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Questões de Concursos Supervisor Pedagógico

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21Q324800 | Pedagogia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), as áreas de conhecimento constituem importantes marcos estruturados de leitura e interpretação da realidade, essenciais para garantir a possibilidade de participação do cidadão na sociedade. Sobre os propósitos das áreas de conhecimento das assertivas abaixo, marque V, se verdadeiro, ou F, se falso.

( ) A História destaca a importância do desenvolvimento do pensamento indutivo e dedutivo e oferece sugestões de como trabalhar com explicações, argumentações e demonstrações.

( ) A Educação Física introduz e integra os alunos na cultura corporal do movimento, com finalidades de lazer, de expressão de sentimentos, afetos e emoções, de manutenção e melhoria da saúde.

( ) A Geografia busca explicar e compreender o espaço geográfico não somente com produto de forças econômicas ou de formas de adaptações entre o homem e a natureza, mas também dos fatores culturais.

( ) A Matemática destaca os compromissos e as atitudes de indivíduos, de grupos e de povos na construção e na reconstrução das sociedades, propondo estudos das questões locais, regionais, nacionais e mundiais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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22Q367574 | Enfermagem, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

J.S, 46 anos, 2º grau completo, mãe de dois filhos menores, menarca aos 10 anos, ciclo menstrual regular, etilista, fazendo uso de contraceptivo injetável a 6 anos, retorna a Unidade de Saúde para consulta de enfermagem relatando dificuldades na vida sexual e presença de um “caroço” (sic) na mama esquerda, detectado ao realizar o autoexame da mama.

Sobre os possíveis fatores que aumentam o risco do câncer de mama e devem ser valorizados no histórico de enfermagem, analise as afirmativas abaixo.

1. Menarca precoce, primeira gestação tardia, menopausa precoce, vida familiar.

2. História familiar e saúde pregressa, menarca precoce e doença mamária benigna.

3. Exposição à radiação, menopausa precoce, menarca precoce e vida social.

4. Dieta rica em gorduras, etilismo, uso prolongado de anticoncepcionais.

Estão corretas apenas:

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23Q359604 | Enfermagem, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

No programa de planejamento familiar deve ser oferecido, principalmente, ao cliente:

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24Q320456 | Pedagogia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

É preciso pensar constantemente o que se está planejando e para quê e para quem serão direcionadas as ações. Ao observar uma aula sobre textos com a utilização de tiras, o Supervisor verificou a existência de itens do planejamento descritos na obra de Dallazen e Xavier. Analise as assertivas abaixo, assinalando C, para as corretas, e E, para as erradas.

( ) Temática: Textos com tiras.

( ) Objetivo: Produzir textos críticos e reflexivos sobre um tema atual, por meio da elaboração de tirinhas.

( ) Justificativa: Solicitar aos alunos que comparem as tirinhas de jornais com as Histórias em Quadrinhos dos gibis.

( ) Estratégia: Organizar os alunos em grupos e solicitar que apresentem uns aos outros os textos na forma de tirinhas.

( ) Recursos: Tirinhas de jornais, gibis, caderno, lápis grafite e coloridos.

( ) Avaliação: Elaboração de tirinhas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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25Q324443 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Supervisor Pedagógico, SENAC PE, IPAD

Analise as afirmativas abaixo:

1. A interdisciplinaridade tem como proposta promover uma nova forma de trabalhar o conhecimento, na qual haja interação entre sujeitos-sociedade-conhecimentos na relação professor-aluno, professor-professor e alunoaluno, de maneira que o ambiente escolar seja dinâmico e vivo e os conteúdos e/ou temas geradores sejam problematizados e vislumbrados juntamente com as outras disciplinas.

2. A interdisciplinaridade é o elo entre profissionais do ensino, como forma de reciprocidade, de reflexão mútua, em substituição à concepção fragmentária do conhecimento, fazendo com que estes agentes do ensino tenham uma atitude diferenciada perante os obstáculos educacionais.

3. A interdisciplinaridade exige uma atitude de abertura democrática e de responsabilidade, exigindo que o professor desenvolva uma ação permeada de criticidade e reflexão perante o aluno, o conhecimento, a realidade e o outro, estando disposto a vivenciar a dialogicidade conforme defende Freire (1996).

