Questões de Concursos: Supervisor de Ensino

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21 Q819075 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Lei n.º 9.394/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) -, compete aos estados e municípios, em regime de colaboração, e com a assistência da União,

I organizar, manter e desenvolver órgãos e instituições oficiais do sistema federal.

 II recensear a população em idade escolar para o ensino fundamental.

III zelar, junto aos pais e responsáveis, pela freqüência à escola.

 IV coordenar a política nacional de educação, exercendo função normativa em relação às demais instâncias educacionais.

A quantidade de itens certos é igual a

22 Q327112 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

O texto "Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro", interpretado em seu conjunto, mostra-nos a preocupação de Edgard Morin com

23 Q326676 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Na história da Supervisão de Ensino em nível de sistema, no Estado de São Paulo, o movimento sindical dos professores assumiu em alguns momentos, papel formador e orientador da categoria, em relação aos projetos educativos em curso e em relação a sua atuação junto às escolas, o que fortaleceu o sindicato. Isto revela, dentre outros, que

24 Q326937 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Paulo Afonso Ronca, no texto do Suplemento APASE, trabalha com alternância de cenas do descobrimento da América e dos dias atuais, instigando a reflexão sobre educação, sociedade e história da humanidade. Uma das mensagens principais do ensaio é que

25 Q819614 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A Lei n.º 8.069/1990 dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), apresentando as regras de proteção integral da criança e do adolescente. Ela parte do princípio de que a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral no intuito de promover o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade. De acordo com o ECA, as faixas etárias em que se classificam as crianças e os adolescentes são, respectivamente, de

26 Q319512 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Tanto os pedagogos especialistas quanto os professores precisam estar aptos para dirigir e coordenar em alguma instancia de seu exercício profissional. O exercício de coordenação depende de alguns fatores tais como: autoridade, responsabilidade, decisão e disciplina. À luz desse tema, assinale a opção correta.

27 Q321431 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

A avaliação da aprendizagem na escola traduz um referencial teórico que envolve uma concepção de educação e sociedade. A teoria é importante, sobretudo, porque

28 Q321620 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Saviani destaca que, paralelamente ao predomínio da tendência tecnicista, emergiu, na década de 1970, um conjunto de estudos que podem ser agrupados sob a denominação: tendência crítico-reprodutivista. Dentre as principais referências desses estudos, encontra-se a teoria do(a):

I. sistema de ensino enquanto violência simbólica;

II. escola enquanto aparelho ideológico do Estado;

III. segurança e do desenvolvimento;

IV. escola dualista.

Está correto apenas o contido em

29 Q324468 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

I. Princípios éticos da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.

II. Princípios políticos dos direitos e deveres da cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

III. Princípios estéticos da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade, e da diversidade de manifestações artísticas e culturais.

O conjunto de enunciados acima deverão se constituir em diretrizes curriculares nacionais para

30 Q320824 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Oliveira afirma que, para cada aluno com baixo aproveitamento escolar em relação à turma, a escola precisa colocar à disposição dos pais e órgãos de supervisão, dentre outros dados:


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