Questões de Concursos Supervisor Escolar

Resolva questões de Supervisor Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

281Q1045391 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2023

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o que é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

282Q988491 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Prevê a Resolução nº 1/2017 do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis, que a formação de profissionais da educação para direção, coordenação pedagógica e supervisão na Educação Infantil deverá ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

283Q911536 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Propõe uma mudança na forma tradicional de ensinar. O conteúdo passa a ser estudado em casa e as atividades, realizadas em sala de aula. Com isso, o estudante deixa para trás aquela postura passiva de ouvinte e assume o papel de protagonista do seu aprendizado. O professor, em sala de aula, deixa o papel de expositor de informação e passa a mediar atividades envolventes e desafiadoras, com o objetivo de direcionar e orientar o estudante na construção do seu próprio conhecimento. Como toda e qualquer metodologia de ensino, precisa ser pensada e planejada com atenção para que os objetivos pedagógicos sejam alcançados.

O trecho trata da metodologia ativa denominada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q994788 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Diretrizes para Educação Básica, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com as Diretrizes Curriculares para a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), integralidade da formação deve considerar a função da Educação Básica em todas as etapas e modalidades de atendimento levando em consideração as dimensões:
1. éticas; 2. de gêneros; 3. políticas; 4. lúdicas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

285Q994794 | Pedagogia, Lei n 9394 de 1996, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) menciona que, no período de 1993 a 1996, antecipando-se à própria LDBEN, a Rede Municipal Educação Florianópolis promoveu uma intensa discussão sobre a importância do Projeto Político Pedagógico. Nesse mesmo momento histórico, os especialistas em assuntos educacionais (Orientador Educacional, Administrador Escolar e Supervisor Escolar) receberam atribuições. Assinale a alternativa que corresponde a uma das atribuições direcionadas aos especialistas em assuntos educacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q975599 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A respeito da atuação técnica, pedagógica e articuladora do Supervisor Escolar, analise as alternativas e assinale a seguir:

I. A ação educativa exige nova postura dos profissionais que são por ela responsáveis. Dentre eles o Supervisor Escolar. Nessa tentativa de redesenhar a prática supervisora, o exercício da supervisão deve transcender à simples fiscalização, ou seja, o Supervisor Escolar não deve assumir como seu papel principal o de ser carrasco, mas sim o parceiro do professor.
II. No atual contexto educacional são várias as ações que caracterizam as competências do Supervisor Escolar. Um dos novos atributos do Supervisor é o de deixar de ser aquele profissional que simplesmente participa dos planejamentos, avaliações, controle, enfim, o novo perfil do supervisor deve estar voltado para a coletivização do pensar e agir educativo, levando em consideração a realidade, os problemas da comunidade e a vivência do aluno e do professor para redefinir as estratégias e metodologia e até mesmo os conteúdos, tornando o sistema escolar mais eficaz.
III. Um Supervisor Escolar que seja parceiro político pedagógico do professor, o que conota um movimento de reflexão-ação e ação/reflexão, ou seja, o trabalho deste especialista deve estar em consonância com a filosofia adotada pela escola,para que seja capaz de acompanhar o trabalho desenvolvido na sala de aula, nas demais dependências da escola, bem como nas relações do gestor com a comunidade local (eventos) e nas ações burocráticas da escola de modo que seja um verdadeiro parceiro.
IV. Quanto às necessidades da Supervisor escolar, ou seja, as razões que demonstram as necessidades da supervisão, pode-se ressaltar que este evita que a rotina ameace o ensino, promove o aperfeiçoamento profissional do magistério, garante o desenvolvimento dos programas educacionais, permite o conhecimento do meio em que funciona a escola, contribui para o planejamento integral na escola, contribui para a melhora das condições do aluno, do mestre e da escola, coopera para o bem-estar da comunidade, estimula a renovação do ensino, vincula a ação da escola à comunidade de Estado e favorece a realização dos fins colimados pelo sistema de ensino.
V. O supervisor precisa estar em consonância com a filosofia de trabalho adotada pela escola na qual atua, sendo inovador, transparente seguindo uma meta de qualidade no ensino e coletivamente. Este deve estar embasado no Projeto Político Pedagógico. Estando comprometido em preocupar-se não somente consigo mesmo, mas também com os demais agentes educativos que permeiam a vida do educando dentro e fora da escola (pais, professores, coordenadores, orientadores, gestor, pessoas da comunidade).

