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Questões de Concursos Supervisor de Ensino

Resolva questões de Supervisor de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q725144 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Os desafios da virada do século apresentados a partir da pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, mostra-nos que "nos cinco primeiros anos da década de 90 ocorreu uma forte desaceleração da oferta de empregos em São Paulo (...) e que há três fatores principais que comprometem a possibilidade de absorção, pelo mercado de trabalho, da nova geração nos próximos anos: o baixo dinamismo da oferta de emprego no período recente; o envelhecimento da estrutura etária dos ocupados e a forte pressão exercida pela entrada da mulher de todas as idades no mercado de trabalho".

Como conseqüência principal destes processos, a tendência mais provável a ser observada é

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122Q321492 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

De acordo com a Deliberação CEE no 11/1998, que dispõe sobre o funcionamento de cursos de Educação à Distância e de Presença Flexível no Estado de São Paulo, os cursos ministrados sob a forma de educação à distância serão organizados em regime especial, com

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123Q323798 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Para orientar a discussão e elaboração do calendário escolar de 2003, o Diretor da Escola e o Coordenador Pedagógico selecionam e organizam algumas informações sobre o ensino fundamental e médio, constantes da LDB, (Lei no 9.394/96), indicação CEE no 9/97 e Parecer CEE no 67/98, destacando que é necessário atender, dentre outras, as seguintes determinações:

I. atividades de reforço e recuperação realizadas ao longo do ano letivo, de forma contínua e paralela, e, nos recessos ou férias escolares, de forma intensiva.

II. carga horária diária, mínima, de quatro horas, excluindo o tempo de recreio e dos intervalos entre as aulas.

 III. considerar

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124Q327206 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

O ensino fundamental, de acordo com a Constituição Federal e a LDB, é obrigatório, gratuito e constitui direito público subjetivo. Deve ser assegurado pelo Poder Público, a quem cumpre oferecê-lo a toda a população, proporcionando as condições necessárias para a sua integralização, sem qualquer embaraço ou obstáculo, ao longo de nove anos ininterruptos. Nesse sentido, a Indicação CEE n.º 8/97 afirma que:

O processo de avaliação em sala de aula na educação básica deve receber cuidados específicos por parte de professores, diretores, coordenadores pedagógicos e supervisores de ensino, pois esta avaliação contínua em processo é o eixo que sustenta a eficácia da progressão continuada nas escolas.

PORQUE

A educação básica e a qualificação profissional constituem requisitos fundamentais para o crescimento econômico, para a competitividade internacional e, como meta principal, para a melhoria da qualidade de vida da população.

Com relação a essas afirmações, assinale a alternativa correta.

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125Q328092 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Um supervisor visita pela primeira vez a escola indígena localizada no interior de uma aldeia guarani, que faz parte de seu setor. Depara-se com práticas bilingües, calendário próprio e um professor que lhe pede orientação para a construção do currículo que está elaborando com a comunidade e providências para a regularização da escola, solicitando-lhe, ainda, um exemplar do Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI). Nesta situação,

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126Q321161 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Ao visitar uma escola, na semana do planejamento, você constata a continuidade da campanha de arrecadação de fundos para a Associação de Pais e Mestres, por meio dos vários e novos cartazes afixados nos murais. Analisa o balancete correspondente ao período da campanha e verifica um aumento significativo de contribuições nos últimos quatro meses. Procura o Diretor da Escola, destacando que essa campanha contraria o Decreto Estadual 12.938/78, visto que
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127Q319726 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

"Em muitas sociedades é grave a crise da escola pública e a crescente fragmentação do sistema de ensino – grupos sociais, em geral os mais pobres, só têm acesso a determinadas escolas públicas, e outras faixas da população, de maior poder aquisitivo, freqüentam as melhores escolas públicas e escolas particulares consideradas de excelência."

