É preciso que o poder
público aja de maneira tempestiva para afastar ao menos os riscos
que já são conhecidos.
(Folha de S.Paulo, 16.04.2010)
Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal.
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277Q49877 | Direito Constitucional, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

Assinale a alternativa que apresenta a definição de partido político em coerência com a Constituição Federal.
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278Q7530 | Direito Processual Penal, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar DF, FUNIVERSA

No tocante ao inquérito policial, é correto afirmar que
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279Q3814 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Leia as afirmações sobre o Nazismo.

I. Utilizou-se da propaganda para construir a imagem grandiosa da Alemanha, louvar Adolf Hitler e estimular a perseguição a grupos considerados perigosos, traidores e inferiores à raça ariana.
II. Foi hostil ao racionalismo e aos princípios políticos que fundamentam a democracia como, por exemplo, o pluripartidarismo.
III. Defendeu a desigualdade dos homens e das raças, os direitos de indivíduos “superiores”, acima das normas e das leis universais.
IV. Apoiou os movimentos socialistas que ocorreram ao longo da década de 1930, como a Guerra Civil Espanhola, quando lutou ao lado dos defensores da República.

Estão corretas as afirmações
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280Q17647 | Direitos Humanos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Sobre polícia e os direitos humanos, marque a alternativa incorreta:
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281Q17665 | Espanhol, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Texto associado.
TEXTO I
La enseñanza del español en el sistema educativo brasileño: situación y posibles actuaciones (ARI)


Tema: La Ley 11.161 de 2005 abrió nuevas perspectivas para la enseñanza del español en Brasil. Se analizan aquí su actual situación en el sistema educativo brasileño no universitario y las posibles líneas de actuación.

Resumen: La Ley brasileña 11.161 de 2005 supone que el español es de oferta obligatoria por el centro y de matrícula optativa por el alumno en la Enseñanza Media, estableciendo un plazo de cinco años para su implantación. Esta medida ha generado diversas hipótesis sobre el presente y el futuro del español en Brasil. El presente ARI pretende mostrar cual es la situación actual, los problemas a afrontar para la plena implementación de la Ley y las posibles actuaciones a realizar por España.

Análisis: La aprobación en 2005 de la Ley 11.161, conocida como “Ley del español”, culminó un largo proceso histórico seguido por la enseñanza del español en Brasil. Al tiempo, supone el punto de partida de diversas iniciativas educativas, culturales, políticas y económicas. Un análisis de la enseñanza del español en el sistema educativo brasileño no universitario debe contemplar como elementos básicos las características del propio sistema educativo brasileño y la evolución de la enseñanza del español dentro de él, un breve análisis de la “Ley del español” y las dificultades para su implementación, y los datos generales de la situación actual. Por último, se plantean algunas líneas de actuación posibles para la acción institucional española. Antes de entrar en ellos, conviene señalar el auge que la enseñanza del español tiene hoy en Brasil, habiéndose incrementado su demanda, en los últimos 15 años, a niveles nunca vistos, tanto en el ámbito estrictamente educativo, como en el empresarial. Las causas son varias: el hecho de que Brasil tiene frontera con siete países hispanohablantes; sus relaciones comerciales con países hispanohablantes (el 20% de sus importaciones y el 25% de sus exportaciones); el número de hispanohablantes no brasileños en Brasil, que estimamos ligeramente superior a un millón (0,6% de la población total); el número de brasileños que habla español, que sin duda es aún mayor pero es difícil de estimar; y el factor que más ha contribuido a la expansión del español en Brasil, el MERCOSUR. Si bien su presente y futuro es controvertido, es indudable que su mera existencia resulta esencial para el español en Brasil, considerando que la lengua española ha de ocupar un importante papel en este proceso de integración regional. Asimismo, en el ámbito educativo, ha generado interesantes iniciativas en el denominado MERCOSUR-educativo. El español en el sistema educativo brasileño Vistas las causas, debemos analizar, con objeto de situar al español en el mismo, el sistema educativo brasileño. Lo primero que destaca es su dimensión: casi 60 millones de alumnos (un 60% en la Enseñanza Fundamental) en una superficie que dobla la UE. A ello hay que sumar la atribución competencial a municipios, estados y gobierno federal, o las importantísimas diferencias territoriales. Su sistema educativo refleja la complejidad y diversidad de Brasil.