4. A interdisciplinaridade resgata a importância do “outro”, sem o qual não pode haver a troca mútua da evolução do pensamento e da linguagem, e amplia os horizontes dentro do processo sócio-histórico educacional, resgatando a importância do conhecimento, das potencialidades, dos limites, das diferenças e do processo criativo de cada ciência, respeitando-se, assim, a relatividade entre elas.

Estão corretas:

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26Q327551 | Pedagogia, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Gramado RS, FUNDATEC

Tiba faz um alerta aos pais e filhos, professores e alunos, parentes, amigos e colegas para que aceitem o desafio de enfrentar as drogas. Sobre as drogas, o autor afirma o seguinte:

I. Alguns pais acreditam que não se deve impor limites às crianças, que têm direito a tudo; essa pseudodemocracia esconde a dificuldade de dizer não.

II. O maior responsável pela violência e pelas brigas em festas é o álcool.

III. As drogas são prazerosas, mas depois o seu uso serve apenas para aliviar o sofrimento causado pela sua falta.

IV. O desejo pelo crack acaba com todos os valores morais e éticos; é comum o usuário de crack estar envolvido em outros crimes além do uso da droga.

Quais estão corretas?

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27Q1026745 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos com Dados, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Em certa escola trabalham 15 professores, incluindo Jorge e Milena. Um grupo formado por 5 professores deve ser formado para que seja organizada a festa de 50 anos de fundação da escola. Considere que, por razões pessoais, Jorge não poderá fazer parte do grupo e Milena necessariamente será incluída no grupo. Atendendo a essas restrições, quantos grupos distintos de professores podem ser formados?
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28Q911107 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Não há trabalho de coordenador que seja realizado na individualidade. É no coletivo que o coordenador encontra espaço para a realização de suas funções. Fazer junto pode ser um dos grandes segredos da qualificação da atuação do coordenador pedagógico na atualidade.

(Placco, Souza, 2012, p. 12.)

A supervisão escolar é construída no dia a dia da escola. Isso ocorre quando o supervisor reconhece sua identidade como profissional e consegue se ver desta maneira. Isso porque, segundo Dubar (1997), a imagem que o profissional faz de si interfere sobremaneira em suas ações, as quais por sua vez, sustentam essa imagem como identidade profissional.

(Dubar apud Placco, Souza, 2012.)

Sobre os fragmentos expostos e, ainda, considerando que quando o Supervisor Pedagógico compreende seu papel e assume de forma a ser líder no contexto pedagógico, ele estará apto para exercer sua função de articulador das ações pedagógicas, EXCETO quando:
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29Q911249 | Pedagogia, Gestão de Pessoas na Educação, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Em relação à mediação e à gestão de conflitos na prática educativa e social, em uma perspectiva democrática, qual das seguintes opções a define CORRETAMENTE:
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30Q911110 | Pedagogia, Multiculturalismo e Educação, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A cultura é um território de produção de significados onde entram em disputa diferentes grupos sociais, em que se constitui o jogo do poder da linguagem, do discurso, da construção das identidades e das diferenças. De acordo com Silva (2000), a identidade e a diferença são criadas pelos atos de linguagem do mundo cultural e social, resultantes de um processo de produção simbólica e discursiva e estão em estreita conexão com as relações de poder. Os processos educacionais escolares podem se direcionar nas visões: “monocultural”, “multicultural” e “intercultural”. Sobre o exposto e considerando os desafios a serem enfrentados pelos educadores para a promoção da educação em uma visão “intercultural”, assinale a afirmativa correta.
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31Q911106 | Pedagogia, Coordenação e Orientação Educacional, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

O Supervisor Pedagógico tem um variado papel no ambiente escolar. Desse modo, a supervisão tem um papel político, pedagógico e de liderança no espaço escolar, e é necessário ressaltar, sem desconsiderar o restante da equipe, que o Supervisor Escolar deve ser inovador, ousado, criativo e, sobretudo, um profissional da educação comprometido com seu grupo de trabalho.

(Carvalho, 2011, p. 170.)

