Início

Questões de Concursos Soldado do Corpo de Bombeiro

Resolva questões de Soldado do Corpo de Bombeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


361Q43140 | Física, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PE, UPENET

A Mecânica é um campo da Física, que descreve o movimento dos corpos, sendo dividida em três áreas: Cinemática, Dinâmica e Estática. Na Cinemática, estuda-se o movimento dos corpos, sem se considerarem suas causas. Na Dinâmica, estuda-se o movimento e suas causas com base nos conceitos de força e suas leis. Na estática, estuda-se o equilíbrio e a invariância dinâmica de sistemas físicos.

Nesse contexto, analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

362Q42952 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PA, CONSULPLAN

Texto associado.
O direito à literatura

   O assunto que me foi confiado nesta série é aparentemente meio desligado dos problemas reais: “Direitos humanos e literatura". As maneiras de abordá‐lo são muitas, mas não posso começar a falar sobre o tema específico sem fazer algumas reflexões prévias a respeito dos próprios direitos humanos. [...]
   [...] pensar em direitos humanos tem um pressuposto: reconhecer que aquilo que consideramos indispensável para nós é também indispensável para o próximo. Esta me parece a essência do problema, inclusive no plano estritamente individual, pois é necessário um grande esforço de educação e autoeducação a fim de reconhecermos  sinceramente este postulado. Na verdade, a tendência mais funda é achar que os nossos direitos são mais urgentes que os do próximo.
   [...] a literatura aparece claramente como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possa viver sem ela, isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação. Assim como todos sonham todas as noites, ninguém é capaz de passar as vinte e quatro horas do dia sem alguns momentos de entrega ao universo fabulado. [...]
   Ora, se ninguém pode passar vinte e quatro horas sem mergulhar no universo da ficção e da poesia, a literatura concebida no sentido amplo a que me referi parece corresponder a uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui um direito. [...]
   Portanto, a luta pelos direitos humanos abrange a luta por um estado de coisas em que todos possam ter acesso aos diferentes níveis de cultura. A distinção entre cultura popular e cultura erudita não deve servir para justificar e manter uma separação iníqua, como se do ponto de vista cultural a sociedade fosse dividida em esferas incomunicáveis, dando lugar a dois tipos incomunicáveis de fruidores. Uma sociedade justa pressupõe o respeito dos direitos humanos, e a fruição da arte e da literatura em todas as modalidades e em todos os níveis é um direito inalienável.

(CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul; São Paulo: Duas Cidades, 2004.)
“[...] indispensável para nós é também indispensável para o próximo. Esta me parece a essência do problema, inclusive no plano estritamente individual, [...]" (2º§) Quanto às palavras destacadas, pode‐se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

363Q43247 | Raciocínio Lógico, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

O número de bombeiros, durante um treinamento, está compreendido entre 420 e 520. Quando agrupados de 8 em 8, de 10 em 10 ou de 16 em 16, sempre restam 3 bombeiros.

O produto dos três algarismos do número total de bombeiros desse treinamento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

364Q43016 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MA, FGV

“O Maranhão passou a ser o primeiro estado brasileiro em número de conflitos agrários. Essa é a constatação da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que (...) divulgou oficialmente no estado o seu 27° relatório anual sobre o tema. De acordo com a CPT, no ano passado, no Maranhão, foram registrados 251 casos de conflitos por terra, envolvendo 64.394 pessoas.” (g1.globo.com)

Com relação às raízes históricas da violência no campo no Estado do Maranhão, analise as afirmativas a seguir. 

