Início

Questões de Concursos Soldado do Corpo de Bombeiro

Resolva questões de Soldado do Corpo de Bombeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


521Q42872 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar BA, FCC

       A relação do baiano Dorival Caymmi com a música teve início quando, ainda menino, cantava no coro da igreja com voz de baixo-cantante. Esse pontapé inicial foi o estímulo necessá­rio para a construção, já em terras cariocas, entre reis e rainhas do rádio, de um estilo inconfundível quase sem seguidores na música popular brasileira.
       No Rio, em 1938, depois de pegar um lia (navios que faziam transporte de passageiros do norte do país em direção ao sul) em busca de meihores oportunidades de emprego, Dorival Caymmi chegou a pensar em ser jornalista e ilustrador. No entanto, para felicidade de seu amigo Jorge Amado, acabou sendo cooptado pelo mar de melodias e poesias que circulava em seu rico processo de criação.
       A obra de Caymmi é equilibrada peta qualidade: melodia e letra apresentam um grande poder de sintetizar o simples, eternizar o regional, declarar em música as tradições de sua amada Bahia, O mar, Itapoã, as festas do Bonfim e da Conceição da Praia, os fortes em ruínas, tudo sobrevive em Caymmi, que cresceu ouvindo histórias nas praias da Bahia, junto aos pescadores, convivendo com o drama das mulheres que esperam seus maridos voltarem (ou não) em saveiros e jangadas.

                     (André Diniz Almanaque do samba Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed , 2006 p 78

... navios que faziam transporte de passaqeiros ...

0 verbo flexionado nos mesmos tempo e modo que o grifado acima está em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

522Q43038 | Informática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar TO, CONSULPLAN

No aplicativo Internet Explorer 8 (configuração padrão – idioma Português Brasil), para abrir a cópia da guia atual em uma nova guia, pode‐se utilizar o menu Arquivo / Duplicar Guia ou pressionar as teclas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

523Q43128 | Direito Administrativo, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MT, FUNCAB

Sobre a instrução do processo administrativo, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

524Q42876 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar BA, FCC

       Desde o desenvolvimento da linguagem, há 5.000 anos, a espécie humana passou a ter seu caminho evolutivo dire­cionado pela cultura, cujos impulsos foram superando a limitação da biologia e os açoites da natureza. Foi pela capacidade de pensar e de se comunicar que a humanidade obteve os meios para escapar da fome e da morte prematura.
       O atual empuxo tecnológico se acelerou de tal forma que alguns felizardos com acesso a todos os recursos disponíveis na vanguarda dos avanços médicos, biológicos, tecnológicos e metabólicos podem realisticamente pensar em viver em boa saúde mental e física bem mais do que 100 anos. O prolon­gamento da vida saudável, em razão de uma velhice sem doen­ ças, já foi só um exercício de visionários. Hoje é um campo de pesquisa dos mais sérios e respeitados.
       Robert Fogel, o principal formulador do conceito da evolução tecnofísica, e outros estudiosos estão projetando os limites dessa fabulosa caminhada cultural na qualidade de vida dos seres humanos. Quando se dedicam a essa tarefa, os estu­diosos esbarram, em primeiro lugar, nas desigualdades de ren­da e de acesso às inovações. Fazem parte das conjecturas dos estudiosos a questão ambiental e a necessidade urgente de obtenção e popularização de novas formas de energia menos agressivas ao planeta.

                     (Adaptado de Revista Veja, 25 de abril de 2012 p 141)

Há no texto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

525Q42721 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AC, FUNCAB

Texto associado.
Texto para responder à  questão.

                                  O fragmento a seguir situa-se no último capítulo de Triste fim de Policarpo Quaresma.

