Questões de Concursos Técnico 1

Resolva questões de Técnico 1 comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

221Q367522 | Enfermagem, Processamento de material, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos ao manuseio de artigos médicohospitalares na central de quimioterapia.

A limpeza de artigos médico-hospitalares deve ser realizada em área específica, normalmente acoplada ao expurgo.

  1. ✂️
  2. ✂️

222Q339673 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Técnico 1, MCT, CESPE CEBRASPE

Uma equipe de técnicos foi incumbida da coleta de porta-iscas em uma região de floresta infestada por formigas cortadeiras. Supondo que três técnicos da equipe conseguem coletar 25% do material em 2 horas de trabalho e que todos os técnicos da equipe trabalham no mesmo ritmo, julgue os itens seguintes.

6 técnicos coletarão 45% do material em 1 hora e 48 minutos de trabalho.

  1. ✂️
  2. ✂️

223Q336634 | Matemática, Técnico 1, MCT, CESPE CEBRASPE

Um terreno que será vendido tem o formato retangular com perímetro de 60 metros. Supondo que o metro quadrado desse terreno custar R$ 200,00 e que, na venda do terreno, o corretor cobre do proprietário 5% do valor pago pelo comprador, a título de comissão, julgue os itens a seguir.

Se o proprietário receber uma quantia líquida inferior a R$ 38.000,00 pela venda do terreno, então uma das dimensões do terreno está entre 11 e 19 metros.

  1. ✂️
  2. ✂️

224Q477481 | Farmácia, Farmacotécnica, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Com respeito à farmacotécnica, julgue os seguintes itens.

Medicamentos sólidos, tais como comprimidos, comprimidos revestidos e drágeas, podem ser fracionados.

  1. ✂️
  2. ✂️

225Q363563 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Necropsias hospitalares podem ser realizadas nos cadáveres de pacientes internados, como forma de aprimorar a prática médica com o melhor conhecimento e documentação das enfermidades e dos tratamentos empregados. Julgue os seguintes itens, considerando alguns aspectos patológicos relacionados ao procedimento.

Neoplasias malignas provocam lesões tumorais mal delimitadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

226Q364996 | Enfermagem, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

A enoxaparina é um anticoagulante usado para prevenção de tromboembolismo no paciente oncológico, que pode ser aplicado pelo próprio paciente ou cuidador. As seringas vêm preenchidas com o medicamento na dose prescrita pelo médico. Julgue os itens que se seguem, relativos ao manuseio e à administração desse anticoagulante.

No caso de autoaplicação, o paciente deve fazer antissepsia com álcool no local de aplicação, que deve ser uma prega cutânea; em seguida, lavar as mãos e aplicar a medicação no local higienizado, com agulha hipodérmica em angulação de 45o.

  1. ✂️
  2. ✂️

227Q363740 | Enfermagem, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

A respeito da coleta de hemocomponentes, julgue os itens a seguir.

Para uma mulher de 55 kg que deu entrada em um banco de sangue para doação, deverão ser coletados, no máximo, 450 mL, respeitando-se o volume recomendado de 8 mL/kg de peso do doador.
  1. ✂️
  2. ✂️

228Q366310 | Enfermagem, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Na macroscopia, as peças cirúrgicas são descritas e acondicionadas para o processamento histológico. Considerando essa etapa do preparo das amostras teciduais, julgue os itens de 85 a 91.

Antes de serem cortados, os blocos de parafina podem ser colocados sobre o gelo para ficarem mais duros.

  1. ✂️
  2. ✂️

229Q364637 | Enfermagem, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca da prevenção e do controle de infecções, julgue os próximos itens.

O uso de sabões, cosméticos, talcos, loções e pomadas para manter a área limpa e livre de microrganismos patogênicos causadores de doenças constitui cuidado com regiões eritematosas.

  1. ✂️
  2. ✂️

230Q807014 | Legislação Federal, Código de Ética de Odontologia, Técnico 1, Instituto Nacional de Câncer, CESPE CEBRASPE

De origem grega, o termo ethos significa costumes e deve ser entendido como um conjunto de princípios básicos que visa disciplinar e regular os costumes, a moral e a conduta das pessoas. No que se refere à ética profissional, julgue os itens a seguir.

O Código de Ética Profissional funciona como um instrumento regulador que reúne as relações de valor que existem entre o ideal moral traçado e os diversos campos da conduta humana.

  1. ✂️
  2. ✂️

231Q382945 | Biologia, Biossegurança, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao xilol.

O uso de luvas e máscara facial é considerado como medida de segurança para a saúde do trabalhador que se expõe ocupacionalmente ao xilol.