Segundo Vera Maria Candau, esta crescente diferenciação do sistema traduz também uma equação de menor a maior qualidade e visibiliza a tendência

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128Q323236 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

As escolas de educação infantil, ao respeitarem o caráter lúdico, prazeroso das atividades e o amplo atendimento às necessidades de ações planejadas, ora espontâneas, ora dirigidas, ainda assim devem expressar uma intencionalidade e, portanto, uma responsabilidade correspondente, que deve ser avaliada. Nesse sentido, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução CNE/CEB n.º 1/99) estabelecem que as propostas pedagógicas devem organizar suas estratégias de avaliação

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129Q328621 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Em 2012, no Brasil, o Fórum Nacional para a Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil divulgou que o número de meninos e meninas de 10 a 13 anos que trabalham aumentou no Brasil. Segundo os dados apresentados pelo Fórum, existem 710 mil crianças desta faixa etária, que é considerada a mais vulnerável, exercendo atividades profissionais em vez de estudar e brincar. Em 1999, o Relatório para a UNESCO, coordenado por Jacques Delors, já discutia essa situação e afirmava que a Educação Básica é essencial para se lutar com êxito contra essa situação. Recomendando que

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130Q322035 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Para Ferreira, a educação enquanto mediação que se processa no âmago da prática social global exige da administração da educação novas formas de organização e gestão que possibilitem a participação efetiva de todos no processo do conhecimento e de tomada de decisões. Essa nova forma de administração é uma instância inerente à prática educativa que, segundo Wittmann e Franco (In: FERREIRA), abrange o conjunto de

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131Q323682 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Acerca da avaliação emancipatória, assinale a opção correta.

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132Q319929 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Vasconcelos (In: SARMENTO & GOUVEA), apoiada nas ideias de Vygotsky, analisa a relação entre brinquedo, brincar e desenvolvimento. Afirma que a criança utiliza o brinquedo como

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133Q809620 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Obedecido o disposto na LDB e na Resolução CNE/CEB N.º 1/2000, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos, assinale a opção correta quanto à realização de exames supletivos.

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134Q326084 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Direitos sociais são direitos que compõem a cidadania e, como tal, todos têm direito a eles. Educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados são, portanto, direitos sociais.

A alternativa correta, em relação à afirmação acima, é sim,

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135Q328666 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Um pai de aluno, sentindo-se injustiçado pelo Professor de seu filho, por abuso de poder, uma vez que o mesmo pediu que o aluno se retirasse da aula, pois ele havia se recusado a tirar o boné da cabeça, resolveu protocolar sua reclamação, junto à Direção Escolar, para garantir a apreciação do caso pelo Conselho da Escola, pelo Diretor da Escola e pela Divisão Regional de Ensino. O Diretor e o Secretário da Escola não aceitaram sua petição, alegando que ali não era o local adequado para esta reclamação.

O Diretor e o Secretário tiveram a atitude

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136Q324414 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Para a formação profissional do magistério, Muramoto distingue três níveis de formação:

          – o da classe social de origem;

         – o acadêmico ou escolar;

        – o do exercício da profissão.

Defende que este último pode ser um nível privilegiado de formação desde que:

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137Q320168 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Segundo a comissão coordenada por Delors, cabe às políticas nacionais assegurar às instituições formais públicas ou privadas condições de desenvolver-se de maneira harmoniosa e de acordo com uma visão a longo prazo. Para tanto, é preciso que as políticas nacionais garantam essa coerência no espaço e no tempo, isto é, assumam a dupla função de

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138Q979379 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Ao discutir os pressupostos norteadores do projeto político pedagógico, Veiga (2008) apresenta aqueles que “levam em conta que o conhecimento é construído e transformado coletivamente”. Trata-se dos pressupostos que assumem que a socialização e a democratização do saber pautam a produção do conhecimento. Também entendem o conhecimento escolar como dinâmico, ou seja, para além de “mera simplificação do conhecimento científico, que se adequaria à faixa etária e aos interesses dos alunos”. Para a autora, essa descrição diz respeito especificamente aos pressupostos
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139Q979366 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Becker (2012) retoma os resultados de suas pesquisas sobre as concepções epistemológicas dos docentes com o objetivo de compreender o paradoxo entre uma práxis fundamentada na construção do conhecimento e na atuação pedagógica crítica, e a prática de um professor “epistemologicamente ingênuo”. Entre esses resultados – obtidos junto a docentes de matemática – está a constatação de que professores que se guiam por uma epistemologia apriorista permanecem
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140Q979380 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Fernandes (in Silva Jr. e Rangel, 2007), há um tipo de formação em que os coordenadores recebem “treinamento específico em componentes curriculares ou em teorias de administração e supervisão transplantados de outros países ou de outros setores que não o escolar”. Em decorrência, a especificidade da tarefa educativa e do trabalho escolar fica esquecida, com essa capacitação levando “ao imobilismo e à dependência, que vêm justificar a tomada de decisão não compartilhada”. Para a autora, trata-se de
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