Bolívar (2012) refere que por liderança se entende a forma de determinar uma direção e exercer influência. Todavia, quanto a esta determinação e exercício, anexamos como preocupação e objetivo a aprendizagem dos alunos, falamos de liderança pedagógica e educativa. (p. 48) Considerando que diversos autores estudam variadas abordagens sobre estilos de liderança e, pressupondo que quando um Supervisor Pedagógico é mais participativo e utiliza de menos arbitrariedade organizacional, os objetivos e as tarefas são discutidos previamente, existindo alguma comunicação de baixo para cima, assim como algum encorajamento do trabalho de grupo. Permite-se, portanto, alguma segurança coletiva e motivação dos trabalhadores. Sobre a informação dada, é possível afirmar que se trata de um líder:
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32Q911101 | Raciocínio Lógico, Geometria Básica, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Juliana representa sua escola nas competições de atletismo estaduais. Em determinado dia de treinamento de corrida, ela deu duas voltas em torno de uma lagoa. Na primeira volta, desenvolveu uma velocidade média de 15 km/h e, na segunda volta, desenvolveu uma velocidade média de 10 km/h. Considere que em ambas as voltas, foi utilizado exatamente o mesmo trajeto. Tendo em vista todo o percurso de duas voltas nessa lagoa, qual a velocidade média desenvolvida por Juliana?
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33Q911113 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A necessidade de avaliar sempre estará presente no espaço escolar, muito embora possa, com efeito eficaz naquilo que se pode propor, a melhoria de todo o processo educativo. Perrenoud (1993) considera que a avaliação é um processo recíproco entre o aluno e o professor, onde este ensina e aquele aprende, e “(…) a aprendizagem nunca é linear, procedem por ensaios, por tentativas e erros, hipóteses, recuos e avanços”.

(Perrenoud, 1993, p. 173.)

Analise os fragmentos de textos a seguir e relacione-os corretamente com as diferentes funções da avaliação.

I. Propõe-se uma ação de sondagem da situação e do desenvolvimento da aprendizagem, o que pode contribuir na verificação do que o aluno aprendeu e como aprendeu em toda a sua trajetória escolar, possibilitando conhecer a realidade do processo de ensino-aprendizagem através do conhecimento prévio de cada estudante, suas habilidades ou saberes já adquiridos.
II. Consiste no ato de avaliar tanto a trajetória de construção das aprendizagens e dos conhecimentos dos educandos, como também o trabalho do professor, por permitir analisar, de maneira frequente e interativa, o progresso dos alunos, para identificar o que eles aprenderam e o que ainda não aprenderam, para que venham a aprender e para que reorganizem o trabalho pedagógico.
III. Refere-se em uma avaliação disciplinadora, punitiva e discriminatória, como decorrência, essencialmente, da ação corretiva do professor, pois tem a pretensão de verificar aquilo que o estudante tem aprendido durante o seu período escolar. Pressupõe que o aluno aprenda do mesmo modo, no mesmo tempo e adquira os saberes suficientes para enfrentar os anos seguintes; caso contrário, será reprovado para a próxima etapa de ensino.

A sequência está correta em
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34Q911104 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Abordagens pedagógicas referem-se aos diversos métodos, estratégias, princípios e filosofias utilizados na prática educativa para facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Essas abordagens orientam a forma como os educadores planejam e conduzem o ensino, moldando a interação entre professores e alunos no ambiente educacional. Muitas vezes os educadores adotam elementos de diferentes abordagens com base nas necessidades específicas de seus alunos e nas metas educacionais. A escolha da abordagem pedagógica pode influenciar significativamente a experiência de aprendizagem dos alunos. Analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.

I. O cognitivismo, como abordagem teórica na educação, destaca-se pela ênfase nos processos mentais internos e na importância da aprendizagem significativa, na qual os novos conhecimentos são intrinsecamente conectados aos esquemas cognitivos preexistentes, promovendo, assim, uma compreensão mais profunda e duradoura.
II. A teoria cognitivista, ao contrário do Behaviorismo, considera que o ambiente social e a interação são fatores secundários no processo de construção do conhecimento.

