Início

Questões de Concursos Soldado do Corpo de Bombeiro

Resolva questões de Soldado do Corpo de Bombeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q43086 | Inglês, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

Texto associado.
INSTRUCTIONS: Read the following text carefully and then choose the correct answer. 
Leonardo da Vinci

Known as the greatest artist in the history of mankind, Leonardo da Vinci was also a great philosopher and scientist. Leonardo is the most influential figure in the Italian Renaissance and he is considered to be an inventive multi-genius.
Leonardo was born in 1452 in Vinci, Italy, as the child of Piero da Vinci, a notary, and Caterina, a country girl. He stayed with his father’s family and they moved to Florence when he was just 12. At the age of 14, Leonardo started out his artist’s apprenticeship at the studio of Andrea del Verrocchio (1435-1488), an Italian sculptor, goldsmith and painter.
The art of painting made Leonardo knowledgeable about anatomy and perspective. In addition to painting, Verrocchio’s studio also offered technical and mechanical arts and sculpture. Leonardo had developed an interest in architecture so he went on to study engineering. 
After a decade of highly original work as an artist, Leonardo wrote to several wealthy men to help finance his projects. The Duke of Milan, Ludovico Sforza (1452-1508), accepted his offer as Leonardo told him that he could design war weapons like guns and mines, and also structures like collapsible bridges. He lived in Milan with the Duke from 1482 to 1508, reportedly creating very innovational war machines. He also did painting and sculpture, as well as urban planning for large-scale water projects. There, he also wrote about making a telescope to view the moon.

Available at: < http://www.famousscientists.org/leonardo-da-vinci> (Edited).
According to the text, Leonard da Vinci did many things during his life. About his activities, it is CORRECTto say that
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q43176 | Raciocínio Lógico, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, ACESSO PÚBLICO

De acordo com a lógica matemática a negação da frase: José gosta de futebol ou Antônio não gosta de vôlei.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

223Q43252 | Raciocínio Lógico, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

Uma pesquisa realizada com um grupo de 500 bombeiros sobre meios de locomoção utilizados por eles, obteve o seguinte resultado:

Meios de locomoção        N° de bombeiros
       Bicicleta                                 180
          Moto                                   300
         Carro                                   230
  Bicicleta e carro                            90
    Moto e carro                               80
 Bicicleta e moto                             90
Bicicleta, moto e carro                     x

Qual o número x de bombeiros que tem utilizado os três meios de locomoção?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

224Q42777 | Química, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA

O fogo e a eletricidade são os principais agentes causadores de queimaduras na pele. A gravidade das queimaduras pode ser classificada de acordo com as camadas atingidas da pele. Com relação à constituição da pele, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

225Q43100 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MT, FUNCAB

Que opção completa correta e respectivamente as lacunas da frase abaixo?

Durante___madrugada, os policiais revistaram___ pessoas que se encontravam nas ruas e, só no meio da manhã retornaram___ delegacia. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q43103 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MT, FUNCAB

A administração lusitana na região tornou-se essencialmente uma administração militar, que deveria estar preparada para defender os domínios portugueses de ataques indígenas e espanhóis. A própria criação da capitania de Mato Grosso, em meados do século XVIII, tinha esse propósito.

(ALVES, Lourembergue. A Capitania de Mato Grosso. In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, vol. 58, Cuiabá: IHGMT, 2000, p. 38 - Adaptado).

os setores a seguir, o que possuiu a maior importância no período descrito, sendo o responsável pela ocupação da capitania de Mato Grosso é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q43115 | Filosofia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MT, FUNCAB

Ética e moral não são a mesma coisa - suas origens etimológicas já dizem: ética vem do grego ethos e moral do latim mores. Sobre isso é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q43265 | Informática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

A respeito dos Navegadores da Web (web browsers), marque a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

229Q43092 | Português, Interpretação de Textos, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MT, FUNCAB

