Início

Questões de Concursos Soldado do Corpo de Bombeiro

Resolva questões de Soldado do Corpo de Bombeiro comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q42902 | Medicina, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar DF, IDECAN

Os brônquios principais fazem a comunicação da traqueia com os pulmões em uma região que recebe o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

602Q42803 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

João A. Antonil, um jesuíta que viveu no Brasil no século XVII, afirmou que “os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho, porque sem eles, no Brasil, não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda nem ter engenho corrente”. Com relação à sociedade, cultura e economia entre os séculos XVI e XIX no Brasil, julgue os itens de 61 a 65. 

O tráfico de escravos africanos para o Brasil foi menos importante para a lógica econômica mercantilista que a escravização do índio pelos colonos na América.
  1. ✂️
  2. ✂️

603Q42855 | Biologia, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar ES, CESPE CEBRASPE

       Seis espécies de aves australianas são declaradas extintas
                 Espécies poderiam ter sido facilmente salvas


      Uma equipe de ornitólogos da Charles Darwin University, no norte da Austrália, declarou a extinção de seis espécies de aves nativas. Segundo o professor de conhecimentos tropicais, Stephen Garnett, esses animais poderiam, facilmente, ter sido salvos.
      “Infelizmente, não há sinal de mais nenhum indivíduo”, lamenta Garnett. As espécies foram dizimadas após a chegada dos colonizadores europeus à Austrália. Seus hábitats foram desmatados ou contaminados por espécies exóticas invasoras. O controle do manejo de gado e de coelhos para o abate poderia ter salvado essas aves do fim.

                 John Platt. Internet: (com adaptações).

Com base na situação descrita acima e em conhecimentos a ela correlatos, julgue o próximo item.

A caça autorizada de algumas espécies poderia ter evitado a ameaça de extinção das espécies de aves mencionadas no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️

604Q42743 | História, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AP, FUNIVERSA

      O asfaltamento das estradas da Amazônia apressa a devastação do verde e o ritmo de ocupação da floresta. Mas qual é a alternativa? O asfalto é a garantia de qualidade de vida para milhões de moradores da região. Vistas do alto, as estradas da Amazônia assemelham-se ao rastro da passagem de um furacão. Estima-se que 80% das áreas de floresta devastadas estejam a menos de 5 quilômetros de uma delas. Não se poderia esperar outra coisa dessas rodovias, pois elas foram criadas nos anos 70 do século XX precisamente para abrir caminho para a colonização.

                           Internet:   (Acesso em 22.1.2012). 

Com relação às questões abordadas no texto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

605Q43278 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

O estado de Rondônia possui uma íntima relação com os fluxos populacionais, sejam nacionais ou internacionais. Tal processo se reflete nas condições sociais, culturais e econômicas do estado. Dessa maneira, assinale a alternativa correta sobre os fluxos migratórios no estado de Rondônia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

606Q43282 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

Na segunda metade do século XIX foi assinado o Tratado de Ayacucho. Esse tratado tinha como uma das premissas as novas territorialidades utilizadas pelo Brasil na região da Amazônia. A nova divisão territorial tinha como uma das bases a(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

607Q43047 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar TO, CONSULPLAN

Texto associado.
Texto III para responder à questão.

Papel aceita tudo

     Papel aceita tudo e “papel”, nessa expressão surrada dos velhos jornalistas, ocupa aqui a vaga de qualquer espaço útil a mensagens (a tela do computador, o dial do rádio, o sinal da TV, a conversa no bar etc.).
    Papel não tem superego, não faz autocrítica, não corrige o que colocamos nele (com o andar da tecnologia da correção automática, alguns dirão, “ainda não”). Da capa de revista que só faz panfletagem direitosa ao programa de auditório ruim, muita coisa é vomitada sem revisão ou segunda opinião.
     A tecnologia da comunicação nos abriu horizontes. Mas, de tanto ser usada para manter os privilégios de sem‐ pre, a informação parece antes confirmar a preconcepção irrefletida, em vez de ampliar a visão das coisas. Mais do que um gesto de precisão, a revisão (de nossos textos, nossas ideias e certezas) é por isso um ato de carinho para com os outros. É o manifesto verbal de nosso cuidado, do zelo pela convivência, pela criação de um ambiente em comum em que as pessoas possam instigar outras a serem mais criativas e felizes. Não é exagero: o mundo insiste a toda hora no cada um por si, somos mal pagos e trabalhamos demais, é preciso atenção para sentir se o que apre‐ sentamos de volta não é só uma nova contribuição de piora, a confirmação de preconceitos, um reforço aos privilégios de poucos. 
     Na Roma antiga, governantes nomeavam delatores (do latim delatio, reportar, contar) para andar pelas ruas, ouvido atento ao que as pessoas diziam deles, e rebater a onda, lançando rumores que lhes fossem benéficos. Nero fez isso quando acusado do incêndio de Roma (64 a.C.). Impopular, foi acusado pelo episódio. Como só desmentir seria ineficaz, mandou espalhar que os culpados eram cristãos – a Geni da época, em quem todos jogavam pedras.
      Nero inaugurou o oportunismo do veículo, até hoje em uso. A vida brasileira tem mostrado que é preciso aprender a detectar os sinais desse tipo de oportunismo. Afinal, qual‐ quer que seja a forma que usam para falar com a gente, ela aceitará tudo. 

