Início

Questões de Concursos Técnico Administrativo

Resolva questões de Técnico Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


3921Q352785 | Contabilidade Geral, Técnico Administrativo, ANTT, CESPE CEBRASPE

No que se refere às demonstrações contábeis, segundo a legislação, julgue os itens a seguir.

Considere que determinado balanço financeiro demonstre nos ingressos extraorçamentários a rubrica restos a pagar com valores superiores a zero. Nesse caso, é correto afirmar que os valores registrados representam o montante de recursos recebidos para o pagamento desses restos a pagar no exercício em tela.

  1. ✂️
  2. ✂️

3922Q336411 | Matemática, Técnico Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE

Em uma repartição, 4.000 processos permaneceram sem andamento devido a problema técnico na rede de computadores. Para resolver esse problema, o chefe da repartição direcionou 1/4 dos servidores para fazer uma triagem nos processos, classificando-os em média ou baixa complexidade e em alta complexidade. O chefe, então, disponibilizou 2/5 dos servidores para a análise dos processos de média ou baixa complexidade e 70 servidores para a análise dos processos de alta complexidade, de forma que todos os servidores ficaram ocupados com essas atividades. Após seis semanas de trabalho, havia ainda 3.520 processos aguardando triagem e análise.

Com base nessas informações, julgue os itens de 46 a 50.

Após seis semanas de trabalho, mais de 90% dos processos ainda aguardavam triagem e análise.
  1. ✂️
  2. ✂️

3923Q403240 | Direito Administrativo, Direitos e Vantagens, Técnico Administrativo, IBAMA, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos servidores públicos, julgue os itens subsecutivos. Para tratar de assunto de interesse particular, qualquer servidor pode afastar-se por prazo indeterminado do exercício em cargo efetivo, desde que sem remuneração.
  1. ✂️
  2. ✂️

3924Q241971 | Regimento Interno, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que tange à estrutura administrativa da ANATEL e ao seu
Regimento Interno, julgue os itens de 63 a 69.

As atividades da ANATEL são divididas nas seguintes Superintendências: de Serviços Públicos; de Serviços Privados; de Serviços de Comunicação de Massa; de Radiofrequência e Fiscalização; de Universalização; e de Administração Geral.

  1. ✂️
  2. ✂️

3925Q244787 | Administração Geral, Comportamento, Técnico Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne ao gerenciamento de conflitos e à gestão da
mudança, julgue os itens que se seguem.

A escassez de recursos disputados, em termos de acesso e disponibilidade, pelos integrantes de um grupo provoca os conflitos de interesse.

  1. ✂️
  2. ✂️

3926Q411200 | Direito Administrativo, Serviço Público, Técnico Administrativo, ANTT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir a respeito do regime de concessão e permissão da prestação de serviços públicos.

O poder concedente somente poderá delegar a uma pessoa jurídica a concessão de serviço público mediante prévia licitação na modalidade concorrência.

  1. ✂️
  2. ✂️

3927Q242505 | Direito Constitucional, Direitos Políticos, Técnico Administrativo, PREVIC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

No que concerne ao direito constitucional, julgue os itens de 40 a
45 à luz da Constituição Federal de 1988 (CF).

A CF determina como condição de elegibilidade para o cargo de presidente e vice-presidente da República a idade mínima de trinta anos.

  1. ✂️
  2. ✂️

3928Q241738 | Legislação Federal, Técnico Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da Política Nacional do Cinema, julgue os itens a seguir.

As modificações no Regimento Interno do Conselho Superior de Cinema devem ser realizadas por legislação federal, nos moldes de um processo legislativo no Congresso Nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

3929Q724555 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Política, Técnico Administrativo, CEMIG

Analise os itens abaixo em relação ao sistema de cotas implantado no Brasil:

I - Em agosto de 2012, foi aprovada a lei que alterou a forma de ingresso nos cursos superiores das instituições de ensino federais. A chamada Lei das Cotas (Lei nº 12.711/2012) dispõe que as instituições federais de educação superior vinculadas ao Ministério da Educação reservarão, para ingresso nos cursos de graduação, no mínimo 40% (quarenta por cento) de suas vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

II – Já em novembro de 2013, foi enviado à Câmara dos deputados o PL 6738/2013 que reserva aos negros vinte por cento das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública federal, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pela União.

III – O sistema de cotas causa grande polêmica entre os brasileiros. A discriminação, a miscigenação da população e a ineficácia do sistema são argumentos de quem é contra as cotas. Para esses, para solucionar as desigualdades no acesso ao ensino superior, é necessário melhorar a qualidade de ensino no Brasil, abrangendo e beneficiando a todos os alunos.

IV – Para os que são a favor, o sistema de cotas é uma alternativa para superar a desigualdade dos estudantes pobres, na maioria negros, que não têm as mesmas condições de alcançar o ensino público superior pelo mérito que os alunos de classes mais abastadas.

Estão CORRETOS apenas os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

3930Q404311 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Técnico Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

A execução descentralizada de programa de trabalho a cargo de órgãos e entidades da administração pública federal, direta e indireta, que envolva a transferência de recursos financeiros oriundos de dotações consignadas nos orçamentos fiscal e da seguridade social, objetivando a realização de programas de trabalho, projeto, atividade, ou de eventos com duração certa, será efetivada mediante a celebração de convênios ou destinação por portaria ministerial, nos termos da legislação pertinente. Com relação a convênios e a termos similares, julgue os itens a seguir.

