Início

Questões de Concursos Soldado do Corpo de Bombeiro

Resolva questões de Soldado do Corpo de Bombeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q43329 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar SP, VUNESP

Texto associado.
   A indústria tabagista pode ter descoberto um filão publicitário tão atraente quanto ilegal: a propaganda em festas universitárias. Voltados a jovens de classe média, os eventos atraem milhares de potenciais consumidores em uma faixa etária em que essa indústria vem perdendo terreno.
   “Qualquer forma de propaganda de produtos do tabaco é irregular”, informa, em nota, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “Apenas a exposição dos produtos nos pontos de venda está permitida.”
  No dia 7 de outubro, observou-se a presença de cartazes de uma marca de cigarros em todos os ambientes de uma festa na zona oeste da cidade de São Paulo, embora não houvesse venda no local. Segundo os organizadores do evento, que reuniu 2000 jovens, as empresas pagam até R$ 10 mil em patrocínio. A fabricante do cigarro confirma que patrocinou a festa, mas diz que “segue rigorosamente a legislação vigente”.

(Leandro Machado e Angela Boldrini. Folha de S.Paulo, 19.10.2010. Adaptado)
No dia 7 de outubro, observou-se a presença de cartazes de uma marca de cigarros em todos os ambientes de uma festa na zona oeste da cidade de São Paulo, embora não houvesse venda no local. (3º parágrafo)

A alternativa que substitui corretamente o trecho em destaque, sem alteração de sentido, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

242Q43035 | Informática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar TO, CONSULPLAN

Na ferramenta Microsoft Excel 2007 (configuração padrão), o recurso de Referência Absoluta é utilizado para fazer referência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

243Q43200 | Enfermagem, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

O técnico suspeitou de lesão cerebral, de um paciente que deu entrada no hospital com traumatismo craniano porque suas pupilas apresentavam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q43190 | Enfermagem, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

Baseada na estimativa da perda de sangue interno, associada com as localizações das fraturas, qual das fraturas mencionadas perderá a maior quantidade de sangue:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

245Q43208 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

"Sobram, para qualquer lado que se olhe, avisos claríssimos de que o novo ano promete ser igual ao velho - já nem se tenta disfarçar o pouco-caso com que os donos do País tratam o brasileiro comum.” 
( J .R . Guzzo. Revista Veja. Ed. 2354. 01 01 2014) 

Considerando o trecho acima, analise as afirmativas seguintes para, em seguida, assinalar a resposta correta sobre elas: 

I- A forma verbal "sobram” foi empregada no plural para concordar com o sujeito "avisos claríssimos” . 
II- A forma verbal "olhe” foi empregada no singular para concordar com o sujeito "qualquer lado” . 
III- A forma verbal "tratam” foi empregada no plural para concordar com o sujeito "os donos do país” .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

246Q43021 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PR, FAFIPA

A respeito das medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. A advertência consistirá em admoestação verbal, que será reduzida a termo e assinada. 
II. A prestação de serviços comunitários consiste na realização de tarefas gratuitas de interesse geral, por período não excedente a seis meses, junto a entidades assistenciais, hospitais, escolas e outros estabelecimentos congêneres, bem como em programas comunitários ou governamentais.
III. A liberdade assistida constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento.
IV. A internação será adotada sempre que se afgurar a medida mais adequada para o fm de acompanhar, auxiliar e orientar o adolescente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q43250 | Raciocínio Lógico, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

Em um treinamento, um grupo de bombeiros utiliza barcos. Se cada barco levar 4 bombeiros, 16 ficarão sem barco. Mas se cada barco levar 6 bombeiros, sobrarão 4 barcos.

O número total de bombeiros desse grupo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q43074 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

Leia o seguinte trecho.

“A partir da Constituição de 1891, republicana e federalista, as elites econômicas locais passaram a ter mais força no centro de decisão política. E tudo dentro da lei [...]

Com a chegada ao poder do primeiro presidente civil, Prudente de Moraes (1894-1898), que nasceu em uma fazenda de café, e com o estabelecimento da chamada ‘política dos governadores’ por seu sucessor, Campos Sales (1898-1902), estava montada a fórmula da sucessão presidencial [...].”

ELIAS, Rodrigo. Dossiê Café: Do cafezal ao cafezinho. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 05, Nº. 57. jun. 2010. p. 27.

Dentro do aparato descrito no trecho, estava a Comissão Verificadora das eleições no Congresso Nacional, pois não existia nessa época uma justiça eleitoral independente.

Essa Comissão Verificadora tinha como principal função:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

249Q43149 | Biologia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PE, UPENET

Leia o texto abaixo: 

“Turista é atacado por tubarão em Noronha. Vítima teve ferimentos leves e escapou, dando socos no animal.