Texto associado.
                                    O nome da culpa

      No Brasil, as tragédias anunciadas ou previsíveis ocasionadas por descaso e imprevidência recebem todas o mesmo nome: fatalidade. Assim são classificadas as chuvas e os desabamentos que matam centenas de pessoas a cada verão, assim também foi classificado o incêndio da boate de Santa Maria por seus donos.
      Em nota, eles afirmaram “a bem da verdade” que a empresa estava em “situação regular”, com o “sistema de proteção e combate contra incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros”. Se estava tudo bem, nada fora de ordem, se as normas de segurança eram rigorosamente cumpridas, é fácil atribuir a responsabilidade à “fatalidade”.
      Portanto, a conclusão cínica é que ao destino deve ser debitado tudo o que contribuiu para a morte de 230 pessoas e ferimentos em mais 100: superlotação, plano de prevenção vencido, inexistência de saída de emergência, artefatos pirotécnicos com fogos de artifício, uso de revestimento acústico altamente inflamável, falta de fiscalização. Em suma, como disse o delegado logo após as primeiras investigações, “a boate Kiss não podia estar funcionando”.
      A bem da verdade mesmo, o nome para a culpa por esse e outros episódios trágicos não é fatalidade, mas impunidade, uma espécie de mãe de todos os vícios nacionais, não apenas da corrupção. Aqui se faz e aqui em geral não se paga.
      Pode-se alegar que incêndios em boates acontecem em toda parte - no Japão, na China, na Europa, na Argentina. De fato. Mas a diferença é que em Buenos Aires, por exemplo, tragédia semelhante ocorrida em 2004, com 194 mortos, levou o dono à prisão por anos e provocou mudanças drásticas no sistema de segurança das casas noturnas.
      Aqui, há 52 anos houve o incêndio do circo de Niterói, o maior da história. A comoção geral, a repercussão internacional, a mobilização das autoridades (o então presidente Jango visitou as vítimas, o Papa enviou mensagem de solidariedade, houve jogo com Pelé e Garrincha), a indignação e o clamor popular foram parecidos com a reação de agora.
      Acreditava-se que a morte de mais de 500 pessoas iria pelo menos servir de lição, pois as autoridades prometeram logo “rigorosa apuração da culpa” e medidas enérgicas de segurança. 
      Mais ou menos como naquela época, as inúmeras promessas de providências estão disputando espaço no noticiário com o relato de dor dos que ficaram. Governadores e prefeito s anunciam varreduras e em algumas cidades estabelecimentos já foram interditados por falta de segurança.
      Porque só agora?
      De qualquer maneira, vamos esquecer que as providências já deveriam ter sido tomadas muito antes, pois mais do que legislação o que falta é aplicação da lei e fiscalização, e vamos torcer para que dessa vez a tragédia sirva realmente de lição.

Zuenir Ventura. O Globo. 30/01/2013.
No trecho: “Em nota, ELES afirmaram ‘a bem da verdade’ que a empresa estava em ‘situação regular’, com o ‘sistema de proteção e combate contra incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros’ [...]."(parágrafo 2), o pronome pessoal destacado funciona como elemento de coesão e se refere:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q43105 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MT, FUNCAB

O desmembramento entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ocorrido na década de 70 do século XX, foi realizado pelo seguinte Presidente da República do Brasil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

231Q43154 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, ACESSO PÚBLICO

Assinale a alternativa que contém termo sublinhado com erro de grafia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q43012 | Geografia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MA, FGV

Dentre as unidades de conservação existentes no Brasil para preservação do meio ambiente, os Parques Nacionais tem como objetivo a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses garante a proteção de um dos principais patrimônios do estado do Maranhão e do país.

Com relação ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, analise as afirmativas a seguir:

I. O parque abrange áreas dos municípios maranhenses de Barreirinhas, Primeira Cruz e Açailândia.
II. Entre as dunas ativas situadas na área do parque ocorrem lagoas temporárias ou permanentes.
III. A pluviometria local é marcada pelo elevado índice de chuvas e pela regularidade da distribuição ao longo do ano.

Assinale: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

233Q43053 | Português, Interpretação de Textos, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar TO, CONSULPLAN

Texto associado.
Texto I para responder à questão.

Uma chance de proteger o futuro


   Imagine um mundo com secas, tempestades e fome, com ilhas e regiões costeiras inundadas, onde milhões de pessoas morrem por causa da poluição do ar e das águas, enquanto outras buscam refúgio em lugares mais seguros e alguns ainda lutam entre si pelos escassos recursos naturais.
   Em contraponto, imagine um mundo com ar e água limpos, com tecnologia, onde casas, transportes e indústrias estejam a serviço de toda a população, onde todos compartilhem os benefícios do desenvolvimento, da industrialização e de recursos naturais; imagine ainda que esta situação possa se sustentar de uma geração para a outra.    A escolha entre esses dois futuros cabe a nós.

