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Questões de Concursos Supervisor de Ensino

Resolva questões de Supervisor de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q321990 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

As escolas deverão explicitar em suas propostas curriculares processos de ensino voltados para as relações com sua comunidade local, regional e planetária, visando à interação entre a educação fundamental e a vida cidadã; os alunos, ao aprenderem os conhecimentos e valores da base nacional comum e da parte diversificada, estarão também constituindo sua identidade como cidadãos, capazes de serem protagonistas de ações responsáveis, solidárias e autônomas em relação a si próprios, às suas famílias e às comunidades. A partir desse excerto, reproduzido de artigo da Resolução CEB n.º 2/1998, assinale a opção correta.

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62Q324839 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Considerando a resenha de pesquisas realizadas em vários países, inclusive no Brasil, e a literatura acerca das diferenças no rendimento entre escolas, Gomes afirma, em relação ao tempo letivo, que há:

I. efeito socialmente regressivo do hiato das férias de verão;

II. intermediação de variáveis como tempo de envolvimento do aluno na aprendizagem, tempo letivo de aprendizagem e tempo consagrado à tarefa;

III. vantagens para escolas menores, sobretudo na educação primária;

IV. relações entre o conteúdo ensinado, o tempo atribuído e o tempo investido na aprendizagem.

Está correto apenas o contido em

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63Q323907 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

A história do pensamento e da prática didática registra diversos exemplos de tentativas dos educadores para responder à necessidade de integrar o conhecimento e a cultura. Segundo Sacristán, dentre as respostas, encontra(m)-se:

I. o plano geral do currículo, globalizando, ou aproximando conteúdos em grandes áreas de saber e de experiência;

II. o plano de unidades de aprendizagem globalizadas em torno de grandes temas ou problemas;

III. a formação e seleção de professores segundo áreas restritas do conhecimento e da cultura;

IV. a organização do professorado nos empregos, favorecendo a intervenção conjunta com seus alunos.

Está correto o contido em

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64Q321393 | Pedagogia, Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

Na concepção democrático-participativa, os profissionais que trabalham na escola precisam desenvolver e pôr em ação competências profissionais específicas para participar das práticas de gestão. Acerca dessa concepção, assinale a opção incorreta.

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65Q325199 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Os Padrões de competência em TIC para professores: diretrizes de implementação (UNESCO, 2009), com o objetivo de criar um marco curricular, cruzam três abordagens à reforma da educação (a alfabetização em tecnologia, o aprofundamento do conhecimento e a criação do conhecimento), com seis componentes do sistema educacional (política, currículo, pedagogia, TIC, organização e treinamento de docentes). Quanto à abordagem “criação do conhecimento”, os objetivos estabelecidos pelas diretrizes no componente educacional “TIC”, os professores devem ser capazes de descrever a função e a finalidade:

I. das ferramentas e recursos de produção de TIC (gravadora de multimídia e equipamento de produção, ferramentas de edição, programa de publicação, ferramentas de elaboração de web) e usá-las como apoio à inovação e conhecimento dos alunos;

II. dos ambientes virtuais e de construção de conhecimento (KBEs) e usá-los para dar suporte ao maior conhecimento e entendimento da disciplina e o desenvolvimento de comunidades de aprendizagem online e presenciais;

III. do programa tutorial e de atividades e prática, e como eles apoiam a aquisição, por parte dos alunos, de conhecimento sobre as disciplinas escolares;

IV. do planejamento e de pensar ferramentas usando-as para apoiar a criação e o planejamento, dos estudantes, de suas próprias atividades de aprendizagem e seu contínuo pensamento e aprendizado reflexivo.

