Questões de Concursos Soldado do Corpo de Bombeiro

Resolva questões de Soldado do Corpo de Bombeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q43147 | Física, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PE, UPENET, 2017

O que quase todo mergulhador sabe é que a doença descompressiva é causada por bolhas de nitrogênio, que se expandem no sangue ou nos tecidos do corpo, causando lesões em graus variáveis. (...) De maneira simples, vamos entender como as bolhas surgem. Segundo a Lei de Henry, “A solubilidade de um gás num meio líquido é diretamente proporcional à sua pressão parcial”. Traduzindo, quanto mais pressurizado estiver o gás, mais solúvel ele fica.

Fonte: http://www.brasilmergulho.com/doenca-descompressiva/, acessado em: 20/03/17.

Considerando a densidade da água como ρ = 1 g/cm3 , o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2 e a pressão atmosférica no nível da água 1 atm, analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q53675 | Matemática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar BA, CONSULTEC, 2017

Os reservatórios de forma cilíndrica, para água, são econômicos e de manutenção mais simples. Considerando-se que, em laboratório, o protótipo de um deles tem 6cm de diâmetro e 12cm de altura, pode-se estimar que uma centena desses protótipos é capaz de armazenar, aproximadamente, xmℓ de água, e o valor de x é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q43167 | Raciocínio Lógico, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, ACESSO PÚBLICO

Analisando a seguinte sequencia lógica: 6,7,10,11,14,15, ...

Qual alternativa expressa seus três próximos números? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q43201 | Enfermagem, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

No infarto agudo do miocárdio a droga com ação antiagregante plaquetária que muda o prognóstico do paciente é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q42933 | Meio Ambiente, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar DF, IDECAN, 2017

“Especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver e praticar políticas e metas ambientalmente sustentáveis; leva em conta aspectos ambientais influenciados pela organização e outros passíveis de serem controlados por ela. Sua implementação deve ser objetivada por empresas que desejam estabelecer ou aprimorar um Sistema de Gestão Ambiental e que visam estar seguras sobre políticas ambientais praticadas ou demonstrar estar de acordo com práticas sustentáveis a clientes e a organizações externas.” A descrição anterior se trata de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q43046 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar TO, CONSULPLAN

Texto associado.
Texto III para responder à questão.

Papel aceita tudo

     Papel aceita tudo e “papel”, nessa expressão surrada dos velhos jornalistas, ocupa aqui a vaga de qualquer espaço útil a mensagens (a tela do computador, o dial do rádio, o sinal da TV, a conversa no bar etc.).
    Papel não tem superego, não faz autocrítica, não corrige o que colocamos nele (com o andar da tecnologia da correção automática, alguns dirão, “ainda não”). Da capa de revista que só faz panfletagem direitosa ao programa de auditório ruim, muita coisa é vomitada sem revisão ou segunda opinião.
     A tecnologia da comunicação nos abriu horizontes. Mas, de tanto ser usada para manter os privilégios de sem‐ pre, a informação parece antes confirmar a preconcepção irrefletida, em vez de ampliar a visão das coisas. Mais do que um gesto de precisão, a revisão (de nossos textos, nossas ideias e certezas) é por isso um ato de carinho para com os outros. É o manifesto verbal de nosso cuidado, do zelo pela convivência, pela criação de um ambiente em comum em que as pessoas possam instigar outras a serem mais criativas e felizes. Não é exagero: o mundo insiste a toda hora no cada um por si, somos mal pagos e trabalhamos demais, é preciso atenção para sentir se o que apre‐ sentamos de volta não é só uma nova contribuição de piora, a confirmação de preconceitos, um reforço aos privilégios de poucos. 
     Na Roma antiga, governantes nomeavam delatores (do latim delatio, reportar, contar) para andar pelas ruas, ouvido atento ao que as pessoas diziam deles, e rebater a onda, lançando rumores que lhes fossem benéficos. Nero fez isso quando acusado do incêndio de Roma (64 a.C.). Impopular, foi acusado pelo episódio. Como só desmentir seria ineficaz, mandou espalhar que os culpados eram cristãos – a Geni da época, em quem todos jogavam pedras.
      Nero inaugurou o oportunismo do veículo, até hoje em uso. A vida brasileira tem mostrado que é preciso aprender a detectar os sinais desse tipo de oportunismo. Afinal, qual‐ quer que seja a forma que usam para falar com a gente, ela aceitará tudo. 

(Luiz Costa Pereira Júnior. Língua Portuguesa. São Paulo: Segmento, julho/2013.)
A palavra em destaque pode ser substituída sem prejuízo de sentido pela expressão indicada em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q43334 | Português, Interpretação de Textos, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar SP, VUNESP

