Início

Questões de Concursos Técnico Ambiental

Resolva questões de Técnico Ambiental comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q793568 | Ética na Administração Pública, Ética Profissional, Técnico Ambiental, Prefeitura de Cantagalo RJ, CONSULPLAN

Em relação à ética ambiental profissional, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q805061 | Legislação e Decretos, Decreto n 7217 2010 Regulamenta a Lei no 11445, Técnico Ambiental, CAEMA MA, IBEG

O Decreto 7.217/2010, dispõe sobre o prestador de serviço público, como sendo o órgão ou entidade, inclusive empresa do titular, ao qual a lei tenha atribuído competência de prestar serviço público. Com base no enunciado acima assinale a alternativa CORRETA.

I – O titular dos serviços formulará a respectiva política pública de saneamento básico, devendo prestar diretamente os serviços ou autorizar a sua delegação.

II - O titular dos serviços formulará a respectiva política pública de saneamento básico, devendo definir o ente responsável pela sua regulação e fiscalização, bem como os procedimentos de sua atuação.

III - O titular dos serviços formulará a respectiva política pública de saneamento básico, devendo fixar os direitos e os deveres dos usuários.

IV - O titular dos serviços formulará a respectiva política pública de saneamento básico, devendo estabelecer mecanismos de participação e controle social.

V - O titular dos serviços formulará a respectiva política pública de saneamento básico, devendo estabelecer sistema de informações sobre os serviços, articulado com o Sistema Nacional de Informações em Saneamento – SINISA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q599785 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Ambiental, ITAIPU Binacional, UFPR

O cultivo de mandioca destinada à fabricação empresarial de farinha é realizado em grandes áreas, exigindo mecanização e técnicas de plantio. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O método de plantio de mandioca em sulco é utilizado em solos bem drenados. ( ) A profundidade da maniva é influenciada pela condição pluviométrica da região de plantio de mandioca. ( ) O plantio em camalhão reduz a contaminação de Fusarium sp. e Phytophora sp., sendo indicado para solos argilosos. ( ) O ciclo da mandioca é de 12 meses, e o plantio independe de qualquer fator abiótico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q599826 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Ambiental, ITAIPU Binacional, UFPR

O planejamento agrícola depende de estudos sobre o zoneamento agroclimático. O cultivo de arroz vem se expandindo graças aos novos cultivares, com boa qualidade de grãos. A respeito do assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O plantio de arroz irrigado é realizado a partir de novembro, em função da baixa temperatura do Rio Grande do Sul. ( ) O plantio de arroz em terras altas se concentra no Sul do Brasil. ( ) O período de maior risco climático para o arroz de terras altas é a fase fenológica reprodutiva. ( ) O período limite para a semeadura de arroz sequeiro em Tocantins é 20 de fevereiro para ciclo de 110 dias. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q485072 | Geografia, Solos, Técnico Ambiental, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

A informação correta entre atributo de textura do solo e implicações de manejo está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q861650 | Realidade Brasileira, Meio Ambiente, Técnico Ambiental, CNU, CESGRANRIO, 2023

O ciclo hidrológico é um tema essencial para a hidrologia, descrevendo a circulação contínua da água na Terra.

Um processo do ciclo hidrológico natural que ocorre nas folhas da cobertura vegetal, nos caules, nos ramos e no material vegetal em decomposição sobre o solo é a 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q332268 | Matemática, Geometria, Técnico Ambiental, Petrobras, CESGRANRIO

Um terreno retangular de 1.000 m2 é tal que seu comprimento mede 15 m a mais do que sua largura. O perímetro desse terreno, em metros, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q861652 | Realidade Brasileira, Meio Ambiente, Técnico Ambiental, CNU, CESGRANRIO, 2023

O ecossistema brasileiro formado por uma série de fisionomias vegetais resistentes ao fluxo das marés e, portanto, ao sal, desde árvores e outras espécies arbustivas, passando por bancos de lama e de sal, salinas e pântanos salinos, é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q592042 | Química, Química Inorgânica, Técnico Ambiental, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP

Os compostos inorgânicos são aqueles formados por átomos ou moléculas de pelo menos dois elementos diferentes e que não apresentam átomos de carbono em cadeias ligados a átomos de hidrogênio. A afirmação está
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q436621 | Direito Constitucional, Política Urbana, Técnico Ambiental, ICMBio, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Constituição da República de 1988, julgue o item abaixo. Desapropriação de terras por motivo de utilidade pública mediante indenização em dinheiro não é ação prevista, portanto, é considerada ilegal.
  1. ✂️
  2. ✂️