Está correto o contido em

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66Q327575 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Em relação à institucionalização do desenvolvimento profissional do professor, Gatti, apoiada em Vaillant (2007), afirma que, dentre os ingredientes fundamentais, encontra(m)-se:

I. atenção ao contexto social e cultural do professor;

II. responsabilidades das equipes dirigentes da administração central e intermediária;

III. políticas integradas e sustentáveis;

IV. gestão com acento no controle dos resultados das avaliações externas.

Está correto o contido em

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67Q327842 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

O Parecer CNE/CEB n.° 4/98, que fundamenta as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, afirma que “[...] os currículos e seus conteúdos mínimos (art. 210 da CF/88), propostos pelo MEC (art. 9.º da LDB), terão seu norte estabelecido através de diretrizes.” Assim, as Diretrizes Curriculares Nacionais são

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68Q322102 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Foi identificada numa comunidade, a existência de 112 jovens e adultos maiores de 18 anos de idade, com escolaridade inferior ao Ciclo II do Ensino Fundamental. A escola estadual local, única na área, não priorizou este atendimento, alegando que há pressão da demanda escolar para a continuidade de estudos de seus alunos em nível médio. A escola pública mais perto dista mais de 2 km. A Supervisora de Ensino da escola sugere priorização do atendimento aos jovens e adultos no ensino fundamental nesta escola, porque

I. a Constituição Federal garante o Ensino Fundamental a todos os brasileiros, independente da idade considerada.

 II. os dados estatísticos sobre o analfabetismo e a baixa escolaridade traduzem e justificam baixo desenvolvimento nacional.

III. a política educacional tem priorizado o Ensino Fundamental aos jovens e adultos, em detrimento aos de menor idade.

IV. a não-oferta do ensino obrigatório, ou sua oferta irregular importa em responsabilidade da autoridade competente, no caso, também da Supervisora de Ensino.

V. é muito difícil para os jovens e adultos conseguirem emprego, sem estarem matriculados numa escola fundamental.

 VI. o acesso ao Ensino Fundamental é direito público subjetivo, e como tal, não pode ser negado.

De acordo com a legislação, estão corretas APENAS as afirmativas

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69Q319848 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Uma Diretora de Escola comunica ao Supervisor de Ensino de sua unidade escolar a denúncia de venda de bebida alcoólica, em festa realizada na escola e prevista no calendário escolar e o concomitante desaparecimento do aparelho de som, pertencente à escola. O Supervisor de Ensino daria as seguintes orientações para o encaminhamento do caso:

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70Q327540 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

No Brasil, realizam-se censos educacionais periódicos com o objetivo de produzir dados e informações estatístico- educacionais que retratem a nossa realidade educacional. Segundo Castro, esses censos subdividem-se em três pesquisas distintas, denominadas:

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71Q326134 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

"Durante muito tempo a cultura escolar se configurou a partir da ênfase na questão da igualdade, o que significou, na prática, a afirmação da hegemonia da cultura ocidental européia e a ausência no currículo e em outras práticas presentes na escola de outras vozes, particularmente referidas às culturas originárias do continente, à cultura negra e de outros grupos marginalizados de nossas sociedades."

Um grande desafio que se coloca para a reinvenção da escola, segundo Vera Maria Candau,

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72Q326738 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Supervisor de Ensino, SESI SP, CESPE CEBRASPE

O conselho de classe é a instância que permite o acompanhamento dos alunos visando um conhecimento mais minucioso da turma e do desempenho do professor. Com relação a esse tema, assinale a opção correta.

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73Q329117 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Para saber agir eficazmente quando confrontados com situações embaraçosas, ou mesmo ameaçadoras, e não se deixar encerrar em um raciocínio defensivo, os atores sociais devem aceitar que se reponham em discussão os valores, as normas e os mitos e também as rotinas que embasam suas estratégias de ação. É o que Monica Gather Thurler chama de aprendizagem em dupla espiral que, em outras palavras, quer dizer

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74Q322989 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

"Os alunos não aprendem porque os professores são fracos" ou "os professores não conseguem ensinar porque os alunos são fracos" são pretextos, para Luiz Carlos de Menezes, que se combinam numa situação perversa na qual a escola não funciona por ser

