Início

Questões de Concursos Soldado do Corpo de Bombeiro

Resolva questões de Soldado do Corpo de Bombeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q43148 | Biologia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PE, UPENET

Um helicóptero colidiu com um prédio, causando incêndio e o desabamento deste. Os bombeiros foram acionados para o resgate de vítimas no qual muitas conseguiram ser resgatadas ainda com vida. Algumas não tiveram a mesma sorte. A identificação de pessoas nessa situação nem sempre é fácil.

Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q42940 | Português, Interpretação de Textos, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PA, CONSULPLAN

Texto associado.
Tempos loucos – Parte 2

     Os adultos que educam hoje vivem na cultura que incentiva ao extremo o consumo. Somos levados a consumir de tudo um pouco: além de coisas materiais, consumimos informações, ideias, estilos de ser e de viver, conceitos que interferem na vida (qualidade de vida, por exemplo), o sexo, músicas, moda, culturas variadas, aparência do corpo, a obrigatoriedade de ser feliz etc. Até a educação escolar virou item de consumo agora. A ordem é consumir, e obedecemos muitas vezes cegamente a esse imperativo.
      Quem viveu sem usar telefone celular por muito tempo não sabe mais como seria a vida sem essa inovação tecnológica, por exemplo. O problema é que a oferta cria a demanda em sociedades consumistas, que é o caso atual, e os produtos e as ideias que o mercado oferece passam a ser considerados absolutamente necessários a partir de então.
       A questão é que temos tido comportamento exemplar de consumistas, boa parte das vezes sem crítica alguma. Não sabemos mais o que é ter uma vida simples porque almejamos ter mais, por isso trabalhamos mais etc. Vejam que a ideia de lazer, hoje, faz todo sentido para quase todos nós. Já a ideia do ócio, não. Ou seja: para descansar de uma atividade, nos ocupamos com outra. A vadiagem e a preguiça são desvalorizadas.
      Bem, é isso que temos ensinado aos mais novos, mais do que qualquer outra coisa. Quando uma criança de oito anos pede a seus pais um celular e ganha, ensinamos a consumir o que é oferecido; quando um filho pede para o pai levá‐la ao show do RBD, e este leva mesmo se considera o espetáculo ruim, ensinamos a consumir, seja qual for a estética em questão; quando um jovem pede uma roupa de marca para ir a uma festa e os pais dão, ensinamos que o que consumimos é mais importante do que o que somos.
      Não há problema em consumir; o problema passa a existir quando o consumo determina a vida. Isso é extremamente perigoso, principalmente quando os filhos chegam à adolescência. Há um mercado generoso de oferta de drogas. Ensinamos a consumir desde cedo e, nessa hora, queremos e esperamos que eles recusem essa oferta. Como?!
       Na educação, essa nossa característica leva a consequências sutis, mas decisivas na formação dos mais novos. Como exemplo, podemos lembrar que estes aprendem a avaliar as pessoas pelo que elas aparentam poder consumir e não por aquilo que são e pelas ideias que têm e que o grupo social deles é formado por pares que consomem coisas semelhantes. Não é a toa que os pequenos furtos são um fenômeno presente em todas as escolas, sejam elas públicas ou privadas.
     Nessa ideologia consumista, é importante considerar que os objetos perdem sua primeira função. Um carro deixa de ser um veículo de transporte, um telefone celular deixa de ser um meio de comunicação; ambos passam a significar status, poder de consumo, condição social, entre outras coisas.
      A educação tem o objetivo de formar pessoas autônomas e livres. Mas, sob essa cultura do consumo, esses dois conceitos se transformaram completamente e perderam o seu sentido original. Os jovens hoje acreditam que têm liberdade para escolher qualquer coisa, por exemplo. Na verdade, as escolhas que fazem estão, na maioria das vezes, determinadas pelo consumo e pela publicidade. Tempos loucos, ou não?