I. No início da década de 1970, com o intuito de estimular a ocupação da região, o governo do Maranhão criou a Companhia Maranhense de Colonização (COMARCO), concedendo incentivos fiscais a grandes grupos empresariais, para a aquisição de vastas extensões territoriais a preços simbólicos, o que intensificou os conflitos de terra e a violência no campo.
II. Para viabilizar a implantação do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o governo maranhense assinou, a favor da União, o decreto de desapropriação de terras ocupadas por comunidades quilombolas, gerando conflitos fundiários que continuam, ainda hoje, em disputa judicial.
III. Com o avanço do agronegócio na primeira década do século XXI, criou-se uma nova fronteira agrícola na região de MAPITOBA (parte do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia), o que valorizou a terra e aumentou os conflitos com os posseiros tradicionais.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

365Q42977 | Física, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PA, CONSULPLAN

Um automóvel se deslocando em uma trajetória retilínea com velocidade constante de 108 km/h passa a desacelerar 2,5 m/s2 ao se encontrar a uma distância de 100 m de uma ponte e ao entrar na mesma mantém sua velocidade constante até atravessá‐la totalmente. Quanto tempo o automóvel gastou para atravessar a ponte que tem 200 m?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

366Q43233 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

Texto associado.
Leia o texto abaixo e responda à questão

Funcionários exemplares

    Faz exatamente um ano que eles chegaram por ali, sob os olhares desconfiados de quem não via propósito em seu trabalho. Pior: muita gente achava que seriam um problema, não uma solução. Mas agora a equipe de falcões e gaviões do aeroporto internacional tem um número vistoso para exibir: de janeiro a abril de 2013, portanto, antes do início do serviço, foram registrados dezenove incidentes que envolveram aviões e pássaros como fragatas, quero-queros e urubus; neste ano, segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, nesse mesmo período de quatro meses o número de colisões baixou para seis. As aves de rapina estão aprovadas, e parecem valer os 18 000 reais que custam por mês à Infraero. “O resultado tem sido melhor que o observado quando usávamos carros com sirene a todo o volume ou mesmo fogos de artifício para afugentar os pássaros", diz Priscila Souza, diretora da área de meio ambiente do Galeão.
    O grupo, formado por doze animais, acaba de ter seu contrato renovado até agosto e segue espantando dos céus do aeroporto um sem-número de aves que podem se tornar um empecilho ou, mais do que isso, um perigo real para pousos e decolagens: às vezes, batem contra os vidros, obrigam a desvios de rota e são engolidas pelas turbinas de jatos. Por isso são empregados esses animais carnívoros, com poderosas garras e bico afiado, que não comem suas vítimas, apenas as capturam - as presas são catalogadas e transportadas para uma área distante, de características naturais parecidas.
    Sete gaviões e cinco falcões (que alcançam, como um carro de F1, 300 quilômetros por hora) são treinados por falcoeiros do Centro de Preservação de Aves de Rapina, empresa particular baiana que ganhou a licitação para prestar o serviço em 2013. Nos últimos anos, aeroportos de cidades como Belo Horizonte e Porto Alegre já contrataram trabalhos semelhantes, também com sucesso. Próximo de mangues e da Baía de Guanabara, as pistas de nosso movimentado aeroporto atraem bichos de toda sorte. Isso sem contar os lixões clandestinos no entorno, que também são foco de animais. Ou seja, no Rio a tarefa é redobrada. Contamos com eles.

(Daniela Pessoa, Veja Rio, 4 de junho de 2014.)
Assinale a opção em que a concordância verbal está correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

367Q42878 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar BA, FCC

A afirmativa correta, considerando-se o que diz o texto, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

368Q42782 | Matemática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA

Em uma aula de instrução para soldados bombeiros e paraquedistas das forças armadas, o professor faz à turma a seguinte pergunta de física aplicada: um paraquedista de peso p está descendo nas proximidades da superfície terrestre. Qual é o módulo da força exercida pelo corpo dele sobre a Terra? Assinale a alternativa que apresenta a solução para o problema proposto pelo professor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

369Q43145 | Física, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PE, UPENET

As Áreas de Preservação Permanente têm a função de preservar locais frágeis, como beiras de rios, topos de morros e encostas, que não podem ser desmatados para não causar erosões e deslizamentos, além de proteger nascentes, fauna, flora e biodiversidade, entre outros.

Fonte: http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2012/11/entenda-as-principais-regras-do-codigo-florestal, acessado em: 20/03/17.

