Início

Questões de Concursos Supervisor de Ensino

Resolva questões de Supervisor de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q818748 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Sérgio Haddad e Maria Clara Di Pierro afirmam que "a nova LDB – Lei no 9.394/96 não tomou por base o projeto que fora objeto de negociações ao longo dos oito anos de tramitação da matéria (...). A seção dedicada à educação básica de jovens e adultos resultou curta e pouco inovadora: seus dois artigos reafirmam o direito dos jovens e adultos trabalhadores ao ensino básico e o dever do poder público em oferecê-lo gratuitamente na forma de cursos e exames supletivos". E, em 1995 iniciou-se uma reforma educacional, "sendo implementada sob o imperativo de restrição do gasto público, tendo por objetivo descentralizar os encargos financeiros com a educação, racionalizando e redistribuindo o gasto público em favor do ensino fundamental obrigatório. Essas diretrizes de reforma educacional implicaram que o MEC mantivesse a educação básica de jovens e adultos na posição marginal que ela já ocupava nas políticas de âmbito nacional ..."

O principal instrumento da reforma em questão foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q322972 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Ao examinar alguns esforços de democratização do ensino em São Paulo, direcionados à ampliação das oportunidades educativas e à prática pedagógica, José Mário Pires Azanha afirma que:

I. as posições e divergências se revelam nos esforços de realização histórica do ideal de uma educação democrática.

II. as propostas e debates sobre educação democrática revelam que as controvérsias ideológicas se concentram no significado desse ideal.

III. a extensão das oportunidades educacionais é, sobretudo, uma medida política que toma a educação como variável social.

IV. a democratização da educação é um processo exterior à escola, que toma a educação como uma simples variável pedagógica.

V. a qualidade de ensino é uma questão meramente pedagógica, podendo ser aferida apenas numa perspectiva técnica.

As afirmativas coerentes com as idéias do Prof. Azanha são, APENAS,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q319855 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Martins (In: SARMENTO & GOUVEA), apoiada em Cradack (2004), indica o risco como princípio organizador central do trabalho de proteção infantil e, inspirada em Anglin (2002), alerta que os riscos complexos requerem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q818463 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Uma Diretora solicita a você orientações sobre matrícula no ensino fundamental, de um adolescente de 13 anos, sem escolaridade anterior. De imediato, você recomenda a leitura dos artigos 23 e 24 da LDB, mas antecipa, resumidamente, que ela deve

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q319864 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Um dos mecanismos para a melhoria da educação tem sido a fixação de metas de qualidade que servem como guia para que os professores, gestores, pais de alunos e a comunidade, de um modo geral, acompanhem a evolução da escola. Para atingir algumas destas metas, o Governo do Estado de São Paulo implantou o Programa “Ler e Escrever”, que teve início em 2007, com o objetivo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q325252 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Respondendo algumas perguntas, Charles Hadji nas suas conclusões provisórias, destaca que avaliação

I. é uma operação de leitura orientada da realidade, é tomar partido.

II. é pronunciar, incisivamente, julgamentos de valor sobre uma situação observada. I

II. é elemento chave da negociação didática e momento forte em um processo de regulação.

IV. formativa é um combate diário, exige coragem para ousar falar e

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q326612 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Celestino Alves da Silva Jr. destaca que, na história do sistema escolar brasileiro, a tríade Supervisão, Currículo e Avaliação tem sofrido revisões de seu significado, não só em cada um de seus três termos, mas também na relação entre eles. Enquanto se consolida ampla política governamental de avaliação educacional, a atual discussão sobre currículo é dinamizada por três idéias-força: a da autonomia da escola, a do projeto pedagógico e a do trabalho coletivo. Para o autor isto indica

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q323837 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Ana Maria Saul analisa a questão da avaliação educacional, apontando seus diversos objetos e níveis de abrangência, as influências internacionais de doutrina pedagógica e de técnica e questiona a relação linear de que mudanças na avaliação levam à melhoria do processo ensino-aprendizagem, fetichizando a avaliação, tornando-a o centro da aula. Baseada nestas e em outras ponderações, a autora

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q808516 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Conforme as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, as escolas da rede regular de ensino devem prever e prover, na organização de suas classes comuns,

I professores das classes comuns e da educação especial capacitados e especializados, respectivamente, para o atendimento às necessidades educacionais dos alunos.

 II flexibilizações e adaptações curriculares que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias de ensino e recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação adequados ao desenvolvimento dos alunos que apresentam necessidades educacionais especiais.

III serviços de apoio pedagógico especializado, realizados nas classes comuns.

