Questões de Concursos Supervisor Pedagógico

Resolva questões de Supervisor Pedagógico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11Q362420 | Enfermagem, Doenças, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

As principais estratégias de prevenção empregadas pelos programas de controle das DST/AIDS envolvem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

12Q328956 | Pedagogia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Nas alternativas que seguem, são apresentadas algumas ideias de Lück sobre o Supervisor Escolar, à EXCEÇÃO de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q362927 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

Com relação aos conhecimentos a respeito da hipertensão e cuidados específicos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q360536 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

Sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) disciplinada pelo Conselho Federal de Enfermagem, analise as afirmativas abaixo.

1. O Enfermeiro pode delegar aos Técnicos de Enfermagem a responsabilidade pela sistematização, mantendo para si a responsabilidade da etapa de avaliação.

2. A SAE deverá ser registrada formalmente no prontuário do paciente/cliente/usuário.

3. A implementação da SAE deve ocorrer em toda instituição de saúde, pública e privada.

4. A SAE utiliza método e estratégia de trabalho científico para a identificação das situações de saúde/doença, subsidiando ações de assistência de Enfermagem que possam contribuir para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo,

5. A SAE constitui, efetivamente, melhora na qualidade da assistência de enfermagem.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q320609 | Pedagogia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

No Brasil, nos anos de 1960 a 1970, a Supervisão é concebida como especialidade pedagógica que deveria garantir a eficiência dos meios e a eficácia dos resultados. Nessa concepção, a Supervisão tem a finalidade de:

I. Acompanhar, controlar, avaliar e direcionar as atividades da escola.

II. Controlar a qualidade do currículo e do processo didático.

III. Comprometer-se com os interesses da coletividade, com o político e com o social.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

16Q319842 | Pedagogia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Pensar a ação supervisora é também pensar na sua identidade. Nesse sentido, a Supervisão

I. Pedagógica: refere-se à organização em comum das atividades de cada turno escolar.

II. Educacional: extrapola as atividades da escola para alcançar, em nível macro, os aspectos estruturais e sistêmicos da educação.

III. Escolar: supõe a ação nos serviços pedagógicos e administrativos no âmbito de cada componente curricular.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

17Q320293 | Pedagogia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Segundo Veiga, o Projeto Político- Pedagógico deve apresentar algumas características, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

18Q324934 | Pedagogia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Mendez e Hoffman compreendem a avaliação sob o ponto de vista formativo e mediador. Ambos os autores apresentam as seguintes ideias sobre avaliação:

I. Mendez afirma que, no âmbito educativo, a avaliação deve ser entendida como atividade crítica de aprendizagem.

II. Hoffmann apresenta a concepção qualidade de ensino numa perspectiva de avaliação mediadora, a qual significa desenvolvimento máximo possível, sem limites pré-estabelecidos, embora com objetivos claramente delineados.

III. Mendez pondera que a avaliação deve ser usada sempre para eliminar, selecionar ou segregar, tendo em vista que o aluno deve demonstrar o conhecimento aprendido.

IV. Hoffmann enfatiza que a avaliação mediadora é restrita aos professores das séries iniciais do ensino fundamental.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

19Q328661 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

As atividades culturais e de lazer e a formação tecnoprofissional desenvolvidas pelo sistema S, vêm sendo ofertadas com maior intensidade a partir do início da primeira década do terceiro milênio. O aumento de tais demandas passa a exigir:

1. Ações complementares entre governo e iniciativa privada.

2. Criação de novo tributo sobre as empresas, aumentando o repasse para o sistema S.

3. Estatização de todo processo de formação e qualificação da força de trabalho.

Está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q328160 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

A qualidade da avaliação reside em sua capacidade de promover o diálogo, por isso o ato de avaliar:

1. busca indagar, investigar, refletir sobre os percursos, processos, procedimentos na produção de conhecimento, contribuindo na criação de meios que auxiliem na superação de limites encontrados.

2. traduz algo a ser medido na busca do que todos devem alcançar, com vistas à construção da homogeneidade no processo de aprendizagem dos alunos.

 3. requer a capacidade de refletir, também, sobre a organização do tempo escolar e suas implicações na produção do conhecimento, providenciando o tempo adequado para todos os alunos aprenderem.

Está(ão) correta(s)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.