Início

Questões de Concursos Técnico Administrativo

Resolva questões de Técnico Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1961Q21424 | Direito Administrativo, Técnico Administrativo, ANTT, CESPE CEBRASPE

Com relação aos atos administrativos, julgue os seguintes itens.

A presunção de legitimidade do ato administrativo decorre do princípio da legalidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

1962Q20164 | Contabilidade Geral, Técnico Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
De acordo com as normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público, julgue os próximos itens.
Obras de arte, antiguidades e bens de interesse histórico devem ser depreciados anualmente.
  1. ✂️
  2. ✂️

1963Q241102 | Informática, Navegador Internet, Técnico Administrativo, DPE RO, FGV

Em seu computador de mesa (desktop), Thiago abriu a página inicial de um site de notícias e gostaria de salvá-la de alguma forma, já que esse tipo de página muda constantemente. A página contém textos e fotos. Thiago gostaria de poder abrir essa página mesmo quando desconectado da Internet. No Google Chrome, a maneira correta de fazer isso é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1964Q10959 | Informática, Técnico Administrativo, Cobra Tecnologia, ESPP

No Word 2007 as tabelas dentro de outras tabelas são chamadas de tabelas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1965Q20950 | Direito Constitucional, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Acerca da organização político-administrativa do Estado e da administração pública, julgue o item a seguir.

A forma federativa de Estado adotada pela CF consiste na descentralização política e na soberania dos estados-membros, os quais são capazes de se auto-organizar mediante a elaboração de constituições estaduais.
  1. ✂️
  2. ✂️

1966Q26604 | Português, Técnico Administrativo, Cobra Tecnologia, QUADRIX

Texto associado.
Rua na Aclimação amanhece coberta por gelo

A intensa chuva de granizo que caiu sobre a cidade na tarde de domingo (18) deixou a cidade em estado de atenção, que durou até as 17h35. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), as chuvas foram mais intensas nas zonas Sul e Oeste, mas moradores da zona Leste também registraram o fenômeno climático. Placas de gelo formadas . no chão chamaram a atenção dos paulistanos, que , , , , . postaram fotos da neve cobrindo as ruas nas redes sociais. No bairro da Aclimação, no centro, a Rua Pedra Azul amanheceu coberta por gelo nesta segunda-feira (19).

(Fonte: http://vejasp.abril.com.br)
Leia a frase: "...que durou até as 17h35."

Justifica-se a ausência de crase porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1967Q341023 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico Administrativo, Prefeitura de Maceió AL, COPEVE UFAL

Das premissas,

I. Ana gosta de queijo ou Maria não gosta de caju.

II. Bárbara gosta de tapioca e Ana não gosta de queijo.

III. Pedro gosta de batata doce somente se Maria gosta de caju.

é correto inferir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1968Q20530 | Direito Constitucional, Técnico Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Acerca da organização do Estado, julgue os itens seguintes.

Compete privativamente à União legislar sobre direito marítimo, aeronáutico, espacial e do trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

1969Q20554 | Redação Oficial, Técnico Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca do formato das correspondências oficiais, de sua função e da linguagem empregada nessas comunicações, julgue o item a seguir, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.
O aviso e o ofício, embora partilhem a mesma função, diferem em relação aos interlocutores envolvidos: o aviso é expedido por ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia; o ofício é expedido para e pelas demais autoridades.
  1. ✂️
  2. ✂️

1970Q21351 | Arquivologia, Técnico Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Os arquivos são reconhecidos, cada vez mais, como um capital informacional importante paraas Organizações públicas e privadas. Eles estão situados em um contexto administrativo e organizacional em que a informação deve ser considerada, organizada e tratada como um recurso tão importante quanto os recursos humanos, materiais ou financeiros.

Jean-Yves Rousseau e Carol Couture. Os fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, relativos aos arquivos  
Protocolo, expedição, arquivamento, empréstimo, consulta e destinação são atividades dos arquivos correntes.
  1. ✂️
  2. ✂️

1971Q242024 | Direito Tributário, Conceito de Tributo e Espécies Tributárias, Técnico Administrativo, Receita Federal, ESAF

A determinação da natureza jurídica específica do tributo, de acordo com o Código Tributário Nacional, decorre, especificamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1973Q445816 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico Administrativo, Conselho Regional de Nutricionistas SC, Instituto Quadrix, 2018

A respeito da isonomia na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens a seguir. O princípio constitucional da isonomia é autoaplicável e não depende de regulamentação ou de complementação legal para desencadear seus efeitos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1974Q20112 | Direito Constitucional, Técnico Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

A respeito da administração pública, julgue os próximos itens.

De acordo com as normas constitucionais, se houver compatibilidade de horários, é possível a acumulação de dois cargos técnicos de natureza administrativa. Em face dessa permissão constitucional, um servidor poderia, por exemplo, exercer o cargo de técnico administrativo na ANCINE e em outro órgão público federal.
  1. ✂️
  2. ✂️

1975Q6558 | Direito Administrativo, Técnico Administrativo, ANP, CESGRANRIO

Está em DESACORDO com o que dispõe a Lei nº 8.112, de 1990, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1976Q21421 | Administração Pública, Técnico Administrativo, ANTT, CESPE CEBRASPE

Com referência aos servidores públicos federais, julgue os próximos itens.

O servidor que responder a processo disciplinar somente poderá ser aposentado voluntariamente após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, caso esta seja aplicada.
  1. ✂️
  2. ✂️

1977Q793543 | Administração Pública, Ética na Administração Pública, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

A insatisfação com a conduta ética no serviço público é um fato que vem sendo constantemente criticado pela sociedade brasileira. Nesse cenário, é natural que a expectativa da sociedade seja mais exigente com a conduta daqueles que desempenham atividades no serviço e na gestão de bens públicos. Com referência à ética no serviço público, julgue os itens que se seguem.

Os códigos não deixam dúvidas quanto às questões que envolvem interesses particulares, as quais podem ser priorizadas em detrimento daquelas de interesse público.

  1. ✂️
  2. ✂️

1978Q241619 | Informática, Windows, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca do sistema operacional Windows 7, julgue os itens
subsequentes.

O utilitário Windows Update permite manter o sistema operacional atualizado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1979Q50926 | Português, Técnico Administrativo, MPE SE, FCC

As pessoas que cometem erros de português, ...... não dominam o idioma, passam de si a impressão de terem baixo nível cultural, ...... aquelas mal informadas que não leem, podendo, ......, colocar em dúvida a qualidade do próprio trabalho, ...... sejam especialistas em sua área de atuação ...... excelentes executivos. 

As relações entre as ideias do período são corretamente estabelecidas, preenchendo-se as lacunas, respectivamente, com:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1980Q50948 | Direito Constitucional, Técnico Administrativo, MPE SE, FCC

Projeto de lei federal versando sobre o regime jurídico dos servidores da Administração pública federal é de iniciativa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.