Questões de Concursos Supervisor Escolar

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261Q988484 | Pedagogia, Mídias, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Mídia-Educação, segundo descrito na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), colabora para a compreensão das práticas culturais atuais, desenvolvendo ações que visam, ainda, proteger a infância e a juventude dos riscos e desafios trazidos pela internet para:
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262Q994789 | Pedagogia, Gestão Democrática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A partir do processo de democratização da escola, evidencia-se o paradoxo inclusão/exclusão quando os sistemas de ensino universalizam o acesso, mas continuam excluindo indivíduos e grupos considerados fora dos padrões homogeneizadores da escola. Assim, sob formas distintas, a exclusão tem apresentado características comuns nos processos de segregação e integração. Tais processos pressupõem a seleção, naturalizando:
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263Q911532 | Pedagogia, Gestão Escolar, Supervisor Escolar, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre o papel do Supervisor Escolar, assinale a alternativa FALSA.
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264Q897051 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) representa um marco na educação brasileira, estabelecendo diretrizes para a organização, o desenvolvimento e a avaliação de currículos para a educação básica. Um dos pilares fundamentais da BNCC é o compromisso com a educação integral. Nesse sentido, assinale a afirmativa que melhor interpreta o conceito de educação integral defendido pelo documento, considerando a complexidade e a inter-relação dos seus elementos.
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265Q1045385 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2023

São consideradas concepções fundantes das Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015):

1. A infância como categoria social relevante da educação básica.

2. Os sujeitos da educação de jovens e adultos reconhecidos como atores sociais.

3. O educar e o cuidar como indissociáveis e centro da ação pedagógica.

4. O capacitismo e a segregação como eixos centrais do processo educativo.

5. A consolidação de uma proposta de educação omnilateral ou multidimensional.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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266Q975600 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Sobre a atuação da Supervisão como condutora e articuladora do trabalho intelectual dos profissionais da escola, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
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267Q1045383 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2023

No capítulo I, referente às formas para a organização curricular, presente na Resolução CNE/CEB nº 04, de 13/07/2010, das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a organização do percurso formativo, aberto e contextualizado deve ser construída em função das peculiaridades do meio e das características, interesses e necessidades dos estudantes, incluindo não só os componentes curriculares centrais obrigatórios, previstos na legislação e nas normas educacionais, mas outros, também, de modo flexível e variável, conforme cada projeto escolar, e assegurando:

1. Concepção e organização do espaço curricular e físico que se imbriquem e alarguem, incluindo espaços, ambientes e equipamentos que não apenas as salas de aula da escola, mas, igualmente, os espaços de outras escolas e os socioculturais e esportivo-recreativos do entorno, da cidade e mesmo da região.

2. Ampliação e diversificação dos tempos e espaços curriculares que pressuponham profissionais da educação dispostos a inventar e construir a escola de qualidade social, com responsabilidade compartilhada com as demais autoridades que respondem pela gestão dos órgãos do poder público, na busca de parcerias possíveis e necessárias, até porque educar é responsabilidade da família, do Estado e da sociedade.

3. Compreensão da matriz curricular entendida como propulsora de movimento, dinamismo curricular e educacional, de tal modo que os diferentes campos do conhecimento possam se coadunar com o conjunto de atividades educativas.

4. Estímulo à criação de métodos didático-pedagógicos utilizando-se recursos tecnológicos de informação e comunicação, a serem inseridos no cotidiano escolar, a fim de superar a distância entre estudantes que aprendem a receber informação com rapidez utilizando a linguagem digital e professores que dela ainda não se apropriaram.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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268Q897050 | Pedagogia, Projeto Político Pedagógico, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

Uma escola da rede pública, localizada em uma comunidade com alto índice de violência e desigualdade social, busca construir um Projeto Político-Pedagógico (PPP) que promova a transformação social e a superação das dificuldades enfrentadas pelos estudantes. Considerando as especificidades do contexto e os desafios da educação integral, assinale a estratégia mais adequada para a construção de um PPP que atenda às necessidades dessa comunidade.
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269Q988485 | Pedagogia, Diretrizes Curriculares para Educação Quilombola, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), a diversidade em todas as suas nuances exige um compromisso com a comunidade, que precisa estar bem alinhavado em seu Projeto Político-Pedagógico, a escolarização quilombola, assim como toda a Educação Básica, deve primar pela pluralidade cultural, pelo respeito às religiões de matriz africana, ancorando o fortalecimento das identidades e o respeito à diferença.
A especificidade da Educação Escolar Quilombola reside na prática pedagógica pautada em quê?
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270Q1045382 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2023

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) tendo como referência o documento intitulado: Matriz Curricular para a Educação das Relações Étnico-Raciais na Educação Básica (2016).

( ) A Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) traz no seu bojo um conjunto de interações e políticas educacionais que, em suas dimensões (histórica, institucional, filosófica, cultural, antropológica, sociopolítica e pedagógica) atuam com a intencionalidade de reeducar os modos de convivência dos sujeitos sociais, para a compreensão e a valorização dos conteúdos étnicos de base africana que se inserem na constituição da identidade brasileira.

( ) A escola não é lugar exclusivo da Educação das Relações Étnico-Raciais. Contudo, como pretende a “(re)educação”, é nesse ambiente que encontra lócus privilegiado para sua atuação e desenvolvimento.

( ) A Matriz Curricular para a ERER afirma-se na ideia de que todos são capazes de serem (re) educados para a convivência e o respeito às diferenças.