Tal recomendação ainda é válida para áreas de ocupação urbana com encostas e barrancos, comuns a muitas cidades brasileiras. Durante as chuvas, tem-se um aumento do risco de deslizamento nessas áreas, quando elas não recebem tratamentos de prevenção de acidentes adequados. Utilizando os conhecimentos básicos acerca da Mecânica, dos Fenômenos Térmicos e dos Fenômenos Climáticos relacionados ao Ciclo da Água, é CORRETO afirmar que 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

370Q42928 | Biologia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar DF, IDECAN

“O gás ozônio constitui uma camada protetora contra radiação solar. É muito benéfico à vida quando se encontra em altas camadas da atmosfera, porém pode ser poluente quando encontrado junto ao solo que vivemos. Isso se deve por causa da liberação de poluentes pelos veículos motorizados, agravando a formação de ozônio em baixa atmosfera, que aumenta nos meses de _______________, pelo(a) ________________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmação anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

371Q43266 | Informática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

Em relação à planilha eletrônica MS Excel, considere que na célula C7 foi escrita a fórmula =(B$7*$B$5). Os valores das células B5 e B7 são, respectivamente, 2 e 5. Quando o conteúdo da célula C7 é copiado para a célula D7, o valor da célula D7 será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

373Q43029 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar TO, CONSULPLAN

De acordo com as conceituações trazidas pelo Estatuto dos Policiais Militares e Bombeiros Militares do Estado do Tocantins (Lei nº 2.578/2012), assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

374Q43067 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

Texto associado.
Genes no banco dos réus

O que você faria se pudesse decidir sobre a cor dos olhos de seu filho, seu tipo físico ou até mesmo sua aptidão para determinada profissão? Escolhas ainda inviáveis tecnicamente, mas que já suscitam profundas reflexões éticas, fazem parte dos tópicos levantados pela geneticista Mayana Zatz em seu livro GenÉtica: escolhas que nossos avós não faziam, lançado [...] pela Editora Globo.

Coordenadora do Centro de Estudos do Genoma Humano, na Universidade de São Paulo (CEGH/USP), Zatz foi uma das pioneiras no uso de técnicas de biologia molecular para o estudo de genes humanos no Brasil. A geneticista também esteve à frente do debate no Supremo Tribunal Federal em defesa do uso de embriões humanos em pesquisas com células-tronco.

Por meio de uma escrita apaixonada, a pesquisadora elege temas atuais relacionados à biotecnologia e expõe conflituosos casos que vivenciou ao longo de sua trajetória. De linguagem acessível e envolvente, o livro é permeado por referências a filmes, livros de divulgação científica, notícias de grande destaque e artigos científicos.

Ao oferecer à população serviços de detecção de doenças com base genética no CEGH, a pesquisadora se defronta diariamente com dilemas que não têm uma resposta simples e correta. Os testes genéticos podem, por exemplo, revelar não apenas que o paciente é portador de doença grave, mas também que o seu suposto pai não é seu progenitor.

O médico, então, se vê diante de uma encruzilhada: contar ou não contar sobre a falsa paternidade ao paciente, uma vez que esse resultado não lhe foi solicitado? Como não há um respaldo legal para esse tipo de situação, a decisão fica a cargo da equipe médica.

No livro, Zatz critica essa falta de mecanismos legais para proteger os pacientes envolvidos em testes genéticos no Brasil. “A informação genética faz parte de nossa individualidade e deve ser tratada como qualquer outro tipo de informação pessoal”, defende. Um dos riscos de esses dados se tornarem públicos está na possibilidade de eles serem usados indevidamente por companhias de seguro de saúde e de vida.

Informar, apoiar e ajudar a interpretar os testes genéticos junto ao paciente é tarefa de uma equipe interdisciplinar, que deve contar com geneticistas, psicólogos e médicos, e faz parte do chamado aconselhamento genético. Apesar do nome, “o geneticista não aconselha, ele deve apenas cuidar para que as possibilidades de escolha de seus pacientes sejam informadas e esclarecidas”.