(SAYÃO, Rosely. Tempos loucos – Parte 2. Disponível em:http://blogdaroselysayao.blog.uol.com.br/arch2006‐10‐01_2006‐10‐15.html. Acesso em: dezembro de 2015.)
Considerando o uso adequado da linguagem à situação de comunicação do texto apresentado, assinale o trecho selecionado a seguir em que podem ser identificados aspectos informais da língua.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q43083 | Biologia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

As glândulas adrenais situam-se acima da porção cefálica dos rins e estão associadas a diversas funções no metabolismo humano, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q42927 | Química, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar DF, IDECAN

As células voltaicas são baseadas nas reações de oxirredução espontâneas. Contrariamente, é possível usar a energia elétrica para fazer com que as reações redox não espontâneas ocorram. Tais processos, produzidos por uma fonte externa de energia elétrica, são chamados de reações de eletrólise e ocorrem em células eletrolíticas. Uma solução aquosa de NaCl é eletrolizada usando-se eletrodos inertes. Quantos gramas de gás cloro e de gás hidrogênio são produzidos se uma corrente de 5,0 A atravessa a célula durante 1,5 h?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q43210 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

”O otimismo e o vinho tinto das emocoes. Uma ou duas taças por dia fazem um bem enorme. Duas garrafas arruínam a pessoa. A diferenca de volume da bebida ilustra os dois tipos de otimismo, o racional, uma das conquistas evolutivas mais preciosas da especie, e o irracional, a fonte de grandes tragedias históricas e fracassos pessoais.” 
(Revista Veja - ediçao 2306 - 23/01/2013) 

Assinale o item que não corresponde às informacões do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

127Q43085 | Biologia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

A constituição do solo de uma área com vegetais é diretamente afetada pelos tipos de plantas que ali crescem. A serapilheira é a principal fonte de minerais, pois é formada pela decomposição promovida por microrganismos e animais, formando o húmus.

Esse tipo de adubo tem como função:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q43175 | Raciocínio Lógico, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, ACESSO PÚBLICO

A negação da afirmação “O leão é o rei da selva e a formiga não é preguiçosa”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

129Q43011 | Geografia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MA, FGV

A estrutura das maiores metrópoles brasileiras apresenta situações e problemas que revelam a complexidade dos grandes espaços urbanos.

As alternativas a seguir apresentam corretamente situações ou problemas relativos à organização interna das metrópoles brasileiras, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q43205 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

A publicacão de jornais e revistas on-line abriu um importante canal de comunicacão com os leitores. Assim que leem um artigo ou reportagem, eles podem enviar seu comentúrio sobre o texto ou o assunto de que este trata. Publicado ao pé da matéria, o dito comentário desperta a opinião de outros leitores e, em poucos minutos, está criado um fórum de discussao entre pessoas que nunca se viram, nunca se verão e podem estar a milhares de quilômetros umas das outras. 

(R u y Castro. Redes antissociais. Folha de São Paulo, 15/01/2014). 

Assinale o item em que a palavra "pé” ( L .3 ) está empregada com o mesmo sentido com que aparece no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q53676 | Matemática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar BA, CONSULTEC

Sejam as circunferências cujas equações são expressas por C1: x2 + y2 + 16x + 63 = 0 e C2: 3x2 + 3y2 - 6x - 54y + 234 = 0, respectivamente.

Nessas condições, é correto afirmar que uma das expressões para a equação geral da reta que passa pelo centro de C1 e de C2 é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q43084 | Biologia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

Garagens fechadas devem, obrigatoriamente, possuir mecanismos de ventilação natural ou mecânica. pois a inexistência desses mecanismos pode causar asfixiamentos nos usuários dessas garagens.

Esse asfixiamento é causado, sobretudo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q43174 | Raciocínio Lógico, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, ACESSO PÚBLICO

A seguinte proposição: “Roberto é arquiteto ou Joana não sonha”. É logicamente equivalente a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q42956 | Matemática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PA, CONSULPLAN

“O domínio da função f(x) = log5(2x – 4) é D(f) = {x ∈ R ǀ  __________}." Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q43395 | Química, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar GO, FUNRIO

Observe as características a seguir.• Ambiente ocupado por uma fumaça densa.