(Kofi Annan, secretário geral da ONU. Folha de S. Paulo. São Paulo, 30/06/2002. Fragmento.)
Mantendo‐se a norma padrão, o trecho “... onde todos compartilhem os benefícios do desenvolvimento,...” pode ser substituído pela seguinte reescrita sem que haja mudança de informação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q42907 | Medicina, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar DF, IDECAN

A epiderme, a camada mais superficial da pele, é composta por quatro tipos celulares. Assinale as células desta camada que desempenham um papel significativo nas reações cutâneas do sistema imune:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

235Q42804 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

João A. Antonil, um jesuíta que viveu no Brasil no século XVII, afirmou que “os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles, no Brasil, não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda nem ter engenho corrente”. Com relação à sociedade, cultura e economia entre os séculos XVI e XIX no Brasil, julgue os itens de 61 a 65. 

A abolição da escravidão no Brasil foi decretada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888. No entanto, o estado do Ceará já havia abolido o trabalho escravo em março de 1884.
  1. ✂️
  2. ✂️

236Q43152 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, ACESSO PÚBLICO

Assinale a alternativa em que todas as palavras presentes alteram o significado quando, e se, submetidas à mudança de gênero:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q43192 | Enfermagem, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

Foi solicitado ao Técnico de Enfermagem administrar Tramal subcutâneo no paciente de pós-operatorio, porém no setor só foi encontrado agulha 25 X 0,7 mm. Com essa informaçao, o ângulo que o técnico deverá usar com a agulha descrita para administrar corretamente a medicação na via solicitada será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q42724 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AC, FUNCAB

Texto associado.
Texto para responder à  questão.

                                  O fragmento a seguir situa-se no último capítulo de Triste fim de Policarpo Quaresma.

Como lhe parecia ilógico com ele mesmo estar ali metido naquele estreito calabouço? Pois ele, o Quaresma plácido, o Quaresma de tão profundos pensamentos patrióticos, merecia aquele triste fim?
[...]
Por que estava preso? Ao certo não sabia; o oficial que o conduzira, nada lhe quisera dizer; e, desde que saíra da ilha das Enxadas para a das Cobras, não trocara palavra com ninguém, não vira nenhum conhecido no caminho [...]. Entretanto, ele atribuía a prisão à carta que escrevera ao presidente, protestando contra a cena que presenciara na véspera.
Não se pudera conter. Aquela leva de desgraçados a sair assim, a desoras, escolhidos a esmo, para uma carniçaria distante, falara fundo a todos os seus sentimentos; pusera diante dos seus olhos todos os seus princípios morais; desafiara a sua coragem moral e a sua solidariedade humana; e ele escrevera a carta com veemência, com paixão, indignado. Nada omitiu do seu pensamento; falou claro, franca e nitidamente.
Devia ser por isso que ele estava ali naquela masmorra, engaiolado, trancafiado, isolado dos seus semelhantes como uma fera, como um criminoso, sepultado na treva, sofrendo umidade, misturado com os seus detritos, quase sem comer... Como acabarei? Como acabarei? E a pergunta lhe vinha, no meio da revoada de pensamentos que aquela angústia provocava pensar. Não havia base para qualquer hipótese. Era de conduta tão irregular e incerta o Governo que tudo ele podia esperar: a liberdade ou a morte, mais esta que aquela.
[...]
Iria morrer, quem sabe se naquela noite mesmo? E que tinha ele feito de sua vida? Nada. Levara toda ela atrás da miragem de estudar a pátria, por amá-la e querê-la muito, no intuito de contribuir para a sua felicidade e prosperidade. Gastara a sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e, agora que estava na velhice, como ela o recompensava, como ela o premiava, como ela o condecorava? Matando-o. E o que não deixara de ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo. Não brincara, não pandegara, não amara – todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à sua tristeza necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentara. Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois que fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não.Lembrou-se das suas coisas de tupi, do folclore, das suas tentativas agrícolas... Restava disso tudo em sua alma uma satisfação? Nenhuma! Nenhuma!
O tupi encontrou a incredulidade geral, o riso, a mofa, o escárnio; e levou-o à loucura. Uma decepção. E a agricultura Nada. As terras não eram ferazes e ela não era fácil como diziam os livros. Outra decepção. E, quando o seu patriotismo se fizera combatente, o que achara? Decepções. Onde estava a doçura de nossa gente? Pois ele não a viu combater como feras? Pois não a via matar prisioneiros, inúmeros? Outra decepção. A sua vida era uma decepção, uma série, melhor, um encadeamento de decepções. [...]. Como é que não viu nitidamente a realidade, não a pressentiu logo e se deixou enganar por um falaz ídolo, absorver-se nele, dar-lhe em holocausto toda a sua existência? Foi o seu isolamento, o seu esquecimento de si mesmo; e assim é que ia para a cova, sem deixar traço seu, sem um filho, sem um amor, sem um beijo mais quente, sem nenhum mesmo, e sem sequer uma asneira!
Nada deixava que afirmasse a sua passagem e a terra não lhe dera nada de saboroso.