(Luiz Costa Pereira Júnior. Língua Portuguesa. São Paulo: Segmento, julho/2013.)
Ao retirar os parênteses do trecho “... a revisão (de nossos textos, nossas ideias e certezas) é por isso um ato de carinho para com os outros.”, a forma verbal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

609Q43255 | Informática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

A respeito dos acessórios do Sistema Operacional MS Windows XP, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

610Q42758 | Química, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AC, FUNCAB

O composto que apresenta em sua molécula somente ligações covalentes é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

611Q43280 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

Rondônia situa-se em uma faixa denominada de “zona de encontro entre dois dos principais biomas brasileiros". São biomas encontrados em Rondônia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

612Q43119 | Informática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MT, FUNCAB

O gerenciador de arquivos e pastas do Windows XP é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

613Q42786 | Informática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao sistema operacional Windows e ao editor de texto Microsoft Word, julgue os itens que se seguem.

O ambiente Windows 8 possibilita a execução de dois aplicativos simultaneamente, ou seja, o usuário pode, por exemplo, assistir vídeos enquanto envia emails.
  1. ✂️
  2. ✂️

614Q43349 | Informática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PI, UESPI

Qual das alternativas apresenta o procedimento correto quanto à criação de senhas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q42788 | Informática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar CE, CESPE CEBRASPE

No que se refere às redes de computadores e ao Google Chrome, julgue os itens a seguir.

As alterações realizadas por usuário no Google Chrome em um dispositivo serão sincronizadas com todos os outros dispositivos nos quais o usuário estiver conectado ao Google Chrome. 
  1. ✂️
  2. ✂️

617Q42925 | Química, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar DF, IDECAN

Desde os primórdios, os químicos são responsáveis pela evolução do conceito de periodicidade química. O alemão Lothar Meyer e o russo Dmitri Mendeleev fizeram mais do que quaisquer outros, posicionando-a sobre um firme fundamento experimental. Trabalhando independentemente, eles descobriram a lei periódica e publicaram a tabela periódica dos elementos. Sobre a tabela periódica, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

618Q43248 | Raciocínio Lógico, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

No teto retangular de um salão de festas com 19,10 m por 21,70 m foram instaladas placas resistentes ao fogo. As placas foram instaladas com os lados paralelos aos lados do teto, sem deixar sobras no teto e nem recortes nas placas.

O número de placas utilizadas foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

619Q42995 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MA, FGV

                          OAB: reforma do Código Penal é um retrocesso na democracia do país

      O anteprojeto de reforma do Código Penal, elaborado de modo açodado por uma comissão de juristas, atualmente em fase de tramitação no Senado Federal, vai representar um retrocesso para a democracia brasileira. A afirmação é do presidente da OAB do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Wadih Damous, que promove amanhã (31), na sede da entidade, a segunda etapa do seminário sobre a reforma do Código Penal. O Brasil possui a quarta população carcerária do mundo e um déficit de 200 mil vagas nos estabelecimentos prisionais.
      Segundo Damous, não há dúvida de que o Código Penal brasileiro, em vigor desde 1942 e inspirado no código da Itália fascista de Mussolini merece ser reformado. A questão é: como deve ser feita a reforma? Quais condutas merecem ser criminalizadas? Que políticas criminais e penitenciárias nosso país deve adotar? Com o desafio de unificar em um único código toda a legislação penal aprovada nas últimas décadas, a comissão não teve tempo de incorporar propostas da sociedade, tampouco de especialistas em Direito criminal.
      No anteprojeto a comissão de juristas - disse - chegou a aumentar penas e dificultar a concessão de benefícios aos que já estão presos, além de considerar, equivocadamente, que a prisão pode ser a solução para todos os males. No entanto, segundo ele, há algo de bom no atual debate: a proposta de reforma do Código Penal trouxe à tona para discussão temas considerados tabus e há muito evitados: aborto, eutanásia e prostituição.
      O presidente da OAB acentuou que são temas impregnados de preconceitos e que precisam ser discutidos de modo multidisciplinar. Todos estes temas serão analisados em evento que acontecerá na sede da OAB-RJ amanhã (31) e no próximo dia 7, sempre a partir de 9h30. A entrada é franca no auditório "Ministro Evandro Lins e Silva" e vão participar dos debates juristas, médicos, psicólogos e líderes sociais.

                                                                           (Jornal do Brasil. 30/10/2012)

“No anteprojeto a comissão de juristas – disse – chegou a aumentar penas e dificultar a concessão de benefícios aos que já estão presos, além de considerar, equivocadamente, que a prisão pode ser a solução para todos os males. No entanto, segundo ele, há algo de bom no atual debate: a proposta de reforma do Código Penal trouxe à tona para discussão temas considerados tabus e há muito evitados: aborto, eutanásia e prostituição”.

Com relação aos componentes desse segmento do texto, assinale a afirmativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

620Q43003 | Português, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MA, FGV

"O dever dos juízes é fazer justiça; | sua profissão, a de deferi-la” (La Bruyère)

Na frase, o emprego da vírgula é justificado pela mesma razão da que é empregada em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.