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Questões de Concursos Supervisor de Ensino

Resolva questões de Supervisor de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q979377 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Llavador (in Sacristan, 2013) entende que os conhecimentos recém-produzidos, ou acumulados em épocas passadas por sua significação, são submetidos à revisão valorativa, reformatados e colocados em circulação. Isso sinaliza que o currículo denomina
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142Q979382 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Ao explicitar sua escolha pelo termo projeto pedagógico­ -curricular no contexto do planejamento escolar, Libâneo (2004) entende a pedagogia como prática
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143Q979368 | Pedagogia, Avaliação Educacional, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com o que defende Afonso (in Esteban, 2005) a respeito da relação entre avaliação e qualidade, ao se considerar a qualidade científica e pedagógica da escola pública simultaneamente à sua qualidade democrática, é preciso que a avaliação das escolas públicas
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144Q979372 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Mariana é supervisora de ensino em Itatiba e tem percebido que muitos diretores escolares se queixam da presença frequente, em suas escolas, de comportamentos orientados por sentimentos de inveja, ciúmes, desconfiança e fofoca. Ela notou que, ao trazerem esse tema, a maioria dos diretores está, sobretudo, fazendo uma reclamação. Se Mariana seguir corretamente a interpretação de Lück (Gestão da cultura e do clima organizacional da escola) sobre esse tipo de reclamação, deverá compreender que
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145Q979374 | Pedagogia, Principais Autores, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Perrenoud (1999), ao problematizar a avaliação escolar, propõe sua perspectiva a partir da oposição entre duas lógicas:
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146Q1032611 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Caçapava SP, Avança SP, 2024

Cada um dos cientistas Alberto, Breno, Carlos e Damásio, visitou um estado diferente da região Norte do país. Eles visitaram Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins, não necessariamente nesta ordem. Sabe-se que:

I – Alberto viajou para o Amapá;
II – Breno não viajou para Rondônia;
III – Carlos e Damásio não viajaram para Roraima;
IV – Carlos não viajou para o Tocantins;

Com base nas afirmativas, podemos concluir que:
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147Q979369 | Pedagogia, Principais Autores, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia o excerto extraído de Paulo Freire (2011):

“É na _____________ do ser, que se sabe como tal, que se funda a educação como processo permanente. Mulheres e homens se tornaram educáveis na medida em que se reconheceram _____________”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.
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148Q979370 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em uma escola municipal de Itatiba, uma equipe pedagógica decidiu aprimorar os cuidados tomados na elaboração de tarefas avaliativas para seus estudantes. Se seguirem corretamente a orientação de Hoffmann (2001) a esse respeito, a equipe deve, entre outras medidas,
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149Q979375 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia o excerto a seguir, extraído de Paro (2012):

“Por sua característica de ____________, a educação só pode dar-se mediante o processo pedagógico, necessariamente dialógico, não dominador, que garanta a condição de sujeito tanto do educador quanto do educando. Por sua imprescindibilidade para ____________, a educação deve ser direito de todos os indivíduos enquanto viabilizadora de sua condição de seres humanos. Isso tudo acarreta características especiais e importância sem limites à escola pública enquanto instância da divisão social do trabalho, incumbida da universalização do saber”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.
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150Q979365 | Pedagogia, Principais Autores, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Thadei (in Bacich e Moran, 2017), o professor é o “par mais competente do aluno”, o que destaca sua importante função de orientar ou tutoriar o processo de aprendizagem. Nesse contexto, a autora destaca dois conceitos fundamentais: o primeiro que diz respeito ao “que o sujeito é capaz de realizar autonomamente”; e o segundo trata daquilo que “ele é capaz de realizar em grupo ou em dupla, a partir da troca com o outro e/ou da sua orientação, seja esse outro o professor, um dos pais ou um colega”. Esses conceitos são, respectivamente,
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151Q979373 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Lück (Liderança em gestão escolar) discute as singularidades da liderança compartilhada e da coliderança no contexto escolar. A legitimidade desse tipo de liderança depende de que os atores da liderança escolar, ou seja, “a direção, a supervisão pedagógica e a orientação educacional”, atuem integralmente a partir de uma compreensão comum. A liderança compartilhada e a coliderança, para serem efetivas, necessitam ser exercidas a partir do entendimento e orientação com base
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152Q979376 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Mantoan (2006) entende ser emergencial a formação inicial e continuada dos professores para a inclusão escolar. No modelo de formação proposto pela autora,
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153Q979378 | Sociologia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Vergara (2009) identifica as fontes do poder a partir do resgate do pensamento clássico de Galbraith sobre o tema. Estas três fontes de poder são
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154Q979364 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Ao debater a identidade do mestre-educador e os desafios enfrentados pela categoria dos professores, Arroyo (2001) afirma que o núcleo da ação educativa acontece
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155Q979367 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia o excerto a seguir, extraído de Ferreira (2008), a respeito dos nexos que hoje são de primeira grandeza na educação:

“Entendendo ___________ como uma prática social de apoio à prática educativa, ____________ como uma fixação de valores constituindo declarações operacionais e intencionais [...], a formação de profissionais para o exercício desta prática competente e reflexiva é uma exigência inquestionável”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.
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156Q979371 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Lück (A gestão participativa na escola) observa que “qualquer esforço por mudança que se promova na escola ameaça as relações de poder vigentes, em vista do que provocam reações no sentido de protegê-las”. A autora sugere como saída para essa problemática
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157Q979381 | Pedagogia, Tecnologias da Comunicação nas Práticas Educativas, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Coll e Monereo (2010), vivenciamos “um novo estágio de desenvolvimento das sociedades humanas, caracterizado, do ponto de vista das TIC, pela capacidade de seus membros para obter e compartilhar qualquer quantidade de informação de maneira praticamente instantânea, a partir de qualquer lugar e na forma preferida, e com um custo muito baixo”. Essas características – possibilitadas pela interligação de computadores e da internet e agora impulsionadas pelas redes sem fio e internet móvel – correspondem ao que se denomina rigorosamente de
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158Q979383 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com a proposta de Hoffmann (2001) sobre a avaliação mediadora, o confronto entre objetivos pretendidos e alcançados, e entre interesses e valores dos alunos, destina-se, essencialmente, a
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159Q1079904 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Boa Ventura PB, CPCON, 2019

Com relação à Lei Brasileira de Inclusão (LBI) sancionada em 2015, é CORRETO afirmar.
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