Como lhe parecia ilógico com ele mesmo estar ali metido naquele estreito calabouço? Pois ele, o Quaresma plácido, o Quaresma de tão profundos pensamentos patrióticos, merecia aquele triste fim?
[...]
Por que estava preso? Ao certo não sabia; o oficial que o conduzira, nada lhe quisera dizer; e, desde que saíra da ilha das Enxadas para a das Cobras, não trocara palavra com ninguém, não vira nenhum conhecido no caminho [...]. Entretanto, ele atribuía a prisão à carta que escrevera ao presidente, protestando contra a cena que presenciara na véspera.
Não se pudera conter. Aquela leva de desgraçados a sair assim, a desoras, escolhidos a esmo, para uma carniçaria distante, falara fundo a todos os seus sentimentos; pusera diante dos seus olhos todos os seus princípios morais; desafiara a sua coragem moral e a sua solidariedade humana; e ele escrevera a carta com veemência, com paixão, indignado. Nada omitiu do seu pensamento; falou claro, franca e nitidamente.
Devia ser por isso que ele estava ali naquela masmorra, engaiolado, trancafiado, isolado dos seus semelhantes como uma fera, como um criminoso, sepultado na treva, sofrendo umidade, misturado com os seus detritos, quase sem comer... Como acabarei? Como acabarei? E a pergunta lhe vinha, no meio da revoada de pensamentos que aquela angústia provocava pensar. Não havia base para qualquer hipótese. Era de conduta tão irregular e incerta o Governo que tudo ele podia esperar: a liberdade ou a morte, mais esta que aquela.
[...]
Iria morrer, quem sabe se naquela noite mesmo? E que tinha ele feito de sua vida? Nada. Levara toda ela atrás da miragem de estudar a pátria, por amá-la e querê-la muito, no intuito de contribuir para a sua felicidade e prosperidade. Gastara a sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e, agora que estava na velhice, como ela o recompensava, como ela o premiava, como ela o condecorava? Matando-o. E o que não deixara de ver, de gozar, de fruir, na sua vida? Tudo. Não brincara, não pandegara, não amara – todo esse lado da existência que parece fugir um pouco à sua tristeza necessária, ele não vira, ele não provara, ele não experimentara. Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois que fossem... Em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não.Lembrou-se das suas coisas de tupi, do folclore, das suas tentativas agrícolas... Restava disso tudo em sua alma uma satisfação? Nenhuma! Nenhuma!
O tupi encontrou a incredulidade geral, o riso, a mofa, o escárnio; e levou-o à loucura. Uma decepção. E a agricultura Nada. As terras não eram ferazes e ela não era fácil como diziam os livros. Outra decepção. E, quando o seu patriotismo se fizera combatente, o que achara? Decepções. Onde estava a doçura de nossa gente? Pois ele não a viu combater como feras? Pois não a via matar prisioneiros, inúmeros? Outra decepção. A sua vida era uma decepção, uma série, melhor, um encadeamento de decepções. [...]. Como é que não viu nitidamente a realidade, não a pressentiu logo e se deixou enganar por um falaz ídolo, absorver-se nele, dar-lhe em holocausto toda a sua existência? Foi o seu isolamento, o seu esquecimento de si mesmo; e assim é que ia para a cova, sem deixar traço seu, sem um filho, sem um amor, sem um beijo mais quente, sem nenhum mesmo, e sem sequer uma asneira!
Nada deixava que afirmasse a sua passagem e a terra não lhe dera nada de saboroso.

BARRETO, Lima.Triste fim de Policarpo Quaresma. São Paulo: Saraiva, 2007. p. 199-201 (Clássicos Saraiva).
A partícula SE pode assumir diversos valores morfossintáticos dentro do texto. Em “Iria morrer, quem sabe SE naquela noite mesmo?”, o elemento destacado é um(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

526Q43236 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

Vários países discutem atualmente mecanismos de regulamentação para o uso da rede. O Brasil hoje lidera essa discussão com a aprovação, no Congresso Nacional, do Marco Civil da Internet. É correto afirmar que a nova lei:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

527Q43261 | Informática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

Em relação ao pacote MS Office 2010, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

528Q42795 | Matemática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

Em uma pesquisa de preço foram encontrados os modelos I e II de kits de segurança para um prédio. Considerando que, o preço de 15 unidades do modelo I e 12 unidades do modelo II, seja de R$ 3.750,00, julgue os itens subsequentes.