A geneticista recorda no livro a história noticiada em maio de 2011 de um casal que teve trigêmeas após tratamento de fertilização in vitro e quis, após o nascimento, ficar apenas com duas filhas. “Dois é suficiente, três é demais?”, questiona a pesquisadora.

O caso também serve de alerta para a questão da gravidez múltipla, comum na reprodução assistida devido à implantação de muitos pré-embriões no útero da mulher. Essa condição aumenta o risco de nascimentos prematuros e de recém-nascidos com problemas intelectuais e de saúde em geral.

Zatz relata ainda que, nos próximos anos, será possível sequenciar genomas individuais por apenas mil dólares. Se à primeira vista a notícia soa como um avanço, a pesquisadora alerta para o excesso de confiança depositado no material genético como única forma de determinar as características futuras do indivíduo.

O livro deixa mais perguntas que respostas e nos faz refletir sobre a importância da discussão mais ampla sobre decisões que já vêm sendo tomadas no dia a dia, mas que ainda se encontram no limbo da legislação.

Nesse sentido, um último alerta da pesquisadora: “Enquanto as questões éticas são pensadas e discutidas depois de anunciadas as novas descobertas, o comércio anda sempre na frente”. Nem sempre a favor dos mais afetados. 

REZNIK, Gabriela. Genes no banco dos réus. Ciência Hoje. Disponível em: .
[Fragmento] Acesso em: 2 fev. 2016. (Adaptação)
Leia este trecho do texto:

Escolhas ainda inviáveis tecnicamente, mas que já suscitam profundas reflexões éticas, fazem parte dos tópicos levantados pela geneticista Mayana Zatz.

Assinale a alternativa em que o trecho acima foi reescrito, mantendo-se o sentido original.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

375Q42812 | Geografia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que diz respeito a países do Norte desenvolvido, julgue os itens a seguir.
A globalização é um fenômeno político, econômico e cultural que impacta, de forma equivalente, os países do Norte desenvolvido e os do Sul subdesenvolvido.
  1. ✂️
  2. ✂️

376Q43209 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

"Sobram, para qualquer lado que se olhe, avisos claríssimos de que o novo ano promete ser igual ao velho - já nem se tenta disfarcar o pouco-caso com que os donos do País tratam o brasileiro comum.” 
( J .R . Guzzo. Revista Veja. Ed. 2354. 01 01 2014) 

Assinale o item em que todas as palavras pertencem a classe dos substantivos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

377Q43032 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar TO, CONSULPLAN

De acordo com a estrutura organizacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, regulamentado pela Lei Complementar nº 45/06, relacione os órgãos às respectivas características.

1. Órgãos de direção.
2. Órgãos de execução.
3. Órgãos de apoio.

(    ) Realizam o comando e a administração da Corporação.
(    ) Constituem as unidades operacionais e realizam as atividades‐fim do CBMTO, cumprindo as missões ou a destinação da Corporação, dentre outras funções.
(    ) Responsáveis pelo planejamento geral estratégico para a organização e o desenvolvimento pleno das missões da Corporação.
(    ) Realizam as atividades‐meio da Corporação, atendendo às necessidades de pessoal, material e ensino, telecomunicações e telemática do Corpo de Bombeiros Militar.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

378Q43379 | Informática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar GO, FUNRIO

Um aplicativo utilizado para trabalhar com redes sociais é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

379Q43153 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, ACESSO PÚBLICO

As frases a seguir receberam diferentes tratamentos no que se refere à pontuação. Assinale a alternativa que corresponde ao período em que o emprego, ou não, da vírgula se fez acertadamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

380Q43014 | Geografia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MA, FGV

O censo de 2010, realizado pelo IBGE, evidenciou que a população total do Maranhão, aproximadamente 6.574.789 habitantes, representava cerca de 3,5% da população brasileira. Em relação à população do Maranhão, analise as afirmativas a seguir.

I. O Maranhão apresenta o menor índice de urbanização dentre os estados brasileiros.
II. A cidade de São Luís ultrapassou a marca de um milhão de habitantes.
III. A população do Maranhão representa mais de 30% da população da Região Nordeste.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.