Início

Questões de Concursos Técnico Administrativo

Resolva questões de Técnico Administrativo comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


941Q549633 | Informática, Rede de Computadores, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Acerca de software e hardware, julgue os itens que se seguem. Para que uma conexão à Internet do tipo ADSL possa ser estabelecida, é necessário que o computador tenha nele instalado um modem com porta USB.
  1. ✂️
  2. ✂️

942Q243793 | Administração Geral, Estrutura Organizacional, Técnico Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos a tipos de estrutura organizacional, natureza e finalidades das organizações formais modernas.

A organização estruturada de forma simples e centralizada em torno de uma autoridade máxima adota estrutura funcional.

  1. ✂️
  2. ✂️

944Q341122 | Raciocínio Lógico, Tautologia e Contradição, Técnico Administrativo, ANVISA, CESPE CEBRASPE

Considerando os símbolos normalmente usados para representar os conectivos lógicos, julgue os itens seguintes, relativos a lógica proposicional e à lógica de argumentação. Nesse sentido, considere, ainda, que as proposições lógicas simples sejam representadas por letras maiúsculas. A expressão (¬ P) v ((¬ Q) w R) ] ¬ ( P w Q) w ((¬ P) v R) é uma tautologia.
  1. ✂️
  2. ✂️

945Q20954 | Conhecimentos Específicos, Equipes, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.
Recompensar o desempenho individual e estimular a competição interna em uma equipe são alternativas de gestão para que se aumente a eficácia e o nível de desempenho das equipes nas organizações.
  1. ✂️
  2. ✂️

946Q241122 | Administração Geral, Estrutura Organizacional, Técnico Administrativo, MPU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Julgue os itens seguintes, relativos a tipos de estrutura organizacional, natureza e finalidades das organizações formais modernas.

Chefias generalistas, estabilidade e constância nas relações são características próprias da estrutura organizacional linear.

  1. ✂️
  2. ✂️

947Q44827 | Administração de Recursos Materiais, Técnico Administrativo, INEA RJ, FGV

Relacione as atividades dos processos de compras que estão inseridos nas ações de suprimento e de apoio com suas respectivas definições.

1. Desenvolvimento de fornecedores 
2. Solicitação de compras 
3. Coleta de Preços 
4. Negociação

( ) É o procedimento de relacionamento entre a empresa e o fornecedor, para continuidade do fornecimento. (Ação de Apoio). 
( ) É o documento de registro da pesquisa de preços em função do recebimento da solicitação de compra de material específico. (Ação de Suprimento).
( ) É o procedimento que possibilita à empresa selecionar os futuros fornecedores que farão parte do catálogo de fornecedores qualificados e aprovados para fornecer materiais e produtos à empresa. (Ação de Apoio) 
( ) É o documento que pode ser originado por vários setores, dependendo do tipo de material necessário para a empresa. (Ação de Suprimento).

Assinale a alternativa que mostre a relação correta do processo de compras de acordo com as ações correspondentes de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

948Q20777 | Conhecimentos Específicos, Gestão de Conflitos, Técnico Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que concerne ao gerenciamento de conflitos e à gestão da mudança, julgue os itens que se seguem.
A estratégia assertiva de gerenciamento de conflitos implica a adoção de comportamentos de compromisso e o engajamento dos integrantes do grupo.
  1. ✂️
  2. ✂️

949Q33847 | Direito Constitucional, Técnico Administrativo, DPE RO, FGV

Pedro e Marcelo travaram intensa discussão a respeito da garantia constitucional da irretroatividade da lei, que não pode retroagir para prejudicar “o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada”. É correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

950Q342600 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Técnico Administrativo, DNIT, ESAF

Uma escola oferece reforço escolar em todas as disciplinas. No mês passado, dos 100 alunos que fi zeram reforço escolar nessa escola, 50 fi zeram reforço em Matemática, 25 fi zeram reforço em Português e 10 fi zeram reforço em Matemática e Português. Então, é correto afi rmar que, no mês passado, desses 100 alunos, os que não fi zeram reforço em Matemática e nem em Português é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

951Q1617 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Técnico Administrativo, BNDES, CESGRANRIO

No primeiro trimestre de 2008, a política interna dos
Estados Unidos chamou a atenção da opinião pública
internacional devido às acirradas campanhas de
pré-candidatos à Presidência da República, tais como
B. Obama, H. Clinton e J.McCain.