Denomina-se concedente o órgão da administração pública federal direta, autárquica, fundacional, empresa pública ou sociedade de economia mista responsável pela transferência dos recursos financeiros ou pela descentralização dos créditos orçamentários destinados à execução do objeto do convênio.

  1. ✂️
  2. ✂️

3932Q392030 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Técnico Administrativo, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, CESPE CEBRASPE

Com respeito aos contratos administrativos, julgue os itens a seguir.

O contratado é responsável pelos encargos trabalhistas, previdenciários, fiscais e comerciais da execução do contrato, porém, em caso de inadimplência, a responsabilidade por seu pagamento é transferida à administração pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

3933Q356963 | Contabilidade Geral, Balanço Patrimonial, Técnico Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, relativos às peculiaridades das tomadas e prestações de contas e às atribuições do Tribunal de Contas da União (TCU).

Para a elaboração de documento de prestação de contas ao TCU será considerado recurso gerido, entre outros, o valor total do ativo, obtido no balanço patrimonial do final do exercício, para empresas públicas, sociedades de economia mista, demais empresas controladas direta ou indiretamente pela União, empresas encampadas ou sob intervenção federal e fundos de financiamento e investimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

3934Q728444 | Desenho Industrial, Técnico Administrativo, ANS, CESPE CEBRASPE

Com relação aos atos administrativos, julgue os itens a seguir.

Nos atos discricionários, a justificativa será dispensável, bastando a conformação do ato com o interesse público.

  1. ✂️
  2. ✂️

3935Q427917 | Direito Constitucional, Estados Federados, Técnico Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

A respeito da organização político-administrativa do Estado brasileiro e da administração pública, julgue os itens seguintes.

A CF admite a incorporação, a subdivisão ou o desmembramento de estados.

  1. ✂️
  2. ✂️

3936Q242844 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens que se seguem, relativos aos princípios e poderes da
administração pública.

O princípio da segurança jurídica resguarda a estabilidade das relações no âmbito da administração; um de seus reflexos é a vedação à aplicação retroativa de nova interpretação de norma em processo administrativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

3937Q242087 | Administração Pública, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

Em relação às formas de regulação, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Desde 2003, a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos, da qual a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) trabalha como secretaria executiva, regulamenta o controle do preço dos medicamentos comercializados no Brasil. A regulação do mercado de medicamentos é baseada em um modelo de "teto de preços".
( ) A regulação busca restringir a produção capitalista, transformando–a em um modelo socialista, em que se preserva ao menos parte dos incentivos que a propriedade privada e o sistema de mercado supostamente geram, e, ao mesmo tempo, restringe a autonomia das decisões dos agentes privados, substituindo a busca do lucro por regras administrativas na determinação do comportamento da empresa regulada.
( ) As formas de regulação, observadas como regras administrativas voltadas para a determinação do comportamento de empresas reguladas, podem ser classificadas em 3 (três) categorias: limitações quanto à entrada e saída em um mercado, especificações quanto à qualidade dos produtos fornecidos e fórmulas para a determinação dos preços dos produtos oferecidos.
( ) A regulação é criticada por facilitar 3 (três) alternativas consideradas inferiores do ponto de vista do bem–estar da sociedade: a livre operação de uma única empresa estatal que acabará por restringir a quantidade ofertada e praticar preços de monopólio; a livre operação de várias empresas privadas com escalas subótimas, o que implica preços e custos reduzidos, porém com elevadas margens de lucro; e a produção estatal com uma escala de produção ineficiente, oriunda de uma gestão politizada ou meramente sem incentivo para buscar ganhos de produtividade e qualidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3938Q440754 | Direito Constitucional, Poder Legislativo, Técnico Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

A respeito do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e das funções essenciais à justiça, julgue os seguintes itens.

O Poder Legislativo opera por meio do Congresso Nacional, instituição bicameral composta pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal. Salvo disposição constitucional em contrário, as deliberações de cada Casa e de suas comissões serão tomadas por maioria dos votos, presente a maioria absoluta de seus membros.

  1. ✂️
  2. ✂️

3939Q338884 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Técnico Administrativo, ANTT, NCE

Um adesivo colado em um caminhão de carga indica: "CARGA MÁXIMA 1 TON", o que significa que aquele caminhão pode transportar, com segurança, no máximo uma tonelada de carga. O caminhão será abastecido com caixas de um certo produto. Cada caixa tem um peso bruto de 4.250g. Nesse caso, o caminhão poderá transportar, no máximo, a seguinte quantidade de caixas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3940Q378059 | Administração Pública, Modelo GESPÚBLICA, Técnico Administrativo, ICMBio, CESPE CEBRASPE

Em gestão da qualidade e excelência gerencial, merece destaque o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o GESPUBLICA. A respeito desse programa, julgue os itens seguintes. Todos os órgãos e entidades da administração pública brasileira são obrigados a participar do GESPUBLICA.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.