 IV sustentabilidade do processo inclusivo, mediante aprendizagem cooperativa em sala de aula, trabalho de equipe na escola e constituição de redes de apoio, com a participação da família no processo educativo, bem como de outros agentes e recursos da comunidade.

A quantidade de itens certos é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q319843 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Para abordar o ofício de professor de modo mais concreto, Philippe Perrenoud faz uso de um inventário de competências que contribuem para redelinear a atividade docente. Reconhece que são múltiplos os significados atribuídos à noção de competência e esclarece que se orienta pelo significado de competência como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q320839 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

O ensino sistemático de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, instituído a partir da Resolução CNE/CP n.º 01/04, tem por meta a educação de cidadãos atuantes no seio da sociedade brasileira, que é multicultural e pluriétnica, capazes de, por meio de relações étnico-sociais positivas, construírem uma nação democrática. Tal ensino, segundo as diretrizes curriculares,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q322946 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Zabala, ao construir os contornos para a definição do conceito “enfoque globalizador do ensino”, define-o, dentre outros, como a maneira de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q325405 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Gatti, ao discutir a reconceitualização da educação continuada, indica que as propostas inspiradas no conceito de capacitação cedem lugar a um novo paradigma, mais centrado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q327015 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Segundo Saviani, a análise histórica dos anos 80 permite constatar que, do ponto de vista da organização do campo educacional, esse foi um dos períodos mais fecundos, rivalizando apenas com a década de 1920. E isto porque a década de 80 foi marcada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q319637 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

"A gente se sente envergonhado quando vive num país que trata tão mal aqueles que se encarregam de educar nossos filhos."

Fernando Hernández, ao citar a frase acima, explicita que não é possível recriar a escola se não se modificam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q320952 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Mere Abramowicz analisa a avaliação requerida pelo regime de progressão continuada e aponta aspectos que ela deve contemplar:

I. análise do desempenho do aluno: abrangente, processual, dinâmica, crítica, criativa, cooperativa.

II. ênfase no aspecto diagnóstico, informando aos pais os veredictos e encaminhando os alunos para processos de recuperação psicopedagógica externos.

III. lugar de destaque para a escola no processo avaliativo: avaliação contextualizada num projeto de educação e sociedade.

IV. opção por uma avaliação mais formativa com sentido mais interativo, qualitativo, compartilhado e dialógico.

V. priorização da abordagem disciplinar, apoiando a avaliação na estrutura lógica dos campos conceituais dos componentes curriculares.

 VI. suporte institucional, clima aberto da instituição e presença de agentes de inovação.

Estão corretas APENAS as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q320395 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

A garantia do direito à educação é certamente um dos requisitos para a diminuição das disparidades sociais existentes. De um lado, são inegáveis os avanços no plano formal; de outro lado, o cotidiano das escolas contradizem o ideal de uma educação de qualidade para todos. Este é um problema antigo da educação brasileira. Anísio Teixeira, há décadas, denunciava a distância entre valores proclamados e valores reais, indicando que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q323907 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

A história do pensamento e da prática didática registra diversos exemplos de tentativas dos educadores para responder à necessidade de integrar o conhecimento e a cultura. Segundo Sacristán, dentre as respostas, encontra(m)-se:

I. o plano geral do currículo, globalizando, ou aproximando conteúdos em grandes áreas de saber e de experiência;

II. o plano de unidades de aprendizagem globalizadas em torno de grandes temas ou problemas;

III. a formação e seleção de professores segundo áreas restritas do conhecimento e da cultura;

IV. a organização do professorado nos empregos, favorecendo a intervenção conjunta com seus alunos.

Está correto o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q327284 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Na abordagem “aprofundamento do conhecimento”, nos Padrões de competência em TIC para professores: módulos de padrões de competência (UNESCO, 2009), definem- -se as habilidades docentes em TIC. De acordo com essa abordagem, os professores devem:

I. conhecer diversas ferramentas e aplicativos específicos, em diversas situações baseadas em problemas e projetos;

II. ser capazes de usar os recursos de rede para ajudar os alunos a cooperarem, acessarem informações e se comunicarem com especialistas externos;

III. saber as operações básicas de equipamentos e programas, assim como os programas aplicativos de produtividade, um navegador de web, programas de apresentação e aplicativos de gestão;

IV. ter habilidades e o conhecimento necessário para criar e administrar projetos complexos e fazer uso das redes para ter acesso às informações, em apoio a seu próprio desenvolvimento profissional.

Está correto apenas o contido em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q812532 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Os deveres do Estado para com a criança e o adolescente não incluem o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.