Questões de Concursos Supervisor Escolar

Resolva questões de Supervisor Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

241Q324774 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

O “bullying” acontece tanto na infância como na adolescência, resultando em agressões físicas e verbais. E um dos trabalhos do profissional supervisor escolar é garantir que no ambiente escolar tal mazela não encontre espaço. De tal forma, pode-se apontar estratégia de combate ao “bullying” na escola:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

242Q324684 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Considerando o enunciado, escolha a alternativa certa. Se concordarmos que currículo constitui-se no núcleo que corporifica o conjunto de todas as experiências cognitivas e afetivas proporcionadas aos alunos e alunas no decorrer do processo de educação escolar, podemos tratá-lo como sendo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

243Q322873 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

A Educação Infantil deve ser uma ação científica e sistematicamente pensada, elaborada e planejada que objetiva a formação das crianças enquanto ser social. Escolha a alternativa que NÃO é coerente com essa perspectiva de Educação Infantil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

244Q326193 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Araquari SC, IOBV

O conjunto de normas que regem as relações intra e extraescolares pode ser expresso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

245Q324670 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

Sobre a relação creche e as famílias escolha a alternativa INCORRETA

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

246Q325998 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, ESAG

A concretização de um projeto coletivo e interdisciplinar na escola é resultado da ação comum entre os vários especialistas. Nesse processo, a especificidade de cada um está presente. Escolha a alternativa que NÃO é objeto da ação específica do Supervisor Escolar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

247Q915869 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Supervisor Escolar, Prefeitura de Campos Novos SC, FEPESE, 2021

Sobre a avaliação no contexto da Educação Infantil, é correto afirmar que: 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q915870 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Supervisor Escolar, Prefeitura de Campos Novos SC, FEPESE, 2021

Sobre os fundamentos e princípios da pedagogia para a infância, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

249Q915868 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Supervisor Escolar, Prefeitura de Campos Novos SC, FEPESE, 2021

Leia os objetivos de aprendizagem para a Educação Infantil listados abaixo, e assinale a proposição que corresponde às crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses): 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q915866 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Supervisor Escolar, Prefeitura de Campos Novos SC, FEPESE, 2021

Assinale a alternativa correta acerca das concepções contemporâneas de Educação Infantil.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q915865 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Supervisor Escolar, Prefeitura de Campos Novos SC, FEPESE, 2021

Quais os pressupostos básicos para se delinear uma proposta de avaliação mediadora em Educação Infantil?

1. Uma proposta pedagógica que vise levar em conta a diversidade de interesses e possibilidades de exploração do mundo pela criança, respeitando a sua própria identidade sociocultural, e proporcionando-lhe um ambiente interativo, rico em materiais e situações a serem experienciadas.

2. Um professor curioso e investigador do mundo da criança, agindo como mediador de suas conquistas, no sentido de apoiá-la, acompanhá-la e lhe favorecer novos desafios.

3. Um processo avaliativo permanente de observação, registro e reflexão acerca da ação e do pensamento das crianças, de suas diferenças culturais e de desenvolvimento, embasador do repensar do educador sobre o seu fazer pedagógico.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

252Q915867 | Educação Infantil, Concepções de Educação Infantil, Supervisor Escolar, Prefeitura de Campos Novos SC, FEPESE, 2021

Seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento asseguram, na Educação Infantil, as condições para que as crianças aprendam em situações nas quais possam desempenhar um papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los, construindo significados sobre si, os outros e o mundo social e natural.

Que direitos são esses? 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

253Q897053 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A interface entre os problemas de aprendizagem e o fracasso escolar é complexa e multifacetada, demandando uma compreensão aprofundada dos fatores que se entrelaçam nesse processo. Considerando as perspectivas teóricas contemporâneas, assinale a afirmativa que melhor representa a relação entre esses dois construtos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

254Q897048 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A interação professor-supervisor deve ser muito mais rica do que uma simples objeção. Essa relação deve ser responsável pela troca de experiências/vivências e por um diálogo construtivo para ambos os lados, colaborando para que o processo educativo seja cada vez mais significativo. Sendo assim, considere que, durante uma reunião de supervisão pedagógica, um coordenador observa que alguns professores estão com dificuldades em implementar estratégias de ensino diferenciadas para atender às necessidades dos alunos com diferentes estilos de aprendizagem. Como o supervisor pedagógico deve proceder para ajudar esses professores a melhorar em suas práticas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

255Q897047 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Na era do conhecimento, o computador ganhou destaque por suas inúmeras funções, entre elas, a de auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem, dando a ele uma versão mais dinâmica e interativa. Considerando essa informação, trata-se do principal desafio pedagógico ao integrar o uso de computadores em atividades de aprendizagem colaborativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

256Q897054 | Pedagogia, Gestão da Aprendizagem, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Em salas de aula diversas, onde os alunos apresentam uma ampla gama de habilidades, interesses e estilos de aprendizagem, é essencial adaptar o ensino para garantir que todos os alunos possam aprender de maneira eficaz e eficiente. Personalizar o ensino pode ser um desafio, mas é crucial para atender às necessidades individuais dos alunos sem comprometer o progresso coletivo da turma. Com base nessa informação, considere uma turma com uma variedade de níveis de habilidades e estilos de aprendizagem. Como é possível personalizar o ensino para atender às necessidades individuais dos alunos sem comprometer o progresso da turma como um todo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

257Q911533 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Supervisor Escolar, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

“De acordo com Boy (2019), a escola inclusiva é aquela que não apenas aceita a matrícula do educando no sistema de ensino, mas fortalece um sistema educacional que respeite aceite e possibilite o acesso ea permanência de todos os educandos, garantindo-lhes uma escolarização com competência e qualidade.”

Sobre os conceitos que formam o tripé de Educação Inclusiva na escola, assinale:

1. Acessibilidade 2. Mobilidade 3. Materialidade

( )Diz respeito ao acesso a aprendizagem, para isso é usados recursos como o ensino do braile, de libras, bem como confecção de materiais diferenciados.

( ) Está relacionado a aspectos físicos da instituição escolar, se refere ao deslocamento, ou seja, é preciso dispor de rampas, elevadores, guias para deficientes visuais.

( ) Refere-se a qualquer instrumento necessário ao educando para que ele possa ser incluído.


A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

258Q897046 | Pedagogia, Gestão Democrática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A participação ativa da comunidade escolar é essencial para a efetivação da gestão democrática. Diversas entidades dentro da escola desempenham papéis cruciais na tomada de decisões e no fortalecimento da participação. Nesse sentido, qual é o papel dos Conselhos Escolares, Associações de Pais e Mestres e Grêmios Estudantis na gestão democrática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

259Q897049 | Pedagogia, Currículo planejamento, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

O currículo escolar é um mapa que guia a jornada educativa. Ele não apenas indica os destinos a serem alcançados, mas também molda a paisagem por onde se viaja. Ao selecionar conteúdos, definir metodologias e estabelecer objetivos, o currículo reflete as concepções de mundo e as relações de poder que permeiam a sociedade.
(Sacristán, 2009. Adaptado.)

Considerando a complexidade e a natureza ideológica do currículo escolar, assinale a afirmativa que representa o papel do professor na construção e implementação de um currículo crítico e transformador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

260Q897052 | Pedagogia, Educação de Jovens e Adultos, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Certo professor de uma escola de EJA (Educação de Jovens e Adultos) busca estratégias para tornar suas aulas mais significativas e relevantes para os alunos. Qual das seguintes ações, baseada na Andragogia, seria mais adequada?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.