Texto associado.
   Alguém, em algum beco escuro da internet, acha que os seguintes itens têm a ver comigo: saias curtas, camisetas bem cavadas, chapéus com detalhes metálicos. Tudo supermoderno, descolado e… feminino. Por quê? Sou um senhor de meia-idade, grisalho, que se veste com roupas masculinas. Não tenho filhas, nem sobrinhas, nem ninguém próximo que use esse tipo de moda. Mas esse tipo de moda me bombardeia.
   Entro em um site sério de notícias e está lá um anúncio divulgando a última coleção da marca. Navego pelo site do jornal americano “The New York Times”, idem: essa mesma publicidade preenche os espaços em branco e se oferece para mim.
   Mas como me transformei em uma vítima dos anúncios de moda? Vamos voltar algumas semanas no tempo.
  Minha triste saga começou no Twitter, mais especificamente na conta da seção de estilo do site BuzzFeed. Cliquei em um link que dizia algo como “conheça a marca de roupas preferida da Kristen Stewart” (a jovem e bela atriz da série “Crepúsculo”). Vacilo fatal. Acabei caindo em uma suposta reportagem sobre uma grife de roupas femininas chamada Wildfang. Na verdade, tratava-se do que, na era da internet, ganhou o nome de “conteúdo patrocinado”, ou seja, era uma publicidade disfarçada de jornalismo.
   Mais do que ser apenas um anúncio, o tal link trazia escondido algum dispositivo on-line que me fichou como fã da Wildfang e instalou nos meus navegadores algo que faz disparar anúncios da marca em qualquer site que eu acesse.
   Ao clicar na “reportagem” do BuzzFeed sobre as roupas da Wildfang, o que se esperava era um texto feito por um(a) repórter de moda, de opiniões próprias. Mas não era nada disso: era material pago, sem nenhuma indicação de que se tratava de um comercial, e que infestou meus computadores com anúncios indesejados.
  Pode ser um bobo ranço geracional, mas tenho enorme dificuldade para aceitar que conteúdo informativo e publicidade se transformem em uma coisa só.

(Álvaro Pereira Júnior. Folha de S.Paulo, 11.10.2014. Adaptado)
O uso da primeira pessoa do plural revela um esforço do autor para estabelecer um grau de proximidade mais elevado com o leitor, o que se observa na expressão destacada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q43015 | Geografia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MA, FGV

O extrativismo vegetal é uma atividade tradicional do Estado do Maranhão. Dentre os produtos do extrativismo o que mais se destaca é o babaçu. As amêndoas dessa palmeira são transformadas em óleo ou azeite, utilizados no preparo de alimentos, na produção de sabão ou cosméticos e como combustível.

Sobre o extrativismo do babaçu no Maranhão, assinale a afirmativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q42978 | Física, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PA, CONSULPLAN

Um veículo efetuou uma viagem de 600 km com velocidade média de 100 km/h. Considere que a viagem foi feita em dois trechos gastando em um deles 2 horas a mais que no outro. Se a diferença das velocidades médias nesses dois trechos foi de 30 km/h, então no trecho mais longo o automóvel percorreu:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q42897 | Medicina, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar DF, IDECAN, 2017

O plano anatômico que corta o corpo humano no sentido anteroposterior dividindo-o em porção direita e porção esquerda denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q42727 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA

Na Europa do século XVI, que se transformava rápida e profundamente, substituindo estruturas e instituições feudais por uma nova realidade em que sobressaíam a nascente classe burguesa e uma cultura voltada para a valorização do homem como ser dotado de razão, tinha início a Idade Moderna. Nesse contexto, Martinho Lutero desponta como alguém que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q43198 | Enfermagem, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

No Centro de Tratamento Intensivo, a enfermagem teve que calcular a Pressão Arterial Media (PAM ) , de um paciente, como referência o paciente apresentava uma pressão sistólica de 130 mmhg e pressão diastólica de 70 mmhg, com essa informação qual é o valor da PAM deste paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q42762 | Química, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AC, FUNCAB

Considere a reação a seguir:

2 MnO2 + 4 KOH  +  O2 → 2 K2 MnO4 + 2 H2 O.

Para o preparo de 2 Moles de manganato de potássio (K 2MnO4 ) é necessária uma massa de dióxido de manganês (MnO2) igual a:

Dados: (MnO2 = 87 g/mol).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q43117 | Filosofia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MT, FUNCAB

O utilitarismo ético surgiu na Inglaterra do século XIX. Essa corrente está fortemente associada à ideia de que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q43171 | Raciocínio Lógico, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, ACESSO PÚBLICO

Considere que as proposições abaixo são verdadeiras, qual das alternativas possui valor lógico falso?

p : Fernanda é linda
q : Luiz é um príncipe 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q43215 | Raciocínio Lógico, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RJ, FUNCEFET

Em um setor de uma Empresa há três funcionários Mateus, Ronaldo e Nelio. O chefe do setor necessita saber quem é o mais velho e o mais novo. Para tanto, ele sabe que:

1) ou Mateus é o mais velho, ou Ronaldo é o mais moço. 
2) ou Ronaldo é o mais velho, ou Nelio é o mais velho.

Então, o mais velho e o mais moço dos três funcionários são respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q42765 | Física, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AC, FUNCAB

Um carro a 120 km/h é freado uniformemente com aceleração de 5 m/s² (em módulo) até parar completamente.A distância percorrida por esse carro até sua parada é de, aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q42783 | Matemática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA

Um grupo de soldados bombeiros está em treinamento de mergulho em um lago. O instrutor informa que a pressão atmosférica na superfície do lago é de aproximadamente 101 kPa. Em seguida, pergunta ao grupo de soldados a que profundidade a pressão é o dobro da pressão atmosférica. Considerando que a massa específica da água (ρ) é igual a 103 kg/m3 e que a aceleração da gravidade (g) é igual a 10 m/s2 , assinale a alternativa que apresenta a resposta correta a ser informada ao instrutor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q43078 | Direitos Humanos, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUNDEP

Considerando o que expressamente prevê a Constituição da República Federativa do Brasil, é CORRETOafirmar que a erradicação da pobreza e da marginalização constitui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.