BARRETO, Lima.Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Saraiva, 2007. p. 199-201 (Clássicos Saraiva).
A oração destacada em “O importante é QUE ELE TIVESSE SIDO FELIZ.” exerce a função sintática de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

239Q42789 | Matemática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

Em um programa de treinamento, cada soldado recebe uma arma de determinado tipo, desmontada e desmuniciada. Após o treinamento, todos os soldados participantes do programa montam e municiam a arma em um mesmo espaço de tempo. Com referência a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Considere-se que os soldados de uma corporação montem e municiem armas em um mesmo ritmo. Nessa situação, se 30 soldados dessa corporação montarem e municiarem 30 armas em 30 segundos, então, para montar e municiar 60 armas em um minuto, serão necessários 60 soldados da referida corporação
  1. ✂️
  2. ✂️

240Q43098 | Português, Interpretação de Textos, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MT, FUNCAB

Texto associado.
                                    O nome da culpa

      No Brasil, as tragédias anunciadas ou previsíveis ocasionadas por descaso e imprevidência recebem todas o mesmo nome: fatalidade. Assim são classificadas as chuvas e os desabamentos que matam centenas de pessoas a cada verão, assim também foi classificado o incêndio da boate de Santa Maria por seus donos.
      Em nota, eles afirmaram “a bem da verdade” que a empresa estava em “situação regular”, com o “sistema de proteção e combate contra incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros”. Se estava tudo bem, nada fora de ordem, se as normas de segurança eram rigorosamente cumpridas, é fácil atribuir a responsabilidade à “fatalidade”.
      Portanto, a conclusão cínica é que ao destino deve ser debitado tudo o que contribuiu para a morte de 230 pessoas e ferimentos em mais 100: superlotação, plano de prevenção vencido, inexistência de saída de emergência, artefatos pirotécnicos com fogos de artifício, uso de revestimento acústico altamente inflamável, falta de fiscalização. Em suma, como disse o delegado logo após as primeiras investigações, “a boate Kiss não podia estar funcionando”.
      A bem da verdade mesmo, o nome para a culpa por esse e outros episódios trágicos não é fatalidade, mas impunidade, uma espécie de mãe de todos os vícios nacionais, não apenas da corrupção. Aqui se faz e aqui em geral não se paga.
      Pode-se alegar que incêndios em boates acontecem em toda parte - no Japão, na China, na Europa, na Argentina. De fato. Mas a diferença é que em Buenos Aires, por exemplo, tragédia semelhante ocorrida em 2004, com 194 mortos, levou o dono à prisão por anos e provocou mudanças drásticas no sistema de segurança das casas noturnas.
      Aqui, há 52 anos houve o incêndio do circo de Niterói, o maior da história. A comoção geral, a repercussão internacional, a mobilização das autoridades (o então presidente Jango visitou as vítimas, o Papa enviou mensagem de solidariedade, houve jogo com Pelé e Garrincha), a indignação e o clamor popular foram parecidos com a reação de agora.
      Acreditava-se que a morte de mais de 500 pessoas iria pelo menos servir de lição, pois as autoridades prometeram logo “rigorosa apuração da culpa” e medidas enérgicas de segurança. 
      Mais ou menos como naquela época, as inúmeras promessas de providências estão disputando espaço no noticiário com o relato de dor dos que ficaram. Governadores e prefeito s anunciam varreduras e em algumas cidades estabelecimentos já foram interditados por falta de segurança.
      Porque só agora?
      De qualquer maneira, vamos esquecer que as providências já deveriam ter sido tomadas muito antes, pois mais do que legislação o que falta é aplicação da lei e fiscalização, e vamos torcer para que dessa vez a tragédia sirva realmente de lição.

Zuenir Ventura. O Globo. 30/01/2013.
No trecho a seguir, a vírgula foi corretamente empregada por separar:

“No Brasil, as tragédias anunciadas ou previsíveis ocasionadas por descaso e imprevidência recebem todas o mesmo nome [...]” (parágrafo 1)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.