 • Devido ao aumento de pressão interna, os gases saem por todas as aberturas, em forma de lufadas.
 • Calor intenso faz com que os combustíveis liberem vapores combustíveis.

Essas características particulares são relativas à seguinte fase de incêndio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q43357 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PI, UESPI

Influenciados pelos ideais do Iluminismo, as Treze Colônias americanas que eram colonizadas pela Inglaterra iniciaram um processo de emancipação política que ficou conhecido como “Revolução Americana”. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q43168 | Raciocínio Lógico, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, ACESSO PÚBLICO

João dividiu R$ 990,00 proporcionais à idade de seus três filhos, Antônio, Marcio e Marcelo.

Sabendo-se que as idades, respectivamente, de cada um são: 14 anos, 20 anos e 21 anos. Quanto Antônio recebeu? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q43185 | Enfermagem, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

A melena e sugestiva de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q43228 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

Texto associado.
Leia o texto abaixo e responda à questão

Funcionários exemplares

    Faz exatamente um ano que eles chegaram por ali, sob os olhares desconfiados de quem não via propósito em seu trabalho. Pior: muita gente achava que seriam um problema, não uma solução. Mas agora a equipe de falcões e gaviões do aeroporto internacional tem um número vistoso para exibir: de janeiro a abril de 2013, portanto, antes do início do serviço, foram registrados dezenove incidentes que envolveram aviões e pássaros como fragatas, quero-queros e urubus; neste ano, segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, nesse mesmo período de quatro meses o número de colisões baixou para seis. As aves de rapina estão aprovadas, e parecem valer os 18 000 reais que custam por mês à Infraero. “O resultado tem sido melhor que o observado quando usávamos carros com sirene a todo o volume ou mesmo fogos de artifício para afugentar os pássaros", diz Priscila Souza, diretora da área de meio ambiente do Galeão.
    O grupo, formado por doze animais, acaba de ter seu contrato renovado até agosto e segue espantando dos céus do aeroporto um sem-número de aves que podem se tornar um empecilho ou, mais do que isso, um perigo real para pousos e decolagens: às vezes, batem contra os vidros, obrigam a desvios de rota e são engolidas pelas turbinas de jatos. Por isso são empregados esses animais carnívoros, com poderosas garras e bico afiado, que não comem suas vítimas, apenas as capturam - as presas são catalogadas e transportadas para uma área distante, de características naturais parecidas.
    Sete gaviões e cinco falcões (que alcançam, como um carro de F1, 300 quilômetros por hora) são treinados por falcoeiros do Centro de Preservação de Aves de Rapina, empresa particular baiana que ganhou a licitação para prestar o serviço em 2013. Nos últimos anos, aeroportos de cidades como Belo Horizonte e Porto Alegre já contrataram trabalhos semelhantes, também com sucesso. Próximo de mangues e da Baía de Guanabara, as pistas de nosso movimentado aeroporto atraem bichos de toda sorte. Isso sem contar os lixões clandestinos no entorno, que também são foco de animais. Ou seja, no Rio a tarefa é redobrada. Contamos com eles.

(Daniela Pessoa, Veja Rio, 4 de junho de 2014.)
Assinale a opção em que se apresenta, correta e respectivamente, a classe gramatical a que pertencem as palavras destacadas em:

"...às vezes, batem CONTRA os vidros, obrigam A desvios de rota E são engolidas pelas TURBINAS de jatos."
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q43181 | Raciocínio Lógico, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, ACESSO PÚBLICO

Foi realizada uma pesquisa, com os Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, sobre qual tipo de exercício que eles praticam para manter o condicionamento físico, chegando aos seguintes dados:

I - 44% praticam natação
II - 40% praticam corrida
III - 24% praticam natação e corrida

Do total pesquisado calcule, respectivamente, quantos por cento apenas nadam, quantos por cento apenas correm e quantos por cento praticam outro esporte que não seja natação nem corrida? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.