Questões de Concursos Supervisor Escolar

Resolva questões de Supervisor Escolar comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

301Q994786 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

As aprendizagens essenciais na Base Nacional Comum Curricular – BNCC são definidas como conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e a capacidade de os mobilizar, articular e integrar.
Assinale a alternativa que corresponde a forma como são expressas as aprendizagens essenciais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

302Q994793 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo, com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), o que deve incorporar-se à ação pedagógica como um ponto de intersecção entre a teoria e a prática, entre os conhecimentos produzidos nas universidades e aqueles localizados na prática cotidiana escolar, produzidos pelos sujeitos que dela fazem parte (professores/as, estudantes, orientadores/as, supervisores/as, funcionários/as e comunidade)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q994798 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), é necessário que um currículo vá além da perspectiva dos Componentes Curriculares, vivenciando a transversalidade do conhecimento, seja no ambiente escolar ou fora dele, mas sempre tendo presente que a especificidade do papel que cabe à escola na sociedade não pode ser assumida por outra instituição.
Assim, o currículo deve ser estabelecido de forma a permitir que aos/às estudantes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q994800 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Conforme o documento “Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015)”, sobre o fortalecimento da educação das relações étnico-raciais na Educação Básica, enfatiza que: trata-se de reconhecer, valorizar e consolidar a história, a cultura e a identidade dos negros e indígenas na Educação Básica municipal.
É imperativa a construção de ações e atitudes que respeitem as diferenças, sem deixar de combater as desigualdades raciais que atingem, notadamente, os negros e indígenas. Diante do exposto, analise as afirmativas e assinale V (verdadeira) e F (falsa):
( ) materialização de práticas de educação das relações étnico-raciais limitam a construção de projetos esporádicos e circunstanciais;
( ) formação continuada dos profissionais da educação, e que se tenha como base não apenas o reconhecimento das diferenças, mas que estas sejam colocadas em relação entre os sujeitos;
( ) mudanças de comportamento ao comprometer-se com o rompimento de relações de dominação, de discriminação e de preconceito racial que colocam as pessoas negras e indígenas numa condição de subalternidade;
( ) promoção da igualdade racial enseja, concomitante, a consciência da alteridade que constitui os diferentes sujeitos no contexto educativo, uma intervenção pedagógica distinta que contribua para a construção de identidades positivadas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q994803 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Em 1986, um novo desenho da estrutura administrativa da educação é consolidado no município de Florianópolis, passando a ser criada a Secretaria Municipal de Educação. Em meio à abertura democrática vivida no país, conforme a Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016), naquele período o esforço foi para constituir uma escola:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q975604 | Português, Supervisor Escolar, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A linguagem é um processo fundamental na vida de qualquer indivíduo, pois é através dela que ele constrói conhecimentos, adquire cultura, expressa pontos de vista, defende ideias, assimila visões a respeito do mundo.

Sobre as formas de conceber a linguagem, assinale:

1. Expressão do pensamento. 2. Meio de comunicação. 3. Meio de interação.

( )É tida como meio de interação, na qual o locutor e o interlocutor vão constituir compromissos e vínculos que não preexistiam à fala, ou seja, a partir do momento em que um locutor se dirige a um interlocutor, ele tem um objetivo ou uma intenção, que podem ser aceitos ou refutados pelo interlocutor.
( )Essa abordagem se ampara, teríamos que ter um emissor, um canal de transmissão e uma mensagem direcionada a um receptor.
( )É a forma de falar, relatar... mas, para isso acontecer, seria necessária uma organização lógica dos pensamentos para poder ocorrer a exteriorização dos mesmos.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q994801 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Na Resolução nº 1/2017 do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis, está previsto que o não atendimento da legislação educacional vigente ou a ocorrência de irregularidades nas Instituições, constatadas através de supervisão, ocasionará, por parte da Secretaria Municipal de Educação, alguns procedimentos cabíveis.
Diz ainda o documento que o Conselho Municipal de Educação submeterá a análise do processo e se pronunciará através de Parecer indicativo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q975603 | Pedagogia, Supervisor Escolar, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

As dificuldades de aprendizagem são fenômenos complexos que envolvem múltiplas dimensões do desenvolvimento humano.
Com base nos conhecimentos teóricos sobre o tema, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação CORRETA sobre as dificuldades de aprendizagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q1079150 | Noções de Informática, Ferramentas de Reuniões e Comunicações On Line, Supervisor Escolar, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Em um ambiente educacional que utiliza intensivamente as ferramentas online do Google, é crucial compreender recursos avançados para maximizar a eficiência no gerenciamento de documentos. Analise os itens abaixo:

I. No Google Docs não é possível utilizar o recurso de "Notas de Rodapé" para inserir referências bibliográficas automaticamente, facilitando a formatação de trabalhos acadêmicos.
II. O Google Drive oferece a funcionalidade de "Edição Offline", permitindo aos usuários editar documentos mesmo sem uma conexão ativa com a internet.
III. A ferramenta "Explore" no Google Docs sugere automaticamente citações e fontes confiáveis relacionadas ao conteúdo do documento em edição.
IV. O Gmail possibilita a criação de "Assinaturas Dinâmicas", que se adaptam automaticamente ao contexto do e-mail, tornando as comunicações mais personalizadas.
V. No Google Docs não é possível utilizar modelos de formatação predefinidos para agilizar a criação de documentos, sendo necessário formatar manualmente cada elemento.

