Início

Questões de Concursos Técnico

Resolva questões de Técnico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q814528 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, CEFETBAHIA

A sociedade moderna coloca a organização do trabalho como sendo um dos seus pressupostos básicos para a ação educativa. Assim, o trabalho como princípio educativo, desde a década de 1980, vem aparecendo como um importante norteador das ações educativas de uma escola. A própria LDB situa, em seu art. 3, a vinculação que deve existir entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Nessa perspectiva, a importância do trabalho como princípio educativo se deve porque ele

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

602Q414158 | Direito Ambiental, Técnico, PBGÁS PB, FCC

Os resíduos da construção civil deverão ser classificados, para efeito da Resolução CONAMA n° 307/02, da seguinte forma:

I. Classe A - são os resíduos reutilizáveis ou recicláveis como agregados, tais como:

a) de construção, demolição, reformas e reparos de pavimentação e de outras obras de infraestrutura, inclusive solos provenientes de terraplanagem;

b) de construção, demolição, reformas e reparos de edificações: componentes cerâmicos (tijolos, blocos, telhas, placas de revestimento etc), argamassa e concreto;

c) de processo de fabricação e/ou demolição de peças pré-moldadas em concreto (blocos, tubos, meios-fios etc) produzidas nos canteiros de obras;

II. Classe B - são os resíduos recicláveis para outras destinações, tais como: plásticos, papel/papelão, metais, vidros, madeiras e outros;

III. Classe C - são os resíduos para os quais não foram desenvolvidas tecnologias ou aplicações economicamente viáveis que permitam a sua reciclagem/recuperação, tais como os produtos oriundos do gesso;

IV. Classe D - são os resíduos perigosos oriundos do processo de construção, tais como: tintas, solventes, óleos e outros, ou aqueles contaminados oriundos de demolições, reformas e reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais e outros.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

603Q365569 | Enfermagem, Processamento de material, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Com relação aos princípios da técnica asséptica, aplicados para se inibir a disseminação de infecções, julgue os itens subseqüentes.

O calor úmido é empregado na esterilização de termômetros de vidro e endoscópios.

  1. ✂️
  2. ✂️

604Q721413 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Economia, Técnico, SAD MT, NCE

A agricultura e pecuária praticadas nas sub-bacias que drenam para o Pantanal Matogrossense, muitas vezes, não adotam práticas conservacionistas. Isso tem gerado uma série de impactos ambientais no Pantanal. Dentre eles, podemos destacar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

605Q243030 | Matemática, Técnico, FINEP, CESGRANRIO

Pensando em aumentar as vendas, certo supermercado lançou uma promoção: o cliente comprava 5 kg de arroz e pagava o preço de 4 kg.

Quem aproveitou essa promoção recebeu um desconto, em relação ao preço normal do arroz, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

606Q358764 | Enfermagem, Imunização, Técnico, Prefeitura de Santana AP, NCE

A vacina que se apresenta sob a forma liofilizada, acondicionada em vidro acastanhado para protegê-la da ação direta da luz solar, e cuja constituição é de suspensão de bactérias vivas atenuadas é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

607Q242831 | Direito Processual Civil, Processo de conhecimento, Técnico, MPE RO, FUNCAB

Ajurisdição é uma das funções do Estado, que visa a resolver um litígio posto à sua apreciação, a partir da aplicação da vontade objetiva do direito. No que tange aos princípios inerentes à jurisdição, aquele segundo o qual ninguém será processado nem sentenciado, senão pela autoridade competente, sendo proibida a criação de juízo ou tribunal de exceção, chama-se Princípio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

608Q724882 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Rondônia, Técnico, MPE RO, CESGRANRIO

Sobre a atuação dos governos dos presidentes do Brasil, durante o regime militar (1964 - 1985), na vida política de Rondônia, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

609Q556694 | Informática, BrOffice e Open Office, Técnico, FINEP, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito de funcionalidades dos componentes da suíte BROffice.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

610Q368391 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico, Prefeitura de Amargosa BA, MOVENS Instituto

Ocorre hiperglicemia quando se eleva a taxa de glicose no sangue. Entre os sintomas apresentados, pode-se notar:

 I – polidpsia;

 II – polifagia;

III – poliúria;

IV – sonolência.

