Questões de Concursos Supervisor Escolar

Resolva questões de Supervisor Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

181Q241911 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

A nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008) para os Ensinos Fundamental e Médio, colocada em prática neste ano pela Secretaria de Estado da Educação, caracteriza-se, dentre outros, por conceber, no currículo,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q324538 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Quanto as dimensões do Projeto Político Pedagógico todas as alternativas estão corretas, exceto a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

183Q241143 | Pedagogia, Processo Ensino Aprendizagem, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Analise as seguintes afirmações:

- Lá fui eu para uma escola (...) Tinha algumas idéias genéricas sobre o fato de que todas as crianças eram capazes de aprender e de que havia técnicas para ensinar. Passei a empregá-las. (...) alguém pensava procedimentos técnicos, passava-os como um pacote para o professor, que entrava na classe e executava. (Weisz, 2002)

- O professor é que precisa compreender o caminho da aprendizagem que o aluno está percorrendo naquele momento e, em função disso, identificar as informações e as atividades que permitam a ele avançar do patamar de conhecimento que já conquistou para outro mais evoluído. (Weisz, 2002)


Os dois recortes do relato de Weisz (2002) tratam de duas concepções distintas de aprendizagem que influenciam o ato de ensinar. Referem-se, respectivamente, às concepções:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q241808 | Pedagogia, Sistema de Ensino Brasileiro, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Castro e Tiezzi, em artigo da coletânea Os Desafios da Educação no Brasil (2005), ao tratarem da reforma e implantação do Ensino Médio, analisam limites e desafios enfrentados para se atingir a plena universalização do acesso e qualidade desejável ao término da educação básica.

I. A segunda metade da década de 80 inaugura um novo ciclo da educação brasileira com a democratização do acesso ao Ensino Fundamental e extraordinária expansão do nível médio.
II. A existência de ampla e diversificada educação profissional pós-médio é condição essencial para que os sistemas educacionais viabilizem uma educação permanente.
III. A gestão inovadora da escola implica na formação continuada de seus gestores e no desenvolvimento de uma cultura de planejamento escolar de avaliação institucional e de aprendizagem dos alunos.
IV. A melhoria do processo pedagógico dentro das escolas exige ações de fomento e assistência técnica pela esfera administrativa central.
V. Sensibilização dos professores para que desenvolvam habilidades de leitura e de produção dos mais diversos tipos de textos, cada qual em sua área curricular.

Está de acordo com os autores, apenas o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q323285 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Escolha a alternativa correta. As interações sociais constituem um campo rico de significados para as crianças de 0 a 6 anos, nessa direção as creches e pré-escolas devem ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

186Q243889 | Pedagogia, Legislação Complementar de AFO, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

De acordo com o disposto no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de São Paulo - Lei nº 10.261/68, com suas alterações, pode-se corretamente afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q328322 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

As condições para que uma atividade seja considerada de aprendizagem, conforme a teoria sociointeracionista, descrita no Caderno Tempo de Aprender são aquelas que, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

188Q244304 | Pedagogia, Deliberação CEE n21 2001, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

A Deliberação CEE nº 21/2001, que dispõe sobre equivalência de estudos realizados no exterior, em nível dos Ensinos Fundamental e Médio, no sistema de ensino do Estado de São Paulo, estabelece que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q241538 | Pedagogia, Processo de formação dos Professores, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

No processo de formação dos professores, há múltiplas facetas e prioridades e, de acordo com Sacristán (2000), algumas dessas prioridades são consideradas indispensáveis. Estas serão atendidas quando o processo de formação continuada dos professores estiver voltado para

I. dotá-los de um saber nos níveis e nas áreas do currículo que vão desenvolver, oferecendo alternativas práticas diversas.
II. ajudá-los a estabelecer uma fundamentação desses saberes práticos para justificar e analisar sua prática, em função da coerência das tarefas que realiza com um determinado modelo educativo e com o conhecimento aceito como válido num dado momento.
III. ajudá-los a desenvolver a capacidade de analisar e questionar as condições que delimitam as práticas institucionalmente estabelecidas, analisando seus pressupostos e promovendo alternativas mais de acordo com modelos educativos adequados às necessidades dos alunos.
IV. promovê-los funcionalmente, levando-os à especialização em área curricular demandada pelo sistema de ensino.