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q975602 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Para garantir a inclusão escolar é fundamental conhecer as necessidades específicas de cada criança portadora de necessidades especiais, para que as estratégias de desenvolvimento pedagógico sejam eficazes, entre elas pode-se destacar:

I. A partir de diagnóstico previamente elaborado, construir um Plano Individual para cada criança, com objetivos e estratégias específicas para suas necessidades identificadas.
II. Implementar nas práticas curriculares e de brincadeiras, materiais pedagógicos que estimule o desenvolvimento físico, intelectual e social.
III. Garantir um ambiente seguro, acolhedor e acessível, onde a criança se sinta confortável para aprender e interagir com seus colegas
IV. Oferecer formação continuada para os educadores, para que estejam preparados para lidar com a diversidade e implementar práticas. Inclusivas.
V. Promover o trabalho em grupo e a interação entre os alunos, com atividades que estimulem a cooperação e o respeito às diferenças.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

288Q975605 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Na infância, o processo de crescimento e amadurecimento é marcado por diferentes fases que desempenham um papel fundamental na formação das crianças. Neste contexto, a Terceira Infância, abrangendo a faixa etária dos 6 aos 10 anos, merece destaque especial, uma vez que corresponde aos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Sobre as fases do desenvolvimento da criança, atribua:

1. 6 a 7 anos: início da escolarização formal.
2. 8 a 9 anos: aprimoramento da concentração e cooperação social.
3. 10 anos: maturidade cognitiva e social.

( )Atingem um nível mais avançado em várias competências. Cognitivamente, conseguem estabelecer relações de causa e efeito, dominam a leitura e interpretam textos complexos.

( )É nesse período que ocorre o fortalecimento das estruturas da mão, facilitando a capacidade motora fina e contribuindo para atividades como a escrita. A linguagem deixa de ser egocêntrica e se torna mediadora entre experiências concretas e abstratas.

( )Nessa etapa, as crianças adquirem um maior poder de concentração, reflexão e coordenação de ações individuais, tornando-se mais aptas à colaboração em atividades coletivas. Elas compreendem melhor construções lógicas e começam a desenvolver um raciocínio lógico-reversível.

( )Nessa fase, as crianças ingressam na escolarização formal, impactando suas rotinas e demandando o desenvolvimento de diversas competências. Elas começam a compreender a relação entre o concreto e o abstrato, desenvolvendo a reversibilidade do pensamento.

( )Socialmente, tornam-se mais capazes de cooperar com os outros e distinguir seus desejos dos demais, o que favorece relacionamentos mais duradouros. A identificação com os pares e a compreensão de regras e expectativas sociais também se intensificam.

Assinale a sequência CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q988486 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Consta na Resolução nº 1/2017 do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis que o sistema de ensino e as instituições educativas devem propor programas de formação continuada para todos os profissionais da educação.
De acordo com o documento, por formação continuada entendem-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q988487 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A concepção de currículo, na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), expressa a visão de mundo constituída em determinado momento histórico, orientando práticas pedagógicas dos/das profissionais da educação e estratégias de convívio junto aos estudantes. O que o currículo deve considerar ainda?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q988489 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O documento o “Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015)”, afirma que existe um eixo comum da Educação Básica e que tem como cerne a educação e o cuidado.
Qual afirmativa responde corretamente ao eixo que se refere o documento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q1045389 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2023

A respeito das concepções de aprendizagem e desenvolvimento humano, qual das teorias listadas abaixo defende a importância da formação da atividade de estudo na constituição do pensamento teórico nas crianças em idade escolar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q1045390 | Pedagogia, Legislação da Educação, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, FEPESE, 2023

São considerados princípios da Matriz Curricular da Educação das Relações Étnico-Raciais da Educação Básica:

1. Consciência política e histórica da diversidade.

2. Fortalecimento de identidades e de direitos.

3. Ações educativas de combate ao racismo e às discriminações.

4. Recomendação do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira somente para os anos finais do ensino fundamental.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q911537 | Pedagogia, Modalidades da Avaliação, Supervisor Escolar, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre os tipos de avaliação escolar, analise os itens a seguir.