Às vésperas do réveillon, um novo ataque de tubarão foi confirmado em Fernando de Noronha. Um turista de São Paulo estava se banhando na Praia do Leão, quando houve o ataque. Ao ICM Bio, a vítima contou que percebeu que tinha um animal mordendo sua perna, reagiu com socos, e o tubarão fugiu. A região onde ocorreu o incidente é muito frequentada pelos tubarões da espécie limão. "Eu acredito que foi um caso clássico de erro de identificação, quando o tubarão confunde o humano com uma presa natural, o que geralmente ocorre na região turva da arrebentação, quando o animal não tem condições de identificar visualmente a pessoa, disse Leo Veras. O Instituto recomenda que não se entre desacompanhado no mar, evitar estar na água com objetos brilhantes, não tentar tocar, perseguir e levar iscas para atrair espécies da vida marinha; evitar estar dentro do mar nas zonas de arrebentação das onda do mar e evitar o banho de mar na madrugada, início da manhã e no entardecer.

Adaptado de: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2016/12/30/interna_vidaurbana,682352/turista-e-atacado-por-tubarao-em-noronha.shtml

Sobre o tubarão e seu comportamento, analise as afirmativas a seguir: 

I. O tubarão limão, espécie citada no acidente, habita os mares do Nordeste do país. É um peixe cartilaginoso ou Condrictes, do grupo dos Elasmobranchii, ou seja, com fendas branquiais não protegidas pelo opérculo e corpo recoberto por escamas denominadas placoides.
II. Os tubarões têm olfato pouco desenvolvido e percebem os odores por meio de células quimiorreceptoras localizadas em suas narinas, que são estruturas em fundo cego.
III. Os tubarões podem detectar a corrente elétrica gerada pela atividade muscular da presa por meio de eletrorreceptores, denominados de ampolas de Lorenzini, poros e tubos cheios de muco, que comunicam as células sensoriais com a água.
IV. A percepção de vibrações na água ocorre por meio de mecanorreceptores, localizados ao longo da linha lateral, que percorre longitudinalmente os dois lados do corpo do animal. Essa linha é constituída por poros e tubos superficiais, que se comunicam com a água e percebem as vibrações na água, transmitindo-as para as células nervosas.
V. Suas escamas se assemelham às escamas dos peixes ósseos, são de origem dérmica, com uma estrutura semelhante a um dente. Cada escama é formada por um espinho voltado para a região posterior do corpo e uma placa basal situada na derme. A forma e a disposição das escamas auxiliam no aumento da turbulência da água ao redor do animal e na eficiência do seu nado. 

Está CORRETO, apenas, o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q42912 | Legislação Estadual, Legislação Estadual do Distrito Federal, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar DF, IDECAN

O bombeiro militar, que se julgar prejudicado ou ofendido por qualquer ato administrativo ou disciplinar de superior hierárquico, poderá recorrer ou interpor pedido de reconsideração, queixa ou representação, segundo o regulamento específico ou peculiar. Nos termos da Lei nº 7.479/86, o direito de recorrer na esfera administrativa quanto a ato de composição de Quadro de Acesso, prescreverá em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

251Q43358 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PI, UESPI

No período de consolidação da República no Brasil, diversos aspectos sociais, políticos e econômicos estruturaram as bases da política republicana. Sobre a Primeira República, analise as afirmativas abaixo. 

1) Nesse período, o voto era aberto (não secreto) e facultativo (não obrigatório). 
2) Apesar de haver uma abertura maior no direito ao voto, boa parte da sociedade estava excluída do sistema eleitoral, a exemplo das mulheres, dos analfabetos, dos mendigos, dos padres e dos soldados. 
3) Uma prática comum nesse período é a influência do poder político local exercido geralmente por grandes fazendeiros. Essa prática ficou conhecida como coronelismo. 

Está(ão) correta(s) :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q43136 | Matemática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PE, UPENET

Uma empresa financeira está com uma promoção para consignado e oferece empréstimos a juro simples para funcionários públicos. Aproveitando a promoção, Laura pediu emprestado nessa empresa R$ 2 800,00 com uma taxa de 5% ao mês.

Se o montante da sua dívida ficou em R$ 4 200,00, qual o tempo, em meses, que ela levou para quitar esse empréstimo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q42917 | Legislação Estadual, Legislação Estadual do Distrito Federal, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar DF, IDECAN

Nos termos do Decreto nº 31.817/2010, serão comandados por Tenentes-Coronéis do Quadro de Oficiais Bombeiro Militar Combatente da ativa, EXCETO: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

254Q42965 | Matemática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PA, CONSULPLAN

Observe a sequência a seguir:

x, 3x, 9x, 27x, ... 

