Início

Questões de Concursos Técnico Agropecuário

Resolva questões de Técnico Agropecuário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q600059 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agropecuário, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Em uma lavoura de 100 ha de tomate destinado ao consumo in natura, em fase de produção, cultivada em clima ameno e em solo de média fertilidade, tem-se verificado a ocorrência de plantas com folíolos arroxeados; folhas minadas; frutos com sintomas de podridão, de cor escura no pedúnculo e no ápice, e com pintas semelhantes ao “olho de passarinho”; caule com talo oco e inflorescências com nítida queda de botões florais.

 A partir dessa situação, julgue os itens seguintes acerca do controle das referidas anormalidades.

O manejo integrado de doenças e pragas, incluindo o uso de defensivos agrícolas, pode auxiliar consideravelmente o tomaticultor no controle preventivo e curativo das anormalidades ocorridas no seu tomatal; no entanto, não assegura alto rendimento da lavoura nem boa qualidade da colheita.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q749863 | Engenharia Agronômica, Técnico Agropecuário, COPEL PR, UFPR

O Zoneamento Agrícola de Risco Climático permitiu realizar a gestão de risco advindo do clima, o que possibilita verificar as áreas onde é possível colher uma segunda safra de uma mesma cultura de verão, como é, por exemplo, o caso do milho safrinha. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1. O plantio de milho safrinha diminui a sazonalidade da produção e melhora a logística de armazenagem.

2. Um dos aspectos positivos do milho safrinha é o melhor aproveitamento da mão de obra e do maquinário.

3. O milho safrinha no Paraná pode ser plantado até 25 de abril de cada ano.

4. O milho safrinha é mais vantajoso nos estados da região Nordeste do Brasil.

5. A germinação do milho plantado como milho safrinha não é influenciada pela temperatura do solo.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q750321 | Engenharia Agronômica, Técnico Agropecuário, COPEL PR, UFPR

A cultura da cana-de-açúcar adquire uma nova projeção com o desenvolvimento das indústrias dos produtos derivados e do conceito de sustentabilidade no agroecossistema. No complexo industrial açucareiro moderno, a fábrica de açúcar constitui o centro produtivo e permite a subprodução de bagaço, mel final e torta. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) A torta é constituída de 75% de umidade e se forma a partir do tratamento químico do caldo obtido pela moagem da cana.

( ) A energia produzida pelo bagaço como combustível não compete com as energias convencionais para aquecimento das caldeiras.

( ) O mel final pode ser adicionado à ração bovina, misturado na palha.

( ) A sacarose é subproduto no complexo industrial açucareiro.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q599232 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agropecuário, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

O uso de máquinas e implementos agrícolas tem contribuído para agilizar o processo produtivo, desde a semeadura até a comercialização final do produto colhido. Com relação a uso, regulagem, operação e manutenção de máquinas e implementos agrícolas, julgue os itens de 56 a 60.

A aração feita com o arado de disco ou arado de aiveca possibilita o tombamento da leiva, o que normalmente não ocorre com a operação de gradagem, garantindo ao produtor melhor preparo do solo para o plantio de culturas de interesse econômico e a possibilidade de maior produtividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

65Q600004 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agropecuário, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A safra brasileira de grãos de plantas pertencentes às famílias de gramíneas e leguminosas vem crescendo, nos últimos anos, em razão do aumento da área de plantio e do aumento da produtividade. Acerca de plantio, tratos culturais e colheita de milho, soja, feijão e trigo, julgue os itens subsequentes.

Entre os tratos culturais imprescindíveis para o sucesso da sojicultura destaca-se o eficiente controle de plantas daninhas com a utilização do agrotóxico sistêmico glifosato, que é seletivo para a soja transgênica e, no caso da soja convencional, a utilização de outros agrotóxicos também seletivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

66Q599238 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agropecuário, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, acerca de agroindustrialização e tecnologia de conservação de produtos.

No Brasil, a produção de frutas secas ou desidratadas deve obedecer a regras estabelecidas pela ANVISA. De acordo com resolução da Comissão Nacional de Normas e Padrões para Alimentos, as frutas secas devem ser preparadas a partir de frutas maduras, sãs e limpas, isentas de matéria terrosa, de parasitos, de detritos animais ou vegetais.

  1. ✂️
  2. ✂️

67Q600011 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agropecuário, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca de máquinas, motorização e equipamentos agrícolas, julgue os itens que se seguem.

Na regulagem de um arado, quanto maior for o ângulo do disco em relação ao solo, maior será a penetração do disco no solo.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q600101 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agropecuário, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos a solos e topografia.

A topografia tem por finalidade mapear grandes porções de superfície, levando em consideração as deformações devido à esfericidade do planeta. Por outro lado, a geodésia objetiva mapear pequenas porções de terrenos.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q600635 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agropecuário, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Criar bovinos com alta eficiência reprodutiva e fornecer alimentação de boa qualidade a esses animais auxiliam a produção de carne e leite do rebanho e contribuem para elevar a produtividade e o retorno econômico. Acerca da reprodução e nutrição na bovinocultura de corte e de leite, julgue os próximos itens.

Os novilhos para corte e as vacas em lactação com alto potencial de produção devem ser alimentados de tal forma que o pico de consumo de matéria seca por animal seja equivalente a pelo menos 0,5% do seu peso vivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

70Q599512 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agropecuário, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 101 a 105, relativos a práticas de defesa sanitária e a boas práticas de produção vegetal.

No manejo de pulgões da parte aérea do trigo, recomenda-se aplicar inseticidas mesmo antes do aparecimento dessa praga. A presença de um único indivíduo já pode comprometer toda a produção.