Assinale a alternativa correta.
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35Q911109 | Pedagogia, Pressupostos Epistemológicos Teorias do Conhecimento, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Na visão funcionalista de Émile Durkheim (1858-1917), a educação é reduzida a um mecanismo adaptativo do homem à sociedade. Já a concepção educacional da Escola Nova, propõe uma pedagogia ativa e teve o americano John Dewey (1859- -1952) como seu representante máximo. Na concepção educacional da Escola Nova de Dewey, assinale a afirmativa INCORRETA.
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36Q911105 | Pedagogia, Teorias do desenvolvimento e da aprendizagem, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A contribuição de Sigmund Freud para a educação é significativa, sendo marcada pela introdução de conceitos psicanalíticos que oferecem uma perspectiva única sobre o desenvolvimento humano. Em linhas gerais, Freud trouxe à luz a influência do inconsciente, os estágios do desenvolvimento psicossexual e os mecanismos de defesa, impactando a compreensão do comportamento e da aprendizagem na educação. Essa abordagem oferece insights sobre as necessidades e os desafios específicos enfrentados pelos alunos em diferentes fases, informando estratégias pedagógicas adaptadas ao estágio de desenvolvimento psicossexual. Considerando os estágios do desenvolvimento psicossexual, a relação entre a fase e uma de suas características está corretamente estabelecida na fase:
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37Q911108 | Pedagogia, A Construção do Conhecimento Papel do Educador, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Dentro desta perspectiva de “reinvenção profissional”, Freitas (2003, p. 19) afirma que: o líder educacional do século XXI é aquele que transpõe nãosó suas próprias amarras, mas também os muros de sua instituição, rompe as barreiras das diferenças, estabelece parcerias, contribuindo para a construção de um ambiente que eduque todos os seus liderados, seus parceiros e a comunidade em geral.

(Freitas apud Rolla, 2006, p. 58.)

Para Hunter (2004, p. 69), “a verdadeira liderança é difícil e requer muito esforço”. Neste sentido, quando se fala que o trabalho do Supervisor Pedagógico é realizado e aprendido no dia a dia da escola, fala-se também da sua formação como líder. Nem todo supervisor é necessariamente um líder, mas deveria; espera-se que seja assim. A diferença está entre o poder e a autoridade. Sobre o exposto e considerando poder x autoridade, analise as afirmativas a seguir.

I. O poder pode ser vendido e comprado, dado e tomado. A autoridade não pode ser comprada nem vendida, nem dada ou tomada, diz respeito a quem é como pessoa, ao caráter e à influência que estabelece sobre os outros.
II. Autoridade é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não fazer. Poder é a habilidade de levar os outros a fazerem de boa vontade o que é solicitado por causa de sua influência pessoal.
III. Poder é a capacidade que alguns indivíduos detêm para fazer valer os seus interesses, mesmo quando os outros se opõem. A autoridade é o uso legítimo do poder, ou seja, emerge quando um grupo obedece de forma consentida porque reconhece a legitimidade de quem emana as ordens.

Está correto o que se afirma em
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38Q895217 | Gestão de Pessoas, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de São João Nepomuceno MG, Consulplan, 2024

Conforme Berg, a palavra conflito vem do latim conflictus, que significa “choque entre duas coisas”, embate de pessoas, ou grupos opostos que lutam entre si, ou seja, é um embate entre duas forças contrárias. Aplicando à realidade, conflito é um estado antagônico de ideias, pessoas ou interesses e não passa, basicamente, da existência de opiniões e de situações divergentes ou incompatíveis. Afirma, ainda, que o conflito nos tempos atuais é inevitável e sempre evidente. Entretanto, compreendê-lo e saber lidar com ele é fundamental para o seu sucesso pessoal e profissional. (Berg, 2012, p.18). Sobre o exposto, os conflitos podem NÃO ser benéficos quando:
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39Q895830 | Pedagogia, Lei nº 11494 de 2007, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) é um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual, composto por recursos provenientes de impostos e transferências dos governos federal, estaduais e municipais. O Fundeb tem como objetivo financiar a educação básica pública, garantindo recursos para a manutenção e o desenvolvimento do ensino. A distribuição dos recursos do Fundeb é feita com base:
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40Q911111 | Pedagogia, Função Social da Escola e Compromisso Social do Educador, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

As organizações constituem sistemas complexos que interagem constantemente com um número significativo de outros sistemas, também com grande complexidade. Em função disso, uma organização não se encontra isolada, nem é autossuficiente. Ao contrário, existe ao seu redor todo um contexto que deve ser considerado em sua existência e estudo: o ambiente. Dessa forma, as organizações, como os seus ambientes, são dinâmicas. Devido à sua importância, a especificidade da organização educacional tem sido tratada, nos últimos anos, por diversos autores que discutem a administração escolar. Particularmente, dois desses autores, Bourdignon e Gracindo (2001), ressaltam que essa especificidade é definida por alguns fatores que tornam a escola singular, diante de quaisquer outras organizações sociais. Sobre o exposto, pode-se afirmar que a escola se distingue das demais organizações, dentre outros fatores, por, EXCETO:
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