Início

Questões de Concursos Técnico Administrativo

Resolva questões de Técnico Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


781Q1616 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Técnico Administrativo, BNDES, CESGRANRIO

O sociólogo Simon Schwartzman, ex-presidente do IBGE,
afirmou que as pesquisas feitas nas universidades brasileiras
não contribuem para o desenvolvimento do País, como
deveriam.
Diz o ex-presidente:
“Em geral, elas ficam restritas ao âmbito acadêmico e não
se transformam em produtos ou serviços úteis à sociedade.
Não há transferência de conhecimento, nem mesmo quando
se trata de uma pesquisa aplicada.”

Revista Veja, 07 maio 2008.

Um fator que justifica a afirmação específica do sociólogo está relacionado à seguinte característica geral das universidades públicas brasileiras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

782Q21374 | Noções de Saúde, Saúde Pública, Técnico Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à ANVISA.

É competência da ANVISA monitorar a evolução dos preços de medicamentos, equipamentos, componentes, insumos e serviços de saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️

783Q20122 | Conhecimentos Específicos, Técnico Administrativo, ANCINE, CESPE CEBRASPE

A respeito do trabalho em equipe, julgue os itens subsecutivos.

Diante de problemas triviais na equipe de trabalho, as pessoas devem adotar comportamentos mais assertivos e de colaboração.
  1. ✂️
  2. ✂️

784Q50934 | Conhecimentos Específicos, Legislação do Ministério Público, Técnico Administrativo, MPE SE, FCC

Na organização do Ministério Público do Estado de Sergipe, a Secretaria-Geral é classificada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

785Q541825 | Probabilidade e Estatística, Probabilidade, Técnico Administrativo, DNPM, CESGRANRIO

Segundo uma reportagem sobre o uso do celular, publicada na Revista Veja de 26 de abril de 2006, uma pesquisa realizada com os americanos mostrou que 70% dos entrevistados afirmam que não saberiam viver sem ele, 52% o deixam ligado 24h por dia e 40% ocupam o tempo ocioso fazendo ligações pelo aparelho. Escolhendo-se ao acaso uma das pessoas entrevistadas, a probabilidade de que esta pessoa tenha afirmado não saber viver sem o celular e, também, que o deixa ligado 24h por dia será de, no mínimo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

786Q1179 | Direito Administrativo, Técnico Administrativo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito do regime jurídico dos servidores públicos civis da
União, julgue os itens seguintes.
É possível que o servidor se afaste do exercício do cargo efetivo, com a respectiva remuneração, para participar de programa de pós-graduação stricto sensu em instituição de ensino superior no país, desde que haja interesse da administração e que essa participação não possa ocorrer simultaneamente com o exercício do cargo ou mediante compensação de horário.
  1. ✂️
  2. ✂️

787Q1186 | Direito Administrativo, Técnico Administrativo, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca das normas relativas às licitações e aos contratos da
administração pública, julgue os itens subsequentes.
O regime jurídico dos contratos administrativos concede à administração pública o direito de modificar unilateralmente as cláusulas econômico-financeiras dos contratos administrativos, para melhor adequação ao interesse comum.
  1. ✂️
  2. ✂️

788Q6566 | Legislação Federal, Legislação Federal, Técnico Administrativo, ANP, CESGRANRIO

Considerando tratar-se de contrato de concessão para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e de gás natural, celebrado segundo as condições definidas na Lei nº 9.478/97, são cláusulas obrigatórias do referido instrumento aquelas que estipulam:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

789Q243379 | Administração de Recursos Materiais, Curva ABC, Técnico Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens a seguir, relativos a administração de recursos materiais.

De acordo com a classificação ABC, utilizada como método de administração de estoques, incluem-se na categoria C os itens presentes em menor quantidade no estoque.

  1. ✂️
  2. ✂️

790Q242138 | Administração de Recursos Materiais, Administração de Materiais e Logística, Técnico Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de administração de materiais, julgue os itens
subsequentes.

A administração de materiais efetiva visa minimizar o conflito existente entre as áreas-fim e as áreas-meio de uma organização, como a área de compras e a área financeira.