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75Q326612 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Celestino Alves da Silva Jr. destaca que, na história do sistema escolar brasileiro, a tríade Supervisão, Currículo e Avaliação tem sofrido revisões de seu significado, não só em cada um de seus três termos, mas também na relação entre eles. Enquanto se consolida ampla política governamental de avaliação educacional, a atual discussão sobre currículo é dinamizada por três idéias-força: a da autonomia da escola, a do projeto pedagógico e a do trabalho coletivo. Para o autor isto indica

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76Q320828 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Um Diretor de Escola assumiu o cargo de Supervisor de Ensino aos 60 (sessenta) anos de idade e, após três anos de exercício neste cargo, resolveu requerer sua aposentadoria, pois havia completado 30 (trinta) anos de serviço, dos quais 20 (vinte) em funções de magistério, no ensino fundamental. Você o preveniu de que ele não conseguiria se aposentar

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77Q325106 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

Dourado e Duarte, ao discutirem sobre como promover a participação e implementar a gestão democrática na escola, apresentam procedimentos prévios que devem ser observados nesse processo. Dentre eles:

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78Q320330 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Muitos são os canais que nos permitem entender a escola e os movimento de renovação pedagógica, mas sob a visão humanística traçada por Miguel Arroyo, o melhor caminho é

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79Q319057 | Pedagogia, Supervisor de Ensino, SEE SP, VUNESP

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 é considerada a mais importante lei educacional brasileira na medida em que traçou um ordenamento jurídico sobre o sistema de ensino brasileiro, reestruturando o sistema educacional brasileiro e criando as modalidades de ensino, dentre elas a Educação Profissional. Pela primeira vez, consta em uma lei geral da educação brasileira um capítulo específico sobre educação profissional que a integra e articula às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia e conduz ao permanente desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva.

Segundo as Diretrizes Operacionais para a Educação Profissional (Parecer CNE/CEB n.º 17/97), a articulação entre a educação profissional básica e a educação básica admite várias situações, entre as quais:

I. exigência de ensino fundamental concluído no todo ou em parte para acesso à qualificação profissional;

II. dispensa do ensino fundamental para acesso e exigência de sua conclusão, no todo ou em parte, para certificação de qualificação profissional;

III. independência, para acesso e certificação, entre a educação profissional básica e a educação básica;

IV. articulação entre as instituições educacionais, objetivando proporcionar aos alunos dos programas de qualificação profissional oportunidades e condições de regularização e complementação do ensino fundamental.

É correto o que se afirma em

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80Q812706 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Supervisor de Ensino, SEED SE, FCC

Para a Educação Profissional de Nível Técnico, normatizada pelo Artigos 39 a 42, da LDB (Lei no 9.349/96) e pelo Parecer CNE-CEB no 16/99,

I. há três níveis de educação profissional: básico, técnico e tecnológico e o nível técnico se destina a proporcionar habilitação profissional a alunos matriculados ou egressos do ensino médio.

II. atualmente habilitação profissional tem um sentido: habilitação técnica de nível médio. Não há mais habilitações parciais e plenas: ou é habilitado ou não é. Desaparecem, portanto, as figuras do auxiliar técnico e da habilitação parcial.

III. a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade são valores orientadores da educação básica, mas não são seguidos pela educação profissional que tem seus valores e diretrizes específicos.

IV. a educação profissional deve contextualizar competências, colocando-se a prática como metodologia que põe em ação o aprendizado e supõe o desenvolvimento de atividades tais como estudos de caso, projetos, estágios e exercício profissional efetivo.

V. o planejamento de novos cursos deve ser feito pelo Diretor e Coordenadores, apoiados em procedimentos que vêm dando certo em outras escolas. Novas diretrizes e participação de docentes recém admitidos põem em risco o patamar de sucesso já alcançado.

 Estão corretas APENAS as afirmativas

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