( ) A ERER deve ser reconhecida como política curricular, visto que pretende também o ensino de conteúdos de matriz Africana e Afro-Brasileira. Para seu encaminhamento, a Matriz Curricular destacará atenção para os fenômenos educativos visto estarem imbricados nas relações que se estabelecem na escola.

( ) A ERER tem se formatado como expressão para qualificar aquilo que trata de questões de etnia de base africana na educação, bem como,para identificar e compreender estudos e/ou políticas públicas institucionais que objetivam a promoção da igualdade étnico-racial por intermédio do processo educativo em todas as etapas e modalidades da educação brasileira.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

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271Q994797 | Pedagogia, Gestão Escolar, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

No documento as Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, percebe-se uma preocupação com uma construção coletiva na composição das relações educativo-pedagógico também com outras profissionais. E de forma mais direta com a supervisão, gestão ou equipe diretiva.
Tendo como base o referido documento, assinale a alternativa que corresponda corretamente a função da supervisão, gestão ou equipe diretiva nessa construção coletiva.
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272Q911539 | Educação Infantil, Conhecimentos da Educação Infantil, Supervisor Escolar, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Na BNCC, considerando os direitos e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, apresenta-se a síntese das aprendizagens esperadas em cada campo de experiências. Essa síntese deve ser compreendida como elemento balizador e indicativo de objetivos a ser explorados em todo o segmento da Educação Infantil, e que serão ampliados e aprofundados no Ensino Fundamental, e não como condição ou pré-requisito para o acesso ao Ensino Fundamental.

De acordo com a BNCC, conhecer diferentes gêneros e portadores textuais, demonstrando compreensão da função social da escrita e reconhecendo a leitura como fonte de prazer e informação, está associada ao Objeto de conhecimento:

Assinale a alternativa CORRETA:
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273Q1045388 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2023

Ao reconhecer que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. Ao assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem. E ao reconhecer a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, que deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a:

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274Q1045384 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2023

Consta na apresentação das Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015) que a Lei 12.796 estabeleceu a obrigatoriedade da matrícula das crianças na Educação Básica a partir dos 4 anos, o que impõe aos municípios tarefas imprescindíveis à ampliação da rede e melhoria na qualidade de seus serviços para atender à nova demanda e fortalecer a integração com as etapas posteriores.

Em qual ano foi aprovada a Lei 12.796, que versa a respeito da obrigatoriedade da matrícula das crianças na Educação Básica a partir dos 4 anos?

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275Q1045386 | Pedagogia, Normas Educacionais dos Estados, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2023

De acordo com o texto das Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), definir as Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação Básica faz parte de um movimento de consolidação das políticas educacionais municipais que se articulam às políticas nacionais, com o intento de assegurar o direito a todos os cidadãos para uma educação pública, gratuita e:

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276Q994802 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O documento Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), se reporta ao Decreto Presidencial 6.755, de 29 de janeiro de 2009) para informar que o reconhecimento da importância do docente no processo educativo da escola e de sua valorização profissional deve ser traduzida em políticas permanentes de estímulo, a formação docente para a Educação Básica é um compromisso público do município.
De acordo com o documento, de que forma deve ser traduzida a valorização profissional docente:
1- Através da profissionalização, da progressão na carreira, da formação continuada, da dedicação exclusiva ao magistério e da garantia de condições de trabalho;
2- Através da profissionalização, sem a exigência da progressão na carreira, a formação limitada, da dedicação exclusiva ao magistério e da garantia de condições de trabalho;
3- Através da profissionalização, da falta de progressão na carreira, da formação especializada, da dedicação parcial e a garantia de condições de trabalho.

Assinale a alternativa correta.
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277Q1045387 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2023

De acordo com o artigo 2º, a Resolução CNE/CEB nº 04, de 13/07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica tem por objetivos:

1. Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.

2. Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.

3. Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e as escolas que os integram, indistintamente da rede a que pertençam.

4. Promover um conjunto de propostas pedagógicas que fomentem o capacitismo e levem os estudantes a agirem de acordo com os preceitos meritocráticos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

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278Q911534 | Pedagogia, Concepções de mundo, Supervisor Escolar, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre a concepção de linguagem como expressão do pensamento, assinale a alternativa CORRETA.
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279Q911538 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Supervisor Escolar, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

“A Base Nacional Comum Curricular - BNCC organiza as aprendizagens necessárias para desenvolver as competências gerais de formas diferentes em cada etapa, respeitando as especificidades de cada faixa etária e ano escolar.”

Sobre a estrutura da BNCC no Ensino Fundamental, é FALSO afirmar que:
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280Q994790 | Português, Figuras de Linguagem, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia os trechos e fragmentos a seguir, e marque a alternativa correta, conforme a ordem disposta, quanto à classificação das figuras de linguagem:
1 “quando você me deixou, meu bem/ Me disse pra ser feliz e passar bem/ quis morrer de ciúme, quase enlouqueci...” Olhos nos Olhos de Chico Buarque;
2 “Na madrugada, na mesa do bar/ Louras geladas vêm me consolar...” Louras Geladas, RPM;
3 “..., mas o Brasil vai ficar rico...” Que país é este, Legião Urbana;
4” Fabiano meteu a faca na bainha, guardou-a no cinturão, acocorou-se, pegou no pulso do menino que se encolhia, os joelhos encostados ao estômago, frio como um defunto.” Vidas Secas, Graciliano Ramos;
5” E naquela terra encharcada e fumegante, naquela umidade quente e lodosa, começou a minhocar, a esfervilhar, a crescer, um mundo, uma coisa viva, uma geração, ...” O Cortiço, Aluísio de Azevedo.
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