Questões de Concursos Supervisor Escolar

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201Q322708 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Aavaliação da aprendizagem escolar faz-se presente no planejamento escolar, estando no processo de ensino-aprendizagem, em todas as suas etapas. Portanto:

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202Q242508 | Pedagogia, Charlot, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Charlot (2005), sociólogo da educação, distingue violência na escola, de violência à escola e de violência da escola. Diferencia as questões da violência, da agressão e da agressividade e remete a análise dessas questões às relações entre os sujeitos e deles com o saber. Pondera que

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203Q806881 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Escolha alternativa abaixo, que melhor complementa as finalidades da educação infantil previstos na LDBN – Lei nº 9.394/96, Artigo 29 (...) A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, (...)

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204Q328999 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

No processo de avaliação da aprendizagem na escola, durante uma sessão do Conselho de Classe, ocorreu uma discussão entre os docentes relacionada com os “erros” dos alunos.

Foi motivo de reflexão coletiva a seguinte observação realizada porumdos docentes:

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205Q325986 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

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206Q813428 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, os dirigentes de estabelecimentos de Ensino Fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

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207Q328760 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Considerando o enunciado, escolha a alternativa correta. Para que a prática pedagógica não se cristalize, é preciso repensar a forma de trabalho e a organização temporal e espacial para as crianças de 0 a 6 anos em instituições coletivas.

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208Q322293 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Considerando o enunciado, escolha a alternativa certa. A escola pública, é um espaço/tempo de aprendizagem e de luta no campo do direito e da igualdade social. A perspectiva de construir, na escola, um projeto educativo voltado para esses interesses coletivos, está:

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209Q242923 | Pedagogia, APM, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Uma escola estadual realizou Festa Junina, em sábado, com a finalidade de arrecadar fundos para adquirir aparelho de TV de 32 polegadas.

Identifique, das afirmativas a seguir, aquela que é coerente com as normas legais que estabelecem o Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres (APM) das escolas estaduais.

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210Q320385 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Desde a década de 1990, a questão da interdisciplinaridade tem estado presente nos debates educacionais. Na organização curricular e no planejamento pedagógico, tem se tentando buscar a intercomplementaridade dos conhecimentos, por meio do:

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211Q817706 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais, segundo a legislação brasileira vigente:

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212Q325432 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Considerando o enunciado, escolha a alternativa certa. Na idealização de um novo projeto de escola pública e de sociedade, o PPP tem sido apontado como um instrumento pedagógico e político de mudança. Ao construirmos o PPP temos a intenção de:

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213Q243410 | Pedagogia, Deliberação CEE n01 99, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Em 2 de maio de 2007, foi protocolado numa Diretoria de Ensino pedido de autorização para funcionamento de um estabelecimento de ensino particular, que ministraria cursos presenciais de habilitação profissional de nível técnico, com início de atividades previsto para 1º de outubro daquele ano.

Cumprindo o disposto na Deliberação CEE nº 1/99, o Dirigente Regional de Ensino

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214Q320094 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Uma excelente forma de ajudar os professores é organizar com eles os objetivos de aprendizagem de cada ano letivo com base nas legislações e orientações de currículo adotadas pela mantenedora educacional. Neste sentido, estes objetivos de aprendizagem devem ser:
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215Q328177 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Secretaria de Estado de Educação SC, ACAFE, 2017

Conforme Caderno Tempo de Aprender (volume 1, p. 14), o Nível de Desenvolvimento Real indica:
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216Q319288 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

No ambiente educativo, quando os alunos têm atitudes preconceituosas ou discriminatórias (como fazer brincadeiras ou usar apelidos que humilhem seus colegas), isso é conversado na sala de aula ou em outro espaço da escola para que não aconteça mais tal fato sinaliza qualidade na educação. O que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:
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217Q324855 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Leia as proposições abaixo:

PROPOSIÇÃO I

O Conselho Escolar é um órgão colegiado responsável pela gestão da escola. E uma das prerrogativas deste órgão é promover a participação dos grupos representativos da escola em diversas atividades contribuindo para a efetivação da participação social da educação.

PROPOSIÇÃO II

Cabe ao Conselho Escolar manifestar-se sobre a proposta curricular da escola.

Das proposições acima podemos corretamente afirmar que:

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218Q808412 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Em 1997, a Lei n° 9.475, de 22/07/97, estabeleceu uma nova redação ao Artigo 33, da Lei n° 9.394/96, com o seguinte enunciado a respeito do ensino religioso:

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219Q243141 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Ao responder à dúvida da equipe escolar, em HTPC, sobre as teorias psicológicas de aprendizagem classificadas por alguns autores como teorias mediacionais (Sacristán, J. Gimeno; Pérez Gómez, A. I. 2000), o Supervisor de Ensino esclareceu, corretamente, que, embora incluam múltiplas correntes com importantes matizes diferenciadores, são teorias que apresentam como característica comum a concepção intrínseca da aprendizagem, entendida como um processo de

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220Q241361 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Souza, Paulo Renato (2005), analisando a atuação do Ministério da Educação, no período de 1995 a 2002, afirma que, em sua percepção, a iniciativa mais importante de sua gestão foi

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