Está de acordo com o autor o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q322278 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Considerando o enunciado, escolha a alternativa certa. Na década de 70 (século XX) a ação supervisora, pautada nos princípios da eficiência e da eficácia, esteve voltada para os aspectos técnico-burocráticos do ensino. Nos anos 80 (século XX), a crítica a sua função tecnicista mobiliza a idéia de eliminá–la da escola (assim como os demais especialistas). No final dos anos 80 (século XX), início dos anos 90 (século XX) com questionamento dos modelos tradicionais, os educadores, de um modo geral, e os profissionais da supervisão passaram a refletir sobre a sua prática educativa, rediscutindo o seu papel e os processos que dão outro sentido para a escola pública. À partir daí coube à Supervisão Escolar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

191Q320558 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Numa determinada escola, a Supervisão Escolar, procurando construir uma liderança cooperativa e integradora na sua ação pedagógica, agiu no sentido de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q326850 | Pedagogia, A Supervisão Concepção e Prática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Diante das necessidades educacionais do país, a proposta da Supervisão Escolar deve ser:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q325119 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

A história das instituições de Educação Infantil no Brasil, revelam uma duplicidade nas propostas de atendimento às crianças. Para as creches era atribuída a função de beneficência, e aos jardins de infância e préescola, era atribuída uma função educativa. Considerando o enunciado escolha a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

194Q411491 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Supervisor Escolar, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

No âmbito da Administração Pública, o princípio que se justifica para permitir a qualquer pessoa que fiscalize os atos administrativos, ensejando a possibilidade de obter informações e a fluência dos serviços públicos prestados é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

195Q320818 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

A teoria da Atividade decorre da psicologia histórico cultural. É uma teoria de aprendizagem ligada à concepção sociointeracionista, cujos autores são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q242412 | Pedagogia, Educação Profissional e Técnica, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Analise as seguintes afirmativas quanto à Educação Profissional Técnica de nível médio.

I. Os Planos de Cursos deverão conter: justificativa e objetivos; requisitos de acesso; perfil profissional de conclusão; organização curricular; critérios de avaliação; instalações e equipamentos; pessoal docente e técnico.
II. A duração dos cursos poderá variar para diferentes indivíduos, ainda que o Plano de Curso tenha uma carga horária mínima definida para cada qualificação ou habilitação por área profissional.
III. A Educação Profissional Técnica de nível médio poderá ser oferecida de forma articulada ao Ensino Médio, na mesma instituição de ensino, para concluintes do Ensino Fundamental, contando com matrícula única para cada aluno.
IV. A Educação Profissional Técnica de nível médio é organizada por áreas profissionais, que incluem as respectivas caracterizações, competências e carga horária mínima de cada habilitação.
V. Nos cursos, as situações ou modalidades e o tempo de prática profissional, inclusive estágio supervisionado, deverão ser incluídos na carga horária do curso pela escola.

De acordo com a Resolução CNE/ CEB nº 4/99, Parecer CNE 16/99 e Decreto Federal nº 5.154/2004 são corretas apenas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q320107 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Escolha a alternativa certa.

Tomaz Tadeu da Silva (2000, p. 150) afirma que depois das teorias críticas e pós-críticas não podemos mais olhar para o currículo com a mesma ingenuidade de antes.

Ambas as teorias nos ensinaram, de diferentes formas, que o currículo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

198Q806440 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, estabelece,emseuArtigo 64, que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q319576 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

No documento - Progestão : como promover a construção coletiva do projeto pedagógico da escola? - na página 34 considera que o projeto pedagógico constitui-se na identidade da escola. Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

200Q319083 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

O fato de um grupo de professores em que avalia e aceita a taxa de reprovação e evasão escolar como normais evidencia que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.