52Q484170 | Geografia, Geoprocessamento, Técnico Ambiental, MPE GO, IADES

Assinale a alternativa que apresenta o formato de armazenamento interno em uso pelo Sistema de Informação Geográfica (SIG), com associação de atributos apenas à classe do mapa que tem estrutura simples e é compatível com dados obtidos por scanner ou sensor remoto, armazenamento por matrizes e processamento mais rápido e eficiente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q599641 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Ambiental, ITAIPU Binacional, UFPR

Em relação a sistemas agrossilviculturais, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Sistemas agrossilviculturais combinam árvores com cultivos agrícolas anuais. Sistemas agrossilvipastoris combinam árvores com cultivos agrícolas e animais. Sistemas silvipastoris combinam árvores, pastagens e animais. ( ) Um sistema agroflorestal pode trazer mais lucros que um sistema agrícola convencional, mas também pode trazer mais custos, já que existem pelo menos dois grupos principais de componentes que precisam ser profissionalmente manejados e mantidos dentro de um sistema agroflorestal. ( ) Em sistemas silvipastoris, a redução do calor, por meio da sombra de árvores pode resultar em aumento da estação de pastejo, maior ganho de peso dos animais, maior produção de leite e lã, aumento na taxa de reprodução e maiores chances de sobrevivência dos bezerros. ( ) Espécies do gênero Eucalyptus não são viáveis para sistemas agrossilviculturais, pois, por serem árvores muito rústicas e de rápido crescimento, atrapalham o crescimento de outras espécies. Além disso, consomem muita água do solo e podem ser tóxicas para o gado. Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q599621 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Ambiental, ITAIPU Binacional, UFPR

Num mapa geográfico de escala não referida, a menor distância entre duas cidades é representada por 5 cm e sabese que a distância entre as duas cidades, em linha reta, é de 250 km. Assinale a alternativa que apresenta a escala desse mapa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q383897 | Biologia, Biomas e Domínios, Técnico Ambiental, MPE GO, IADES

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul e cobre 22% do território brasileiro. No entanto, devido à sua grande diversidade paisagística e fitofisionômica, ainda é mal compreendido.

Com fundamento nesse bioma, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q861649 | Realidade Brasileira, Meio Ambiente, Técnico Ambiental, CNU, CESGRANRIO, 2023

O conhecimento sobre os poluentes atmosféricos é fundamental para entender os desafios relacionados à qualidade do ar e os seus impactos na saúde humana e no meio ambiente.

Considera-se como poluente atmosférico significativo o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q804849 | Legislação e Decretos, Decreto n 7217 2010 Regulamenta a Lei no 11445, Técnico Ambiental, CAEMA MA, IBEG

O Decreto 7.217/2010, dispõe que o planejamento são as atividades atinentes à identificação, qualificação, quantificação, organização e orientação de todas as ações, públicas e privadas, por meio das quais o serviço público deve ser prestado ou colocado à disposição de forma adequada. Com base no enunciado acima assinale a alternativa ERRADA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q600187 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Ambiental, Petrobras, CESGRANRIO

Quantos sacos de calcário (50 kg/saco), com PRNT de 75%, devem ser aplicados em um solo para o qual o laboratório de análises recomenda uma necessidade de calagem de 3.000 kg/ha ?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q861646 | Realidade Brasileira, Meio Ambiente, Técnico Ambiental, CNU, CESGRANRIO, 2023

A gestão de riscos abrange estratégias e práticas destinadas a identificar, a avaliar e a mitigar ameaças potenciais.

Considere um determinado procedimento que trata da procura de riscos comuns, já conhecidos teoricamente, visando a facilitar a identificação dos riscos e a prevenção de acidentes.

Nesses casos, em geral, as soluções possíveis já foram estudadas anteriormente e constam em bibliografias.

Tal procedimento é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q820335 | Legislação Federal, Lei 9605 1998, Técnico Ambiental, MPE GO, IADES

Assinale a alternativa que apresenta uma circunstância que agrava a pena, quando não constitui ou qualifica os crimes ambientais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.