Conclusiones: La actual situación del español en Brasil es indisoluble de una trayectoria histórica más corta y de menor importancia de lo que suele pensarse. La confluencia de factores económicos, sociales y culturales, entre los que destaca el proceso de integración regional, ha posibilitado alcanzar los niveles actuales. Hoy, después de la promulgación de las reformas legislativas analizadas, el español se imparte y se estudia en todo el país, tanto en niveles universitarios como no universitarios y, asimismo, tiene gran importancia en el ámbito de la enseñanza no reglada: academias o cursos de variada naturaleza. Todos los estados han realizado, con desigual fortuna, actuaciones específicas para su enseñanza. Sin embargo, el futuro del español en Brasil presenta sombras, con carencias de formación y recursos educativos. En el mejor de los supuestos, la enseñanza del español seguirá estando lejos de la posición del inglés, en una situación de lengua de menor prestigio y desfavorecida con respecto a ésta en cuanto a la oferta y a los medios asignados para su enseñanza. En estas circunstancias, la acción institucional española, en la actualidad ya importante con la presencia de distintas Agencias y Ministerios, tiene aún mucho que aportar a la presencia del español en Brasil. Este análisis ha intentado sugerir algunas posibles líneas de actuación que, sin duda, serían imposibles de aplicar sin los recursos necesarios, que han de proceder tanto de las autoridades educativas brasileñas como de las agencias españolas y, por qué no, del sector privado representado por las empresas españolas presentes en Brasil.

Álvaro Martínez-Cachero Laseca Administrador civil del Estado y director del Instituto Cervantes de Porto Alegre
http://www.realinstitutoelcano.org/wps/portal/rielcano/contenido? WCM_GLOBAL_CONTEXT=/elcano/elcano_es/zonas_es/lengua+y+cultura/ari14 0-2009
Son razones para el incremento de la búsqueda del estudio del español en Brasil, MENOS:
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282Q4756 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR

Leia com atenção o trecho de uma matéria que circulou recentemente pelo país.

O bom desempenho do turismo este ano está levando o setor a despontar como forte aliado ao desenvolvimento econômico e
social do Brasil. Segundo o Ministério do Turismo, nos primeiros oito meses de 2005 o setor arrecadou cerca de US$ 2,526
bilhões, marca que ultrapassa todo o total acumulado em 2003 – US$ 2,125 bilhões.

O desempenho faz o turismo figurar em terceiro lugar na balança de exportações brasileiras, atrás somente da soja em grãos
e do minério de ferro.

(Fonte: Gazeta do Povo, 04 out. 2005, p. 18.)

A partir da análise do texto, assinale a alternativa correta.
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283Q17656 | Sociologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Sobre o conceito de marginalidade na visão sociológica é correto afirmar:
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284Q6074 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PI, UESPI

As inovações tecnológicas permeiam a própria evolução da sociedade humana, influenciando diretamente a
forma através da qual a sociedade apropria-se da natureza e transforma-a, num processo contínuo de
produção e reprodução do espaço geográfico. Nesse sentido, a atividade industrial pode ser considerada
como uma das máximas expressões da sociedade humana, no sentido da apropriação da natureza e de
transformação do espaço geográfico, tendo em vista que, ao longo de sua história, esta atividade
estabeleceu um mercado mundial, dando um caráter cosmopolita à produção e ao consumo.

Considerando a importância da atividade industrial para a produção do espaço geográfico mundial, assinale
a alternativa CORRETA.
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285Q692417 | Raciocínio Lógico, Diagramas e Operadores Lógicos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SC, INCAB, 2019

Considerando os conjuntos a seguir, determine o número de elementos do conjunto. P(A) - P(B), onde P(A) é o conjunto das partes do conjunto A e, P(B) é o conjunto das partes do conjunto B.


