Considerando as concepções críticas de educação, como defendidas por Paulo Freire, e a importância das práticas
reflexivas no processo de ensino-aprendizagem, analise as afirmativas a seguir sobre o impacto das práticas de
observação, registro, planejamento e avaliação no aprimoramento das práticas docentes. I- Permite controle rigoroso do comportamento infantil, restringindo a liberdade pedagógica e padronizando ações nas
atividades escolares. II- Viabiliza acompanhamento atento das interações, possibilitando planejamento flexível, avaliação contínua e
adaptação das práticas pedagógicas. III- Serve principalmente para preencher relatórios administrativos exigidos pelas secretarias, sem impacto direto nas
práticas pedagógicas cotidianas. IV- Funciona majoritariamente como instrumento de verificação formal, desvinculado das experiências e necessidades
individuais das crianças na escola. V- Atua exclusivamente como mecanismo para definir responsabilidades administrativas, sem conexão com as práticas
didático-pedagógicas escolares. Está CORRETO apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) II.
c) II e IV.
d) II, IV e V.
e) III e V.