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Questões de Concursos Técnico Administrativo Educacional

Resolva questões de Técnico Administrativo Educacional comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q895059 | Secretariado, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

Em relação ao documento Ata, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Documento exclusivamente manuscrito pelo responsável em secretariar a reunião, registrado em livro próprio, com folhas numeradas e rubricadas pela autoridade máxima da entidade, contendo um termo de abertura e um termo de encerramento.
( ) Documento no qual são registrados resumo dos fatos e decisões de uma reunião para um determinado fim, devendo os números serem registrados por extenso, evitando-se abreviações.
( ) Documento redigido sem parágrafo, e o tempo verbal utilizado é o futuro do pretérito em virtude do seu valor jurídico.
( ) Quando o responsável em secretariar a reunião cometer algum equívoco durante a lavratura, deverá ratificar a escrita recorrendo à expressão “Em tempo: Onde se lê... digo...”.
( ) Quanto à assinatura, deverão fazê-lo todas as pessoas presentes ou, quando deliberado, apenas o presidente e o secretário(a) responsável por sua lavratura.

Assinale a sequência correta.
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22Q895057 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

O dever do Estado com a educação escolar pública, referenciado nas Diretrizes e Bases da Educação Nacional, promulgada pela Lei nº 9.394/1996, consiste em
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23Q881224 | Pedagogia, Gestão Escolar, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

São documentos importantes para garantir a confiabilidade das informações prestadas no preenchimento do formulário do Censo Escolar:
I. Ficha de matrícula do aluno. II. Diário de classe. III. Livro de frequência. IV. Histórico Escolar. V. Projeto Político-Pedagógico (PPP).

Assinale a alternativa CORRETA
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24Q881221 | Pedagogia, Lei nº 9394 de 1996, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

O Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD, executado no âmbito do Ministério da Educação, será destinado a avaliar e a disponibilizar obras didáticas, pedagógicas e literárias, entre outros materiais de apoio à prática educativa, de forma sistemática, regular e gratuita às escolas públicas de educação básica das redesfederal, estaduais, municipais e distrital e às instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público. Assinale a alternativa CORRETA sobre as etapas e procedimentos do PNLD.
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático obedecerá às etapas e procedimentos seguintes:
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25Q1075208 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Técnico Administrativo Educacional, SEDUC MT, IBFC, 2017

Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

( ) A vida coletiva só foi possível porque o ser humano passou a estabelecer regras a fim de organizar as relações entre os indivíduos. Sem estas normas seria impossível a convivência em grupo.

( ) Segundo o antropólogo Lévi-Strauss (2000), a passagem da natureza à cultura foi produzida pela instauração da lei, pela proibição do incesto, mediante a qual se estabeleceram as relações de parentesco e de aliança e o mundo humano, simbólico, foi construído.

( ) A moral, porém, não é apenas um conjunto de regras impostas aos indivíduos, mas a livre e consciente adesão a elas, razão pela qual um ato só pode ser considerado moral se passar pela aceitação da norma, ou seja, não é verdadeiramente moral o ato que for cumprido ou não mediante ameaça de sanções.

( ) Os direitos do homem, tais como em geral têm sido enunciado a partir do século XVIII, estipulam condições mínimas do exercício da moralidade. Por certo, cada um não deixará de aferrar-se à sua moral; deve, entretanto, aprender a conviver com outras, reconhecer a unilateralidade de seu ponto de vista.

( ) Desse modo, a moral do bandido e a do ladrão tornam-se repreensíveis do ponto de vista da moralidade pública, pois violam o princípio da tolerância e atingem direitos humanos fundamentais.

A sequência correta é:

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26Q1075210 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Técnico Administrativo Educacional, SEDUC MT, IBFC, 2017

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

“O conceito d e _______ pode ser pensado a partir de inúmeras perspectivas. Alguns filósofos encetaram uma discussão profunda e até mesmo radical sobre o problema, no sentido de buscar saber se somos ou podemos ser _______ou se a_________ seria apenas uma ilusão”.

A sequência correta é:

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27Q881225 | Pedagogia, Gestão Escolar, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Sobre o Censo Escolar, uma das etapas de preenchimento inclui informar o total de profissionais que atuam nas seguintes funções na escola. É CORRETO afirmar que:
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28Q1075209 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Técnico Administrativo Educacional, SEDUC MT, IBFC, 2017

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Para ser moral um ato deve ser livre, consciente, intencional e responsável. Isso cria um compromisso de reciprocidade e compromisso com a comunidade.

II. O sujeito, assim, não deve saber o que e por que faz, não deve ser coagido ou obrigado a fazer algo e, além disso, deve assumir a autoria do seu ato, reconhecendo-o como seu e respondendo pelas consequências de sua ação.

III. A responsabilidade, assim entendida, acaba criando um dever: a obrigatoriedade, o que implica a interiorização da norma, na autoimposição do seu cumprimento.

IV. Apesar de parecer paradoxal, o cumprimento da norma é coercitivo, mas é sinônimo de liberdade.

V. Por isso, nem mesmo a desobediência - o que determina o caráter moral ou imoral do ato - pode ser excluída, pois justamente por ser livre é que o sujeito pode transgredir a norma, mesmo aquela por ele escolhida.

Estão corretas as afirmativas:

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