A = {1, 2, 3, 4, 5, 6}

e

B = {1, 3, 5, 7, 9 }

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286Q6097 | Sociologia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ

No Brasil, o reconhecimento dos direitos humanos ainda é muito restrito.

Marque a única situação em que podemos considerar que existe o reconhecimento de direitos humanos.
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287Q5080 | Direito Administrativo, Noções de Direito Administrativo, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar GO, UEG

Quanto aos poderes da Administração Pública:
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288Q17637 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RJ, EXATUS PR

Na maioria dos processadores de texto (exemplo: Microsoft Word) é possível alterar o alinhamento horizontal de um texto através de configurações disponíveis no software. No exemplo abaixo exposto, o seguinte tipo de alinhamento foi aplicado:

“O Clube Paineiras do Morumby, em São Paulo, recebe, desde esse sábado (12), o qualifying do São Paulo Challenger de Tênis. A competição é realizada com recursos captados por meio da Lei de Incentivo ao Esporte e contará com a presença de tenistas de vários países da América do Sul e da Europa. O classificatório será disputado durante todo o fim de semana e vale quatro vagas na chave principal.”

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289Q17192 | Português, Interpretação de Textos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP

Texto associado.
Um tiro no escuro

      – Quem atirou em quem? – provoco minha mãe.
      – Uai, foi você que atirou no seu irmão. – ela responde, convicta.
      Isso aconteceu nos anos de 1980, bem no começo. Naquela época era tudo meio inconsequente. Meu pai havia nos presenteado com uma espingarda de pressão. Com que cargas d"água alguém teria a brilhante ideia de dar uma arma para duas crianças? Pois é, isso era normal. Como era normal também passearmos pela cidade em um Fusca, todos sem cinto de segurança e felizes como nunca. Tínhamos a impressão de que tudo era meio permitido, mas, lógico, dentro de parâmetros que levavam em conta o respeito ao próximo e o amor incondicional à família.
      Brincávamos na rua e ela era tão perigosa quanto é hoje. Havia os carros descontrolados, os motoristas bêbados, as motos a todo vapor, os paralelepípedos soltos como armadilhas propositais. Tudo era afiado ou pontiagudo, menos a dedicação de dona Izolina. Perto da janta ela nos gritava e, chateados, nos recolhíamos para a sala. Havia uma mesa e todos nos sentávamos, juntos, para celebrar mais um dia em que nada nos faltara.
       Hoje, os brinquedos de criança parecem mais arredondados, não há armas em casa, mas os perigos são os mesmos: um arranhão em minha filha, Helena, dói tanto quanto um hematoma sofrido em nossa infância.
       Ah, mãe, fui eu que atirei em meu irmão e, logo após o grito estridente dele, saí gritando igualmente pela casa, desolado e pesaroso, porque havia assassinado um parente tão próximo. Mas nada acontecera, nem uma esfoladela. Ele usava uma bermuda jeans e eu, com minha pontaria genial, havia acertado a nádega direita, de modo que o pequeno projétil se intimidara diante da força do tecido. Foi assim, mãe. Agora a senhora já pode contar para todos a história correta.

(Whisner Fraga. www.cronicadodia.com.br, 10.05.2015. Adaptado)
Considerando a regência do termo impacto, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas da frase seguinte, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, e mantendo a correspondência da frase com o texto.

O impacto_______ bala______ bermuda jeans foi insuficiente para machucar o garoto.
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290Q17747 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RR, UERR

Analise as afirmações e assinale a alternativa CORRETA:

I - Em virtude das incursões levadas a efeito por Ingleses, Holandeses e pelos Espanhois, para garantir a posse e controle da região, os Portugueses ergueram a Fortaleza de São Joaquim;
II - A Fortaleza de São Joaquim foi erguida na foz do Rio Uraricoera e Jatapu;
III - Dos estudiosos que contribuíram para um conhecimento mais objetivo da Bacia do Rio Branco, destaca-se Manoel da Gama Lobo D`Almada, que ao explorar o curso do Rio Branco, concluiu um exame minucioso da Bacia do Rio Branco;
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