  1. ✂️
  2. ✂️

791Q243242 | Gestão de Pessoas, Cargos e Salários, Técnico Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito de gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.

A descrição do cargo corresponde ao relato dos requisitos, das responsabilidades e dos incômodos impostos aos ocupantes desse cargo.

  1. ✂️
  2. ✂️

792Q33844 | Português, Técnico Administrativo, DPE RO, FGV

TEXTO 1 - História Dos Medicamentos Genéricos No Brasil

O programa de medicamentos genéricos, criado no Brasil em 1999 com a promulgação da Lei 9787, se deu três anos após o país voltar a respeitar o direito de patentes, em 1996. Após apenas 4 anos da criação dessa lei, os genéricos já se encontravam disponíveis em mais de 4 mil apresentações, abrangendo as principais classes terapêuticas, atendendo a mais de 60% das necessidades de prescrições médicas.
Atualmente temos mais de 21 mil apresentações, sendo possível tratar, com medicamentos genéricos, a maioria das doenças conhecidas.
Absolutamente seguros e eficazes, além de mais baratos que os chamados medicamentos inovadores, os genéricos, ao longo destes anos, trouxeram uma nova realidade para os consumidores do país, principalmente no que diz respeito à qualidade. (Associação Brasileira de Genéricos)

“O programa de medicamentos genéricos (1), criado no Brasil em 1999 com a promulgação da Lei 9787(2), se deu três anos após o país voltar a respeitar o direito de patentes, em 1996. Após apenas 4 anos da criação dessa lei (3), os genéricos já se encontravam disponíveis em mais de 4 mil apresentações, abrangendo as principais classes terapêuticas, atendendo a mais de 60% das necessidades de prescrições médicas (4)."

Considerando os termos sublinhados e numerados, são complementos dos termos anteriores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

793Q32661 | Arquivologia, Arquivos Corrente e Intermediário, Técnico Administrativo, DNIT, ESAF

Os documentos públicos podem ser identificados como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

794Q30235 | Matemática, Técnico Administrativo, COREN PA, FADESP

Um servidor emprestou, por 8 meses, certa quantia da “caixinha” de seus amigos, que utiliza para empréstimos uma taxa de 12% ao mês no sistema de juros simples, e, ao final desse período, teve que devolver R$ 2.352,00 à “caixinha”. Qual foi a quantia emprestada por esse servidor? 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

795Q20536 | Direito Administrativo, Lei 8112 90, Técnico Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação ao regime de trabalho dos servidores e à legislação aplicável a eles, julgue os itens de 80 a 85.
A aposentadoria compulsória se dará, em qualquer caso, com proventos integrais do cargo em que se encontra o servidor.
  1. ✂️
  2. ✂️

796Q3417 | Informática, Técnico Administrativo, MULTIRIO

Questão Internet Explorer 8 - Prova Multirio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

797Q241523 | Português, Sintaxe, Técnico Administrativo, BNDES, CESGRANRIO

Em relação à regência nominal ou verbal, qual a frase em que NÃO se emprega o pronome relativo precedido de preposição?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

799Q6552 | Raciocínio Lógico, Técnico Administrativo, ANVISA, CETRO

Juca vai dividir um bônus de R$2.166,00 entre seus dois vendedores em partes diretamente proporcionais ao tempo de serviço e em partes inversamente proporcionais ao número de faltas durante o último ano. Um dos vendedores trabalha há 6 anos e faltou 5 vezes, enquanto o outro trabalha há 4 anos e faltou 3 vezes. Logo, a diferença entre os valores recebidos é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

800Q6576 | Informática, Técnico Administrativo, ANP, CESGRANRIO

Um usuário que não possui privilégios de administrador deseja visualizar o texto de um documento Microsoft Word 2003 escrito utilizando as cores de fonte verde, azul, amarela e preta. O documento não possui tabelas, figuras, nem quaisquer outros recursos de edição disponíveis no Microsoft Word. Entretanto, o computador que o usuário está utilizando, com sistema operacional Windows XP e acesso à Internet, não possui nenhuma versão do Microsoft Word instalada. Qual ação gera a melhor visualização do documento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.