  1. ✂️
  2. ✂️

232Q532488 | Engenharia Civil, Engenharia Legal, Técnico 1, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Uma cidade brasileira do período colonial tombada como patrimônio histórico apresentava revestimento de pedras não niveladas e outros problemas comuns a várias cidades históricas, entre eles: calçadas estreitas, ausência de sinalização adequada, trânsito de veículos pesados no centro e necessidade de melhoria do transporte coletivo. Em razão desse contexto, foi elaborado um plano de acessibilidade e mobilidade para a execução de várias intervenções na cidade. O projeto propôs o alargamento de calçadas em uma das laterais, com a manutenção do meio-fio existente em granito e a complementação da largura em concreto lavado. Também foi proposta a colocação de pisos táteis de alerta e direcionais e de sinalização de orientação, com indicação da localização de pontos turísticos e de interesse histórico e cultural e de zonas de velocidades diferenciadas, que atendessem pedestres, veículos, ciclistas e pessoas com deficiência. Além disso, o plano inovou ao prever a implantação do conceito de espaço compartilhado.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos, com relação a desenho universal, acessibilidade e mobilidade urbana em centros históricos.

A acessibilidade no ambiente físico da cidade pode ser garantida com a eliminação de barreiras e a adoção do desenho universal, de modo que o projeto elaborado atenda a todos os usuários, respeitadas as diferenças entre eles.
  1. ✂️
  2. ✂️

233Q477042 | Farmácia, Controle de Qualidade, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Quanto à organização das áreas de produção de medicamentos, julgue os itens a seguir.

As chamadas áreas limpas possuem as superfícies lisas e impermeáveis, o que facilita a limpeza. Essas superfícies não possuem cantos, o que minimiza o acúmulo de partículas ou microrganismos e permite a aplicação repetida de agentes de limpeza.

  1. ✂️
  2. ✂️

234Q527511 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Técnico 1, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, CESPE CEBRASPE, 2018

Pretende-se construir um prédio comercial com oito pavimentos: quatro acima da superfície (recepção e três andares de salas e escritórios) e quatro no subsolo, onde funcionará um estacionamento rotativo. O prédio será construído em um terreno adjacente a um edifício que tem dez pavimentos e um subsolo, utilizado como garagem, e que possui fundações profundas do tipo tubulão. Foram realizadas sondagens a trado e a percussão, além dos ensaios SPT, em que se concluiu ser o solo no local argiloso, não tendo sido detectada a presença de lençol freático. Para a construção do prédio, na escavação, propõe-se que o terreno natural seja reforçado com barras de aço protegidas por argamassa em furos pré-abertos; a argamassa será injetada por gravidade, aderida à barra ao longo de todo o seu comprimento, e o grampo não será protendido, atuando passivamente.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

A técnica de reforço proposta na situação hipotética é denominada de solo grampeado e tem a finalidade de introduzir resistência à tração e ao cisalhamento no maciço.
  1. ✂️
  2. ✂️

235Q475552 | Farmácia, Controle de Qualidade, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Atualmente, são poucas as preparações que se produzem nos hospitais, ao contrário do que acontecia há uma década. As preparações que se fazem atualmente destinam-se essencialmente a: terapias de nutrição parenteral, doentes individuais e específicos (fórmulas pediátricas, por exemplo); reembalagem de doses unitárias sólidas; preparações assépticas (soluções e diluições de desinfetantes); preparações estéreis ou citotóxicas individualizadas. A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Nas preparações estéreis contendo citostáticos, segundo a legislação vigente, é obrigatório que o manipulador utilize luvas e as troque a cada trinta minutos.

  1. ✂️
  2. ✂️

236Q361635 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando aspectos pré-analíticos de preparo, coleta e transporte de material para análises clínicas, julgue os itens a seguir.

A coleta de amostras para dosagens de cortisol, aldosterona e insulina deve ser feita em horário padronizado, pois esses compostos apresentam variações circadianas.

  1. ✂️
  2. ✂️

237Q366261 | Enfermagem, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

No que concerne a aspectos relacionados aos exames hematológicos, julgue os próximos itens.

Um dos métodos para dosagem de hemoglobina no sangue total envolve o uso de ferricianeto de potássio e de cianeto de potássio.

  1. ✂️
  2. ✂️

238Q816058 | Legislação Federal, Lei 9537 1997, Técnico 1, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

Segundo normas vigentes editadas pela autoridade marítima, sinalização náutica é um conjunto de sinais náuticos e sistema de auxílio à navegação, com indicativos fixos ou flutuantes, visuais, sonoros ou radioelétricos destinados a contribuir para uma navegação segura. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Nos rios não associados a uma baía, enseada ou estuário marítimo, a direção convencional do balizamento será sempre da foz para a nascente.

  1. ✂️
  2. ✂️

239Q549908 | Informática, Conceitos Básicos, Técnico 1, Ministério da Ciência e Tecnologia, CESPE CEBRASPE

Quanto à instalação de periféricos em computadores Pentium II ou superior, com sistema operacional Windows, julgue os itens seguintes.

Uma impressora do tipo USB precisa estar configurada para transmitir os dados de acordo com a seqüência lógica de uma porta paralela, por questões de compatibilidade de padrões.

  1. ✂️
  2. ✂️

240Q475160 | Farmácia, Técnico 1, INCA, CESPE CEBRASPE

Biossegurança, segundo a comissão de biossegurança da FIOCRUZ, é o conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

As soluções ácidas devem ser neutralizadas antes de serem armazenadas em recipientes para o descarte e os recipientes coletores devem ser identificados com símbolos de periculosidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.