I. Realizada ao longo do processo de ensino-aprendizagem para monitorar o progresso dos alunos e fornecer feedback contínuo. Ajuda os alunos a identificar suas áreas de melhoria e promove a autorregulação do aprendizado.

II. Costuma ser feita ao final de um período específico para verificar o aprendizado dos alunos em relação aos objetivos estabelecidos. Ela fornece uma visão geral do desempenho acadêmico e auxilia na tomada de decisões sobre promoção ou retenção.

III. Uma ferramenta poderosa que permite aos alunos refletirem sobre seu próprio aprendizado,identificarem suas forças e áreas de melhoria e assumirem responsabilidade pelo seu progresso acadêmico.

Os itens abordam os tipos de avaliação, respectivamente nomeados de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q994796 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo, com o Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), a gestão político-pedagógica democrática, ou seja, a gestão do sistema educacional se caracteriza por um processo político democrático. Todo esse processo deve ser baseado na participação da elaboração coletiva, que explicita os objetivos, as diretrizes, a organização e as ações do processo educativo.
Neste contexto, como deve ser a participação dos sujeitos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q975601 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Supervisor Escolar, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Para a implementação da educação inclusiva é fundamental adotar estratégias que promovam a equidade, acesso e o envolvimento de todos os estudantes, respeitando suas diferenças e necessidades individuais, além de utilização de diferentes estratégias.
Sobre estratégias utilizadas para promoção da educação inclusiva, atribua:

1. Inclusão. 2. Estímulo à criatividade e resolução de problemas. 3. Colaboração e trabalho em equipe. 4. Aprendizado prático e experiencial.


( )Esse tipo de aprendizado permitindo que os estudantes aprendam conceitos complexos de forma concreta e interativa. Isso é especialmente benéfico para os estudantes com diferentes estilos de aprendizagem, tornando o processo de ensino mais acessível e envolvente.
( )Nessa aprendizagem, a robótica pode ser adaptada para atender às necessidades dos estudantes com deficiências físicas, visuais ou auditivas. Por exemplo, estudantes com deficiência visual podem utilizar robôs programas acessíveis com comandos de voz ou braile, enquanto estudantes com deficiência motora podem programar robôs através de dispositivos adaptados.
( )Essa aprendizagem desenvolve o pensamento crítico, a resolução de problemas e habilidades essenciais para o desenvolvimento de todos os estudantes, independentemente de suas habilidades. Os desafios e projetos podem ser adaptados para atender às necessidades e interesses de cada estudante, promovendo a inclusão e a diversidade.
( )Essa abordagem promove o exercício de colaboração, permitindo que os estudantes trabalhem juntos para alcançar objetivos comuns. Isso ajuda a promover a inclusão social, a empatia e o respeito mútuo entre os estudantes, criando um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q1087794 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Instituto Consulplan, 2024

Em uma concessionária de automóveis, o administrador deseja colocar 7 novos carros diferentes em uma fileira na entrada do local. Sabe-se que apenas 3 desses carros são do modelo SUV. Desse modo, de quantas maneiras distintas os carros podem ser enfileirados se os carros SUV precisam estar sempre juntos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

298Q988488 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Conforme a Resolução nº 1/2017 do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis, a supervisão é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. Junto aos seus próprios critérios, compreende a avaliação sistemática do funcionamento da Instituição de Educação Infantil, considerando o cumprimento da legislação vigente.
No caso de instituições com funcionamento irregular, o Conselho Municipal de Educação deverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q994786 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

As aprendizagens essenciais na Base Nacional Comum Curricular – BNCC são definidas como conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e a capacidade de os mobilizar, articular e integrar.
Assinale a alternativa que corresponde a forma como são expressas as aprendizagens essenciais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

300Q994792 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Secretaria Municipal de Educação, no documento “Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015)”, define como um dos seus objetivos, oferecer no âmbito da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e modalidades, um serviço educacional público de qualidade social, consolidando a Educação Integral.
A Educação Integral nesse sentido traz implicações importantes, no que diz respeito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.