Esses candidatos disputam a vaga presidencial num regime eleitoral
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

952Q244562 | Administração de Recursos Materiais, Administração de Materiais e Logística, Técnico Administrativo, ANP, CESGRANRIO

A produção de bens requer o processamento de elementos que serão transformados em bens finais ou produto acabado. O petróleo, por exemplo, passa por diversos processos até sua utilização final por indústrias e lares. Esses elementos que originam e desencadeiam todo o processo de transformação recebem o nome de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

953Q20956 | Conhecimentos Específicos, Equipes, Técnico Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere ao trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.
Senso de responsabilidade e autonomia de membros de uma equipe motivam os demais componentes da equipe, uma vez que, por meio de tais características, criam-se condições para a realização de um trabalho desafiador com oportunidade de aplicação de habilidades e talentos mais complexos
  1. ✂️
  2. ✂️

954Q32613 | Português, Técnico Administrativo, DNIT, ESAF

A partir das informações abaixo, avalie as propostas de redação de um parágrafo nos itens a seguir.

VOCÊ SABIA QUE...
80 minutos diário é o tempo que o brasileiro perde em engarrafamentos?
70 milhões de veículos novos chegam por ano às ruas em todo o mundo?
80% do trânsito é ocupado por automóveis que transportam somente 30% dos passageiros?

(Adaptado de Superinteressante, dezembro de 2012. p. 34)

I. O brasileiro perde 80 minutos diários em engarrafamentos e 80% do trânsito é ocupado por automóveis que transportam somente 30% dos passageiros; enquanto isso, ao redor do mundo, 70 milhões de veículos novos chegam anualmente às ruas.
II. Enquanto 80% do trânsito são ocupado por automóveis que transportam somente 30% dos passageiros, o brasileiro perde o mesmo tempo, diariamente em engarrafamentos, chegando com 70 milhões de veículos novos às ruas em todo o mundo.
III. Em todo o mundo, 70 milhões de veículos novos chegam, por ano, às ruas. Enquanto isso, o brasileiro perde 80 minutos diários em engarrafamentos e 80% do trânsito é ocupado por automóveis que transportam somente 30% dos passageiros.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

955Q243060 | Direito Administrativo, Licitação, Técnico Administrativo, ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos dispositivos da Lei de Licitações, julgue os itens a
seguir.

A alienação de bens imóveis da administração pública direta e indireta independe da autorização legislativa, bastando a realização de avaliação prévia e de licitação na modalidade de concorrência.

  1. ✂️
  2. ✂️

956Q19999 | Direito Constitucional, Técnico Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

A respeito dos princípios fundamentais, dos direitos e das garantias fundamentais, julgue os itens a seguir.

De acordo com a Constituição Federal de 1988 (CF), na hipótese de iminente perigo público, a autoridade competente pode usar propriedade particular, assegurando-se ao proprietário, no caso de dano, a indenização ulterior.
  1. ✂️
  2. ✂️

957Q20004 | Engenharia Elétrica, Técnico Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca das finalidades, atribuições e competências da ANEEL, julgue os itens a seguir.
Competem exclusivamente à ANEEL a importação e a exportação de energia elétrica, bem como a implantação das respectivas instalações de transmissão associadas.
  1. ✂️
  2. ✂️

958Q33855 | Direito Processual Civil, Direito Processual Civil CPC 1973, Técnico Administrativo, DPE RO, FGV

Maria viveu em união estável com Joaquim por 10 anos e teve dois filhos desta relação, ainda menores de idade. Maria pretende propor uma ação para ver reconhecida judicialmente esta relação familiar. Ocorre que Joaquim faleceu antes do ajuizamento da ação. Nesse sentido, poderá Maria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

959Q33859 | Direito Processual Penal, Técnico Administrativo, DPE RO, FGV

Ilídio e Ortega ofenderam a honra de Luana, praticando um crime único, em concurso de agentes, de injúria. Luana procura um advogado na intenção de propor queixa-crime contra Ilídio, explicando que, por ter sentimentos por Ortega, não deseja contra ele iniciar uma ação. Diante disso, vai à Delegacia, antes de adotar qualquer medida judicial, e expressamente renuncia ao direito de propor queixa contra Ortega por esses fatos. Nesse caso, é correto afirmar que a queixa-crime posteriormente proposta em face de Ilídio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.