Questões de Concursos Supervisor de Ensino

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11Q319953 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Sacristán, ao discutir as diversas concepções de currículo, apresenta quatro pontos importantes a serem considerados em qualquer conceitualização. Dentre eles, o currículo

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12Q322212 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Lourdes Marcelino Machado discutindo a gestão da Unidade Escolar, no artigo "Quem embala a escola" defende que

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13Q323170 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Uma mãe procurou o Ministério Público, alegando não ter encontrado vaga em creche pública para matricular sua filha de três anos de idade. Baseada na LDB (Lei no 9.394/96). Esta mãe

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14Q321412 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Gimeno Sacristán afirma que "a cultura escolar é mais que conteúdos", distinguindo duas concepções de currículo: a visão formal concebida como "a mera especificação em um documento, tão exaustiva de todos objetivos, áreas, conteúdos ou grandes temas e tópicos concretos que devem ser tratados na sala de aula" e a visão que denomina de "currículo real".

Segundo o autor, a análise do cotidiano escolar evidencia que o currículo real necessita

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15Q328651 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Belloni e Fernandes distinguem três modalidades básicas de avaliação institucional. Avaliação

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16Q320014 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

O Parecer CEE n.º 67/98, que aprova as normas regimentais básicas para as escolas estaduais, estabelece que o “[...] processo de construção da gestão democrática na escola será fortalecido por meio de medidas e ações dos órgãos centrais e locais responsáveis pela administração e supervisão da rede estadual de ensino, mantidos os princípios de coerência, equidade e corresponsabilidade da comunidade escolar na organização e prestação dos serviços educacionais.” Relaciona também alguns pontos pelos quais a gestão democrática poderá acontecer na escola, dentre eles, que

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17Q321798 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Para a aquisição da estabilidade dos servidores, são condições:

I. nomeação para exercer cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

II. nomeação para exercer cargo em comissão, em função de confiança, após cinco anos consecutivos ou dez, interpolados.

III. três anos de efetivo exercício no cargo.

IV. dois anos de efetivo exercício no cargo.

V. avaliação especial de desempenho, por Comissão instituída para essa finalidade.

VI. assiduidade, não tendo ultrapassado, nos dois primeiros anos, dez faltas injustificadas.

VII. comprovação, mediante processo administrativo, da excelência de seu desempenho.

VIII. haver denúncia por ato ilícito nos três primeiros anos de exercício do cargo.

 IX. não existe mais a figura da estabilidade aos funcionários públicos, a partir da Emenda Constitucional no 19/98, tendo sido substituída pelo direito à indenização por tempo de serviço.

Está correto o que se afirma em

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18Q810500 | Legislação Federal, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Mudanças econômicas e tecnológicas provocaram, a partir dos anos 80, em todo o planeta, um processo de revisão das funções tradicionalmente duais da educação secundária, buscando formar o aluno com um perfil mais condizente com as características da sociedade e da produção pós-industriais. As reformas decorrentes dessa revisão têm como características comuns, nos termos do Parecer CNE/CEB no 15/98,

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19Q325694 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Há uma expectativa de que as novas tecnologias trarão soluções rápidas aos problemas do ensino que as escolas enfrentam. José Manuel Moran afirma que as tecnologias nos permitem ampliar o conceito de aula, de espaço e tempo, estabelecendo novas pontes entre o presencial e o virtual, entre o estarmos juntos e o estarmos conectados à distância, mas que o nosso maior desafio para um ensino e uma educação de qualidade é

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20Q819614 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A Lei n.º 8.069/1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), apresentando as regras de proteção integral da criança e do adolescente. Ela parte do princípio de que a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral no intuito de promover o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. De acordo com o ECA, as faixas etárias em que se classificam as crianças e os adolescentes são, respectivamente, de

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