Sabendo que a soma dos sete primeiros termos dessa sequência é 3.279. Então o valor de “x" é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q42691 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AC, FUNCAB

O estado do Acre é caracterizado pelo clima equatorial, com temperaturas elevadas ao longo do ano e baixa amplitude térmica. Contudo, em determinados momentos, a temperatura pode cair significativamente e atingir 10°. Esse fenômeno é conhecido por friagem e ocorre com a influência da massa de ar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q43202 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

Assinale o item em que a frase deve ser completada com o pronome "este” ou "esta” .
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q42915 | Legislação Estadual, Legislação Estadual do Distrito Federal, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar DF, IDECAN

Nos termos do Decreto nº 7.163/2010, para a execução das atividades específicas e o cumprimento das atividades setoriais de controle interno, a Controladoria tem a seguinte estrutura, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

258Q43060 | Raciocínio Lógico, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar TO, CONSULPLAN

Sendo a afirmação “Não é verdade que, se Ricardo está jogando bola, então Lucas está pulando corda”, portanto, a afirmação logicamente equivalente a essa é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

259Q43065 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

Texto associado.
Genes no banco dos réus

O que você faria se pudesse decidir sobre a cor dos olhos de seu filho, seu tipo físico ou até mesmo sua aptidão para determinada profissão? Escolhas ainda inviáveis tecnicamente, mas que já suscitam profundas reflexões éticas, fazem parte dos tópicos levantados pela geneticista Mayana Zatz em seu livro GenÉtica: escolhas que nossos avós não faziam, lançado [...] pela Editora Globo.

Coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano, na Universidade de São Paulo (CEGH/USP), Zatz foi uma das pioneiras no uso de técnicas de biologia molecular para o estudo de genes humanos no Brasil. A geneticista também esteve à frente do debate no Supremo Tribunal Federal em defesa do uso de embriões humanos em pesquisas com células-tronco.

Por meio de uma escrita apaixonada, a pesquisadora elege temas atuais relacionados à biotecnologia e expõe conflituosos casos que vivenciou ao longo de sua trajetória. De linguagem acessível e envolvente, o livro é permeado por referências a filmes, livros de divulgação científica, notícias de grande destaque e artigos científicos.

Ao oferecer à população serviços de detecção de doenças com base genética no CEGH, a pesquisadora se defronta diariamente com dilemas que não têm uma resposta simples e correta. Os testes genéticos podem, por exemplo, revelar não apenas que o paciente é portador de doença grave, mas também que o seu suposto pai não é seu progenitor.

O médico, então, se vê diante de uma encruzilhada: contar ou não contar sobre a falsa paternidade ao paciente, uma vez que esse resultado não lhe foi solicitado? Como não há um respaldo legal para esse tipo de situação, a decisão fica a cargo da equipe médica.

No livro, Zatz critica essa falta de mecanismos legais para proteger os pacientes envolvidos em testes genéticos no Brasil. “A informação genética faz parte de nossa individualidade e deve ser tratada como qualquer outro tipo de informação pessoal”, defende. Um dos riscos de esses dados se tornarem públicos está na possibilidade de eles serem usados indevidamente por companhias de seguro de saúde e de vida.

Informar, apoiar e ajudar a interpretar os testes genéticos junto ao paciente é tarefa de uma equipe interdisciplinar, que deve contar com geneticistas, psicólogos e médicos, e faz parte do chamado aconselhamento genético. Apesar do nome, “o geneticista não aconselha, ele deve apenas cuidar para que as possibilidades de escolha de seus pacientes sejam informadas e esclarecidas”.

A geneticista recorda no livro a história noticiada em maio de 2011 de um casal que teve trigêmeas após tratamento de fertilização in vitro e quis, após o nascimento, ficar apenas com duas filhas. “Dois é suficiente, três é demais?”, questiona a pesquisadora.

O caso também serve de alerta para a questão da gravidez múltipla, comum na reprodução assistida devido à implantação de muitos pré-embriões no útero da mulher. Essa condição aumenta o risco de nascimentos prematuros e de recém-nascidos com problemas intelectuais e de saúde em geral.

Zatz relata ainda que, nos próximos anos, será possível sequenciar genomas individuais por apenas mil dólares. Se à primeira vista a notícia soa como um avanço, a pesquisadora alerta para o excesso de confiança depositado no material genético como única forma de determinar as características futuras do indivíduo.

O livro deixa mais perguntas que respostas e nos faz refletir sobre a importância da discussão mais ampla sobre decisões que já vêm sendo tomadas no dia a dia, mas que ainda se encontram no limbo da legislação.

Nesse sentido, um último alerta da pesquisadora: “Enquanto as questões éticas são pensadas e discutidas depois de anunciadas as novas descobertas, o comércio anda sempre na frente”. Nem sempre a favor dos mais afetados. 

REZNIK, Gabriela. Genes no banco dos réus. Ciência Hoje. Disponível em: .
[Fragmento] Acesso em: 2 fev. 2016. (Adaptação)
Leia este fragmento extraído do texto:

A geneticista também esteve à frente do debate no Supremo Tribunal Federal em defesa do uso de embriões humanos em pesquisas com células-tronco.

Considerando-se a norma padrão da língua portuguesa, assinale a alternativa em que o emprego da crase é orientado pelo mesmo motivo que se aplica no trecho em destaque. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

260Q43080 | Direitos Humanos, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

Prevê a Constituição de Minas Gerais que, respeitado o conteúdo mínimo do Ensino Fundamental fixado pela União, o Estado deverá fixar conteúdo complementar.

Essa ação do Estado tem especificamente o objetivo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.