Questões de Concursos Supervisor de Ensino

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31Q328116 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

A progressão continuada, prevista na LDB (Lei Federal n.º 9.394/96) e instituída no Estado de São Paulo pela Deliberação CEE n.º 9/97, oferece a possibilidade de uma organização escolar diferenciada na forma de ciclos para o ensino fundamental, regular ou supletivo. Pelo regime da progressão continuada, o regimento e a proposta pedagógica da escola devem contemplar todas as formas possíveis de garantia de sucesso aos alunos no que se refere à sua aprendizagem. Nesse sentido, pela deliberação, a progressão continuada deve

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32Q327549 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Um grupo de religiosos apresentou uma reclamação à Diretoria Regional de Ensino contra uma escola estadual, alegando que as aulas de ensino religioso haviam sido colocadas fora do período escolar, no sábado pela manhã. Inicialmente, procuraram o Conselho da Escola que manteve esta organização, alegando a autonomia da escola na realização do seu projeto pedagógico.

Nos termos da legislação atual (Deliberação CEE no 16/2001), a Supervisora de Ensino orientou a escola no sentido destas aulas serem

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33Q321830 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

"O professor passa, sem processo de ruptura, da experiência passiva como aluno ao comportamento ativo como professor, sem que lhe seja colocado, em muitos casos, o significado educativo, social e epistemológico do conhecimento que transmite ou faz seus alunos aprenderem. Passa de aluno receptor a consumidor acrítico de materiais didáticos e a transmissor com seus alunos."

Gimeno Sacristán, em suas análises sobre as concepções epistemológicas do professor, comprovou que as posições pedagógicas frente a problemas relacionados com o ensino em geral e com os conteúdos do currículo, em professores em formação,

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34Q327050 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Para Bordignom e Gracindo (In: FERREIRA & AGUIAR), a definição dos pressupostos, sobre os quais irá fundamentar- se a organização da Proposta Pedagógica das escolas, deve se constituir a partir da:

I. análise da questão dos paradigmas;

II. definição da especificidade da organização escolar;

III. dimensão da participação democrática;

IV. visão clara da finalidade da escola como construtora da cidadania.

Está correto apenas o contido em

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35Q325206 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Terezinha A. Rios articula o conceito de competência com o de qualidade e argumenta que "a revolução tecnológica, a globalização da economia e da política, e os fenômenos sociais dela decorrentes trouxeram, ao campo da educação, novas provocações e inquietações" colocando para a Filosofia e a Didática, a necessidade de superação

I. do atraso tecnológico de nossas práticas pedagógicas escolares por meio de equipamentos e treinamento dos docentes em Tecnologia da Informação.

II. da fragmentação por meio de um diálogo dos saberes presentes na ação docente promovendo revisão didático-pedagógica fundamentada.

III. da massificação decorrente da globalização por meio da percepção clara das diferenças e especificidades, para um trabalho coletivo e interdisciplinar.

IV. da incompetência dos professores para alfabetizar, com investimentos na capacitação de alfabetizadores.

V. de um embate entre a razão instrumental e o irracionalismo, por meio da descoberta e valorização da sensibilidade, articulando todas as capacidades dos indivíduos.

Estão corretas APENAS as afirmativas

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36Q812164 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor de Ensino, Secretaria de Estado da Educação e do Desporto SE, FCC

Considerando a LDB (Lei no 9.394/96), a respeito da Educação de Jovens e Adultos, e o Parecer CNE 11/2000, sobre as respectivas Diretrizes Curriculares, assinale a alternativa que reúne APENAS as afirmações corretas.

I. Jovens e adultos que não tiveram acesso aos estudos ou à continuidade deles em idade própria, perdem o direito à educação básica.

II. Os cursos e exames supletivos, nos termos da Lei, asseguram oportunidades educacionais apropriadas e habilitam ao prosseguimento de estudos, em caráter regular.

III. A ausência de escolarização justifica classificar analfabetos ou iletrados como incultos e "desqualificados" profissionalmente, na sociedade tecnológica e do conhecimento.

IV. A educação de jovens e adultos permite confirmar competências por eles adquiridas na educação extraescolar e na própria vida.

V. Os maiores de 19 anos de idade deverão ter atendimento, preferencialmente, em telessalas.

VI. Os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (FUNDEF) não podem ser aplicados nos cursos de alfabetização de Jovens e Adultos, à Distância.

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37Q816313 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

A LDB enquadra as instituições de ensino em categorias compreendidas como: particulares, comunitárias, confessionais ou filantrópicas. Acerca dessa classificação, assinale a opção correta.

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38Q322422 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Buscando soluções para garantir melhoras significativas nas escolas, Fullan e Hargreaves afirmam que uma "mudança educacional que não envolva os professores e que não tenha seu apoio costuma terminar como uma mudança para pior ou para nada". Há necessidade não só de um envolvimento dos professores, mas um tipo de envolvimento importante, que requer

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39Q320195 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Sarmento apoia-se em Prout e James (In: SARMENTO & GOUVEA) para indicar aspectos-chave do paradigma da investigação sociológica da infância, dentre eles:

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40Q818748 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro afirmam que "a nova LDB – Lei no 9.394/96 não tomou por base o projeto que fora objeto de negociações ao longo dos oito anos de tramitação da matéria (...). A seção dedicada à educação básica de jovens e adultos resultou curta e pouco inovadora: seus dois artigos reafirmam o direito dos jovens e adultos trabalhadores ao ensino básico e o dever do poder público em oferecê-lo gratuitamente na forma de cursos e exames supletivos". E, em 1995 iniciou-se uma reforma educacional, "sendo implementada sob o imperativo de restrição do gasto público, tendo por objetivo descentralizar os encargos financeiros com a educação, racionalizando e redistribuindo o gasto público em favor do ensino fundamental obrigatório. Essas diretrizes de reforma educacional implicaram que o MEC mantivesse a educação básica de jovens e adultos na posição marginal que ela já ocupava nas políticas de âmbito nacional ..."

O principal instrumento da reforma em questão foi

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