  1. ✂️
  2. ✂️

71Q599372 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agropecuário, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca de irrigação, silvicultura e produção de plantas ornamentais, julgue os itens de 111 a 115.

No Brasil, o sistema de exploração florestal predominante é o sistema de toras curtas, em que todas as operações são feitas ao pé da árvore (canteiro de obra) e a madeira é preparada em peças de 2 m a 6 m.

  1. ✂️
  2. ✂️

72Q599525 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agropecuário, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Acerca de irrigação, silvicultura e produção de plantas ornamentais, julgue os itens de 111 a 115.

Um bom viveiro florestal, entre outros fatores, depende da escolha do local de sua implantação. O terreno deve ser plano ou suavemente inclinado, com pouca sombra, e possuir água em grande quantidade nas proximidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

73Q752268 | Engenharia Agronômica, Técnico Agropecuário, COPEL PR, UFPR

O sistema radicular dos vegetais absorve água e nutrientes para o seu desenvolvimento. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:

1. Os nutrientes devem encontrar-se na solução do solo para serem absorvidos pelas plantas.

2. Ferro (Fe3 + ) e Cobre (Cu2 + ) podem formar complexos e quelatos.

3. Difusão e transporte de massa são os dois processos responsáveis pela transferência de um nutriente no solo.

4. A nutrição vegetal é afetada pela extensão do sistema radicular da planta.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q599222 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agropecuário, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A safra brasileira de grãos de plantas pertencentes às famílias de gramíneas e leguminosas vem crescendo, nos últimos anos, em razão do aumento da área de plantio e do aumento da produtividade. Acerca de plantio, tratos culturais e colheita de milho, soja, feijão e trigo, julgue os itens subsequentes.

No cultivo do feijoeiro de sequeiro, recomenda-se a cobertura morta, como palhadas, que asseguram maior conservação de umidade do solo, menor erosão do solo, melhor controle de plantas daninhas, menor incidência de doenças e pragas e, consequentemente, garantem maior produtividade e qualidade dos grãos colhidos, quando comparado ao cultivo convencional, sem cobertura morta.

  1. ✂️
  2. ✂️

75Q600012 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agropecuário, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, relativos a solos e topografia.

O solo arenoso possui consistência fina e é impermeável à água. Um dos principais tipos de solo arenoso é a terra roxa, encontrada principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, do Paraná e de Santa Catarina.

  1. ✂️
  2. ✂️

76Q599328 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agropecuário, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A safra brasileira de grãos de plantas pertencentes às famílias de gramíneas e leguminosas vem crescendo, nos últimos anos, em razão do aumento da área de plantio e do aumento da produtividade. Acerca de plantio, tratos culturais e colheita de milho, soja, feijão e trigo, julgue os itens subsequentes.

Em relação ao milho destinado à produção de semente e grão, o plantio do milho para silagem é feito com espaçamento e densidade reduzidas, obtendo-se maior rendimento de matéria verde por área plantada.

  1. ✂️
  2. ✂️

77Q599208 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agropecuário, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Em uma lavoura de 100 ha de tomate destinado ao consumo in natura, em fase de produção, cultivada em clima ameno e em solo de média fertilidade, tem-se verificado a ocorrência de plantas com folíolos arroxeados; folhas minadas; frutos com sintomas de podridão, de cor escura no pedúnculo e no ápice, e com pintas semelhantes ao “olho de passarinho”; caule com talo oco e inflorescências com nítida queda de botões florais.

 A partir dessa situação, julgue os itens seguintes acerca do controle das referidas anormalidades.

O talo oco no caule do tomateiro tem como causa primária, provavelmente, a ocorrência de pragas, especialmente larvas de brocas que perfuram os caules, causando o ocamento, devendo o controle ser efetuado imediatamente com o manejo integrado de pragas, incluindo o uso de inseticidas sistêmicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

78Q599922 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agropecuário, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Em uma lavoura de 100 ha de tomate destinado ao consumo in natura, em fase de produção, cultivada em clima ameno e em solo de média fertilidade, tem-se verificado a ocorrência de plantas com folíolos arroxeados; folhas minadas; frutos com sintomas de podridão, de cor escura no pedúnculo e no ápice, e com pintas semelhantes ao “olho de passarinho”; caule com talo oco e inflorescências com nítida queda de botões florais.

 A partir dessa situação, julgue os itens seguintes acerca do controle das referidas anormalidades.

O agricultor deve usar, preventivamente, o manejo integrado de doenças e, curativamente, aplicar fungicidas sistêmicos e específicos para o controle imediato da doença fúngica que demonstra sintomas de “olho de passarinho”, pois tais sintomas inviabilizam a comercialização dos frutos para o consumo in natura.

  1. ✂️
  2. ✂️

79Q599671 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agropecuário, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A irrigação e a drenagem na agricultura são importantes para o cultivo de essências florestais, espécies olerícolas, fruteiras e culturas anuais de verão e inverno, para aumento da produtividade e melhoria da qualidade da safra. Com respeito à irrigação nas lavouras nacionais, julgue os itens subsequentes.

O sistema de irrigação por sulco, que apresenta, em relação ao sistema por aspersão convencional, menor custo de instalação e maior gasto com mão de obra, é indicado para solos mais argilosos e em menores áreas de cultivo, porém é inviável em áreas com maior declividade.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q599374 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Agropecuário, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos a manejos agrícolas, casas de vegetação e práticas adequadas de pós-colheita.

Para a produção de feijão no estado do Rio Grande do Sul, a literatura recomenda usar semeadura em linha, com espaçamento variando entre 0,30 m e 0,60 m. A profundidade da semeadura recomendada está entre 3 cm e 5 cm.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.