Questões de Concursos Supervisor Escolar

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221Q811565 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A Lei n° 9.394/96 que trata da Organização da Educação Nacional, em seu Artigo 15, estabelece que os sistemas de ensino devem:

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222Q242161 | Pedagogia, Charlot, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Na entrevista concedida a Jaime Giolo, Charlot (2005) refere-se ao desafio da educação mundial perante o fenômeno da globalização, dizendo que ele se apresenta em dois problemas, quais sejam:

I. não confundir a informação com o conhecimento, pois este é que corresponde à produção de sentido nas relações com o mundo e com o outro.
II. conseguir que a escola melhore o acesso dos alunos a um maior volume de informações para assegurar a eles bons empregos na sociedade globalizada.
III. enfrentar, na educação, a desigualdade que vai ficando mais forte e dura frente a ela, conforme o saber vai se tornando uma mercadoria.
IV. conseguir que os professores compreendam o sentido missionário que o magistério tem, em termos de produzir as transformações educativas, necessárias ao contexto globalizado.

Escolha a alternativa que reúne os dois problemas que configuram o desafio da educação perante o fenômeno da globalização, citados pelo autor.

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223Q323110 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Das alternativas abaixo identifique aquela na qual todos/as propõem alternativas às concepções de avaliação escolar, que historicamente têm servido para selecionar e classificar os alunos- desvinculada do processo educativo com um todo:

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224Q242008 | Pedagogia, Sistema Escolar, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Ao citar as descrições de Hopkins sobre escolas fracassadas/ineficazes; abaixo do padrão; boas/eficazes; e a prescrição desse autor, no sentido de que iniciativas de aprimoramento escolar envolvam estratégias diferenciadas, adequadas às características da escola, Hargreaves (2004) afirma que

I. essa análise reconhece que as escolas são diferentes em seus níveis de eficácia.
II. diante dessa análise, a opção viável é criar comunidades de aprendizagem profissional entre professores, cujas habilidades e autoconfiança são subdesenvolvidas, para promover o desenvolvimento do grupo, levando-os a patamares superiores de profissionalismo.
III. o problema de se estabelecer diferenças das escolas depende de como se define o fracasso e o sucesso. Se o fracasso for definido em termos brutos de aquisição, sem concessões às diferenças entre riqueza e pobreza, as escolas dos mais pobres irão aparecer permanentemente na parte inferior.
IV. a combinação de uma definição de fracasso restrito às comunidades pobres e desfavorecidas, com um modelo evolutivo de melhoria escolar que reduz diferenças complexas entre escolas a um contínuo único de avanço ou atraso, transforma as questões politicamente controversas, relacionadas à pobreza e ao financiamento desigual, em tecnologias enganadoramente neutras de aprimoramento.

Está correto o contido em

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225Q242485 | Pedagogia, Schwartzman, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Ao discorrer sobre os desafios da educação no Brasil, Schwartzman, baseado em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2005, afirma, entre outros fatos, que

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226Q242321 | Pedagogia, Decreto n12983 78, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

O Estatuto Padrão das Associações de Pais e Mestres - APM, estabelecido pelo Decreto nº 12.983/78 e suas alterações posteriores, determina que

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227Q244105 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

De acordo com análise de Bruno, em artigo da coletânea Gestão Democrática da Educação (2003), no atual processo de internacionalização da economia, comumente designado por globalização, a transnacionalização corresponde a um estágio superior de internacionalização que o capital alcançou. Sua novidade é conjugar a ação dos grandes grupos econômicos entre si e no interior de cada um deles, diretamente, sem preocupação com a integração de nações ou de sistemas econômicos nacionais. Dentre outras implicações, a autora destaca:

I. não há possibilidade de desenvolvimento fora desse quadro de economia internacionalizada e as diferentes nações não encontram condições sociais e econômicas homogêneas, reproduzindo-se as desigualdades em escala mundial.
II. a integração é feita entre setores da economia, de diferentes nações, de acordo com níveis distintos de produtividade, de capacidade de inovação, de formas de exploração do trabalho, mundialmente estabelecidos, e não entre economias nacionais.
III. a estrutura de poder do pós-guerra não se mantém, mas a ONU, como organismo internacional é fortalecida, bem como seus diversos conselhos.
IV. a estrutura de poder com múltiplos pólos esvazia o Estado Central de seus poderes e atribuições, limita sua ação e o desagrega por meio de privatizações, mas age numa certa invisibilidade, porque não tem formalidade jurídica.
V. a educação escolar é estimulada e recebe investimentos, com vistas a sua universalização e à formação de trabalhadores tecnicamente especializados.

São verdadeiras, de acordo com a autora, as implicações

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228Q242608 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Segundo Freitas (2003), as dificuldades da progressão continuada e dos ciclos para se instituírem e para alterarem as regras do jogo da escola devem-se, primordialmente,

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229Q243748 | Pedagogia, Sistema Escolar, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Nóvoa (1992) refere-se a importantes contribuições da investigação educacional, nas últimas décadas, que demonstraram a impossibilidade de se isolar a ação pedagógica dos universos sociais que a envolvem. Citando estudos de 1988, realizados por Vala, Monteiro e Lima, argumenta que, em diferentes abordagens, as organizações escolares já foram vistas como máquinas, como organismos e como cérebros e ressalta que a atual tendência é entendê-las como

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230Q328630 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

Seria interessante que toda escola colocasse em prática o seu Projeto Político-Pedagógico - PPP. Isso porque, de um Projeto Político-Pedagógico – PPP diz-se que:
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231Q322032 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Escolha a alternativa correta. Para consolidar uma Pedagogia da Educação Infantil uma série de orientações teórico-práticas em instituições educativas para as crianças de zero a seis anos deve-se:

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232Q243358 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Souza, Paulo Renato (2005), escrevendo sobre a importância das Parcerias Público-Privadas na Educação, das quais cita como exemplar o Comunidade Solidária, aponta que o trabalho realizado nesse setor gerou a produção de novas tecnologias de gestão social, como ferramenta que potencializa o desempenho de programas e projetos sociais. Afirma que o único critério legítimo para definir as formas de relacionamento entre governo e sociedade é

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233Q323780 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A Educação Especial, no Brasil, está incluída na proposta da construção de um Sistema Educacional Inclusivo, devendo abranger:

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234Q243948 | Pedagogia, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Oliveira (2003), analisando a relação entre educação e planejamento como determinante na concepção da escola como núcleo da gestão educacional, afirma, entre outras, a idéia de que, a partir da década de 90,

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235Q324162 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Escolha a alternativa INCORRETA. As Propostas Pedagógicas das Instituições de Educação Infantil devem respeitar os seguintes fundamentos norteadores:

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236Q244527 | Pedagogia, ENEM, Supervisor Escolar, SEE SP, CETRO

Castro e Tiezzi, em artigo da coletânea Os Desafios da Educação no Brasil (2005) apontam que o Exame Nacional do Ensino Médio é um instrumento que contribui para a implementação da reforma do Ensino Médio, difundindo seus objetivos para todo o Brasil, pois

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237Q328243 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Considerando o enunciado, escolha a alternativa INCORRETA. Na atualidade, a mídia impressa e eletrônica, principalmente TV e a Internet, têm um potencial pedagógico que tem sido desprezado na educação. Fazer uso dos multimeios para enriquecer e contextualizar o processo ensino aprendizagem significa, criticamente, conhecê-los para:

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238Q326992 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A autoexclusão de determinados alunos com necessidades especiais, a rejeição dos próprios filhos por alguns pais, assim como preconceitos internalizado sem docentes são questões:

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239Q321855 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Escolha a alternativa INCORRETA. Uma "prática educativa de qualidade" em instituições de educação infantil deve:

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240Q323723 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Supervisor Escolar, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

A Educação Infantil assume um papel significativo na formação da criança, porque ela contribui para:

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