Se o comprador conseguir 8% de desconto na compra de cada unidade, então, o preço de 15 unidades do modelo I e 12 unidades do modelo II sairá por R$ 3.450,00.
  1. ✂️
  2. ✂️

529Q43348 | Informática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PI, UESPI

Quanto aos conceitos básicos sobre os microcomputadores e sua operação em rede, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

530Q43107 | Geografia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MT, FUNCAB

Com grande extensão territorial, o Estado de Mato Grosso possui também variados aspectos naturais. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divide o Brasil em cerca de 39 unidades de relevo. Entre as unidades a seguir, a(s) que ocupa(m) a maior extensão do território de Mato Grosso é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

531Q42690 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AC, FUNCAB

A história da ocupação e anexação pelo Brasil das terras, onde atualmente se localiza o estado do Acre, está diretamente associada a uma determinada atividade econômica. Essa atividade é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

532Q42706 | Direito Constitucional, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AC, FUNCAB

Sobre os Direitos Fundamentais previstos na Constituição Federal vigente, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

533Q43020 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MA, FGV

A ampliação do voto para as mulheres e a instituição do voto secreto são medidas asseguradas na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

534Q43037 | Informática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar TO, CONSULPLAN

Na ferramenta Microsoft Excel 2007 (configuração padrão), o procedimento para excluir uma planilha é selecioná‐la e na guia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

535Q42824 | Biologia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

     Nas próximas décadas, o clima brasileiro provavelmente será mais quente, com aumento gradativo e variável da temperatura média em todas as regiões do país (entre 1 ºC e 6 ºC até 2100), em comparação à média registrada no final do século XX. No mesmo período, está prevista a diminuição significativa da ocorrência de chuvas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país. No entanto, haverá um aumento do número de precipitações nas regiões Sul e Sudeste. Entre essas conclusões, apresentadas no primeiro Relatório de Avaliação Nacional do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC), constam, ainda, o aumento progressivo da temperatura da caatinga (entre 3,5 ºC e 4,5 ºC) e a diminuição da ocorrência de chuvas nesse bioma (entre 40% e 50%).

Internet: (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens.

O fenômeno descrito no texto poderá afetar a biodiversidade e aumentar na região Sul os casos de doenças, como a dengue.
  1. ✂️
  2. ✂️

536Q42698 | Inglês, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AC, FUNCAB

“The home is the inviolable refuge of the individual, and no one may enter therein without the consent of the dweller, except in the event of flagrante delicto or disaster, or to give help, or, during the day, by court order."
As per the Constitution of the Federative Republic of Brazil, very few bodies are allowed to force entry into a private property. From the five alternatives given below, choose the one which indicate the body and the situation in which forced entry is permitted:""
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

537Q43034 | Informática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar TO, CONSULPLAN

A ferramenta Microsoft Excel 2007 (configuração padrão) é uma planilha eletrônica que pode ser utilizada para realizar diversos cálculos de forma rápida e prática por meio de funções pré‐definidas. São funções matemáticas e trigonométricas disponíveis na ferramenta, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

538Q42906 | Medicina, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar DF, IDECAN

A principal veia do coração, responsável por receber quase todo o sangue venoso do miocárdio, tem o nome de seio coronário e se desemboca no(a): 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

539Q42707 | Direito Constitucional, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AC, FUNCAB

Com relação aos remédios constitucionais, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

540Q43341 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PI, UESPI

É condição, para ingresso nos Quadros de Acessos para Quadro de Praças Bombeiros Militares, ter completado, até a data da promoção, em cada graduação, o interstício mínimo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.