Está(ão) CORRETO(S):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q911531 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Supervisor Escolar, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

A respeito de jogos e brincadeiras no processo pedagógico, analise os itens e assinale V para as alternativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS:

( )No processo de alfabetização é necessário brincar com os estudantes, ter um momento para descontrair, ensinar através de brincadeiras, jogos e dinâmicas para fazer com que as crianças vejam a escola e o estudar como algo prazeroso.

( )Para desenvolver uma atividade lúdica, no processo de alfabetização, e ter aspecto positivo e benefícios para a aprendizagem, ela deve ser programada, planejada para assim ser desenvolvida e ajudar a aprimorar a leitura e escrita do aluno

( )O lúdico torna-se, na prática escolar, indispensável para o processo de letramento, uma vez que a leitura e a escrita deixam de ser atividades mecânicas e passam a ser algo significativo na vida da criança, a qual atribui seu sentido ao que lê e escreve.

( )Os jogos e brincadeiras e dinâmicas pedagógicas são ferramentas importantes para trabalhar com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q994795 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Resoluções do Conselho Municipal, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Segundo a Resolução nº 1/2017 do Conselho Municipal de Educação de Florianópolis, a supervisão, que é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, compreende:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q994791 | Português, Interpretação de Textos, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia o texto abaixo e marque a alternativa correta quanto aos comentários.
“homens têm bolsos para guardar coisas, mulheres para decoração.” Essa frase de Christian Dior em 1954, ajudou a consolidar a ideia de que os bolsos femininos são e eram meramente decorativos. Atualmente, os bolsos em jeans femininos são, em média, 48% mais curtos e 6,5 % mais estreitos do que os masculinos.
Essa canalhice começou na Era Georgiana (época de Orgulho e Preconceito, Bridgerton e outros). Antes, o vestuário feminino comportava grandes bolsos, muitas vezes amarrados à cintura e usados sob as saias, permitindo carregar diversos itens com facilidade, e cujo acesso se dava por aberturas laterais na saia para que as mãos pudessem alcançá-los facilmente.
No final do século XVIII e durante o período Regencial, as saias volumosas foram substituídas por vestidos que possuíam caimento mais justo ao corpo e cintura, e então, por isso, não podiam acomodar bolsos sem comprometer a silhueta. Para contornar o problema, surgiram as retículas pequenas bolsas que precisavam ser carregadas à mão, tornando as mulheres mais vulneráveis a roubos. Durante o surgimento do sufrágio universal feminino, a demanda por bolsos aumentou, refletindo a conexão entre bolsos e direitos das mulheres. Porém, após a segunda guerra mundial, a moda feminina se tornou cada vez mais ajustada, eliminando bolsos funcionais. @oimofinho, modificado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q988490 | Legislação dos Municípios do Estado de Santa Catarina, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Conforme as Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis, ao exercer a coordenação pedagógica a supervisão necessita primar por quais formas de relações?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q1079151 | Noções de Informática, Ferramentas de Reuniões e Comunicações On Line, Supervisor Escolar, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto do uso de recursos online do Google para educação, assinale a alternativa CORRETA que indica qual é a principal finalidade da ferramenta Google Forms:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q1081039 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Supervisor Escolar, SED SC, FURB, 2024

Conforme a Lei Brasileira de Inclusão e, em conformidade com os demais documentos normativos da educação brasileira e do estado de Santa Catarina, inclusive com o Plano Nacional de Educação vigente, são princípios norteadores da educação nacional a igualdade, a equidade e o acolhimento da diversidade na escola, o que inclui o respeito e a atenção à pessoa com deficiência.

Essa é uma questão que precisa ser foco de atenção do supervisor escolar. Nesse sentido, leia o excerto da Lei Brasileira de Inclusão (Lei n.º 13.146/2015) apresentado a seguir:

"Art. 27. A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem".

Assinale a alternativa correta a este respeito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q994787 | Pedagogia, Inclusão e Exclusão, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
Assinale a alternativa correta que corresponda em qual concepção está fundamentada o paradigma da educação inclusiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q994799 | Pedagogia, Currículo Teoria e Prática, Supervisor Escolar, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com o documento Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015), a escola desempenha um papel significativo no processo de formação e exercício da cidadania, possibilitando uma série de direitos às crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Considerando a afirmativa e na medida em que se democratiza o conhecimento e a gestão educacional na direção do acolhimento e da ressignificação de tratamento de segmentos historicamente excluídos e discriminados, qual é a função da escola?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q1081118 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Supervisor Escolar, Prefeitura de Nova Venécia ES, IDESG, 2024

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), em seu Artigo 27, afirma que:

“A educação constitui direito da pessoa com deficiência, assegurado sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida, de forma a alcançar o máximo desenvolvimento possível de seus talentos e habilidades físicas, sensoriais, intelectuais e sociais, segundo suas características, interesses e necessidades de aprendizagem.”

(Fonte: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm).

Desta forma, são todas apontadas pela já referida Lei como incumbências do Poder Público, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.