Questões de Concursos Suporte Pedagógico

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11Q1034347 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Ora, se a educação está intimamente vinculada à filosofia de cada época, que lhe define o caráter, rasgando sempre novas perspectivas ao pensamento pedagógico, a educação nova não pode deixar de ser uma reação categórica, intencional e sistemática contra a velha estrutura do serviço educacional, artificial e verbalista, montada para uma concepção vencida. Desprendendo-se dos interesses de classes, a que ela tem servido, a educação perde o "sentido aristológico", para usar a expressão de Ernesto Nelson, deixa de constituir um privilégio determinado pela condição econômica e social do indivíduo, para assumir um "caráter biológico", com que ela se organiza para a coletividade em geral, reconhecendo a todo o indivíduo o direito a ser educado até onde o permitam as suas aptidões naturais, independente de razões de ordem econômica e social.
O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, 1932.

Assinale a opção que apresenta uma das características da proposta educacional do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
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12Q1034354 | Pedagogia, Educação Infantil, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Ambientes específicos para estímulo à criatividade, que honram o esforço imaginativo do pensamento, e igualmente ricos em produtos diversificados que se alternam sempre, guardados por algum tempo para depois reaparecerem, tais como botões, caixas de papelão, canudos de refrigerantes, ferramentas simples, espelhos, lentes de aumento, computadores em desuso, rádios de pilha, despertadores, papel, tintas, perucas velhas, tesouras sem ponta, lápis de cor, panos coloridos, cartazes, chapéus, bonecos, quebra-cabeças, fantasias, etc.

ANTUNES, Celso. Novas maneiras de ensinar, novas formas de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 72.

O trecho em destaque aponta as condições favoráveis para o desenvolvimento de capacidades cognoscitivas.

Assinale a opção que indica à qual etapa do ensino corresponde.
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13Q1030533 | Pedagogia, Legislação da Educação, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Há casos, de acordo com o artigo 56 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n. 8.069/ 1990), em que o Conselho Tutelar precisa ser comunicado pelos estabelecimentos de ensino fundamental.

Assinale a opção que expressa corretamente um desses casos.
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14Q1034345 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

As opções abaixo descrevem as categorias de representantes que devem compor o órgão deliberativo das escolas denominado Conselho Escolar, à exceção de uma. Assinale-a.
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15Q1034350 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Sobre o projeto pedagógico-curricular (PPC) das escolas da educação básica, avalie as afirmações abaixo.

I. É o documento que reflete as intenções, princípios, valores, objetivos e ideais da direção escolar.
II. Estabelece pontos de partida e de chegada comuns, fiando-se em uma unidade teórico-metodológica do trabalho docente.
III. Representa o passo inicial na concretização do processo de planejamento, indispensável à exequibilidade do ensinoaprendizagem.

Está correto o que se afirma em
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16Q1034352 | Pedagogia, Educação e Filosofia, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

O debate atual da autonomia escolar enraíza-se no processo dialógico de ensinar dos primórdios da filosofia grega. No diálogo entre Sócrates e Ménon acerca da questão “se a virtude podia ser ensinada”, numa praça de Atenas, o mestre Sócrates insiste que o escravo Ménon deve procurar, nele, mesmo, a resposta. Educar significa, então, capacitar, potencializar, para que o educando seja capaz de buscar a resposta do que pergunta, significa formar para a autonomia.

GADOTTI, Moacir. Escola Cidadã. São Paulo: Cortez, 2002, p. 9.

A construção de uma educação pautada pela autonomia pressupõe
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17Q1034356 | Pedagogia, Tecnologias Educacionais, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Esta nova sociedade é consequência da chamada revolução digital, isto é, da possibilidade de transformar todo tipo de informação (dos textos, até a voz, sons e imagens, fixas ou em movimento) em números (dígitos), o que permite elaborar, acumular, comunicar e utilizar qualquer tipo de informação em formas que antes eram impraticáveis. A multimídia – que permite acessar e interagir com as informações sob as mais variadas formas – converteu-se em um termo cada vez mais difuso, bem como o conceito de interatividade, isto é, a possibilidade de que cada pessoa seja um sujeito interatuante (...), e não só um objeto passivo do fluxo informativo, como atualmente ocorre entre usuários e usuárias com os meios de comunicação tradicionais (jornais, revistas, televisão, rádio e cinema).

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998, p. 88, adaptado.

Considerando o trecho supracitado acerca dos impactos da revolução digital, assinale a opção que corresponde à demanda educacional inerente a esse contexto.
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18Q1034342 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Para a maioria dos profissionais que atua em nossas escolas hoje, é difícil entender a possibilidade de se fazer inclusão total. Essa resistência é aceitável e compreensível diante do modelo pedagógico-organizacional conservador que vigora na maioria das escolas. Ninguém se arrisca a acolher a ideia de ministrar um ensino inclusivo em uma sala de aula de cadeiras enfileiradas, livro didático aberto na mesma página, uma só tarefa na lousa, e uma só resposta válida e esperada nas provas.

STOBAUS, C. D. & MOSQUERA, J. J. M. (Orgs.) Educação especial: em direção à Educação Inclusiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 30.

O trecho supracitado aponta para a
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19Q1034344 | Pedagogia, Legislação da Educação, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

A LDB (Lei n. 9.394/1996) estabelece que a incumbência da elaboração e execução da proposta pedagógica dos estabelecimentos de ensino é
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20Q1034349 | Pedagogia, Legislação da Educação, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

O Ensino Fundamental constitui uma das etapas da educação básica no Brasil. As opções abaixo apresentam características dessa etapa, à exceção de uma. Assinale-a.
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