Estão corretos os itens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

611Q45105 | Telecomunicações, Técnico, INPE, CESPE CEBRASPE

Com relação a visualização e processamento de dados de atitude de um satélite, julgue os itens que se seguem.

É necessário se efetuar o monitoramento de dados e controle de atitude tanto na fase de testes em órbita, como durante a operação regular do satélite.
  1. ✂️
  2. ✂️

612Q361129 | Enfermagem, Técnico, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

     Um homem de 36 anos de idade procurou o serviço de atendimento médico, queixando-se de dor intensa, em queimação, na porção média do epigástrio. Durante o atendimento, relatou que, havia cerca de 30 dias, submetera-se a uma cirurgia no trato urinário e relatou, ainda, que era fumante crônico. Após alguns exames, foi emitido diagnóstico de úlcera duodenal.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir, que tratam dos cuidados ao paciente.

O paciente deve receber uma dieta rica em fibras e leite, e, preferencialmente, alimentos mais quentes e cremosos.

  1. ✂️
  2. ✂️

613Q477866 | Farmácia, Analise Clínica, Técnico, UEPA PA, CESPE CEBRASPE

Com o objetivo de definir os requisitos para o funcionamento dos laboratórios clínicos e postos de coleta laboratorial públicos ou privados que realizam atividades na área de análises clínicas, patologia clínica e citologia, a ANVISA elaborou a Resolução n o . 302 (ROC no . 302) . A respeito dessa resolução, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

614Q340702 | Raciocínio Lógico, Espaço Amostral, Técnico, ANTT, NCE

Jessé trabalha no setor administrativo de uma empresa e precisou consultar, num certo dia, três processos diferentes. Cada um desses processos estava numa gaveta diferente de um pequeno arquivo que continha quatro gavetas. No final do dia, Jessé deveria devolver cada processo a sua respectiva gaveta. Jessé entretanto, resolveu escolher ao acaso uma gaveta para guardar um dos processos, uma segunda gaveta, diferente da primeira, para guardar o segundo e uma terceira gaveta, das duas que sobraram, para guardar o terceiro processo. A probabilidade de que Jessé tenha conseguido devolver cada processo a sua gaveta original é de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q241654 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade limitada, Técnico, JUCEPE, UPENET

No que concerne às sociedades de responsabilidade limitada, assinale a opção CORRETA nas questões seguintes:
Da administração:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

616Q45084 | Telecomunicações, Técnico, INPE, CESPE CEBRASPE

Com relação a características e funcionalidades de um centro de controle de satélites (CCS), que pode estar associado a um ou mais satélites, julgue os próximos itens.

O CCS necessariamente possui computador com programas específicos que processam os dados brutos de telemetria, transformando-os em informações inteligíveis.
  1. ✂️
  2. ✂️

617Q390453 | História, Teoria em História, Técnico, IPHAN, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à produção historiográfica das décadas de 1930 e 1940, julgue os itens subsequentes. Tema corrente no Brasil desde o século XIX, a diversidade racial da população brasileira seguia como assunto polêmico em 1930, tendo sido debatida por intelectuais importantes desse período, como Oliveira Vianna e Gilberto Freyre.
  1. ✂️
  2. ✂️

618Q45116 | Telecomunicações, Técnico, INPE, CESPE CEBRASPE

Com respeito a determinação e propagação de atitude de um satélite, julgue os itens a seguir.

Os dados derivados de medidas de desvio Doppler não são considerados na determinação e controle da atitude de um satélite geoestacionário.
  1. ✂️
  2. ✂️

619Q548742 | Informática, Arquivos, Técnico, ANTT, NCE

Nas questões de 41 a 50 considere a configuração padrão de software e hardware e a versão em português dos aplicativos, exceto quando especificado em contrário.

Ao renomear um arquivo chamado MeusContatos.doc para Agenda (sem a extensão) no Microsoft Internet Explorer, obtenho o seguinte aviso do Windows:

"Se a extensão de um arquivo for alterada, o arquivo pode se tornar inutilizável. Tem certeza de que deseja alterá-lo?" O objetivo da mensagem é alertar o usuário para o seguinte ponto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

620Q451733 | Direito do Trabalho, Normas Especiais de Tutela do Trabalho, Técnico, Prefeitura de São Bernardo do Campo SP, MOURA MELO

Instituir "justa causa" para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:

I- Ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem.

II- Ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem.

III- Prática constante de jogos de azar.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.